Pós-Graduação Latu Sensu em Práticas Docentes Interdisciplinares
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Pós-Graduação Latu Sensu em Práticas Docentes Interdisciplinares por Assunto "Interdisciplinaridade"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemNovo ensino médio no Colégio Estadual Luís Prisco Viana, em Lagoa Real, Bahia: a organização do currículo e a interdisciplinaridade(2023-03-30) Pessoa, Edson SantanaA escola, em todas as etapas da vida, é um espaço extremamente importante para a formação dos indivíduos. É por meio dela que se dá a produção e apropriação do conhecimento formal. Por esta razão, este trabalho toma como objeto de estudo o Novo Ensino Médio, implantado no Brasil a partir da Lei nº13.415/2017. O objetivo norteador deste estudo é analisar a organização curricular do Novo Ensino Médio em uma escola pública do município de Lagoa Real, identificando a concepção de interdisciplinaridade abordada na proposta. Do ponto de vista metodológico, é uma pesquisa de cunho qualitativa, ancorada na análise documental. Para o seu desenvolvimento, foi selecionado como ambiente de pesquisa o Colégio Estadual Luís Prisco Viana, no município de Lagoa Real, Bahia. A análise documental consistiu no estudo da Lei 13415/2017 que instituiu o Novo Ensino Médio, da Base Nacional Comum Curricular, do Documento Curricular Referencial da Bahia e das matrizes curriculares do Colégio investigado. Os resultados da investigação apontaram que os documentos que orientam a implantação do Novo Ensino Médio no Brasil e na Bahia explicitam uma visão de educação baseada nos princípios do Neoliberalismo que pretende formar um sujeito em aderência com as demandas do mundo do trabalho. As matrizes curriculares do Novo Ensino Médio do Colégio Luís Prisco Viana indicam um desejo de trabalhar na perspectiva de construção interdisciplinar do conhecimento, entretanto, as ementas não sinalizam um diálogo mais consistente com o contexto social e cultural dos estudantes do Ensino Médio. Tal fato pode comprometer os resultados dessa política a qual está sendo questionada em todo o país.
- ItemTecnologias digitais da informação e comunicação em aulas de matemática numa perspectiva interdisciplinar: uma revisão sistemática de literatura no periódico bolema(2023-03-30) Silva, Sidinéia ChagasEste estudo buscou investigar, por meio de uma revisão sistemática de literatura, as contribuições das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação nas aulas de Matemática numa perspectiva interdisciplinar. Para isso, tem como objetivos identificar, nos artigos publicados no periódico BOLEMA, softwares e aplicativos utilizados no ensino de Matemática; compreender o processo de ensino aprendizagem por meio das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação; avaliar a importância dos recursos digitais no processo educacional para a construção de um conhecimento interdisciplinar. A investigação foi realizada tendo como base as publicações no periódico BOLEMA nos últimos dez anos (2013-2022). A metodologia utilizada compreendeu uma pesquisa de abordagem qualitativa e de caráter exploratório, a partir de uma Revisão Sistemática de Literatura, apresentando uma visão geral sobre o tema: Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação em aulas de Matemática. Os resultados da investigação reafirmam que as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação trazem contribuições significativas ao ensino de Matemática. Entre as contribuições apresentadas estão: o dinamismo, a confiança, o entusiasmo, a investigação, a troca de experiências, a visualização, a argumentação e a construção do próprio conhecimento pelo estudante. Em relação à interdisciplinaridade no ensino de Matemática, foi possível identificar, nos estudos analisados, de um lado, que o ensino de forma interdisciplinar promove a inter-relação entre as diversas áreas do conhecimento e a contextualização dos conteúdos, e, por outro lado, identificamos também a dificuldade de se trabalhar a interdisciplinaridade nas aulas de Matemática.