Bacharelado em História - DCH4
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Bacharelado em História - DCH4 por Assunto "Beleza e consumo"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemRepresentações femininas nas propagandas do jornal O lidador - (1933 a 1943).(2014) Santos, Silvana Pereira dosEscrever sobre a história das mulheres significa apresentar fatos pertinentes, ideias e possibilidades para todos que buscam refletir sobre o mundo contemporâneo, ou que este possa ser interferido. Deste modo, trata-sede enfocar as mulheres através de tensões e contradições que acontecem em diferentestemporalidades, espaço e sociedades.As imagens são descritas, representadas desde os princípios dos tempos. Encontramos imagens de mulheres nos muros e paredes das cidades. A partir dessa abordagem esta pesquisa propõeanalisar como as imagens das mulheres foram apresentadas nas propagandas do jornal O Lidador, assim comoos produtos a elas associados, adotando como categorias de análise os marcadores sociais de gênero, raça e classe.Nestaperspectiva, analisaremos asrepresentaçõese os papéis sexuais a elas associadosna divulgação dos produtos de embelezamento do corpo feminino presentes nas publicidades do Jornal O Lidador. A pesquisa no Jornal O Lidadorestá contextualizadana cidade de Jacobina, no período de 1933 a 1943. Nesta perspectiva, se fará necessário localizar os reclames relacionados aos produtos de embelezamento do corpo feminino associadosà imagem feminina. Deste modo, dialogaremos com Joan Scott, Michelle de Perrot, Mary Del Priori, Raquel deSoihet no sentido de compreender a constituição de categorias que formulama história das mulheres enquanto emergência histórica. Inserimos historiadorescomoRoger Chartier tratando sobre o mundo das representações para compreender a imagem como objeto dessa pesquisa. Trataremos também de enfocar o uso da propaganda como recurso midiático de grande valia.Dessamaneira, os anúncios publicitários (textos, imagens) disseminados no periódico foram tratados como principal fonte. Assim, as citadas fontes conjuntamente com metodologiaadequada se constituíram em uma narrativa de crédito, sendoimprescindível para compreender os padrões de comportamento feminino através de imagens por meiodas propagandas publicitárias do jornal O Lidador.