Bacharelado em História - DCH4
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Bacharelado em História - DCH4 por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 74
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEntre o brilho do ouro e a aridez do sertão: condições femininas nos sertões de Jacobina no século XIX (1878 a 1888).(2010) Carvalho, Sheyla OliveiraO presente trabalho tem como objetivo principal compreender as condições de vida das mulheres da elite de Jacobina durante os finais do século XIX, mais especificamente entre 1878 e 1888, datas da última grande divisão do território de Jacobina nos oitocentos (emancipação da freguesia de Riachão do Jacuípe, que se transformaria em cidade) e o fim da escravidão, respectivamente. Para tanto utilizei inventários, testamentos, arrolamento de bem e partilha amigável, fontes forenses localizadas no Arquivo Público do Estado da Bahia, além de correspondências da Câmara Municipal de Jacobina, os censos de 1872 e 1890 e, depoimento oral. A essas fontes foi dado um tratamento quantitativo e qualitativo, aliado à concepção de gênero de Joan Scoot. Nesse trabalho, as mulheres da elite de Jacobina são compreendidas enquanto sujeitos socialmente ativos, amplamente inseridas na economia e na política dos lares abastados.
- ItemAs insaciáveis fêmeas anofelinas: a rota da malária em Jacobina-BA (1930-1945).(2011) Matos, Maria Alice D. MirandaEste estudo pretende fazer uma abordagem da malária nos aspectos sociais da doença, percebendo-a como fenômeno social, buscando analisar os fatores que interferiram na disseminação da malária em Jacobina (1930-1945) e explicitar como esta interferiu nas práticas do cotidiano da população, nos aspectos políticos, econômicos e sociais para o enfrentamento da enfermidade e da possibilidade da morte eminente. Assim, busco embasamento teórico nos estudos de historiadores da História social e do campo da História da Doença. As principais fontes utilizadas foram os atestados de óbitos dos anos 1930 a 1942, Mapa de medicações do ano de 1933, relatórios, ofícios e correspondências do prefeito de Jacobina e de outros municípios do interior baiano, o jornal O Lidador e depoimentos orais. A essas fontes adotei o método quanti-qualitativo de análise aliado as concepções de doença proposto por Dilene Nascimento e a análise do discurso proposto por Foucault no sentido de enquadramento da população a partir da institucionalização da medicina. Analisar a Rota da Malária em Jacobina possibilita entender a constituição das ações governamentais com relação a saúde pública da região de Jacobina, suas contradições no que se refere ao que se pretendia e ao que era praticado, sobretudo devido a precariedade das condições de higiene e de moradia da maioria da população e da pouca ou quase nenhuma infraestrutura da cidade que em muito dificultava o acesso do povo pobre e doente ao único hospital da cidade.
- ItemMemória e narrativa de Coqueiros: uma comunidade rural no limiar da identidade quilombola.(2011) Souza, Hidoelson de OliveiraO presente trabalho consiste na observação e análise teórica acerca do processo de construção da identidade e reconhecimento dos quilombolas pertencentes à comunidade de Coqueiros, situada no município de Mirangaba – BA. Por meio da verificação das suas crenças, dos seus valores e práticas culturais e da averiguação acerca das experiências e memórias compartilhadas pelos habitantes da comunidade, buscamos demonstrar a recente emergência e projeção de um grupo que historicamente teve sua autonomia cultural negada, estigmatizada e marcada pela diferença hierárquica imposta aos negros brasileiros. A realização desta atividade teve como suporte tanto documentos escritos quantos as fontes orais, sendo fundamental para esta atividade a apreciação de dados da associação local e de periódicos regionais, além das visitas a Coqueiros para observação e identificação das práticas e representações culturais e registro das memórias e tradições da comunidade. Utilizamos ainda, as imagens reproduzidas nas fotografias e vídeos amadores sobre as festas dos Santos Reis, empregamos, do mesmo modo, alguns artigos constitucionais, decretos e leis sancionadas em âmbito nacional e estadual. Com base nisso, concluímos que em Coqueiros, o limiar da identidade quilombola, comporta a proeminência de uma rede imagético-discursiva que realça o orgulho e a auto-estima dos seus habitantes e o ideal de pertencimento à comunidade, fundamentando assim, a representação das suas tradições e práticas, as quais dão significado à memória, à cultura local e à identidade do grupo.
