Licenciatura em Pedagogia - DCH9
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Pedagogia - DCH9 por Palavras-chave "Processo de ensino"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemO relacionamento entre professor e aluno no processo de ensino e de aprendizagem via contrato pedagógico(Universidade do Estado da Bahia, 2023-06-12) Oliveira, Ana Clara Carvalho Borges de; Silva, Daiane Vieira da; Silva, Darto Vicente da; Pereira, Neiva dos Santos; Tavares, Christiane Andrade Regis; Coité, Simone Leal SouzaO presente trabalho centrou-se na análise sobre como acontece o relacionamento entre professor e aluno no processo de ensino e de aprendizagem, visto que esses dois processos são intrínsecos à função escolar de socialização do saber científico. Para tanto, identificamos as características presentes no relacionamento entre professor e aluno, sendo que a principal delas é ser pautado em um contrato pedagógico e/ou didático. Em seguida, fizemos uma análise dos perfis docentes - permissivo, autoritário e autoridade -, evidenciando a relação existente entre poder e saber; por fim, fizemos uma discussão a respeito da essência do processo de ensino e de aprendizagem. Os principais autores que fundamentaram nossa pesquisa foram: Arendt (2003), Foucault (2014) e (1979), Francisco (1979), Libâneo (2013), Pereira (2009) e Savater (1988). Optamos pela abordagem qualitativa e o tipo de pesquisa foi a bibliográfica. Os resultados desse estudo mostraram que o contrato pedagógico e/ou didático viabiliza o ensino e a aprendizagem com qualidade, os quais, por sua vez, só podem acontecer quando o professor exerce seu poder, advindo do saber, e quando assume a autoridade docente que lhe compete.