Campus I - Departamento de Ciências Exata e da Terra (DCET) - Salvador
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Campus I - Departamento de Ciências Exata e da Terra (DCET) - Salvador por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 46
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemANÁLISE DE CONFIABILIDADE APLICADA AOS ENSAIOS DE ÓLEOS LUBRIFICANTES PARA MOTORES DE TRATORES(2007) Alves, Gilmar FerreiraAs análises de óleos lubrificantes de motores de tratores agrícolas são importantes como meio gerador de informações à manutenção mecânica e da racionalização quando da substituição dos mesmos. Porém, a confiabilidade da permanência destes óleos no cárter pode ser tratada de maneira formal através de métodos estatísticos. Foram utilizados dados referentes ao tempo, em horas, de uso dos óleos lubrificantes dos motores de dois grupos de tratores, marca Massey Ferguson, modelo 275 4x2. Os dados do primeiro grupo são oriundos de seis tratores onde foram obtidas setenta observações. Os do segundo grupo de sete tratores foram verificadas quarenta e seis observações. Avaliou-se o tempo de uso do óleo através das seguintes variáveis explanatórias: viscosidade, ponto de fulgor, diluição por combustível, fuligem, presença de água e desgaste metálico (Fe, Cu, Cr, Pb, Al e Si) para ambos os grupos de tratores. No segundo grupo foram verificados também níquel e molibdênio. O modelo de Cox foi utilizado para análise de tais variáveis. Estudaram-se as curvas de confiabilidade do óleo lubrificante para cada trator, utilizando-se o estimador de Kaplan-Meier. No primeiro grupo, as variáveis explanatórias não foram significativas para o período de troca do óleo lubrificante de motores dos tratores. Para o segundo grupo apenas o Pb apresentou diferença significativa com relação ao tempo de troca do óleo lubrificante. A utilização do estimador de Kaplan-Meier permitiu identificar o comportamento do óleo lubrificante durante o período de uso. O modelo de Cox mostrou-se apropriado para explicar o comportamento das variáveis explanatórias.
- ItemARQUÉTIPOS DO CANDOMBLÉ E SEU CONTRIBUTO AO DESIGN SOTEROPOLITANO(2017) Mata, Viviane Pereira daUma das características marcantes do Brasil é ser um país multicultural, fator que agregou valores na cultura nacional, fruto da integração dos povos que aqui viviam e aqui chegaram. Dentre aqueles que constituem a sociedade brasileira, temos o povo descendente dos povos trazidos em condição de escravos. A influência da cultura africana é percebida na culinária, na música, da dança, no vocabulário, na religiosidade e também no design, uma vez que este reflete a cultura de um povo, de um lugar. É sabido que ramos da ciência, como a antropologia, investiga essas influências, porém pouco é encontrado a respeito do legado da cultura dos filhos da África e o design. Esta monografia, é resultado da investigação do emprego das referências provenientes dos arquétipos dos Orixás do Candomblé, representantes de uma pequena parcela da cultura afrodescendente integrada e adquirida, demonstrando como repercute essa influência no design contemporâneo na cidade de Salvador, principal destino dos africanos escravizados que deu ao Brasil, elementos capazes de reafirmar a singularidade de sua identidade, fortalecendo a originalidade e a riqueza de seu povo também no Design. Através de uma revisão de bibliografia, de conversas com fiéis e realizando um levantamento de exemplos do emprego de arquétipos dos Orixás na produção do Design soteropolitano. Como resultado ter-se-á uma catalogação do material levantado, que será utilizado a posteriori para a produção de uma publicação sobre o design referenciado na cultura afro-brasileira e mais especificamente nos arquétipos do Candomblé.