- ItemA Representação do Sertão em Seara Vermelha(2012-12-15) ARAÚJO, Josiane Barbosa deEsta pesquisa tem como objetivo analisar as representações do sertão na obra Seara Vermelha do escritor baiano Jorge Amado. O trabalho abrange acerca das concepções de sertão a partir do discurso regionalista, bem como sobre o homem sertanejo, considerando que ambos estão diretamente interligados. Para tanto, apresenta-se uma contextualização política, social e econômica do período, qual seja, a Primeira República. Sob a tentativa de compreender sobre essa representação, é feita uma abordagem analítica de elementos presentes na obra como latifúndio, migração, cangaço, messianismo, cujo reduto principal foi o sertão nordestino. Através dessa análise é proposto também um diálogo entre História e Literatura, considerando a presente obra uma importante fonte de pesquisa.
- ItemRelações entre senhores e escravos em Monte Alegre, nos últimos anos da escravidão no Brasil (1870 - 1875).(2013) Lima, Eliseu dos SantosA história da escravidão nos sertões baianos sempre nos leva a boas discussões, e vem despertando cada vez mais a atenção dos historiadores, pois ainda existem muitas lacunas a serem preenchidas. É nesse sentido que este trabalho tem como objetivo entender como foram às relações entre senhores e escravos na vila de Monte Alegre depois da promulgação das leis abolicionistas. Assim, fez-se necessário buscar vários documentos históricos do período para compreender as estratégias utilizadas pelos escravos para conseguirem a liberdade e, por outro lado, para entender as formas que os senhores utilizavam para manter seus direitos à propriedade; motivos estes que levaram aos conflitos que foram analisados na pesquisa. Mesmo sabendo que ainda existem lacunas que precisam de mais estudos futuramente, podemos concluir que o resultado foi bastante satisfatório, pois além de trazer as informações que objetivamos no início, possibilitou novas descobertas, ampliando ainda mais os conhecimentos sobre Monte Alegre.
- ItemA Segunda Guerra Mundial: entre textos e imagens do jornal O Lidador (1939 e 1941).(2013) Guimarães, Lucas PinhoA Segunda Guerra Mundial representa um marco para a sociedade contemporânea, inúmeros estudiosos se dedicaram ao entendimento desse acontecimento. Visando essa busca pela compreensão do fenômeno realizamos a presente análise, essa dissertação possui como base documental o jornal O Lidador, periódico que circulou na região de Jacobina-Ba entre 1933 a 1943, dentro dessa temporalidade foi escolhido um determinado período ao qual a pesquisa aborda 1939 e 1941. Construímos a interpretação sobre o contexto histórico, em questão, através da análise dos discursos entre textos e imagens contidos nas notícias divulgadas pelo jornal, iniciamos pela abordagem de construção historiográfica, com o método de estudo das fontes, caminhando posteriormente para a percepção do início do conflito entre potências mundiais, assim como, buscamos o entendimento da predominante ideologia britânica que perpassava as notícias do jornal. A percepção contida nas fontes nos forneceram indícios para interpretação do período, assim, figuras importantes no plano político transitaram pelas matérias, em algumas ocasiões, revestidos de heroísmo em outras assumindo a figura do inimigo.
- ItemBela, desenvolvida e culta: Jacobina nos periódicos O Jornal (1959-1960), O Nordeste Baiano (1967) e nas fotografias de Osmar Micucci.(2013) Amorim, Luciette GomesO presente trabalho tem como objetivo analisar o discurso sobre a cidade de Jacobina pautada na ideia de desenvolvimento, beleza e cultura veiculado em textos nos periódicos que circularam na cidade: O Jornal (1959-1960) e o Nordeste Baiano (1967) e também em fontes imagéticas (fotografias de Osmar Micucci) no mesmo período estudado. Propomos ainda, avaliar os critérios para que tais metas fossem naquele dado momento alcançadas, assim como, entender que o discurso ali anunciado servia como suporte para a ordenação da cidade. Dialogamos com diversos autores, entre eles Vilém Flusser, Michel Foucault e ainda com textos produzidos e publicados pelo professor Dr. Washington Drummond sobre imagem e cidade. Inferimos desta forma que, a construção da cidade desenvolvida, bela e de cultura é o lugar de ação não só dos sujeitos que estão no campo do extraordinário, visível, mas também dos infames, isto é, sujeitos anônimos.
