Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA) por Assunto "Aprendizagens"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemJogos Educativos Online: Possibilidades e Desafios Para a Aprendizagem dos Estudantes da EJA(2021) Pereira, Rose Santos de JesusA presente dissertação aborda o tema jogos digitais e EJA e tem por título Jogos Educativos Online: possibilidades e desafios para a aprendizagem dos estudantes da EJA. Ela possibilitará análises e reflexões sobre a utilização de estratégias envolvendo jogos educativos online em atividades pedagógicas realizadas nas aulas e tem a finalidade de verificar o seguinte problema: Como os jogos educativos online podem potencializar as aprendizagens dos estudantes da EJA? Em atendimento a essa proposta de trabalho, o objetivo geral será compreender como os jogos educativos online podem potencializar a aprendizagem dos estudantes da EJA. Empregamos a Etnopesquisa Crítica/Formação enquanto abordagem metodológica da pesquisa, sendo intermediada por uma perspectiva qualitativa, em que o pesquisador tem contato direto com os colaboradores/participantes da investigação imersos em seu ambiente, não os olhando de fora, mas sim, envolvendo-os no estudo, favorecendo com que se tornem coparticipes do processo. Os apanhados dessa pesquisa revelaram que os jogos educativos online, quando utilizados de forma adequada, se constituem enquanto mecanismos que podem favorecer o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes da EJA, contribuindo para a formação do pensamento crítico. Eles têm potencial para cooperar com o desenvolvimento dos referidos haja vista que fomentam a construção coletiva de saberes, desenvolvem a criatividade, possibilitam o processo de autoria e colaboração tanto de estudantes quanto de professores. O acesso ao conhecimento de maneira contextualizada, participativa e crítica, possibilita que os sujeitos da EJA possam avançar em seus estudos, desenvolvendo as capacidades necessárias ao seu desenvolvimento contínuo e isso está intrinsecamente relacionado ao processo de formação inicial e continuada de professores, que se constitui em condição importante para a ocorrência de práticas pedagógicas de mais qualidade e que atendam às necessidades dos sujeitos da EJA. Identificamos carências e fragilidades na oferta e desenvolvimento do processo formativo de professores, sobretudo, para a EJA, pois o que vislumbramos são formações aligeiradas, descontextualizada e com baixa oferta. Do mesmo modo, percebemos ausência e/ou insuficiência na preparação de professores para a utilização dos jogos digitais como estratégias pedagógicas nas salas de aula. Propusemos como produto final a formação em serviço dos docentes que atuam na escola, nas turmas de EJA, a fim de que possam desenvolver aulas que tenham como estratégia metodológica, o uso dos jogos educativos online.