- ItemAvaliação da estabilidade oxidativa de azeite de dendê, submetido ao armazenamento acelerado, na presença de extrato da casca de cebola (Allium cepa L.)(2017) Reis, Moises Santos dosO azeite de dendê (ADB), conhecido também como óleo de palma bruto (Elaeis guineenses) possui larga utilização na indústria alimentícia, farmacêutica, cosmética e de biocombustíveis. Pesquisas estudam os processos de oxidação deste óleo. A composição peculiar destacada pelo equilíbrio entre ácidos graxos saturados e insaturados, bem como seus antioxidantes naturais representados pelos carotenoides, tocoferóis e tocotrienóis, confere ao óleo de palma elevada estabilidade oxidativa. A fritura acelera o processo oxitativo e o armazenamento em condições inapropriadas também contribui para a perda da qualidade do ADB. Assim, a presente proposta avaliou o extrato da casca da cebola (ECC) amarela como fonte de antioxidantes naturais, notadamente a quercetina com o objetivo de retardar e/ou evitar a oxidação do ADB durante o armazenamento acelerado em estufa a 63º C. Foi feito um planejamento fatorial com dois níveis (22), sendo as variáveis independentes a concentração do ECC e tempo de armazenamento. Os valores correspondentes para a primeira variável foram 200 mg.Kg-1 (mínimo) e 1000 mg.Kg-1 (máximo), já para a segunda variável foi atribuído os valores de 24 h (mínimo) e 96 h (máximo), o ponto central foi feito em triplicata com valores de 600 mg.Kg-1 e 60 h. Os testes foram realizados, em estufa a 63 ºC, e consistiu de duas etapas: a) armazenamento do ADB por um período fixo de 12 dias (equivalendo a 12 meses), variando a concentração de ECC de 60 a 340 mg.Kg-1; b) teste considerando uma amostra de ADB (controle), uma adicionada de ECC, na concentração de 200 mg.Kg-1, e a outra adicionada de padrão quercetina nessa mesma concentração. O armazenamento acelerado dessas amostras foi interrompido aos 3, 6 e 12 dias para análise de índice de acidez –IA (%), índice de peróxido- IP (meq O2/ kg-1), carotenoides (ppm), dienos e trienos conjugados e perfil de ácidos graxos (%). Para obtenção do extrato (ECC), foram maceradas cascas da cebola em etanol a 90% por 48 h, seguida de rotaevaporação e posterior liofilização. Foram determinados no ECC, teor de fenólicos totais (Folin Ciocalteou), de quercetina e atividade antioxidante por DPPH. Os resultados mostraram que o IP, dienos e trienos conjugados nas amostras contendo ECC foram menores (p<0,05) que no controle. A acidez não foi bom indicador do processo de oxidação. Os carotenoides não apresentaram variação ao longo do tempo de armazenamento entre as amostras (controle, extrato, padrão quercetina), exceto para 12º dias onde o controle apresentou perdas (p<0,05). O perfil de ácidos graxos não foi alterado nas amostras submetidas às condições experimentais propostas. O extrato da casca de cebola apresentou elevada capacidade antioxidante, notadamente para o IC50 do método de DPPH e a concentração 200 mg.Kg-1 foi considerada suficiente para retardar reações de oxidação, no período de 12 dias de armazenamento acelerado. Devido a permanência dos carotenoides nas amostras até o final do tempo de armazenamento acelerado, supõe-se efeito sinérgico antioxidante sobre o ADB.
- ItemESTRATÉGIAS DE USABILIDADE PARA OTIMIZAÇÃO DE INTERFACE S APLICADAS NO DESENVOLVIMENTO DO COTA MAIS(2017-07-04) Nascimento, André da SilvaEsta Pesquisa tem como objetivo apresentar estratégias de usabilidade aplicadas no desenvolvimento de um aplicativo de cotação para dispositivos móveis. A necessidade do estudo de usabilidade para interfaces móveis se dá diante do constante crescimento do uso de smartphones e tablets e da mudança na forma como interagimos com esses dispositivos. A Pesquisa reúne estudos de usabilidade publicados em livros e artigos de alguns dos principais autores especializados em UX (experiência de usuário) como Jackob Nielsen, James Garrett e Steve Krug. Por meio da pesquisa foi possível detalhar os cinco componentes que definem a usabilidade como um atributo quantitativo, além de identificar as principais dificuldades e aspectos que devem ser levados em consideração ao desenvolver interfaces. O material teórico reunido foi posto em prática no processo de desenvolvimento de um aplicativo denominado Cota Mais, voltado para cotação de produtos em casas de materiais de construção. Todas as etapas da criação do Cota Mais seguiram a metodologia baseada nos cinco planos introduzidos por James Garrett (2011), que abordam o desenvolvimento de sistemas desde a estratégia, adotada junto ao cliente, até o projeto da superfície ou interface do programa. No plano onde se encontra a análise de similares, foi aplicada a metodologia de perspectivas (DIAS,et al., 2013), sobre os olhares do designer e do usuário. Assim, espera-se que esse estudo possa auxiliar na produção de aplicativos cujas interfaces facilitem a interação dos seus usuários na dinâmica de cotações.