- ItemCotidiano e segregação urbana: Jacobina IV nos jornais Primeira Página (1996 a 1998) e O Encarte (1998).(2013) Santos, Paulo Davi de JesusNo contexto da década de 1990, dentre os vários bairros percebidos enquanto “marginais” no território jacobinense, uma localidade em especial chama a atenção. O Conjunto Habitacional Jacobina IV destacou-se como expoente de “abandono e/ou desprezo politico”, contradições sociais, e, principalmente, local de práticas violentas atribuídas aos seus moradores. Tendo como fonte de pesquisa os periódicos Primeira Página e O Encarte, publicados entre os anos de 1996 e 1998, buscou-se captar a repercussão de práticas criminais evidenciadas nesses jornais da região como um dos suportes do processo de segregação espacial da cidade. Embora essa investigação atente preponderantemente às questões de ordem policial, não abandona as questões de cunho infraestrutural, como às más condições de moradia, falta de saneamento básico e calçamento público. Todas essas questões são de extrema importância para a pesquisa e recebem espaço nos periódicos estudados, podendo ser inclusive analisadas como motivadoras da marginalidade e da violência.
- ItemPara desaprender o que não deve ser aprendido: representações do continente africano no livro didático.(2013) Santos, Genilton Nunes dosO livro didático possui peculiaridades que o torna diferente dos demais livros, dentre as quais pode-se destacar a participação de diferentes sujeitos nas várias etapas de sua produção e a multiplicidade de funções que eles podem exercer. Tais características possibilitam considerá-los fontes para a História. Nesta perspectiva, o presente trabalho objetiva discutir as formas como os livros didáticos de História representam o continente africano e sua história no ensino fundamental nas escolas públicas de Jacobina.
- ItemOs professores de História e as TIC’S: Um estudo sobre o uso dos aportes tecnológicos no ensino médio no CEDBC e no CMLEM em Jacobina-Ba.(2013-11-20) Santos, Isabela Ferreira dosO presente trabalho buscou analisar e compreender como os professores de história do ensino médio lidam cotidianamente com a presença cada vez mais frequente das TIC’S em sala de aula. Para proceder tal investigação, foi elaborada uma genealogia do uso dos TIC’S no ensino médio e, posteriormente, analisada a compreensão dos professores de história quanto ao seu uso regular no Centro Educacional Deocleciano Barbosa de Castro e do Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães.
- ItemA Segunda Guerra Mundial: entre textos e imagens do Jornal O Lidador (1939 E 1941)(2013-12-15) GUIMARÃES, Lucas PinhoA Segunda Guerra Mundial representa um marco para a sociedade contemporânea, inúmeros estudiosos se dedicaram ao entendimento desse acontecimento. Visando essa busca pela compreensão do fenômeno realizamos a presente análise, essa dissertação possui como base documental o jornal O Lidador, periódico que circulou na região de Jacobina-Ba entre 1933 a 1943, dentro dessa temporalidade foi escolhido um determinado período ao qual a pesquisa aborda 1939 e 1941. Construímos a interpretação sobre o contexto histórico, em questão, através da análise dos discursos entre textos e imagens contidos nas notícias divulgadas pelo jornal, iniciamos pela abordagem de construção historiográfica, com o método de estudo das fontes, caminhando posteriormente para a percepção do início do conflito entre potências mundiais, assim como, buscamos o entendimento da predominante ideologia britânica que perpassava as notícias do jornal. A percepção contida nas fontes nos forneceram indícios para interpretação do período, assim, figuras importantes no plano político transitaram pelas matérias, em algumas ocasiões, revestidos de heroísmo em outras assumindo a figura do inimigo.
