Licenciatura em Pedagogia - DCH9
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Pedagogia - DCH9 por Assunto "autoformação."
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA formação continuada dos coordenadores pedagógicos para a atuação no contexto escolar: a visão dos responsáveis(2022-07-26) Dalmaso, Renata MariaO presente trabalho de abordagem qualitativa, do tipo estudo de campo, cujo tema versa sobre a formação continuada dos coordenadores pedagógicos para a atuação no contexto escolar: a visão dos responsáveis. Teve como objetivo geral analisar como ocorre a formação continuada dos coordenadores pedagógicos para a atuação no contexto escolar. Para tanto, utilizou-se como instrumentos a entrevista e análise documental. Participaram da entrevista 05 (cinco) coordenadoras pedagógicas da rede municipal de educação de Barreiras – BA e 01 (uma) técnica da Secretaria de Educação, já a análise foi do Plano Municipal de Educação (PME). Com isso, consistiu verificar em que a formação continuada dos coordenadores pedagógicos contribuía para a atuação no contexto escolar; verificar se havia na secretaria municipal de educação um plano de formação para os coordenadores pedagógicos; analisar como a formação continuada dos coordenadores pedagógicos era abordada no Plano Municipal de Educação (PME), bem como investigar se os coordenadores pedagógicos desenvolviam práticas de autoformação. Os principais teóricos que fundamentaram a investigação foram: Teixeira (2010), Imbernón (2011), Monteiro (2012), Nóvoa e Vieira (2017), Silva (2019) e os documentos oficiais do município que tratam de políticas públicas educacionais. Os resultados da pesquisa apontaram que a formação continuada ofertada pela secretaria municipal de educação pouco contribuía para a prática da coordenação pedagógica no contexto escolar; além disso, os resultados sinalizaram que a secretaria municipal de educação não possuía um plano de formação continuada voltado para os coordenadores; a formação continuada dos coordenadores mesmo sendo prevista no PME carecia de ações práticas para sua efetivação; e por fim, os coordenadores apesar das várias demandas conseguiam desenvolver práticas de autoformação semanalmente.