Bacharelado em Administração - DEDC12
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Bacharelado em Administração - DEDC12 por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 65
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEMPREENDEDORISMO: O EMPREENDEDOR E AS (DES) VANTAGENS DO PROGRAMA MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL NO MUNICÍPIO DE GUANAMBI-BAHIA(2011-10-07) GONÇALVES, ELIZ REGINA DE CARVALHO CASTRO; DONATO, LECIRENE DE SOUZA LIMA; SILVA, SUELY DIAS DAO propósito dessa pesquisa é de fazer um estudo sobre o ambiente empreendedor no município de Guanambi, dando ênfase ao Microempreendedor Individual e a formalização através do programa do governo Federal Microempreendedor Individual - MEI. O estudo em questão parte do viés da informalidade para formalidade, através de uma discussão conceitual, entre dois empreendedores, formal e informal. Nessa linha proposta pela pesquisa, questiona se os benefícios e a redução da burocracia estipulada pela Lei 128/2008, são satisfatórios para a saída da informalidade, entre as vantagens e desvantagens da formalização. A pesquisa é exploratória, segue uma abordagem de natureza qualitativa, caracterizada pela tipologia descritiva, sobretudo bibliográfica e combinada com a pesquisa de campo. No estudo de campo (entrevista, via questionário) foram levantadas observações de duas situações distintas, na visão do empreendedor formal e informal, fortalecendo o estudo comparativo. A falta de dados e disponibilidades dos inqueridos foi um limitante do universo da pesquisa. Todavia foi estratégico adotar o método dedutivo para coleta de dados, por meio de questionário fechado, semi-estruturado, obtendo informações valiosas na perspectiva do programa MEI-Guanambi. No sentido econômico, os benefícios são marginais, como ausência dos custos adicionais para cobertura previdênciaria, segurança jurídica, entre outros. A redução da burocracia é um passo importante, mas não suficiente para saída da informalidade, tendo em vistas outros desdobramentos para sustentabilidade do empreendimento formalizado. Questionam-se os limites de crédito, a assistência técnica, entre outros pormenores que facilitem a inserção do empreendedor no mercado formal, contudo algumas das vantagens estipuladas na lei, como a redução carga tributária, são uma razoável conquista do empreendedorismo brasileiro.
- ItemA RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL NAS INDÚSTRIAS DE CERÂMICAS DE GUANAMBI - BA(2011-10-07) ROCHA, DAIANE LOBO; FERNANDES, MARCUS VINÍCIUS SILVA; CORREIA, ZELIANE RIBEIROO presente estudo aborda um tema de grande relevância, a Responsabilidade Social Empresarial (RSE) que ganhou impulso no Brasil a partir da década de 90, através da crescente preocupação com as questões sociais, ambientais e com a adoção de posturas éticas. A RSE apresenta-se como uma nova forma de gerir os negócios, através do compromisso contínuo com o mundo atual e das gerações futuras. As empresas buscam se adequar a esse novo modelo de gestão visando adquirir um diferencial competitivo, perante outras organizações, e o reconhecimento da sociedade. Tendo em vista tais prerrogativas, o presente trabalho consiste em identificar a percepção das indústrias de cerâmicas de Guanambi quanto à Responsabilidade Social Empresarial (RSE). A pesquisa traz uma abordagem qualitativa com momentos quantitativos, sendo o estudo do tipo exploratório descritivo. A pesquisa bibliográfica fundamentou o trabalho, reunindo fontes acessíveis sobre a natureza do tema, sendo complementada por pesquisa de campo, onde os dados primários foram coletados através de questionário composto por 30 questões abertas e fechadas. O estudo possibilitou ampliar o conhecimento acerca do tema e sua importância, bem como o confronto de teorias com a prática atual das empresas selecionadas para que as mesmas possam repensar suas atividades e processos na busca do desenvolvimento sustentável.