- ItemO Estudo das identidades visuais flexíveis com aplicação na identidade visual da UNEB(2017-07-16) Silva, Julia de Oliveira da; Araújo, José Wilker Mendes de; Teixeira, Marcelo Geraldo; Souza Neto, Mestre Félix deEste projeto de pesquisa busca discorrer sobre o uso de identidades visuais flexíveis no âmbito do Design Gráfico. O projeto se desenvolve desde um levantamento bibliográfico a respeito das mudanças adotadas na criação de identidades visuais na contemporaneidade, passando por uma investigação a respeito de serviços e instituições que se utilizaram da concepção de identidades visuais pós-modernistas e quais objetivos buscavam alcançar, analisando o processo de criação de uma identidade visual flexível e suas características, culminando assim em uma proposta de redesign da identidade visual da UNEB, com o propósito de torná-la mais dinâmica e flexível.
- ItemAS CORES NO MARKETING: ESTUDO DE CASO: MARCA DO MCDONALD’S(2017-07-16) Rocha, GabrieleEste trabalho visa contribuir para a aplicação da cor em marcas, tendo uma das maiores empresas de fastfood do mundo, a McDonald’s, como estudo de caso, observando aspectos que influenciam a utilização da cor no marketing da empresa.
- ItemDesigner Gráfica: Uma Investigação Acerca da Participação de Mulheres na História do Design Gráfico Brasileiro(2017-07-19) ARAÚJO, Luíze Lemos de; BURY, Juliana Argollo LordêloReconhecendo a escassa literatura sobre o tema no Brasil, esta pesquisa investiga a produção nacional das mulheres no design gráfico, desde a década de 70, até a contemporaneidade. Com o objetivo de mapear e divulgar os trabalhos produzidos por mulheres designers gráficas, busca-se recontar, através de levantamentos bibliográficos e entrevistas, a história do design gráfico brasileiro, privilegiando as contribuições femininas e as produções do estado da Bahia. Visa-se atingir esse objetivo através da elaboração de dois produtos inter-relacionados: um portal que disponibilizará produções gráficas de mulheres contemporâneas e um livro de entrevistas com personalidades femininas relevantes para o panorama do design gráfico brasileiro.
- ItemSobre o medo de sentir medo: A visibilização da síndrome do pânico por meio do Motion Design(2017-07-19) Mendes, LeandroDiante de uma realidade em que os transtornos ansiosos são pouco compreendidos pela maior parte do coletivo, propiciando a concepção equivocada de que os indivíduos inseridos neste contexto vivem uma condição exclusiva e incompreensível que retroalimenta o ciclo de invisibilização dos transtornos, o presente trabalho consiste no desenvolvimento do projeto de uma animação que visibilize a síndrome do pânico e suas complexidades através das vivências do seu autor. Assim, além da experiência pessoal, objetiva-se o aprofundamento no campo teórico relacionado à problemática abordada e de habilidades e competências referentes ao motion design, facilitando a construção da narrativa que compartilhará uma verdade que será expressa pela linguagem audiovisual da animação. Para viabilização do vídeo, estão inclusos no projeto as etapas de fundamentação teórica, de organização e execuções técnicas que guiarão a representação visual do produto final e suas contribuições para área e para o autor enquanto futuro profissional.
- ItemREFERÊNCIAS IMAGÉTICAS DE AZULEJOS, EM CASARIOS DO BAIRRO SANTO ANTÔNIO (SALVADOR – BA), APLICADAS AO DESIGN DE SUPERFÍCIES(2017-07-20) PAULA, JACKSOM DIEGO DO NASCIMENTOA cidade de Salvador – BA apresenta grande quantidade de referências culturais dos povos que compõem esse país, mas infelizmente esse acervo é pouco explorado e exaltado pela sua população. Esse trabalho focou em um estudo imagético baseado na metodologia e pesquisa de Flavio Anthero, tendo como objetivo observar os azulejos das casas do Santo Antônio Além do Carmo, bairro da cidade de Salvador, que abriga uma vasta e diversificada formas de manifestações culturais pouco conhecidas pela população soteropolitana. As imagens coletadas foram transformadas em estampas, aplicadas a roupas com uma modelagem sem definição de gênero (conceito contemporâneo), o que nos fez retomar o histórico conceitual de Moda para entendermos o seu papel na identidade e costumes da sociedade. O processo resultou numa coleção de 5 (cinco) estampas, com grande variação de aplicabilidade; também um ensaio fotográfico, com o intuito de suprir demandas da sociedade, considerando o novo e o histórico.
