Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) por Assunto "Abandono"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemO gargalo da educação no município de Riacho de Santana, BA: o alto índice de evasão e a DIS como consequência(2021-04-22) Ribeiro, Margarete Pereira FernandesEsta pesquisa de mestrado analisou os dados e indicadores da educação pública da Rede Municipal de Ensino de Riacho de Santana-BA, referentes ao ano letivo de 2019, a fim de verificar onde estão os gargalos da educação e como a Rede de Ensino lida com a produção do ―fracasso escolar‖, com o objetivo de oferecer um Produto Educacional que tem por finalidade colaborar com a formação continuada dos professores da Educação Básica da Rede Municipal de Ensino, com vistas à melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem, tomando como base a DIS no município de Riacho de Santana, BA. Para tanto, partimos do conceito de ―fracasso escolar‖, que indica as engrenagens sociais e institucionais responsáveis pela perpetuação da não aprendizagem de milhares de estudantes. Para este estudo, fez-se necessário: a pesquisa bibliográfica, numa perspectiva histórico-crítica, referenciada em autores como Charlot (2000, 2005, 2009); Cohen (2004- 2006); Cordié (1996); Lahire (1997, 2016) e Patto (2015); análise dos dados e indicadores da educação pública municipal; escuta ao Dirigente Municipal de Educação (DME), aos membros do Conselho Municipal de Educação (CME) e com sete professores que atuam na Rede Municipal de Ensino; e a realização de Grupo Focal com os sete professores participantes da pesquisa. A análise das informações e dados coletados foi realizada com base na análise de conteúdo. Identificamos que o ―fracasso escolar‖ que permeia a educação na Rede Municipal de Ensino de Riacho de Santana, BA, tem suas causas em variáveis internas e externas à Rede de Ensino, as quais perpassam por vários contextos, a saber: socioeconômicos, políticos, pedagógicos, de gestão da educação, das políticas descontínuas e compensatórias da educação, da falta de infraestrutura da escola pública, da desvalorização dos profissionais da educação, da organização da escola. Identificamos também que é um fenômeno naturalizado tanto pela sociedade quanto pelas instituições de educação, sendo sustentado em estereótipos que rotulam o aluno e suas famílias como sendo responsáveis pelas situações de ―fracasso escolar‖. Para conhecer com mais propriedade o campo de estudo e pesquisa sobre essa temática, foram consideradas pesquisas realizadas em diferentes estados nacionais. A técnica de Grupo Focal, realizada de modo virtual, me possibilitou conhecer histórias, vivências e experiências, e a realidade por trás dos dados estatísticos da educação. Os diálogos focalizados revelaram também inúmeras divergências e contradições nas falas dos professores, posto que, ao mesmo tempo em que entendem o problema como naturalizado, se mostraram angustiados com relação aos índices estatísticos da educação municipal, sinalizando as possíveis causas escondidas na frieza dos números, assim como os inúmeros desafios que esses profissionais enfrentam no dia a dia da sala de aula, ficando ainda mais explícita a necessidade de se repensar a qualidade dos serviços educacionais ofertados na Rede Municipal de Ensino.