- ItemINFLUÊNCIA DA MINERAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL: UM ESTUDO A PARTIR DA INB S/A E BAMIN S/A DA CIDADE DE CAETITÉ-BA(2012-12-19) AMORIM, ANNA PAULA DOS SANTOS; MALHEIROS, REGIANE JUNQUEIRA MIRANDAO presente estudo teve como objetivo identificar e discutir a influência das empresas de Mineração INB e BAMIN para o desenvolvimento da cidade de Caetité-BA. Para tanto, buscou-se descrever a atuação de tais empresas no município, verificar os indicadores socioeconômicos municipais após a implantação desses empreendimentos e verificar a percepção da população diante dos efeitos socioeconômicos advindos da atividade de mineração. Para atender aos objetivos desse estudo foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório e descritivo, sendo utilizados como instrumentos de coleta de dados a pesquisa documental e o questionário semiestruturado. As constatações da pesquisa evidenciaram que houve uma progressão significativa no PIB municipal entre os anos de 1999 a 2009 destacando-se o setor industrial ao apresentar a maior média de crescimento nesse período. A oferta de empregos no mercado de trabalho caetiteense durante o período de 2000 a 2010 também apresentou crescimento, diminuindo a taxa de desemprego em mais de 41%. Nesse sentido, destaca-se o setor de extrativa mineral que entre os anos de 2005 a 2008 apresentou um expressivo crescimento no número de pessoas ocupadas nesse setor. Contudo os indicadores de desenvolvimento econômico e social do município, o IDE e o IDS, apontaram que entre os anos de 1998 a 2006 a cidade de Caetité-BA pouco se desenvolveu. Quanto à percepção da população, verificou-se que as opiniões dos moradores da cidade convergem com os resultados apresentados pelos indicadores de crescimento e desenvolvimento econômico e social. Apesar de grande parte dos entrevistados acreditarem que esses empreendimentos geram emprego e renda para a cidade e que eles são importantes para o crescimento do município, ficou evidente que a população ainda não consegue perceber mudanças importantes e necessárias para uma melhor qualidade de vida, uma vez que a educação, a saúde e a infraestrutura do município não apresentaram durante esses anos grandes progressos.
- ItemESTUDO COMPARATIVO DA POUPANÇA BRASILEIRA POR MEIO DOS RELATÓRIOS DO BANCO CENTRAL NO PERÍODO 1995 AO 1º SEMESTRE DE 2012(2012-12-19) FERNANDES, ROBSON DILINGER ALMEIDA; PEREIRA, SANDRA MARIA DE BRITONa presente monografia, apresenta-se um estudo comparativo dos governos entre o período de 1995 a 2012 que culminaram com a adoção de novas regras para a caderneta de poupança brasileira, alterada principalmente pela redução da taxa SELIC no ano de 2012. Para a elaboração da mesma, foi realizada uma pesquisa exploratória e posteriormente descritiva no intuito de conhecer as principais razões que levaram a modificação do cálculo da poupança, perfil de investidores do mercado financeiro e poupador bem como as possíveis consequências das mudanças prudenciais ocorridas, tanto para os investidores, como para a economia brasileira como um todo. Os dados foram obtidos de fonte secundária através de análise documental e pesquisa bibliográfica. Primeiro foram estudados diversos fundos de investimento, focando em caderneta de poupança e mercado de ações. Além dos fundos, também foi explanado sobre consumo e realizado um comparativo entre poupança e mercado de ações. Posteriormente foi elaborada uma análise frisando nos resultados obtidos nos últimos três anos da poupança e um paralelo entre os dois fundos, mercado de ações e caderneta de poupança observando a tendência de migração de investidores entre esses os mesmo, abordando os impactos provenientes dessas migrações para a economia e equilíbrio das contas do governo. Por fim após a análise dos documentos pode-se chegar as considerações finais com as conclusões tomadas com base na leitura e no estudo realizado.
- ItemO PLANO DE MARKETING COMO INSTRUMENTO DE MELHORIA ORGANIZACIONAL: O CASO DE UMA EMPRESA DO RAMO DO AGRONEGÓCIO EM GUANAMBI - BA(2012-12-19) NASCIMENTO, EDIANE NEVES FERNANDES; SILVA, GEÓRGIA VILAS BOAS DAInseridas num cenário extremamente dinâmico e competitivo, algumas empresas do ramo de agronegócio buscam cada vez mais estratégias que as diferenciem da concorrência para manter-se e sobressair-se no mercado. Nesse cenário, o Plano de Marketing apresenta-se como uma importante ferramenta de eficácia organizacional. Em função disso, este estudo teve como objetivo geral identificar e conhecer os impactos e benefícios do Plano de Marketing na orientação de mercado da empresa Alpha que atua no ramo do Agronegócio localizada na cidade de Guanambi - BA, com profissionais que atuam nas regiões produtoras de Hortifrúti da Bahia e Norte de Minas Gerais. A metodologia é caraterizada quanto aos fins como exploratória e descritiva e quanto aos meios como qualitativa a partir de um estudo de caso, tendo como problemática responder quais as influências da implantação do Plano de Marketing na orientação de mercado da empresa em estudo assim como os benefícios que este provocou aos clientes internos e externos da organização. Para responder aos objetivos e indagações inicialmente realizou-se uma revisão bibliográfica subsidiada pelos autores Philip Kotler; Las Casas; Marcos Cobra; Megido e Xavier e outros, para oferecer sustentação a pesquisa, como instrumento de coleta de dados foi utilizado entrevistas semiestruturadas com os clientes internos e externos da organização com o intuito de compreender os fenômenos referentes ao elemento de estudo. Após a revisão bibliográfica, pesquisa documental e trato das entrevistas, os dados permitiram concluir que a elaboração e implantação do Plano de Marketing refletiram numa vantagem competitiva para empresa Alpha e trouxe inúmeros benefícios para os colaboradores e clientes.
- ItemADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS: UM ESTUDO DE CASO DAS POLÍTICAS E PRÁTICAS DE GESTÃO DE PESSOAS DA EMPRESA CERÂMICA ALVES EM CANDIBA-BA.(2012-12-19) MOREIRA, JOTEÍLSON FERNANDES; SILVA, SERGINALDO VEIGA DAO presente estudo aborda um tema de grande relevância para a Administração de Recursos Humanos, políticas e práticas de gestão de pessoas. Com o passar do tempo às empresas tem percebido a importância da Gestão de Pessoas no contexto empresarial, onde as metas só podem ser alcançadas quando todos os envolvidos têm pleno conhecimento e interesse em alcançá-las, então uma boa gestão de pessoas se faz necessária, principalmente no ramo industrial onde a utilização destas em atividades desgastantes é constante. Este estudo objetiva conhecer e analisar como as políticas e práticas de gestão de pessoas são utilizadas pela empresa industrial Cerâmica Alves. Para isso realizou-se uma pesquisa de campo, com corte transversal, de cunho qualitativo, sob a modalidade de estudo de caso. Os dados foram obtidos por meio de uma entrevista realizada com o Gestor de Rh e de questionários aplicados aos colaboradores da empresa em estudo. A pesquisa revelou que a gestão de pessoas na empresa é pouco profissionalizada. As políticas e práticas de gestão de pessoas utilizadas atingem em parte aos objetivos da empresa e de seus colaboradores, resultando em insatisfação dos colaboradores e o não pleno atendimento dos objetivos organizacionais sendo necessário que a cerâmica avalie e reveja algumas das políticas e práticas utilizadas para que os objetivos da empresa sejam essencialmente atingidos, como também as necessidades dos colaboradores. Futuras pesquisas poderão ser realizadas para estudar melhor as políticas de gestão de pessoas nas empresas industriais da região.
- ItemMARKETING DE RELACIONAMENTO E CRM: UM ESTUDO DE CASO NO BANCO DO BRASIL DE GUANAMBI-BA.(2012-12-20) SOUZA, DEIBBE DADIANE MENDES; LADEIA, ROBERTA ALVES REISEste estudo tem por objetivo verificar a aplicação do software CRM – Customer Relationship Management no Banco da Brasil agência de Guanambi-BA, analisando os benefícios que este proporciona no ambiente organizacional financeiro , afim de reter e satisfazer os clientes. Neste mesmo âmbito, também foi desenvolvido um estudo da visão dos funcionários em relação ao uso e adaptação do novo sistema no seu ambiente de trabalho. O CRM é visto com um dos métodos mais sofisticados e eficientes, que transformam a maneira como as empresas podem aumentar a rentabilidade dos clientes atuais, além de ajudar na conquista de novos. A pesquisa foi aplicada com fins exploratórios e descritivos, mediante estratégia de um estudo de caso. Utilizou-se de técnicas de pesquisas documentais e entrevista. Foram aplicados dois questionários. O primeiro deles foi realizado com os clientes, indo de questões que visam informar o perfil dos consultados a questões que buscam diagnosticar a sua satisfação frente ao atendimento oferecido pela agência. O segundo realizou-se com os funcionários, também caracterizando o perfil dos entrevistados e diagnosticando os benefícios do software frente ao uso da tecnologia no dia a dia de trabalho. A entrevista foi feita com o gerente geral da agência a fim de conhecer qual foi a proposta do CRM para a instituição estudada. Os resultados elucidam que a implantação do CRM trouxe pontos positivos quanto ao feedback no atendimento ao cliente, tornando este mais satisfeito, além de promover o desenvolvimento do trabalho dos seus colaboradores. Revelou-se também que a implantação do novo software esta em fase de transição obtendo melhoria contínua quanto aos objetivos proposto pelo sistema.