- ItemA IMPORTANCIA DA APARENCIA (requisito estetico; funcoes simbolica e estetica) NA SELEcaO DE UM PRODUTO PELOS USUaRIOS: ESTUDO COMPARATIVO DA APAReNCIA DAS BICICLETAS MOUNTAIN BIKE E DE TRANSPORTE(2017-07-21) SILVA, PAULO HENRIQUE; SANTOS, RUTHEsta pesquisa tem por objetivo mostrar o estudo comparativo das bicicletas Mountain Bike e de transporte, tendo como base o experimento realizado por MariñoPequini (2005) onde foi avaliado os níveis de dor/desconforto considerando a postura do tronco e o ajuste do selim e assim encontrar a relação do usuário com o produto afim de definir parâmetros de usabilidade entre ambos. Esses estudos resultarão na elaboração de pesquisa para através da opinião dos usuários investigar a importância da aparência (requisito estético/simbólico) durante a seleção dos produtos. A partir disso, objetiva-se avaliar de acordo com os requisitos estéticos; função estética e nível visceral o comportamento dos usuários na escolha de um produto, enfatizando a importância desses aspectos no design de produtos.
- ItemA atividade do Design aplicada na formação dos professores da disciplina de artes: como o pensamento utilizado na atividade do design pode auxiliar os profissionais de educação de artes.(2017-07-21) Paixão, Rebeca AraujoEste trabalho tem como objetivo apresentar a possibilidade da utilização do Design como uma ferramenta pedagógica que auxilie professores da área de artes de forma que possibilite uma melhora na didática e desenvolvimento da disciplina e aprendizagem do aluno. Para isso a pesquisa foi delimitada em mostrar a importância da arte na educação e desenvolvimento do indivíduo e da aprendizagem, a forma como o design educacional pode auxiliar num melhor ensino-aprendizagem através do desenvolvimento do pensamento utilizado na atividade do design e como o design emocional pode ser aplicado na educação e servir como uma ferramenta que potencialize o ensino-aprendizagem. A busca por ferramentas pedagógicas que auxiliem no aperfeiçoamento do ensino-aprendizagem tem sido constante. Núcleos de pesquisa em arquiteturas pedagógicas dedicam-se a desenvolver projetos que levem a uma reinvenção da educação e processos pedagógicos. Apesar do design na educação ser algo novo no Brasil, em outros países já é pesquisado e até mesmo aplicado como na Inglaterra onde o design já faz parte de algumas disciplinas. Para compreensão do caso estudado e alcance dos objetivos da pesquisa desenvolveu-se buscas e investigações acerca de tudo que relacionava-se ao problema finalizando com a construção de recomendações a professores da disciplina de artes aplicando o Design Educacional em prol de levar a uma reflexão da didática trabalhada e dos métodos utilizados na disciplina com o objetivo de facilitar o processo de ensino-aprendizagem, levantando-se parâmetros e características necessários ao professor. Tais pesquisas partiram com base em metodologias de projeto em design onde a partir do conhecimento e estudo do problema pode-se chegar a solução.
- ItemA IMPORTÂNCIA DA ARTE-EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO: RECOMENDAÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DE PERSONAGENS DE ANIMAÇÕES MÚLTIPLO ÉTNICO-RACIAL COMO ELEMENTO POTENCIALIZADOR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA ARTE(2017-07-21) Favero, Daiane Souza; Santos, Jéssica Menezes de Araújo dos; Nascimento, Luís Antônio AzevedoEste trabalho consiste em abordar a importância da arte-educação e suas contribuições para a formação do indivíduo, com o propósito de gerar recomendações para a concepção de personagens que considere a multiplicidade das características étnico-raciais brasileiras apoiadas em conceitos do Design Emocional, para animações que contribuam para o ensino da arte. A partir deste objetivo buscamos compreender como o ensino da arte possibilita a construção de conhecimento, e em seguida investigamos como a animação pode potencializar o seu ensino-aprendizagem. O percurso teórico foi concebido a partir de levantamento bibliográfico de conteúdos acerca da arteeducação, a fim de evidenciar a importância desta para a formação do indivíduo, e a respeito do Design Emocional para entender o processo de interação emocional que ocorre entre os usuários/alunos com personagens de animações. Dessa forma, abordamos diretrizes que auxiliam na elaboração de animações educacionais e métodos de concepção de personagens, e propomos um banco de características fenotípicas étnico-raciais da população brasileira, a partir da concepção e realização de uma pesquisa imagética de perfis enquadrados nas raças estabelecidas pelo IBGE. Por fim, concluímos com recomendações para concepção de personagens com característica étnicas-raciais, com o propósito de utilizá-las em animações que potencializam o ensino da arte.
