Pós-Graduação Latu Sensu em Práticas Docentes Interdisciplinares

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    O uso das tecnologias educacionais no contexto pandêmico da COVID-19: um desafio à escola
    (Universidade do Estado da Bahia, 2022) Rebouças , Fernanda Amorim Ferreira; Fernandes, Marinalva Nunes; Marques, Zélia Malheiro; Silva, Zezito Rodrigues da
    Em 2020, o Brasil apresentou os primeiros casos do novo coronavírus (COVID-19). Diante dessa crise sanitária, a tecnologia tornou-se uma grande aliada e a internet, um meio mais eficaz para comunicação, isso quando se tem acesso a ela, assim, muitos trabalhos são realizados por Home Office, e o ensino por meio remoto e/ou híbrido. O estudo tem como objetivo compreender as mudanças no processo educacional das escolas a partir da realidade vivenciada na pandemia, e como tudo isso atinge a relação do homem com a tecnologia, o que evidencia injustiças e desigualdades sociais históricas. Esta pesquisa, de cunho referencial bibliográfico, tem como ponto de partida a recolha e seleção de materiais críticos e teóricos, tendo como abordagem qualitativa e realização de pesquisa documental, no qual analisamos relatórios de algumas escolas da cidade de Guanambi-BA. Numa simbiose de informações que dialogam entre si, esse contexto educacional é atingido pelos entraves e protocolos que a pandemia nos impõe. O que nos coloca diante de um grande desafio, que requer uma formação contínua e atualizada, de toda a comunidade escolar. Novos hábitos e atitudes educativas são necessários para um processo que a todos deve incluir, pois a escola deve romper com a desigualdade social e não reproduzi-la, como ocorre em muitos casos.
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    Rebouças o uso das tecnologias educacionais no contexto pandêmico da COVID-19: um desafio à escola
    (Universidade do Estado da Bahia, 2022-10-22) Rebouças, Fernanda Amorim Ferreira; Fernandes, Marinalva Nunes; Marques, Zélia Malheiro; Silva, Zezito Rodrigues da
    Em 2020, o Brasil apresentou os primeiros casos do novo coronavírus (COVID-19). Diante dessa crise sanitária, a tecnologia tornou-se uma grande aliada e a internet, um meio mais eficaz para comunicação, isso quando se tem acesso a ela, assim, muitos trabalhos são realizados por Home Office, e o ensino por meio remoto e/ou híbrido. O estudo tem como objetivo compreender as mudanças no processo educacional das escolas a partir da realidade vivenciada na pandemia, e como tudo isso atinge a relação do homem com a tecnologia, o que evidencia injustiças e desigualdades sociais históricas. Esta pesquisa, de cunho referencial bibliográfico, tem como ponto de partida a recolha e seleção de materiais críticos e teóricos, tendo como abordagem qualitativa e realização de pesquisa documental, no qual analisamos relatórios de algumas escolas da cidade de Guanambi-BA. Numa simbiose de informações que dialogam entre si, esse contexto educacional é atingido pelos entraves e protocolos que a pandemia nos impõe. O que nos coloca diante de um grande desafio, que requer uma formação contínua e atualizada, de toda a comunidade escolar. Novos hábitos e atitudes educativas são necessários para um processo que a todos deve incluir, pois a escola deve romper com a desigualdade social e não reproduzi-la, como ocorre em muitos casos.
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    Práticas docentes interdisciplinares nos anos finais do ensino fundamental: desafios e possibilidades
    (2022-12-16) Neves, Aristéia Silva
    As práticas interdisciplinares são ações que tornam o processo de ensino mais contextualizado e interativo, exigindo novas posturas dos docentes frente ao ensinar. Partindo disso essa pesquisa teve como objetivo investigar como se dá as práticas interdisciplinares nas escolas públicas do município de Caetité-BA, levando a indícios que apontem os desafios para efetivação desta prática no espaço escolar e as possibilidades para que essa ação seja adotada pelos docentes e pelas instituições de ensino, discorrendo como ela influencia no processo de ensino e aprendizagem na sala de aula. O presente estudo viabiliza-se por meio da pesquisa bibliográfica, baseando-se em um processo de estudo de vários autores, e em uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, com definições de amostragem, possibilitando um estudo amplo e claro. Para embasamento desta pesquisa foram utilizados teóricos, tais como: Antunes (2003), Azevedo (2010), Brasil (2001), Castilho (2004), Cervo (2002), Fazenda (1998), (2002),(2003) , Fiorin (2008) Gil (1999), Japiassu (1994), Piletti (2002), Scolaro (2001), Scolaro (2001), Silva (2019), Zanella (2013), Yin (2001), as legislações oficiais, Lei de Diretrizes e Bases (LDB), Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Espera-se que essa pesquisa possa contribuir consideravelmente para os professores possibilitando uma compreensão sobre a interdisciplinaridade e a criação de estratégias para a melhoria do ensino.