- ItemSISTEMAS DE INFORMAÇÃO NA GESTÃO DE EMPRESAS DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO EM GUANAMBI-BA(2012-12-20) PARDINHO, EDILSON PEREIRA; SOUZA, GIOVANI HEBERT SILVAOs Sistemas de Informação são recursos fundamentais para as empresas que têm em seus objetivos se adaptarem e ampliarem os seus negócios de forma que consigam obter vantagens frente aos obstáculos impostos pelo mercado. Recursos esses que podem ser caracterizados por pessoas, tecnologias de informação – computadores, impressoras, bancos de dados, redes – internet, extranet, entre outros. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo analisar a importância do uso de sistemas de informação e de tecnologias da informação para a gestão das empresas de materiais de construção em Guanambi, município localizado no estado da Bahia. Ao mesmo tempo, apresenta os principais tipos de sistemas de informação existentes, que podem ser aplicados nos processos operacionais da organização para as tomadas de decisões e apoio gerencial, como forma de melhorar todas as atividades de rotina, maximizando o seu potencial diante do competitivo mercado de trabalho. As características e a estrutura dos sistemas foram pontos relevantes a serem demonstrados, para que se pudesse conhecê-las melhor e saber se estas empresas estão realmente aptas a inserirem-se no mercado e se estas vêm acompanhando as tendências propostas por esse segmento, visto que a cidade de Guanambi se tornou polo do comércio regional, atendendo as demais cidades circunvizinhas, mostrando assim o seu potencial na região. Assim sendo, o desenvolvimento desse estudo se mostra como um suporte para o mercado de Guanambi, pois o mesmo trará benefícios para a economia local e regional como um todo.
- ItemGESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE O PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA NA CIDADE DE GUANAMBI - BA.(2012-12-20) XAVIER, JUSCELIA SANTOS; PRADO, LUCIANA MOREIRAEste trabalho monográfico traz como tema Gestão de Políticas Públicas: um estudo exploratório sobre o Programa Bolsa Família na cidade de Guanambi - BA dentro de uma perspectiva metodológica de caráter exploratório que buscou com uma análise qualitativa dos dados investigar os impactos do Programa Bolsa Família sobre a mudança de vida junto às famílias beneficiadas no município de Guanambi, tentando identificar de que forma os recursos do Programa estão sendo utilizados pelos beneficiários e verificando as percepções dos mesmos sobre a melhoria das condições de vida depois da adesão ao programa. O Programa Bolsa Família (PBF) é uma política pública que visa melhorar a qualidade de vida da população pertencente à parcela classificada como extremamente pobre, em troca da assistência prestada, os beneficiários precisam de uma contrapartida – ações que irão proporcionar às famílias beneficiadas, uma melhora significativa na sua qualidade de vida reduzindo os efeitos e o índice de pobreza. A pesquisa foi realizada através da aplicação do questionário a 50 beneficiários, tendo como objetivo analisar se as famílias que recebem o subsídio federal apresentaram melhoras na qualidade de vida após o início do programa. Como resultado, foi possível identificar que o Programa Bolsa Família vem surtindo efeito para a população pobre, melhorando a qualidade de vida e diminuindo o índice de pobreza das famílias pesquisadas desde a implantação do programa.
- ItemRESPONSABILIDADE SOCIAL DECIFRA-ME OU TE CONSUMO: UM ESTUDO SOBRE AS FAMILIAS DE ANTAS E PALMITO.(2012-12-20) SILVA, JOSÉ BENIEZIO EDUARDO DE CARVALHO DAO presente trabalho tem como objetivo principal avaliar a práxis dos projetos sociais propostos e/ou em execução pela empresa Bahia Mineração (Bamin) junto as comunidade de Antas e Palmito. Para materialização deste estudo realizamos aproximações com o método dialético com o objetivo de refletir, explicar e interpretar a realidade. Desenvolvendo neste sentido o estudo, interpretação e descrição das ações de responsabilidade social realizada pela Bamin, assim como as condicionantes colocadas pelo Instituto de Meio Ambiente (IMA) para a mesma, com vista a proporcionar reparações às famílias atingidas diretamente; bem como a aplicação de entrevistas semi estruturada as famílias das comunidades com o objetivo de identificar a existência e situação das ações identificadas pela empresa como práticas de responsabilidade social. Tendo como instrumento para análise dos documentos pesquisados a análise de conteúdo, e a análise de discurso das entrevistas realizadas com as famílias. Pode constatar que a empresa desde o primeiro contato com as famílias não apresentou nenhuma atitude correspondente ao que deveria ser responsabilidade social, no sentido de agir com ética junto aos grupos sociais, com os quais as empresa relacionam. Destaca ainda, a insatisfação das famílias com os cursos propostos pela BAMIN os quais caracterizam apenas por ações de capacitação, mas sem uma perspectiva de envolvimento comunitário, assim como ausente de propostas de transformação e melhoria das condições de vida nas comunidades impactadas pelo empreendimento. Neste contexto, ficou evidente que a responsabilidade social pregada pela empresa, trata-se de uma estratégia empresarial, visando à melhoria da imagem pública da empresa; as ações responsabilidade social tem características de movimentações fragmentadas que não proporcionam superação e modificação das atuais condições de fragilidade social enfrentadas pelas famílias.