- ItemCONEXO - A publicização da nomofobia através das mídias sociais(2017-07-27) Lordelo, BiancaOs avanços tecnológicos provocaram muitas em muitas áreas ligadas à vida humana, trazendo inúmeros benefícios. A evolução do telefone celular para o smartphone foi uma delas. A rotina hoje, torna-se muito mais prática com a ajuda do aparelho. No entanto, apesar dos benefícios, a inserção dos smartphones no dia-a-dia, bem como aparelhos semelhantes, fizeram surgir uma nova patologia ligada ao uso abusivo dos mesmos: a nomofobia. Apesar da intensidade e proporção que a patologia tomou, a nomofobia é pouco notada e discutida na sociedade. Deste modo, o presente projeto discorre sobre a importância de notabilizar a nomofobia, investigando conceitos e teorias inerentes a questão. A partir de fundamentação teórica, análises, observações e outros meios de pesquisa, tem-se como principal propósito do projeto produzir um conteúdo audiovisual e um ambiente digital a fim de notabilizar e fornecer informações sobre a patologia. Espera-se que, além de visibilidade, este projeto contribua para a discussão em meio acadêmico e social acerca da nomofobia e também para a catalogação da mesma no Manual Diagnóstico Estatístico de Transtornos Mentais. Palavras-chave: Nomofobia, Transtorno mental; Audiovisual; Design; Curta
- ItemVideoinstalacao Ruptura(2018-07-01) Espíndola, NicoleEsta Atividade de Conclusão de Curso sugere um trabalho de videoinstalação capaz de despertar algumas reflexões sobre perturbações geradas pela ansiedade e pela depressão, por meio de uma mostra no primeiro semestre de 2018 no Campus I da Universidade do Estado da Bahia na cidade de Salvador. A temática retratada na exposição busca um diálogo por intermédio de peças de vídeo, desenhos, pinturas, escritas e fotografias, que atuam como expressões das desordens sofridas em crises de ansiedade e depressão. A videoinstalação Ruptura convida os visitantes a um percurso próximo a situações inquietantes e aflitivas vivenciadas pela provocação da angústia, por intermédio de uma produção audiovisual internalizando possibilidade de convivência, compreensão e experimentação acerca de um indivíduo transtornado com suas próprias crises psíquicas. O objetivo desta produção é criar um ambiente imersivo utilizando ferramentas multimídia, recursos visuais e emoções autorreferentes por matéria prima, para arriscar uma potente sensibilização sobre transtornos de ansiedade e depressão. Adotou-se a metodologia projetual organizada em três fases, nas quais a pesquisa e a compreensão das referências teóricas definem o ponto de partida, tendo o planejamento e o desenvolvimento de materiais organizados na segunda fase e, finalmente, a execução estrutural da instalação e sua exibição, situadas na terceira e última fase metodológica. Espera-se que este projeto venha a gerar, além do fluxo subjetivo inerente à ideia de um fazer artístico, uma oportunidade de sensibilização e abertura de diálogos acerca das abordagens, sobretudo uma bela motivação para a discussão no ambiente universitário sobre o tema. Dessa forma, esta proposta de videoinstalação, exposta em um âmbito acadêmico reunindo arte e psicanálise com plena liberdade de expressão, reúne elementos para oferecer ao corpo docente, discente e demais visitantes, uma imersão densa e sensível, dinâmica e pertinente.
- ItemMODELAGEM DE AMBIENTES 3D USANDO PROGRAMAS GRATUITOS(2018-07-16) Santos, Andrey Miranda A.A modelagem 3D é uma tecnologia que pode auxiliar o aprendizado do Design, da pré-visualização de produtos, simulação de materiais, tecidos, fluídos, criação de videojogos interativos, composições visuais e maquetes eletrônicas. Embora seja cada vez mais popular o uso desta tecnologia, estudá-la e aprendê-la no curso de Design de instituições públicas de ensino superior não é uma tarefa fácil. Alguns fatores como o custo das licenças de uso para programas comerciais necessários à realização das aulas e a própria existência de laboratórios com computadores que tenham hardware adequado à utilização dos programas são apenas algumas das dificuldades observadas. Diante desta situação, este trabalho mostra que a combinação de recursos gratuitos, criados por indivíduos ou de grupos de profissionais, pode ser utilizada para facilitar o aprendizado desta tecnologia no Curso de Design da Universidade do Estado da Bahia. Para demonstrar algumas possibilidades destes recursos e tecnologias, criei um modelo 3D do prédio 14 do Campus I, da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, principal prédio do Curso de Design.