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    Implicações da interdisciplinaridade na prática educativa: as narrativas de professoras nos anos iniciais do ensino fundamental na/da escola do campo
    (2023-03-31) Barbosa, Carla Bertrine Oliveira
    A presente monografia intitulada Implicações da interdisciplinaridade na prática educativa: as narrativas das professoras nos anos iniciais do ensino fundamental na/da escola do campo. Teve como objetivo geral, compreender as implicações da prática interdisciplinar para o conhecimento, nos anos iniciais do Ensino fundamental em uma escola do campo. Tal objetivo se desdobra em objetivos específicos: analisar a importância da interdisciplinaridade no contexto escolar; entender sobre a prática educativa na perspectiva da interdisciplinaridade na escola do campo; identificar estratégias interdisciplinares utilizadas pelos/as professores/ as no processo ensino aprendizagem em uma escola do campo. O projeto de pesquisa foi desenvolvido a partir da abordagem qualitativa e teve como participantes da pesquisa duas professoras que atuam na rede municipal de ensino do Município de Riacho de Santana, Bahia. A produção dos dados se deu por meio da entrevista narrativa e os resultados apontam que a interdisciplinaridade é um tema amplo e complexo, no que diz respeito às práticas educativas. A formação do professor é também, resultado de uma atividade interdisciplinar, um novo princípio norteador da reorganização dos diversos objetos de estudo e de reformulação das estruturas pedagógicas para superar a fragmentação do saber, conhecimentos esses que serão adquiridos a partir do tema investigado. Para o embasamento teórico, pautou-se em Arroyo (2004;2007) Brasil ( 2000;2017) Caldart (2009;2012) Demo ( 1996) Freire ( 1981;1987;2016) Gadotti ( 2006) Hernandéz ( 1998) Japiassu ( 2013) Libâneo ( 2017) Lakatos ( 2005) Castells ( 1999) Mizukami ( 1986), o projeto de pesquisa através das narrativas possibilitou as informações acerca do conhecimento e experiências nas práticas pedagógicas no contexto atual.
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    Novo ensino médio no Colégio Estadual Luís Prisco Viana, em Lagoa Real, Bahia: a organização do currículo e a interdisciplinaridade
    (2023-03-30) Pessoa, Edson Santana
    A escola, em todas as etapas da vida, é um espaço extremamente importante para a formação dos indivíduos. É por meio dela que se dá a produção e apropriação do conhecimento formal. Por esta razão, este trabalho toma como objeto de estudo o Novo Ensino Médio, implantado no Brasil a partir da Lei nº13.415/2017. O objetivo norteador deste estudo é analisar a organização curricular do Novo Ensino Médio em uma escola pública do município de Lagoa Real, identificando a concepção de interdisciplinaridade abordada na proposta. Do ponto de vista metodológico, é uma pesquisa de cunho qualitativa, ancorada na análise documental. Para o seu desenvolvimento, foi selecionado como ambiente de pesquisa o Colégio Estadual Luís Prisco Viana, no município de Lagoa Real, Bahia. A análise documental consistiu no estudo da Lei 13415/2017 que instituiu o Novo Ensino Médio, da Base Nacional Comum Curricular, do Documento Curricular Referencial da Bahia e das matrizes curriculares do Colégio investigado. Os resultados da investigação apontaram que os documentos que orientam a implantação do Novo Ensino Médio no Brasil e na Bahia explicitam uma visão de educação baseada nos princípios do Neoliberalismo que pretende formar um sujeito em aderência com as demandas do mundo do trabalho. As matrizes curriculares do Novo Ensino Médio do Colégio Luís Prisco Viana indicam um desejo de trabalhar na perspectiva de construção interdisciplinar do conhecimento, entretanto, as ementas não sinalizam um diálogo mais consistente com o contexto social e cultural dos estudantes do Ensino Médio. Tal fato pode comprometer os resultados dessa política a qual está sendo questionada em todo o país.