Pós-Graduação Latu Sensu em Práticas Docentes Interdisciplinares
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Pós-Graduação Latu Sensu em Práticas Docentes Interdisciplinares por Assunto "interdisciplinaridade"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemImplicações da interdisciplinaridade na prática educativa: as narrativas de professoras nos anos iniciais do ensino fundamental na/da escola do campo(2023-03-31) Barbosa, Carla Bertrine OliveiraA presente monografia intitulada Implicações da interdisciplinaridade na prática educativa: as narrativas das professoras nos anos iniciais do ensino fundamental na/da escola do campo. Teve como objetivo geral, compreender as implicações da prática interdisciplinar para o conhecimento, nos anos iniciais do Ensino fundamental em uma escola do campo. Tal objetivo se desdobra em objetivos específicos: analisar a importância da interdisciplinaridade no contexto escolar; entender sobre a prática educativa na perspectiva da interdisciplinaridade na escola do campo; identificar estratégias interdisciplinares utilizadas pelos/as professores/ as no processo ensino aprendizagem em uma escola do campo. O projeto de pesquisa foi desenvolvido a partir da abordagem qualitativa e teve como participantes da pesquisa duas professoras que atuam na rede municipal de ensino do Município de Riacho de Santana, Bahia. A produção dos dados se deu por meio da entrevista narrativa e os resultados apontam que a interdisciplinaridade é um tema amplo e complexo, no que diz respeito às práticas educativas. A formação do professor é também, resultado de uma atividade interdisciplinar, um novo princípio norteador da reorganização dos diversos objetos de estudo e de reformulação das estruturas pedagógicas para superar a fragmentação do saber, conhecimentos esses que serão adquiridos a partir do tema investigado. Para o embasamento teórico, pautou-se em Arroyo (2004;2007) Brasil ( 2000;2017) Caldart (2009;2012) Demo ( 1996) Freire ( 1981;1987;2016) Gadotti ( 2006) Hernandéz ( 1998) Japiassu ( 2013) Libâneo ( 2017) Lakatos ( 2005) Castells ( 1999) Mizukami ( 1986), o projeto de pesquisa através das narrativas possibilitou as informações acerca do conhecimento e experiências nas práticas pedagógicas no contexto atual.