- ItemPlanejamento e gestão territorial: análise da atuação politico-ambiental do comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Salitre (CBHS)(2020-10-04) Gomes, Thamires MercêsA discussão sobre a disponibilidade e qualidade da água sempre levanta questões sobre diversas questões econômicas, sociais e ambientais, desta forma as Políticas Nacionais e Estaduais de Recursos Hídricos se torna base que possa promover o uso mais adequado do recurso natural, buscando superar os desequilibrios, além ter interrelações com o ordenamento territorial e planejamento buscando possibilidades de nortear os usos das águas nas bacias hidrográficas e adequá-los para uma gestão territorial mais integrada. Portanto, a Gestão de Recursos Hídricos traz aspectos relevantes e prevendo uma gestão participativa e descentralizada, podendo ser visualizada nos Comitês de Bacias Hidrográficas. Nesse intuito, o presente estudo tem como objetivo compreender o Comitê de Bacia Hidrográfica do Salitre enquanto agente político e ambiental no planejamento, articulação e gestão territorial dos recursos hídricos. Desta forma, identificar como se organiza essa entidade (Comitê), seus agentes e são suas formas de atuação política e sócio-ambiental no território baiano ajudam a melhor compreensão do sistema. Partindo destes pressupostos, as questões norteadoras se tornam bastante relevante, sendo elas: Em que medida o CBHS tem conseguido obter resultados no processo de articulação, planejamento e gestão territorial dos recursos hídricos? A metodologia qualitativa desse estudo possibilitou ter uma ampla visão das questões expostas acima, sendo que está sendo realizado um levantamento nos órgãos estaduais, conselho estadual e demais instituições pertinentes das legislações pertinentes, assim como os documentos internos que definem a estrutura e o funcionamento do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Salitre, posteriormente foi realizado a avaliação de cinco instrumentos de gestão de recursos hídricos com relação do CBH Salitre. Durante o desenvolvimento da pesquisa permitiu compreender como o sistema de gestão de recursos hidricos possui inumeras potencialidades para se tornar um sistema de gerenciamento hidrico-ambiental e ao analisar a construção do Plano de Recursos Hídricos e Enquadramento dos Corpos Hídricos nota-se que ocorreu de forma participativa e ampla, além de que o comitê tem uma característica de está discustindo nas reuniões conflitos de recursos pelo uso da água devido a escassez na bacia. Os principios de participação, integração e descentralização constituem a base da gestão de recursos hídricos e apontam uma nova fora de gerenciamento sinalizando um exercício pleno da deemecracia na condução da gestão dos recursos hídricos e ações do Estado. Em suma, diante o cenário pesquisamos, podemos notar como o CBHS vem amadurencendo nas discussões diante a descentralização da política de recursos hídricos.
- ItemPlanejamento urbano em pequenas cidades: o PDDU de Gandu-Ba em análise(2021-03-31) Oliveira, Ecírio Barreto Santos deEste trabalho refere-se a dissertação de Mestrado intitulada Planejamento Urbano em Pequenas Cidades: O P.D.D.U. de Gandu-BA em Análise, desenvolvida no âmbito do Programa de Estudos Territoriais (PROET) - UNEB. O objetivo dessa pesquisa é analisar o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano do Município de Gandu-BA e sua aplicação enquanto instrumento de planejamento e ordenamento territorial. Os procedimentos metodológicos que orientaram esta etapa do trabalho contemplaram a revisão de literatura; o levantamento de dados secundários; a pesquisa online; a aplicação de entrevistas semiestruturadas e os registros fotográficos; a construção da base cartográfica com auxilio do software livre QGIS 3.10. Esse estudo destaca o sentido do planejamento em pequenas cidades diante das tendências e dos impasses do planejamento urbano no Brasil. Nessa abordagem é realizada uma investigação sobre o processo do planejamento urbano no Brasil, que tem seu inicío no final do século XIX, enfatizando suas características e as concepções de planejamento aplicadas ao longo do tempo. Posteriomente, passa-se a explorar essa temática por meio da análise acerca da interface entre o planejamento e a produção do espaço urbano. Na sequência, se discute acerca do Plano Diretor Urbano enquanto principal instrumento que resulta das políticas de planejamento urbano nos municípios brasileiros. Como desfecho dessa discussão teórica, dá-se ênfase ao debate em torno do planejamento urbano em pequenas cidades, onde são destacadas a sua relação com o campo e sua inserção na rede urbana. Essa dimensão teórica que embasa a pesquisa privilegiou as análises de autores como Corrêa (1995, 2006, 2007, 2011, 2012), Lefébvre (1999, 2001, 2006), Santos (2009, 2015), Villaça (1999) e Endlich (2009). Finalmente, são destacados os atributos socioespaciais do município de Gandu,conduzindo para a análise do seu P.D.D.U., dando ênfase ao processo da participação social na elaboração do documento, às políticas urbanas propostas no plano e às efetivadas no espaço. Como resultado da pequisa foi constatado que o P.D.D.U. de Gandu encontra-se desatualizado, pois já se passaram quase duas décadas após sua elaboração; assim, o estudo aponta alguns elementos no espaço urbano que devem ser considerados quando da elaboração/atualização de políticas de planejamento urbano no município. Além disso, enfatiza a necessidade de se aprofundar futuras investigações sobre o planejamento urbano em pequenas cidades baianas.
