Bacharelado em História - DCH4
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Bacharelado em História - DCH4 por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 74
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcidentes de trânsito em Jacobina (2011-2016): uma investigação histórica.(2018-12) SANTOS, Manoel Ribeiro dosUma das principais preocupações hoje no mundo, é em relação aos acidentes de transito, esse tema vem sendo discutido por diversos setores da sociedade, e tem sido assunto nos meios acadêmicos de várias disciplinas, onde muitos estudantes vem desenvolvendo suas monografias, teses, dissertações baseadas nesta discussão, e este estudo não é diferente, uma vez que Jacobina é uma cidade onde o número de acidentes automobilístico cresce assustadoramente. Para confeccionar este trabalho utilizou-se várias obras desde de monografias, dissertações, sites, livros, jornais, relatórios de serviços da Guarda Municipal de Jacobina, SMTT Serviço Municipal de Trafego e Transportes), além de entrevistas.
- ItemAcidentes de trânsito em Jacobina (2011-2016): uma investigação histórica(2018-12) SANTOS, Manoel Ribeiro dosUma das principais preocupações hoje no mundo, é em relação aos acidentes de transito, esse tema vem sendo discutido por diversos setores da sociedade, e tem sido assunto nos meios acadêmicos de várias disciplinas, onde muitos estudantes vem desenvolvendo suas monografias, teses, dissertações baseadas nesta discussão, e este estudo não é diferente, uma vez que Jacobina é uma cidade onde o número de acidentes automobilístico cresce assustadoramente. Para confeccionar este trabalho utilizou-se várias obras desde de monografias, dissertações, sites, livros, jornais, relatórios de serviços da Guarda Municipal de Jacobina, SMTT Serviço Municipal de Trafego e Transportes), além de entrevistas.
- ItemAcidentes de trânsito em jacobina (2011-2016): uma investigação histórica(2018-12) SANTOS, Manoel Ribeiro dosUma das principais preocupações hoje no mundo, é em relação aos acidentes de transito, esse tema vem sendo discutido por diversos setores da sociedade, e tem sido assunto nos meios acadêmicos de várias disciplinas, onde muitos estudantes vem desenvolvendo suas monografias, teses, dissertações baseadas nesta discussão, e este estudo não é diferente, uma vez que Jacobina é uma cidade onde o número de acidentes automobilístico cresce assustadoramente. Para confeccionar este trabalho utilizou-se várias obras desde de monografias, dissertações, sites, livros, jornais, relatórios de serviços da Guarda Municipal de Jacobina, SMTT Serviço Municipal de Trafego e Transportes), além de entrevistas.
- ItemAmores e desamores: as múltiplas relações entre vítimas e acusados nos processos-crime de estupro e sedução em Jacobina - (1940 - 1960).(2014) Silva, Iris Vanessa de SousaEste trabalho tem por objetivo analisar as múltiplas relações entre vítimas e acusados através dos processos-crime de estupro e sedução em Jacobina – Bahia em um período que vai de 1940 a 1960, buscando visualizar os vários tipos de relações estabelecidasentremoças das camadas subalternas da cidade com seus namorados, noivos e conhecidos. Além disso, a pesquisa apresenta o perfil das mulheres pobres jacobinenses, expondo aspectos das suas vidas, já que algumas delas tinham uma estrutura familiar fora dos padrões esperados para a época. Cabe a este trabalho analisar as estratégias adotadas pelas mães que foram as representantes de suas filhas nos processos judiciais, lutando em favor da honra moral e física de suas filhas nos tribunais. Desse modo, a pesquisa vislumbra as práticas e redes de sociabilidade formadas pelas mulheres que, de algum modo, ressignificaram as formas de viver e cuidar das suas famílias sem a presença constante de um homem, de modo que as mesmas passavam a ser vistas como “mulheres de rua” e não se enquadravam no perfil social e culturalmente construído pelas elites de que a mulher deveria estar no ambiente privado, ser “santa”. As fontes utilizadas foram os processos-crimes de estupro e sedução, que foram imprescindíveis na captação do comportamento feminino e familiar em Jacobina, além de possibilitar conhecer onde as mulheres circulavam nos espaços urbano e rural, se articulavam em sociedade e rompiam com os padrões morais que as cercavam. O Código de Posturas Municipal foi fonte pesquisada no intuito de verificar quais normas eram impostas pelo Poder Público Municipal, afim de garantir que os cidadãos e cidadãs vivessem sob a égide dos padrões higienizados. Os jornais O Lidador e Vanguarda contam como suas notícias sobre o cotidiano.