- ItemPERFIL, ATUAÇÃO E OPORTUNIDADES DE TRABALHO DO EGRESSO DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO DE GUANAMBI – BA(2012-12-20) PEREIRA, FABRÍCIA LOPES; CAMPOS, WICKLEY BENEFRANCE CARDOSOA globalização e as grandes mudanças no mercado mundial trouxeram novos desafios para os profissionais de administração. Neste contexto, o objetivo deste trabalho consiste em analisar o perfil, as áreas de atuação e a oportunidade de trabalho para os egressos dos cursos de administração de Guanambi, Bahia. Os métodos adotados para realização da pesquisa foram pesquisa descritiva, bibliográfica e de levantamento de dados. A população pesquisada foi constituída pelos egressos das instituições Alpha (pública) e Beta (privada), e os empresários de Guanambi. A coleta de dados foi realizada via email e in loco, sujeita ao critério de acessibilidade. Para análise dos resultados foram utilizadas técnicas qualitativas, utilizando para mensuração dos dados o programa estatístico SPSS (Statistical Package for the Social Sciences). Conforme resultados obtidos, identificou-se os pontos de convergência e divergência entre os egressos das instituições de ensino superior público e privada. No que tange as convergências, percebe-se que os egressos das duas instituições na sua maioria são jovens com renda salarial entre 3 e 10 salários mínimos alocados nas instituições financeira, comercio varejista e serviços no qual ocupa cargo de gerência indo de encontro as suas habilidades. Em relação às divergências observa-se que na instituição Alpha a maioria e do gênero masculino e não possui registro no Conselho Regional Administração enquanto na instituição Beta a maioria e do gênero feminino com um número considerável de egressos registrados no Conselho Regional Administração. Nota-se que para os empresários/empregadores as questões como tempo de formação e tipo de instituição do formado são pontos irrelevantes na hora de contratar dos administradores, todavia o cargo de gerente de suas organizações precisa ser ocupado por profissional qualificado com graduação em administração, tendo habilidades e competências essenciais. No que diz respeito às oportunidades de trabalho os setores que se mostram mais propensos a absorver esses egressos são comércio, serviços e as instituições financeiras.
- ItemEMPREENDEDOR INDIVIDUAL: UM ESTUDO DO PERFIL ECONÔMICO DE PALMAS DE MONTE ALTO-BA(2012-12-21) RODRIGUES, ANA MARIA CARDOSO; ARAUJO, ARONILSON DOS SANTOSEste trabalho tem como principal razão o estudo do Empreendedor Individual, instituído pela Lei Complementar nº 128/2008, que surge com o advento de um beneficio e esperada alteração nos meios legais que regem as relações econômicas de produção e distribuição de bens e serviços no Brasil. O presente estudo objetivou identificar e comparar o perfil econômico dos empreendedores individuais formais da cidade de Palmas de Monte Alto-Ba, bem como evidenciar a percepção dos mesmos quanto sua formalização e comparar tais informações com dados de pesquisa a nível nacional. Pretendeu-se, ainda, analisar o conceito do empreendedorismo, o perfil do empreendedor, e suas características. Para consolidação deste trabalho foi desenvolvida uma pesquisa exploratória descritiva atrelada a um levantamento bibliográfico. Como resultado da pesquisa observou-se que o perfil dos empreendedores individuais montealtenses quando comparado aos empreendedores individuais a nível estadual e nacional, os mesmos possuem características similares, visto que sua maioria se formalizou objetivando obter um registro formal acoplado aos benefícios oriundos desta. Com este estudo foi possível mostrar a importância do empreendedor individual no cenário econômico local e nacional, bem como entender o comportamento dos mesmos para a viabilidade de futuras políticas públicas de fomento e desenvolvimento.
- ItemA PRÁTICA DA LOGÍSTICA REVERSA: UM ESTUDO COMPARATIVO EM DUAS EMPRESAS INDUSTRIAIS DE GUANAMBI/BA.(2013-01-01) LÔBO, MELCA DA MATA; TEIXEIRA, VANUZIA OLIVEIRA MATOSNo mundo atual, a competitividade obriga as empresas a aderirem às inovações impostas pelos novos conceitos de gestão. Embora seja questionada a sua aplicação em alguns setores da economia, a Logística Reversa (LR) precisa ser mais vivenciada e explorada, para que a mesma esteja de acordo com as exigências sociais, ambientais e legais, na tentativa de serem mais sustentáveis e competitivas. Com o aumento do consumo exacerbado devido a acessibilidade as tecnologias que estão em constantes mudanças, e que ocasionam consequentemente, um elevado índice de descarte indevido, fazendo com que as organizações busquem um equilíbrio entre os aspectos econômicos e desenvolvimento sustentável, satisfazendo às demandas de consumidores cada vez mais conscientes e preocupados com as futuras gerações. Assim, áreas como a logística reversa de pós-consumo vem ganhando destaque e o envolvimento de todos na cadeia de suprimentos é essencial para que essa prática se torne uma viável ferramenta de gestão. O intuito desse trabalho é diagnosticar as limitações e oportunidades presentes nas práticas de Logística Reversa, fazendo uma comparação entre duas indústrias de diferentes setores da economia. Para isso foram escolhidos dois setores: o de produtos químicos – Di química LTDA, e o de fabricação de móveis para instalações comerciais – Serrameg. O propósito é comparar duas situações divergentes sobre a ótica da cadeia produtiva. O primeiro caso tem como foco os materiais e embalagens utilizados pela empresa que regressam, ou não, ao ciclo produtivo. No segundo, a pesquisa estuda se a empresa direciona ações em relação ao retorno e descartes de produtos de pós-consumo. O método utilizado foi o estudo comparativo com realização de entrevistas com os gestores, e os dados foram descritos através de quadro comparativo, finalizando com considerações e perspectivas referentes ao assunto. Os principais resultados apontam que as práticas da logística reversa ainda precisam ser mais incentivadas pelas políticas públicas quanto ao descarte adequado dos resíduos geradas pela cadeia produtiva, e que as empresas precisam se conscientizar e adequar seus processos a essa prática gerencial.
- ItemLIDERANÇA: O Papel do líder na motivação da sua equipe.(2013-01-09) LEITE, NEY JOSÉ TRINDADE; LEITE, THALES VINICIUS DOS REIS; CARVALHO, YOURE JIVAGO LIMA DEAs organizações têm passado por uma serie de mudanças e transformações, em que a competitividade passou a ser cada vez maior, nesse ambiente o capital humano passa a ser um diferencial. Sendo assim, o presente trabalho monográfico teve por objetivo identificar o papel do líder no processo de motivação de sua equipe, verificando os fatores que levam a exercer tal influência e também analisar os estilos de liderança dos gestores perante suas equipes. Em seu embasamento teórico será abordado alguns conceitos de motivação e liderança, alem das teorias mais utilizadas na literatura que tratam desse assunto. A analise metodológica caracterizada por um estudo de caso de natureza qualitativa com aspectos quantitativos realizado na empresa (DISBEL) – Distribuidora De Bebidas Sertaneja Ltda teve como foco a analise do nível de motivação e aceitação da liderança dentro da organização, para tanto fez-se necessário a coleta de dados mediante questionários semi-estruturados de questões objetivas com a equipe de colaboradores das áreas administrativa, operacional e vendas. Com este estudo, buscou-se, ainda, identificar quais fatores interferem na motivação da equipe da empresa em destaque além de verificar como o estilo de liderança intervém na satisfação do funcionário. Foram identificados através das analises dos dados pesquisados fatores como: espírito de equipe, coerência da liderança e preocupação do gestor com a vida pessoal e profissional dos funcionários, bem como reconhecimento pelos resultados obtidos, os quais influenciam diretamente na motivação do colaborador e, conseqüentemente, na produtividade da equipe.
- ItemCOMPORTAMENTO ESTRATÉGICO DE EMPRESAS: UM CASO COMPARATIVO DAS EMPRESAS DO MUNICÍPIO DE GUANAMBI - BA(2013-01-13) SOUZA, DOUGLAS SANTOS; GOMES, PRISCILA FERNANDA SANTOSO ambiente empresarial está cada vez mais complexo e dinâmico e somente organizações com profissionais que possuem ferramentas e capacitação adequada conseguem se destacar em meio à concorrência acirrada. Além disso, a utilização de mecanismos do planejamento estratégico eventualmente costuma ser dificultada, por ser um processo abrangente e que exige também, capacitação dos gestores para ter sucesso na empresa. Considerando a dinâmica do mercado local e a sua importância no comércio da nossa microrregião, o presente trabalho buscou, por intermédio de um estudo comparativo entre três empresas de ramos de atividade distintos, conhecer o posicionamento das empresas de Guanambi – BA em termos do comportamento e planejamento estratégico. As pesquisas detalharam que dentre as empresas investigadas existe um conhecimento prévio no que diz respeito ao planejamento estratégico, mesmo que este não seja aplicado de forma adequada em sua maioria. O resultado deste estudo é uma descrição sucinta da realidade do planejamento estratégico e como este gera consequências relevantes quando não é aplicado de forma ideal.
- ItemA IMPORTÂNCIA DA GESTÃO AMBIENTAL NOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO: Um estudo de caso na UNEB de Guanambi-BA.(2013-01-23) ALMEIDA, JULIO CESAR LEMOS DEAtualmente a Gestão Ambiental (GA) está inserida na rotina das empresas e instituições, sendo essencial para o desenvolvimento econômico consciente de que é preciso preservar os recursos naturais. Este trabalho é um estudo realizado na Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação, Campus XII, com o objetivo de verificar a importância da Gestão Ambiental nos Cursos de Administração a partir da análise da grade curricular prevista na Resolução nº 4 do Conselho Nacional de Educação de 13 de julho de 2005 e da análise do currículo do Curso de Administração do Campus XII. Neste trabalho foram discutidos os conceitos de GA, sua abrangência e a evolução do pensamento ambiental, a relação das Instituições de Ensino Superior (IES) e a GA, e esta, como diferencial estratégico na carreira dos futuros administradores, para o desenvolvimento sustentável nas organizações que vierem a atuar. Foi adotado uma metodologia de pesquisa bibliográfica com mérito qualitativo, com ênfase no conceito de GA e sua importância como componente curricular nos cursos de administração, onde se observou que a educação ambiental, no âmbito dos cursos de Administração, ainda se encontra em fase de maturação, sendo sua abordagem muitas vezes resumida em uma única disciplina.
- ItemDE OLHOS ABERTOS LHE DIREI: AS CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO DE SEMENTES CRIOULAS DESENVOLVIDO PELO MOVIMENTO DE MULHERES CAMPONESAS NO MUNICIPIO DE PINDAÍ - BAHIA(2013-02-22) SILVA, JARBAS VIEIRA DATem-se como problema a ser investigado no presente estudo, as contribuições do projeto de sementes crioulas, realizado pelo Movimento de Mulheres Camponesas (MMC) na comunidade Pedra Grande no município de Pindaí, Bahia. Tendo como objetivo central identificar e compreender a problemática. Assim, iremos identificar a centralidade do trabalho para o desenvolvimento do campo e da cidade e, por conseguinte a sociedade em sua totalidade, e a oposição existente entre rural e urbano. Outro ponto a ser investigado são os dois projetos de desenvolvimento agrícola que estão em disputa na sociedade brasileira – Gestão do Agronegócio e Agroecologia. Identificar o surgimento dos movimentos sociais no Brasil (prioritariamente no campo) e a necessidade do Movimento de Mulheres Camponesas (MMC). Inferir sobre as contribuições econômicas e sociais do projeto de sementes crioulas realizado pelo Movimento de Mulheres Camponesas, na comunidade de Pedra Grande municípios de Pindaí, Bahia. Dessa forma, o estudo pauta-se na dialética enquanto método científico, sendo a pesquisa de caráter exploratório e explicativa, apoiando-se em uma revisão bibliográfica. Assim, os dados foram coletados a partir de observação simples e entrevista semi-estruturada com alguns moradores da comunidade Pedra Grande. Utilizamos a análise de discurso para poder compreender e interpretar o discurso dos entrevistados sobre as contribuições existentes do projeto de sementes crioulas na comunidade que contribui para uma visão mais ampla e complexa, que se caracteriza com o aspecto dialético. Assim, afirmamos a necessidade de um desenvolvimento para o campo brasileiro que não seja pautado no agronegócio, tendo em vista que o mesmo não contribuiu para o desenvolvimento do conjunto dos camponeses e por conseqüência a população brasileira, e assim contribuirá com o modelo agrícola antagônico ao que está posto no país.
- ItemANÁLISE DO COMPORTAMENTO DO CAPITAL DE GIRO DE UMA MPE, DADA À CRISE DE 2008: O ATIVO CIRCULANTE DA EMPRESA ÔMEGA, GUANAMBI/BA.(2013-07-25) BEZERRA, JANEIDE DE ARAÚJO; NASCIMENTO, MARCELO FELIPE CARDOSOEsta pesquisa faz uma discussão sobre a influência causada pela a crise mundial de 2008 no comportamento do capital de giro empresarial de empresas de pequeno porte, dando ênfase no ativo circulante. O estudo faz um paralelo do cenário internacional e nacional com o cenário no âmbito municipal, tendo como objeto de estudo uma empresa do setor de implementos agrícolas que esta situada na cidade de Guanambi – BA. Para a coleta dos dados foi utilizado à análise documental (fonte secundária). O balanço patrimonial foi à fonte de informações, tendo como recorte temporal o período de 2007, 2008 e 2009. O ano de 2007 não foi avaliado, mas serviu como referencial, ou ano base para que fossem avaliados os anos de 2008 e 2009. A partir dos dados coletados na empresa foi possível confrontar com informações extraídas de fontes secundárias de instituições, como SEBRAE, TCU, entre outras. Os resultados foram obtidos através de análise percentual, relativizando as contas do ativo circulante que foi divido em: caixa, bancos contas movimento, aplicações financeiras, duplicatas a receber e outros créditos e despesas de exercícios futuros. Utilizando ferramentas estatísticas, tais como índice numérico foi possível analisar as variáveis que melhor caracterizavam o problema. A verificação da hipótese, que a crise mundial teve reflexos no capital de giro de uma empresa de pequeno porte, no município de Guanambi/Ba foi ratificada, contudo apesar da relevância pontual, sugere-se ampliação do ensaio, uma vez que as empresas de pequeno porte não estão munidas de ferramental analítico conjuntural sobre as externalidades. Elas estão susceptíveis a sofrerem com momentos de instabilidade devido às incertezas da economia devido à inflação.