- ItemPeriferias urbanas? Interfaces rururbanas? Ou áreas rurais próximas à cidade? A criação do bairro CIS norte em Feira de Santana – Bahia(2021-04-05) Jesús, Mariana Oliveira deEm cidades médias consolidadas, bem como em algumas metrópoles, nota-se que algumas áreas periféricas urbanas são confundidas com áreas rurais, do ponto de vista da leitura da paisagem. Essas áreas mesclam elementos urbanos e rurais confundindo assim o/a observador(a). Alguns/algumas autores/autoras chamam essas áreas de interfaces rururbanas. Na pesquisa em tela, objetiva-se analisar a criação do bairro CIS Norte, em Feira de Santana, segunda maior cidade do estado da Bahia, instrumentalizada pela Lei Complementar 075/2013, buscando entender suas implicações socioespaciais à luz das especificidades das áreas periféricas e dos novos dinamismos de áreas rurais situadas próximas a espaços urbanos. Para sua realização, inicialmente fez-se um referencial teórico-conceitual para dialogar com diferentes autores que abordam conceitos importantes, como periferias urbanas, espaços híbridos, ruralidades e urbanidades; e analisou-se os documentos institucionais como o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) e a da referida lei. Fez-se uso também de entrevistas com os moradores e atividades de campo com observações e anotações, promovendo diálogo entre teoria e empiria. O trabalho revelou que na cidade em questão a criação de bairros gerou especulação imobiliária, valorização e aumento do valor da terra, além do “esticamento” da malha urbana em direção às áreas rurais. A Lei 075/2013, transformou áreas com características predominante rurais em urbanas, como o CIS Norte, e não criou instrumentos urbanos que proporcionassem melhoria da qualidade de vida. Isso que impactou os direitos da população rural e a permanência dos moradores e seus descendentes no referido espaço analisado, recorte espacial da pesquisa que resultou no presente texto.
- ItemCultura, Territorialidades e Propriedade intelectual: análise crítica do discurso sobre indicações geográficas na Bahia(2021-04-06) Silva, Priscila de JesusEsta pesquisa aborda a produção e a circulação de sentidos por meio da linguagem, no ambiente da Propriedade Intelectual brasileiro, para captar as significações produzidas através dos registros de Indicações Geográficas (IGs), nos territórios com produtos de especificidade territorial do estado da Bahia - Brasil. O objetivo é identificar e analisar, através de uma abordagem dialógica entre os Estudos Culturais, processos comunicacionais e a Geografia, a apropriação dos elementos culturais que competem para o reconhecimento e a consolidação das IGs. A pesquisa se desenvolveu no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Estudos Territoriais da Universidade do Estado da Bahia (PROET – UNEB) e elucidou o lugar das identidades culturais na construção discursiva hegemônica sobre as IGs; as territorialidades implicadas nessas construções, além de apontar as fragilidades e potenciais dos repertórios culturais enquanto recurso para o desenvolvimento territorial. Do ponto de vista metodológico, o trabalho norteia-se pelo modelo tridimensional da Análise Crítica do Discurso (ACD), em Fairclough, através do qual se pode averiguar as práticas sociais e discursivas, ideologias e intertextualidades imbricadas no discurso hegemônico sobre IG na Bahia. Investiga-se como a dimensão cultural dos territórios é interpelada tanto nos textos jurídico-técnicos das institucionalidades das IGs, como pelo discurso midiático sobre o tema. Norteando-se pela Análise Crítica do Discurso (ACD), em Fairclough, e por teóricos como o brasileiro Rogério Haesbaert e o britânico-jamaicano Stuart Hall, investigou-se como a dimensão cultural dos territórios é interpelada tanto nos textos jurídico-técnicos das institucionalidades das IGs, como pelo discurso midiático. Tratou-se de compreender como a lógica globalista para o consumo, sob os rótulos dos produtos de origem, impacta nas narrativas sobre a multiplicidade de representações identitárias territoriais e competem para o reconhecimento e promoção, ou suposta invisibilização das diferenças. Os resultados da pesquisa apontaram diretrizes para a sinergia entre os campos da Propriedade Industrial e produção em comunicação e cultura, na perspectiva da valorização da dimensão simbólica e identitária territorial através das IGs.