- ItemASPECTOS DA IDENTIDADE VISUAL DE JACOBINA NO OLHAR FOTOGRÁFICO DE LIDENÍCIO RIBEIRO (1960-1980)(2022-12-01) COSTA MOREIRA, JOEDI MAKSONO objetivo desta pesquisa foi investigar os modos pelos quais a cidade de Jacobina, no sertão da Bahia, foi vista através da fotografia. Nesse sentido, considero o poder das narrativas de modernização na memória da cidade como caminhos que, atrelados à cultura fotográfica em Jacobina, levantam indícios para pensar o desenvolvimento de uma identidade visual. Para isso, tomo como perspectiva de análise o olhar fotográfico de Lidenício Ribeiro entre as décadas de 1960 e 1980, período em que esteve na cidade e registrou diversas cenas do cotidiano público e privado em Jacobina. Na primeira parte introduzo o tema das cidades e da fotografia a partir de tradições historiográficas, de projetos modernizantes e de um caso particular no Rio de Janeiro que também partilha de discursos de poder na Fotografia. Na segunda parte, apresento como Jacobina aparece na obra fotográfica de Lidenício Ribeiro. Os procedimentos metodológicos desta pesquisa resultaram em dados quantitativos e qualitativos através da metodologia quantitativa serial, e sua aplicação nesta pesquisa parte desde o processo de triagem dos documentos fotográficos até a contextualização histórico-cultural que neles foi feita.
- ItemO averso da modernidade nos reclames do jornal O Lidador sobre o funcionamento da ferrovia em Jacobina (1933-1942).(2015) Santos, Sírio Roberto Souza dosComo objeto de estudo a ferrovia se revela como singular e principal propulsora do moderno, sozinha a mesma conseguiu mostrar o grau de importância e desempenho que teve e poderia ter em diversos tempos da história. Problemas foram deixados de lado por outros sistemas de transportes que se mostravam superiores, nosso proposito é discutir e analisar a importância e as deficiências que se teve ao longo do período da sua existência, nos mais variados lugares e em especial em Jacobina, através do que foi publicado a respeito da ferrovia na referida cidade pelo Jornal, O Lidador (1933 á 1942); que foi a nossa principal fonte documental de pesquisa. A além das noticias usamos também os códigos de postura, que nos mostra as diversas leis e regras que eram publicadas, para que os moradores seguissem tentando assim modificar, sanitarizar e urbanizar Jacobina; nos anúncios focamos nos reclames que a todo o momento criticavam sobre a ferrovia, dando ensejos para que melhores sistemas fossem implantados. Na concepção bibliográfica, foram selecionados autores como, Walter Benjamin (1982); Michel de Certeau (1994); David Harvey (1989); Jacques Le Goff (2000); Nicolau Sevcenko (2001); entre outros autores que tiveram total importância para entendermos o modernismo no sentido de progresso do tempo ao qual fizemos a pesquisa. Nos resultados que foram obtidos, analisamos que o trem apesar de ter funcionando por um bom período, não serviu tão bem, sendo alvo de diversas críticas pelo mau funcionamento, falta de atenção dos diretores da ferrovia e a tentativa de influenciar o governo federal para fazer uma reforma urbano-territorial em todas as esferas do país relacionado ao transporte.
- ItemBela, desenvolvida e culta: Jacobina nos periódicos O Jornal (1959-1960), O Nordeste Baiano (1967) e nas fotografias de Osmar Micucci.(2013) Amorim, Luciette GomesO presente trabalho tem como objetivo analisar o discurso sobre a cidade de Jacobina pautada na ideia de desenvolvimento, beleza e cultura veiculado em textos nos periódicos que circularam na cidade: O Jornal (1959-1960) e o Nordeste Baiano (1967) e também em fontes imagéticas (fotografias de Osmar Micucci) no mesmo período estudado. Propomos ainda, avaliar os critérios para que tais metas fossem naquele dado momento alcançadas, assim como, entender que o discurso ali anunciado servia como suporte para a ordenação da cidade. Dialogamos com diversos autores, entre eles Vilém Flusser, Michel Foucault e ainda com textos produzidos e publicados pelo professor Dr. Washington Drummond sobre imagem e cidade. Inferimos desta forma que, a construção da cidade desenvolvida, bela e de cultura é o lugar de ação não só dos sujeitos que estão no campo do extraordinário, visível, mas também dos infames, isto é, sujeitos anônimos.