- ItemSISTEMA DE GESTÃO DE PESSOAS: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE DOIS SUPERMERCADOS VAREJISTAS EM GUANAMBI/BA(2013-07-25) CONCEIÇÃO, JULIANA SANTOS DA; SANTOS, NELCIMARA APARECIDA BEZERRA DOSO presente estudo apresenta um tema relevante para a Administração de Recursos Humanos, em especial ao segmento varejista de supermercados, por abordar a Gestão de Pessoas e seus subsistemas de agregação, aplicação, recompensa, desenvolvimento, manutenção e monitoração, para tanto enfocou-se as políticas e práticas no contexto dos supermercados. Ao longo do tempo, a Gestão de Pessoas tem ganhado espaço no contexto organizacional, pois os gestores vêm percebendo a importância da valorização dos talentos humanos na organização, logo, uma boa Gestão de Pessoas permite às organizações e as pessoas atingirem seus objetivos. Realizou-se uma pesquisa de campo, qualitativa e comparativa, onde os dados foram obtidos por meio de entrevista realizada com os gestores das organizações e da aplicação de questionários com os colaboradores das empresas em estudo. A pesquisa revelou que ambas as empresas pesquisadas, aqui denominadas de Alpha e Beta, utilizam o sistema de Gestão de Pessoas. Entretanto, uma das organizações, a Beta demonstrou conseguir unir teoria e prática, enquanto que a Alpha, mostrou utilizar-se de conhecimentos empíricos. Alpha realiza de maneira satisfatória os processos de agregar, manter e monitorar, porém, em relação aos demais processos, ou seja, aplicar, remunerar e desenvolver pessoas necessita de ajustes, melhorias e aperfeiçoamentos. A Beta por sua vez, necessita apenas de melhorias no processo de recompensar pessoas, se destacando nos demais.
- ItemGESTÃO PÚBLICA E CONTROLE SOCIAL: UMA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DO CONSELHO DO FUNDEB DE URANDI - BA NA PERCEPÇÃO DOS SEUS MEMBROS(2013-07-25) FERNANDES, EDIMARCOS NEVES; ARAÚJO, EDUARDO MORAIS DEO presente trabalho tem como foco de estudo o Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB de Urandi. O seu objetivo principal é conhecer o perfil e a percepção dos conselheiros titulares quanto a atuação do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB vinculado a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer do município de Urandi-BA. Quanto à metodologia empregada esta se caracteriza como uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa, que fez o uso da pesquisa bibliográfica para a fundamentação teórica e da pesquisa documental, visto que houve a análise dos documentos legais de constituição do referido conselho e por fim a pesquisa de campo feita através de um questionário semi-estruturado. Após a análise qualitativa dos dados observou-se que: no tocante ao perfil dos conselheiros os dados que mais se destacaram foram os do nível de escolaridade visto que 60% dos membros entrevistados têm nível superior de ensino e destes 66,66% são pós-graduados. Entretanto, por falta de capacitação específica, eles sentem dificuldades em analisar os dados e informações contidas nos documentos que lhes são enviados mensalmente. Essa falta de capacitação também os leva a ter uma noção parcial da real função deste órgão, pois a sua função social é não apenas fazer o acompanhamento e a fiscalização dos repasses do FUNDEB vai mais além, cabendo também ao conselho supervisionar anualmente a realização do Censo escolar, instruir com parecer, as prestações de contas que serão apresentadas aos Tribunais de Contas dos Municípios e fazer o acompanhamento e o controle de outros recursos federais como o Programa Nacional de Transporte Escolar – PNATE. No tocante às dificuldades três foram as elencadas pelos membros do conselho: a falta de capacitação, a falta de transparência e a complexidade dos documentos. A falta de capacitação é um problema que acaba dificultando o conselho de agir de forma crítica e autônoma, levando a omissão ou até mesmo ao descrédito no seu papel como representante da sociedade civil, além disso, ela esta intimamente ligada com a dificuldade que os conselheiros têm de interpretar os dados e informações contidas nos documentos mensalmente enviados pelo poder público municipal. A falta de transparência é outro limitante para a boa atuação do conselho cabendo a este órgão usar os mecanismos legais como as Leis 101/2000 e 12.597/2011 bem como a Lei 11.494/2007 que regulamenta o FUNDEB e exigir o acesso aos registros contábeis e demonstrativos gerenciais do fundo. Destarte, apesar das dificuldades encontradas pelos conselheiros os dados levantados com a pesquisa denotam um comprometimento e envolvimento por parte destes, externados com as ações de controle e de fiscalização dos recursos públicos.