- ItemRegião: uma análise das obras didáticas de geografia a partir do PNLD(2021-05-25) Santos, Gilton Cruz dosA abordagem do conceito de região é fundante no processo de escolarização e, sobretudo, na Educação Geográfica. A investigação que resultou nesta dissertação é caracterizada como uma pesquisa de natureza básica, de abordagem qualitativa, vinculada à Linha de Pesquisa II – Processos Territoriais e Dinâmica UrbanoRegional, do Programa de Pós-Graduação em Estudos Territoriais (PROET), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), cuja problemática envolveu a seguinte questão: como o conceito de região é abordado nos livros didáticos de Geografia dos anos finais do Ensino Fundamental do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), do triênio 2017 a 2019 e do quadriênio 2020 a 2023, adotadas na escola pública Estadual Polivalente de Aratu, localizada na cidade de Simões Filho - BA, no Território de Identidade Metropolitano de Salvador e como esse conceito possibilita compreender o processo de regionalização, de modo a contribuir para uma melhor Educação Geográfica? A intenção da pesquisa foi analisar como a região, enquanto conceito fundante da Geografia, e a regionalização são apresentadas nos livros didáticos de Geografia dos anos finais do Ensino Fundamental do PNLD de 2017 a 2019, de modo a comparar as abordagens da regionalização feitas nas coleções didáticas escolhidas no quadriênio 2020 a 2023, com vistas a compreender como essas obras apresentam os conceitos de região e de regionalização para discutir temáticas pertinentes à Educação Geográfica. Além desta intencionalidade primordial, a pesquisa pretendeu discutir a região como uma das principais categorias de análise espacial e conceito fundante no ensino de Geografia para compreender a regionalização brasileira; historicizar o PNLD como importante política pública voltada para a educação básica e para o ensino de Geografia; discutir a região como um dos principais conceitos e categoria de análise espacial para o ensino da Geografia; analisar a abordagem do conceito de região nos livros didáticos de Geografia dos anos finais do Ensino Fundamental do PNLD, selecionados e utilizados no Colégio Estadual Polivalente de Aratu, da rede pública da cidade de Simões Filho, tendo em vista comparar as obras didáticas do PNLD de 2017 a 2019 com as obras do quadriênio 2020 a 2023 do PNLD 2020 e; identificar as principais linguagens apresentadas e indicadas nos volumes dos livros adotados no Colégio Estadual Polivalente para abordar conteúdos relacionados ao conceito de região e como estes podem ajudar o professor a discutir questões voltadas para os modelos de regionalizações Geoambientais, brasileira, africana e europeia possibilitando uma melhor Educação Geográfica. A dissertação está estruturada a partir de três grandes eixos temáticos, a saber: 1) a categoria região e o ensino de Geografia; 2) a regionalização nas obras didáticas de Geografia dos anos finais do Ensino Fundamental; 3) a representação da categoria região nas diversas imagens dos livros didáticos – representações cartográficas, gráficos, fotografias, quadros e tabelas. Os procedimentos metodológicos envolvidos nesta pesquisa qualitativa estiveram ancorados na análise dos seguintes documentos: - a obra didática Homem & Espaço de autoria de Elian Alabi Lucci e Anselmo Lazaro Branco aprovada no PNLD dos anos finais do Ensino Fundamental do triênio 2017-2019, utilizada no Colégio Estadual Polivalente de Aratu, da cidade de Simões Filho (SF), no estado da Bahia; análise da obra didática Araribá Mais Geografia, de autoria de Cesar Brumini Dellore, coleção escolhida e adotada para a mesma unidade escolar, para o quadriênio de 2020 a 2023. Além das análises comparativas dessas duas coleções, foi feita uma análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no que concerne às questões pertinentes ao componente Geografia e do Guia Digital PNLD de Geografia de 2020. As abordagens apresentadas nesta dissertação são imprescindíveis para o processo de Educação Geográfica, haja vista que região é um conceito importante para o desenvolvimento do raciocínio geográfico e do pensamento espacial, bem como poderá contribuir para a formação continuada do professor de Geografia, além de possibilitar futuras outras reflexões e publicações sobre os conceitos de região e de regionalização. Nessa análise comparativa das coleções didáticas, perceberam-se algumas mudanças apresentadas na coleção Araribá Mais Geografia relacionadas às temáticas regionais embutidas nos objetos de conhecimentos discutidos, ou seja, ocorreu uma ênfase à percepção humanística, ao espaço vivido e à ideia de pertencimento ao lugar, indicativos pertinentes à proposta da Educação Geográfica, a qual se preocupa com o assunto que está sendo abordado em sala de aula e que contemple o contexto e a realidade dos estudantes.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »