Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Graduação por Assunto "Atendimento. Qualidade. Serviços Públicos de Saúde"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemSERVIÇOS PÚBLICOS DE SAÚDE: UMA AVALIAÇÃO DA (IN) SATISFAÇÃO DO PÚBLICO-ALVO NO MUNICÍPIO DE MACAÚBAS - BA(2014-08-07) COSTA, GILMAR COTRIM; SANTOS, TIAGO VINICIOS DA MATADiante das exigências do mundo contemporâneo, a busca por serviços de qualidade tomou grandes proporções e, quando esses serviços são voltados para a área de saúde, essa qualidade torna-se imprescindível. Portanto, o presente estudo direcionou-se à visão do público-alvo dos serviços públicos de saúde do município de Macaúbas – Bahia, o qual buscou-se avaliar o grau de (in) satisfação desses serviços e as principais causas do descontentamento da população relacionada ao atendimento. Por isso, com o intuito de avaliar as questões relativas ao atendimento nesse setor, foi realizada uma pesquisa quantitativa, com uma amostra de 100 (cem) usuários, a qual buscou transformar em números a sua avaliação quanto a alguns aspectos como: relacionamento dos médicos e prestadores de serviços com o paciente, o tempo de espera e a confiabilidade nos serviços prestados pela unidade hospitalar do município estudado. Os resultados da pesquisa constataram que os objetivos definidos foram alcançados e, de forma geral, a avaliação dada pelos entrevistados para o setor público de saúde do município é negativa e o principal gerador da insatisfação da população está relacionado ao tempo de espera do atendimento e a forma de tratamento dada pelos funcionários aos pacientes, onde a educação profissional e a humanização no atendimento são deixadas de lado por grande parte dos profissionais da saúde. Além disso, constatou-se também que a oferta dos serviços públicos de saúde do município não atende à demanda da região, pois não possui todas as especialidades médicas necessárias para um atendimento de qualidade que supra as necessidades da população.