- ItemA Caminho dos Sertões: o tráfico interno movimentando o interior baiano, 1778-1798(2016-12-15) CEZAR, Iasmim de OliveiraA Cidade da Bahia (Salvador), durante o Setecentos, exerceu função significativa como entreposto comercial transatlântico, principalmente por ser um ponto estratégico de abastecimento de africanos escravizados, destinados aos mercados consumidores dos sertões da América portuguesa. Assim, encaminhando remessas de escravos ou percorrendo as principais rotas, os agentes do tráfico abasteciam as comunidades ávidas por mão de obra escrava para trabalhar em atividades como mineração, pecuária e agricultura. A análise qualitativa dos passaportes de envio de escravos de 1778 a 1798, o cruzamento de suas informações com o banco de dados Transatlantic Slave Trade e, consequentemente, a busca por informações em séries documentais existentes para o período, permitiu-me pensar o tráfico interno considerando suas conexões comerciais que ligavam as praças mercantis atlânticas aos sertões da Bahia setecentista. Com isso, é de interesse desta pesquisa compreender o abastecimento do mercado negreiro presente no interior baiano, buscando entender o processo de redistribuição de escravos a partir dos principais caminhos sertanejos, analisando-a com o olhar especialmente voltado àqueles inseridos nesta fase que foi chamada de “terceira perna do tráfico”.
- ItemA caminho dos sertões: o tráfico interno movimentando o interior baiano, 1778-1798(2018-03-01) CEZAR, Iasmim de OliveiraA Cidade da Bahia (Salvador), durante o Setecentos, exerceu função significativa como entreposto comercial transatlântico, principalmente por ser um ponto estratégico de abastecimento de africanos escravizados, destinados aos mercados consumidores dos sertões da América portuguesa. Assim, encaminhando remessas de escravos ou percorrendo as principais rotas, os agentes do tráfico abasteciam as comunidades ávidas por mão de obra escrava para trabalhar em atividades como mineração, pecuária e agricultura. A análise qualitativa dos passaportes de envio de escravos de 1778 a 1798, o cruzamento de suas informações com o banco de dados Transatlantic Slave Trade e, consequentemente, a busca por informações em séries documentais existentes para o período, permitiu-me pensar o tráfico interno considerando suas conexões comerciais que ligavam as praças mercantis atlânticas aos sertões da Bahia setecentista. Com isso, é de interesse desta pesquisa compreender o abastecimento do mercado negreiro presente no interior baiano, buscando entender o processo de redistribuição de escravos a partir dos principais caminhos sertanejos, analisando-a com o olhar especialmente voltado àqueles inseridos nesta fase que foi chamada de “terceira perna do tráfico”.
- ItemCenários de Alegria: memória Fotográfica das Festividades em Jacobina (1930-1970)(2018-06-15) BARBOSA, Fernanda OliveiraO artigo tem como objetivo apresentar as festividades na cidade de Jacobina-Bahia, a partir das fotografias mostrando como as mesmas podem utilizadas enquanto instrumento de fonte. Para este estudo, foram utilizados arquivos fotográficos e acervo dos jornais que circulavam entre os anos de 1930-1970. Tendo a fotografia como fonte principal na perspectiva de investigar a partir da metodologia serial em seus conjuntos. A partir destes, foi possível notar um silenciamento quanto as festividades celebradas pela população menos abastada na cidade, embora isso não significava dizer que tais grupos não celebravam as festas a seu modo. Dessa forma, não conhecer a trajetória das fotografias enquanto objeto materializado implicou na realização de uma análise mais apurada a respeito da produção, recepção e todo o contexto. Embora o estudo tenha abarcado o que foi proposto, há sempre lacunas, a fotografia enquanto fonte possibilita ao pesquisador estabelecer olhares a respeito do que ela tem a dizer, perguntas que podem ser feitas e o caminho a percorrer em busca das repostas aos questionamentos. Por fim, a proposta foi contribuir para os estudos sobre festividades nas cidades do interior baiano
- ItemCOM DOIS TE BOTARAM COM TRÊS EU TE CURO: AS REPRESENTAÇÕES DE CURA NA PRÁTICA DAS BENZEDEIRAS DE PAIAIÁS NO MUNICÍPIO DE SAÚDE/BAHIA (1950 – 2018).(2019) MOURA, JOSELITOEste trabalho analisa as representações de cura através do benzimento na prática das benzedeiras do povoado de Paiaiás no município de Saúde /Bahia, em um período que vai de 1950 a 2018. A questão norteadora desta pesquisa foi: por que as pessoas ainda procuram tanto as benzedeiras e benzedores para a cura de seus males se existem hoje os médicos e os hospitais? Para tanto, contei com os depoimentos de seis benzedeiras e um benzedor que, através de suas histórias de vida e experiências com a benzeção, revelaram aspectos que integram suas vivências no ritual da cura religiosa. Ao colocar em evidência as histórias de sujeitos sociais carregados de representações diversas, este trabalho espera contribuir com outros que se debruçam sobre este tema.
- Item"Completos e consumados": sodomia e escravidão em Pernambuco na primeira metade do século XVIII.(2016) Lima, Milena Ferreira S.Através de processos gerados pela Santa Inquisição de Lisboa, esta pesquisa analisa duas denúncias de sodomia escrava na primeira metade do século XVIII na Capitania de Pernambuco. Identifico alguns casos de sodomias, relatando as penas sofridas por esses réus. Em um estudo de caso, identificamos dois grupos de sodomitas, os que eram adeptos a “prática italiana” e os que eram forçados a compactuar com essa prática, o que possibilita mostrar os dois lados da sodomia para a pesquisa. Outro ponto que evidenciou é a parcialidade que os inquisidores tinham para lidar com esses crimes de sodomia.
- ItemA contribuição do livro de literatura Cascalho para compreender a cidade de Andaraí no século XX(2018-07) SANTANA, Mara CostaEsta pesquisa tem como objetivo fazer uma breve análise do livro de literatura “Cascalho” mostrando sua relevância para a história, e pensar na sua utilização como um instrumento didático que pode contribuir para o ensino de História. Uma vez que, a mesma pode proporcionar ao alunado o entendimento do período narrado, possibilitando a compreensão de uma sociedade a partir da narrativa, de maneira prazerosa e eficaz, levando os mesmos a perceber a importância que a história tem para a sociedade. Num sentido amplo, a literatura contribui para o entendimento da História, permitindo a todos os indivíduos a compreenderem a sociedade nas quais estão inseridos. A partir da análise das mesmas podemos chegar à compreensão de um passado e uma época inserida na narrativa. Por isso, está pesquisa consistiu em analisar “Cascalho” para compreender um período histórico, principalmente no que concerne à compreensão da sociedade de Andaraí no século XX, a partir dos personagens fictícios. Este estudo contribuirá com informações relevantes para professores de história, que simpatizam em trabalhar de modo interdisciplinar, assim os docentes irão fazer com que os alunos fiquem motivados a entender a história a partir de suas realidades. Do ponto de vista prático, espera-se que este estudo direcionado a atualidade contribua no sentido de ampliar o conhecimento na área de história, assim, como também sirva como referência para professores e escolas o utilizarem a seu favor.
- ItemCoronel e comerciante: Alianças e conflitos na vila de Jacobina, séc. XIX(2018-12) PINHO, Marília de OliveiraO trabalho seguiu a trajetória do coronel Guilhermino Soares da Rocha, um dos homens mais ricos da vila de Jacobina no século XIX. O objetivo principal é compreender as relações interpessoais estabelecidas pelo coronel com pessoas iguais, subalternos e gente graúda para o alcance de benesses para si e suas famílias. O aporte teórico é o Paternalismo e as ligações clientelísticas que possibilitam entender as estratégias e artifícios utilizados por dependentes e senhores para ambos alcançarem vantagens na sociedade jacobinense. As fontes utilizadas para alcançar os objetivos são: inventários, testamentos, processos crimes e civis, correspondências da Câmara da Vila de Jacobina e livros eclesiásticos.
- ItemCorpos em transe na cidade do Salvador: fotografias de Pierre Verger (1940-1950).(2015) Santos, Daiane SantanaEste trabalho procura analisar as práticas emergentes contidas no espaço urbano da cidade do Salvador 1940/1950, observada por meio das experiências corporais fotografadas por Pierre Verger nas imagens fotográficas do livro Retratos da Bahia (1980) (nas séries dos sambistas, capoeiristas e os orixás no candomblé), que nos permite teorizar o cotidiano das ruas e seus personagens que persistiram na contramão dos fluxos modernos associados a padrões de homogeneização. A cidade e seus personagens são entendidos como corpo, palco de inscrição de acontecimentos, ebulição de sensações, perante o qual identificamos no período a projeção de diversas possibilidades de vida urbana, perspectivas ora semelhantes ou contrárias, as quais foram analisadas no intuito de compreender as intervenções, os dispositivos discursivos que tentavam silenciar os personagens a margem da sociedade. Nessa perspectiva percebemos através do olhar estetizado, místico, revestido de sensualidade e erotização dos corpos fotografados por Pierre Verger pontos de inflexões, rupturas, pois é notória uma mobilidade desses personagens ordinários dentro do lugar de poder, que contrapunham ,rompiam com os discursos e práticas institucionais estabelecidos.
- ItemCotidiano e segregação urbana: Jacobina IV nos jornais Primeira Página (1996 a 1998) e O Encarte (1998).(2013) Santos, Paulo Davi de JesusNo contexto da década de 1990, dentre os vários bairros percebidos enquanto “marginais” no território jacobinense, uma localidade em especial chama a atenção. O Conjunto Habitacional Jacobina IV destacou-se como expoente de “abandono e/ou desprezo politico”, contradições sociais, e, principalmente, local de práticas violentas atribuídas aos seus moradores. Tendo como fonte de pesquisa os periódicos Primeira Página e O Encarte, publicados entre os anos de 1996 e 1998, buscou-se captar a repercussão de práticas criminais evidenciadas nesses jornais da região como um dos suportes do processo de segregação espacial da cidade. Embora essa investigação atente preponderantemente às questões de ordem policial, não abandona as questões de cunho infraestrutural, como às más condições de moradia, falta de saneamento básico e calçamento público. Todas essas questões são de extrema importância para a pesquisa e recebem espaço nos periódicos estudados, podendo ser inclusive analisadas como motivadoras da marginalidade e da violência.
- ItemO cotidiano, memórias e resistências das "Viúvas da seca" de 1932, no município de Miguel Calmon - Bahia.(2014) Santos, Andreia Miranda Almeida dosNeste trabalho, analiso o cotidiano e as memórias das mulheres, em particular das “viúvas da seca” de 1932, no município de Miguel Calmon e região, localizado no Piemonte da Chapada Diamantina. As descobertas apontadas reforçam a superação do gênero feminino, que, diante de um cenário marcado pela tragédia e flagelo, exerceu relevante papel para preservação de sua prole. A fundamentação da pesquisa está estruturada a partir de levantamento de dados e informações obtidos prioritariamente de fontes orais, como entrevistas com descendentes e viúvas da seca de 1932, para tanto utilizei o método da micro história, e do estudo da memória coletiva das sertanejas através da análise de relatos de suas lembranças. Valeu-se ainda de fontes documentais encontradas no Arquivo Público e na Biblioteca de Jacobina. Concernente ao assunto, recorri a pressupostos teóricos de dezenas de autores consagrados pela Academia bem como a autores regionais. Em geral, a pesquisa discute o modo de vida dos flagelados da seca, sua saga, criatividade e resistência para enfrentar os efeitos destrutivos da estiagem de 1932, características que respondem pela própria formação da identidade do sertanejo. Neste cenário de crise, destaco o papel desenvolvido pelas mulheres, sobretudo as viúvas, no tocante à assunção de responsabilidades típicas dos chefes de famílias. Vale ressaltar que a seca vitimou dezenas de pessoas acometidas por doenças indiretamente em decorrência da fome e da falta de imunidade orgânica. Nessa pesquisa estudamos que as “viúvas da seca” eram obrigadas a trabalhar na roça uma vez que as frentes de trabalho oferecidas pelo governo Federal e Municipal eram inapropriadas para elas.
