Licenciatura em Pedagogia - DCH9
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Pedagogia - DCH9 por Assunto "Aprendizagem"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAfetividade na Educação Infantil:A importância do afeto no processo de ensino-aprendizagem(2021-07-13) Siqueira, Eliete de Oliveira; Sampaio, Janie dos Santos CoimbraO presente trabalho apresenta uma reflexão sobre a afetividade, a partir de estudos sobre o tema realizados no período de 2019 a 2021, buscando investigar para compreender qual a importância da afetividade no processo ensino-aprendizagem de crianças da educação infantil. Nesse sentido, trabalhamos com os seguintes objetivos específicos: compreender a afetividade na educação infantil; explicar a importância da afetividade na relação professor/aluno e caracterizar as manifestações afetivas da educação infantil que interferem no processo ensino-aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica que utilizou alguns referenciais teóricos, dentre eles podemos citar Piaget e Wallon. Este estudo é importante na medida em que consegue identificar aspectos para compreender a importância da afetividade no processo ensino-aprendizagem.
- ItemAs contribuições da literatura para efetivação do trabalho pedagógico proposto pela Base Nacional Comum Curricular-BNCC para educação infantil(2022-07-26) Silva, Jane dos Santos; Barros, Rosane Cordeiro EvangelistaO presente estudo teve como objetivo geral investigar de que maneira a literatura pode contribuir para a efetivação da proposta da Base Nacional Comum Curricular -BNCC para o trabalho pedagógico da educação infantil. Para tanto, destacamos a Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB e a BNCC, esta última apresentam os campos de experiências que devem ser desenvolvidos nessa etapa da educação básica. Neste estudo ainda destacamos Coelho e Abramovitch e, brevemente desenvolvimento da criança segundo Piaget e Vygotsky. Enfatizamos também a importância da literatura que tem sido considerada por vários estudiosos e documentos como uma ferramenta que contribui para o trabalho com crianças, pois favorece a imaginação, a criatividade, a integração entre os aspectos físicos, emocionais, afetivo cognitivos/linguísticos e sociais. Nesse sentido, apresentamos a proposta de trabalho com 4 livros de Literatura Infantil articulando os 5 campos de experiência propostos pela BNCC desenvolvendo um planejamento articulado e uma discussão fundamentada. A pesquisa utilizada foi a bibliográfica com abordagem qualitativa que possibilita fundamentos, mas também a criação e discussão. Podemos concluir que a literatura aliada aos campos de experiencia da BNCC, quando bem planejados contribui efetivamente para o desenvolvimento integral das crianças da educação infantil. Vale salientar que os docentes devem estar habilitados a fazer esse papel, utilizando os múltiplos saberes, visando uma proposta coerente que atenda as crianças dessa primeira etapa da educação básica.