- ItemO cotidiano, memórias e resistências das "Viúvas da seca" de 1932, no município de Miguel Calmon - Bahia.(2014) Santos, Andreia Miranda Almeida dosNeste trabalho, analiso o cotidiano e as memórias das mulheres, em particular das “viúvas da seca” de 1932, no município de Miguel Calmon e região, localizado no Piemonte da Chapada Diamantina. As descobertas apontadas reforçam a superação do gênero feminino, que, diante de um cenário marcado pela tragédia e flagelo, exerceu relevante papel para preservação de sua prole. A fundamentação da pesquisa está estruturada a partir de levantamento de dados e informações obtidos prioritariamente de fontes orais, como entrevistas com descendentes e viúvas da seca de 1932, para tanto utilizei o método da micro história, e do estudo da memória coletiva das sertanejas através da análise de relatos de suas lembranças. Valeu-se ainda de fontes documentais encontradas no Arquivo Público e na Biblioteca de Jacobina. Concernente ao assunto, recorri a pressupostos teóricos de dezenas de autores consagrados pela Academia bem como a autores regionais. Em geral, a pesquisa discute o modo de vida dos flagelados da seca, sua saga, criatividade e resistência para enfrentar os efeitos destrutivos da estiagem de 1932, características que respondem pela própria formação da identidade do sertanejo. Neste cenário de crise, destaco o papel desenvolvido pelas mulheres, sobretudo as viúvas, no tocante à assunção de responsabilidades típicas dos chefes de famílias. Vale ressaltar que a seca vitimou dezenas de pessoas acometidas por doenças indiretamente em decorrência da fome e da falta de imunidade orgânica. Nessa pesquisa estudamos que as “viúvas da seca” eram obrigadas a trabalhar na roça uma vez que as frentes de trabalho oferecidas pelo governo Federal e Municipal eram inapropriadas para elas.
- ItemRepresentações femininas nas propagandas do jornal O lidador - (1933 a 1943).(2014) Santos, Silvana Pereira dosEscrever sobre a história das mulheres significa apresentar fatos pertinentes, ideias e possibilidades para todos que buscam refletir sobre o mundo contemporâneo, ou que este possa ser interferido. Deste modo, trata-sede enfocar as mulheres através de tensões e contradições que acontecem em diferentestemporalidades, espaço e sociedades.As imagens são descritas, representadas desde os princípios dos tempos. Encontramos imagens de mulheres nos muros e paredes das cidades. A partir dessa abordagem esta pesquisa propõeanalisar como as imagens das mulheres foram apresentadas nas propagandas do jornal O Lidador, assim comoos produtos a elas associados, adotando como categorias de análise os marcadores sociais de gênero, raça e classe.Nestaperspectiva, analisaremos asrepresentaçõese os papéis sexuais a elas associadosna divulgação dos produtos de embelezamento do corpo feminino presentes nas publicidades do Jornal O Lidador. A pesquisa no Jornal O Lidadorestá contextualizadana cidade de Jacobina, no período de 1933 a 1943. Nesta perspectiva, se fará necessário localizar os reclames relacionados aos produtos de embelezamento do corpo feminino associadosà imagem feminina. Deste modo, dialogaremos com Joan Scott, Michelle de Perrot, Mary Del Priori, Raquel deSoihet no sentido de compreender a constituição de categorias que formulama história das mulheres enquanto emergência histórica. Inserimos historiadorescomoRoger Chartier tratando sobre o mundo das representações para compreender a imagem como objeto dessa pesquisa. Trataremos também de enfocar o uso da propaganda como recurso midiático de grande valia.Dessamaneira, os anúncios publicitários (textos, imagens) disseminados no periódico foram tratados como principal fonte. Assim, as citadas fontes conjuntamente com metodologiaadequada se constituíram em uma narrativa de crédito, sendoimprescindível para compreender os padrões de comportamento feminino através de imagens por meiodas propagandas publicitárias do jornal O Lidador.