- ItemO currículo do professor da educação básica na perspectiva da educação inclusiva.(2014) Silva, Lucineide OliveiraAtualmente, estudos revelam que o sucesso das intervenções dos professores em sala de aula depende do seu currículo pedagógico, o qual merece reestruturação. Com ênfase na análise do que sugere as políticas de Educação Especial no Brasil em consonância com estudos internacionais sobre inclusão, teve-se como objetivo para esse estudo analisar o currículo do professor da educação básica frente à educação inclusiva em escolas municipais na cidade de Jacobina, Bahia que resultou em três categorias: A trajetória profissional; Inclusão Escolar; A prática pedagógica. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva tendo como referencial metodológico a história de vida. Os sujeitos foram doze professores de seis escolas da rede municipal de ensino na cidade de Jacobina, cujos dados foram coletados através de entrevista semi estruturada. Resultados: Os resultados evidenciaram que, apesar de o currículo ser considerado pela maioria dos professores entrevistados um elemento fundamental para nortear as práticas pedagógicas, suscita não se tornar a única ferramenta válida para orientar a educação dos alunos com deficiência, pois na ausência de subsídios curriculares que os orientem, muitos têm buscado seus próprios métodos na tentativa de desvendar as necessidades e valorizar as habilidades desses alunos. Conclusão: A ausência de um currículo específico dificulta a prática do professor, entretanto revela as possibilidades irrestritas na busca por ferramentas que produzam no contato com o aluno o respeito pela sua presença na escola, possibilitando que novas discussões enriqueçam esse tema.
- ItemDe Ouro Branco a Ourolândia: o processo de emancipação política entre a elite local e a participação popular (1986-1991).(2014) Silva, Guiomar Cruz; Santos, Nelma; Lima, Rivaildes Carvalho; Oliveira, VivianeEssa pesquisa tem por objetivo investigar como ocorreu o processo de emancipação política de Ourolândia, analisando se houve ou não participação popular durante os acontecimentos que precederam a autonomia do município que, em 1989, foi desmembrado da cidade de Jacobina. Além disso, busca-se relatar fatos sobre a economia e a fonte da renda do município, desde sua fundação como povoado, até o dia da emancipação, mostrar como funcionava a política partidária e a influência da elite local para tornar possível essa transição de Ouro Branco, assim como era conhecida, a cidade de Ourolândia.
- ItemO Diário do Cárcere de Frei Fernando: política e teologia (1969 – 1973).(2018-06-15) OLIVEIRA, Nádila SilvaA presente pesquisa consistiu da análise do livro Diário de Fernando: Nos cárceres da ditadura militar, compreendida como enfrentamento da ditadura civil-militar brasileira. Trabalhamos na elaboração do conceito de sofrimento propiciado pela tortura, sobretudo, a partir da perspectiva relacional entre produção confessional como "escrita de si", entendida como constituição do sujeito. Traçamos uma relação entre a experiência da tortura e o sofrimento do corpo, descritos no diário e entendidos como forma do "messianismo político" e "redenção de si". Nesse sentido, reinterpretamos os conceitos de testemunho e memória, entendidos agora como elementos de autoficção. Para que fosse realizada tal investigação, foram utilizados como fontes documentais o livro Diário de Fernando: Nos cárceres da Ditadura Militar (2009) e as cartas do Frei Fernando, contidas no livro O canto da fogueira, também organizado por Frei Betto. A análise das fontes estabeleceu um ponto crucial da pesquisa, cujo objetivo foi compreender como o indivíduo se constituiu a partir de uma determinada circunstância e através da “escrita”, tendo o corpo como partida e a “escrita de si” enquanto mecanismo de resistência frente ao sistema opressor. Para essa análise, o principal aporte teórico foi o texto A escrita de si de Michel Foucault. Através desse, compreendemos a escrita enquanto um registro de experiências cotidianas, bem como o reconhecimento de si, possibilitando a constituição histórica do sujeito. Analisamos também o conteúdo do diário como constituição de subjetividade militante concernente a uma situação de sofrimento corporal, espiritual e uma forma de enfrentamento à ditadura civil-militar brasileira. Desse modo, buscamos compreender como o período da ditadura e seus efeitos perante a política e a religião foram analisados e criticados pelos dominicanos presos. Contudo, compreendemos, por meio dessa pesquisa, que nas décadas de 1960 e 1970 a fé cristã e a vida comprometida com causas sociais atingiram seu ponto máximo. Para muitos cristãos significou um caminho árduo a percorrer, pois lutaram bravamente contra preconceitos pesados e compreenderam que o compromisso social tinha se aproximado do ateísmo marxista. Nesta luta, foi preciso mostrar para si e para todos os outros que a fé cristã e a opção social não divergiam em nada. Pelo contrário, justas, se fortaleciam.