Licenciatura em Pedagogia - DCH9
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Pedagogia - DCH9 por Assunto "Alfabetização"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAlfabetização e letramento: reflexões teórico-práticas sobre as dificuldades de aprendizagem(2021-07-19) Almeida, Catiene Lemos de; Santos, Sabrina GouveiaO presente trabalho monográfico intitulado como “Alfabetização e Letramento: reflexões teórico-práticas acerca das dificuldades de aprendizagem” teve como objetivo analisar as intervenções didáticas do professor alfabetizador frente às dificuldades apresentadas pelos alunos durante o ciclo da Alfabetização. Discute a interseção do processo de Alfabetização e letramento durante a prática do alfabetizador, bem como suas especificidades no tocante ao desenvolvimento das competências e habilidades da lecto-escrita. Para referenciar este estudo, foi feita uma pesquisa bibliográfica, a qual contou com autores (as) como: Vygotsky (1998), Freire (2007), Soares (2007), Carvalho (2008), Ferreiro, e Teberosk (2008), dentre outros. A pesquisa de campo exploratória e qualitativa teve como técnica e instrumento o questionário aplicado junto ao grupo de professoras alfabetizadoras da rede pública de ensino da cidade de Barreiras - BA. Entre os achados da pesquisa compreendemos que o professor alfabetizador deve conduzir sua prática de maneira a atender às necessidades específicas dos alunos, oferecer propostas de ensino significativas articuladas a linguagem lúdica e inseridas em contextos de letramento, a partir de estratégias que permitam-lhes alfabetizar - letrando, tornando-os protagonistas da sua própria aprendizagem.
- ItemO processo de alfabetização e letramento de estudantes surdos em escolas regulares segundo relato de uma pesquisa de Mestrado(2021-08-02) Almeida, Vanessa Gomes de; Lima, Patricia Lourrane SantosO presente trabalho surgiu com a finalidade de compreender como ocorre o processo de alfabetização e letramento de estudantes surdos a partir de uma experiência descrita em uma pesquisa de mestrado realizada em duas escolas públicas, na cidade de Garanhuns/PE. Para a elaboração deste estudo utilizou-se a pesquisa bibliográfica, com análise exploratória de base qualitativa das discussões abordadas na dissertação de mestrado, referentes as metodologias utilizadas pelos professores de classes regulares para alfabetizar e letrar os estudantes surdos, bem como a importância do Atendimento Educacional Especializado na alfabetização e no letramento desses alunos. Com base nos resultados foi possível observar que a ausência de formação profissional acerca do processo de alfabetização e letramento dos estudantes surdos refletem nas dificuldades em se oferecer metodologias que considerem não só as especificidades linguísticas desses alunos, mas que atendam às suas necessidades. Constatou-se também que além da formação profissional, o trabalho colaborativo entre a equipe escolar é fundamental para que a educação bilíngue oferecida aos surdos seja de qualidade.