- ItemO currículo do professor da educação básica na perspectiva da educação inclusiva.(2014) Silva, Lucineide OliveiraAtualmente, estudos revelam que o sucesso das intervenções dos professores em sala de aula depende do seu currículo pedagógico, o qual merece reestruturação. Com ênfase na análise do que sugere as políticas de Educação Especial no Brasil em consonância com estudos internacionais sobre inclusão, teve-se como objetivo para esse estudo analisar o currículo do professor da educação básica frente à educação inclusiva em escolas municipais na cidade de Jacobina, Bahia que resultou em três categorias: A trajetória profissional; Inclusão Escolar; A prática pedagógica. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva tendo como referencial metodológico a história de vida. Os sujeitos foram doze professores de seis escolas da rede municipal de ensino na cidade de Jacobina, cujos dados foram coletados através de entrevista semi estruturada. Resultados: Os resultados evidenciaram que, apesar de o currículo ser considerado pela maioria dos professores entrevistados um elemento fundamental para nortear as práticas pedagógicas, suscita não se tornar a única ferramenta válida para orientar a educação dos alunos com deficiência, pois na ausência de subsídios curriculares que os orientem, muitos têm buscado seus próprios métodos na tentativa de desvendar as necessidades e valorizar as habilidades desses alunos. Conclusão: A ausência de um currículo específico dificulta a prática do professor, entretanto revela as possibilidades irrestritas na busca por ferramentas que produzam no contato com o aluno o respeito pela sua presença na escola, possibilitando que novas discussões enriqueçam esse tema.
- ItemAs meretrizes jacobinenses: cotidiano e trabalho nos cabarés de Jacobina nas décadas de 1970 e 1980.(2014) Pereira, Deisileisle de AlmeidaEsta pesquisa tem como objetivo apresentar o cenário da prostituição na cidade de Jacobina entre as décadas de 1970 e 1980, tomando como eixo condutor a trajetória de vida de Maria Domingas (Maria Bixunho), ex-prostituta que atuou na Rua das Laranjeiras no decorrer destas décadas, com o intuito de analisar a dinâmica dessa atividade, com destaque para as relações sociais e comerciais estabelecidas nos meretrícios da Rua das Laranjeiras. Neste sentido, buscamos compreender a dinâmica social das mulheres no cotidiano do seu trabalho nas casas de prostituição da Rua das Laranjeiras, na cidade de Jacobina - Bahia. Os estudos foram desenvolvidos através da realização de visitas de campo, seguidas pelas entrevistas com ex-prostitutas, ex-moradores da rua, comerciantes donos de boates. Fontes judiciais e iconográficas também foram adotadas, como a análise de processo criminal, fotos, mapas e os estudos relacionados à temática.
- ItemAmores e desamores: as múltiplas relações entre vítimas e acusados nos processos-crime de estupro e sedução em Jacobina - (1940 - 1960).(2014) Silva, Iris Vanessa de SousaEste trabalho tem por objetivo analisar as múltiplas relações entre vítimas e acusados através dos processos-crime de estupro e sedução em Jacobina – Bahia em um período que vai de 1940 a 1960, buscando visualizar os vários tipos de relações estabelecidasentremoças das camadas subalternas da cidade com seus namorados, noivos e conhecidos. Além disso, a pesquisa apresenta o perfil das mulheres pobres jacobinenses, expondo aspectos das suas vidas, já que algumas delas tinham uma estrutura familiar fora dos padrões esperados para a época. Cabe a este trabalho analisar as estratégias adotadas pelas mães que foram as representantes de suas filhas nos processos judiciais, lutando em favor da honra moral e física de suas filhas nos tribunais. Desse modo, a pesquisa vislumbra as práticas e redes de sociabilidade formadas pelas mulheres que, de algum modo, ressignificaram as formas de viver e cuidar das suas famílias sem a presença constante de um homem, de modo que as mesmas passavam a ser vistas como “mulheres de rua” e não se enquadravam no perfil social e culturalmente construído pelas elites de que a mulher deveria estar no ambiente privado, ser “santa”. As fontes utilizadas foram os processos-crimes de estupro e sedução, que foram imprescindíveis na captação do comportamento feminino e familiar em Jacobina, além de possibilitar conhecer onde as mulheres circulavam nos espaços urbano e rural, se articulavam em sociedade e rompiam com os padrões morais que as cercavam. O Código de Posturas Municipal foi fonte pesquisada no intuito de verificar quais normas eram impostas pelo Poder Público Municipal, afim de garantir que os cidadãos e cidadãs vivessem sob a égide dos padrões higienizados. Os jornais O Lidador e Vanguarda contam como suas notícias sobre o cotidiano.
