Licenciatura em Pedagogia - DCH9
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Pedagogia - DCH9 por Assunto "aprendizagem"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA presença da música na história da infância no Brasil: um olhar para Educação Infantil brasileira.(2021-07-15) Jesus, Edilene de Souza de; Rodrigues, Kalline Joane da CruzO presente trabalho traz uma abordagem sobre a presença da música na história da infância no Brasil, tendo como objetivo analisar como essa se fez presente na história da educação brasileira ao longo dos anos e, qual a contribuição que a mesma trouxe e traz até os dias atuais, em especial para a educação infantil. A pesquisa realizada foi do tipo bibliográfica e os dados foram analisados em três períodos: Brasil Colonial, Imperial e República, com vistas a identificar como a música esteve presente nesses contextos. Foi perceptível que desde os tempos coloniais este recurso era utilizado na catequização dos indígenas. No Império ela aparece na reformulação das leis educacionais e na República passa a ser mais presente nas escolas. Com isso, a música como auxílio educativo está bastante presente no ensino, em especial na Educação Infantil. Ela auxilia no desenvolvimento linguístico, cultural, na criatividade, coordenação motora, na afetividade, socialização e entre outros aspectos, sendo um recurso primordial na educação das crianças.