- ItemDe Ouro Branco a Ourolândia: o processo de emancipação política entre a elite local e a participação popular (1986-1991).(2014) Silva, Guiomar Cruz; Santos, Nelma; Lima, Rivaildes Carvalho; Oliveira, VivianeEssa pesquisa tem por objetivo investigar como ocorreu o processo de emancipação política de Ourolândia, analisando se houve ou não participação popular durante os acontecimentos que precederam a autonomia do município que, em 1989, foi desmembrado da cidade de Jacobina. Além disso, busca-se relatar fatos sobre a economia e a fonte da renda do município, desde sua fundação como povoado, até o dia da emancipação, mostrar como funcionava a política partidária e a influência da elite local para tornar possível essa transição de Ouro Branco, assim como era conhecida, a cidade de Ourolândia.
- ItemOs professores de História e as TIC’S: Um estudo sobre o uso dos aportes tecnológicos no ensino médio no CEDBC e no CMLEM em Jacobina-Ba.(2014-03-20) Santos, Isabela Ferreira dosO presente trabalho buscou analisar e compreender como os professores de história do ensino médio lidam cotidianamente com a presença cada vez mais frequente das TIC’S em sala de aula. Para proceder tal investigação, foi elaborada uma genealogia do uso dos TIC’S no ensino médio e, posteriormente, analisada a compreensão dos professores de história quanto ao seu uso regular no Centro Educacional Deocleciano Barbosa de Castro e do Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães.
- ItemRELIGIÃO E IDENTIDADE NO SERTÃO BAIANO: O CANDOMBLÉ EM JACOBINA/BA(2014-08-16) RODRIGUES, MARIZA DO CARMOA presente dissertação possui como tema as práticas religiosas afro-brasileiras em Jacobina/BA, identificando as principais distinções entre o chamado Peji e o Candomblé. A partir da análise de depoimentos orais de lideranças sacerdotais de dois terreiros da cidade, O Ilê Axé Odé Cassulandê e o Ilê Axé Odóia, foi identificado um marco de “ruptura” histórica na década de 1970, com a implementação do Candomblé em Jacobina. Através da análise de duas categorias centrais, “pureza” e “sincretismo”, estabelecemos uma relação de correspondência entre Jacobina e Salvador e entre Peji e Candomblé. O nosso principal argumento é que estas noções estão subjacentes nas falas das lideranças dos terreiros pesquisados. No nosso entendimento, elas se inspiram num modelo de Candomblé construído tendo em vista a retroalimentação entre as categorias êmicas/nativas ao povo de santo e as categorias analíticas da etnografia que referendaram os Candomblés ketu-nagô de Salvador
- ItemO Processo de Decadência dos Engenhos de Rapaduras na Região de Bananeiras e seus Impactos Econômicos e Sociais –1970-1989(2014-11-15) SENA, Jean de; ARAÚJO JUNIOR, José Bezerra; RAMOS, Sueleide; SILVA, Valtécia Fernandes daO referido trabalho monográfico tem por objetivo Identificar às causas que levaram a quase totalidade do desaparecimento dos engenhos de cana de açúcar na região de Bananeiras na década de 1970, visando as consequências que a população sofreu. O interesse pela pesquisa surgiu da necessidade em compreender o trabalho dos engenhos de cana de açúcar e as razões que culminaram no processo de desativação dos engenhos e os impactos causados pela desativação dos mesmos e as relações com as novas culturas praticadas na localidade. Apresenta inicialmente um pouco da história dos engenhos, como se dava o processo da utilização da cana de açúcar. Utilizamos, para tanto os estudos de Souza 2007; Leite 2010; ÚNICA 2008; Cardoso 2009. Os lócus da pesquisa engenhos de cana de açúcar na comunidade de Bananeiras, no município de Pindobaçu-Ba.