Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Graduação por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 76
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEMPREENDEDORISMO: O EMPREENDEDOR E AS (DES) VANTAGENS DO PROGRAMA MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL NO MUNICÍPIO DE GUANAMBI-BAHIA(2011-10-07) GONÇALVES, ELIZ REGINA DE CARVALHO CASTRO; DONATO, LECIRENE DE SOUZA LIMA; SILVA, SUELY DIAS DAO propósito dessa pesquisa é de fazer um estudo sobre o ambiente empreendedor no município de Guanambi, dando ênfase ao Microempreendedor Individual e a formalização através do programa do governo Federal Microempreendedor Individual - MEI. O estudo em questão parte do viés da informalidade para formalidade, através de uma discussão conceitual, entre dois empreendedores, formal e informal. Nessa linha proposta pela pesquisa, questiona se os benefícios e a redução da burocracia estipulada pela Lei 128/2008, são satisfatórios para a saída da informalidade, entre as vantagens e desvantagens da formalização. A pesquisa é exploratória, segue uma abordagem de natureza qualitativa, caracterizada pela tipologia descritiva, sobretudo bibliográfica e combinada com a pesquisa de campo. No estudo de campo (entrevista, via questionário) foram levantadas observações de duas situações distintas, na visão do empreendedor formal e informal, fortalecendo o estudo comparativo. A falta de dados e disponibilidades dos inqueridos foi um limitante do universo da pesquisa. Todavia foi estratégico adotar o método dedutivo para coleta de dados, por meio de questionário fechado, semi-estruturado, obtendo informações valiosas na perspectiva do programa MEI-Guanambi. No sentido econômico, os benefícios são marginais, como ausência dos custos adicionais para cobertura previdênciaria, segurança jurídica, entre outros. A redução da burocracia é um passo importante, mas não suficiente para saída da informalidade, tendo em vistas outros desdobramentos para sustentabilidade do empreendimento formalizado. Questionam-se os limites de crédito, a assistência técnica, entre outros pormenores que facilitem a inserção do empreendedor no mercado formal, contudo algumas das vantagens estipuladas na lei, como a redução carga tributária, são uma razoável conquista do empreendedorismo brasileiro.
- ItemA RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL NAS INDÚSTRIAS DE CERÂMICAS DE GUANAMBI - BA(2011-10-07) ROCHA, DAIANE LOBO; FERNANDES, MARCUS VINÍCIUS SILVA; CORREIA, ZELIANE RIBEIROO presente estudo aborda um tema de grande relevância, a Responsabilidade Social Empresarial (RSE) que ganhou impulso no Brasil a partir da década de 90, através da crescente preocupação com as questões sociais, ambientais e com a adoção de posturas éticas. A RSE apresenta-se como uma nova forma de gerir os negócios, através do compromisso contínuo com o mundo atual e das gerações futuras. As empresas buscam se adequar a esse novo modelo de gestão visando adquirir um diferencial competitivo, perante outras organizações, e o reconhecimento da sociedade. Tendo em vista tais prerrogativas, o presente trabalho consiste em identificar a percepção das indústrias de cerâmicas de Guanambi quanto à Responsabilidade Social Empresarial (RSE). A pesquisa traz uma abordagem qualitativa com momentos quantitativos, sendo o estudo do tipo exploratório descritivo. A pesquisa bibliográfica fundamentou o trabalho, reunindo fontes acessíveis sobre a natureza do tema, sendo complementada por pesquisa de campo, onde os dados primários foram coletados através de questionário composto por 30 questões abertas e fechadas. O estudo possibilitou ampliar o conhecimento acerca do tema e sua importância, bem como o confronto de teorias com a prática atual das empresas selecionadas para que as mesmas possam repensar suas atividades e processos na busca do desenvolvimento sustentável.
- ItemJOGO E EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA ANÁLISE DOS PERIÓDICOS PUBLICADOS NO PERÍODO DE 2000 A 2010(2012-02-02) Pereira, Núbia Lafaette de Souza; Araújo, Maura Meg; Oliveira, Glaurea Nádia Borges de
- ItemA CONCEPÇÃO DE CORPO DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM EDUCAÇÃO FÍSICA, INGRESSANTES E CONCLUINTES DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DA UNEB - CAMPUS XII – GUANAMBI.(2012-08-16) Lima, Príscylla Teixeira; Silva, Ana Paula Fernandes Fagundes da; Carvalho, Sebastião Carlos dos Santos
- ItemA MÚSICA COMO FATOR MOTIVACIONAL PARA PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO EM ACADEMIAS DE GINÁSTICA(2012-08-21) Pereira, Jaedson dos Santos; Souza, Willian Sales; Cardoso, Berta Leni Costa
- ItemA INFLUÊNCIA DA MÍDIA ESPORTIVA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE GUANAMBI-BA(2012-08-21) Cotrim, José Ricardo; Matos, Macelino Costa
- ItemUM OLHAR REFLEXIVO SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA QUANTO AOS MOLDES DITADOS PELO CAPITALISMO(2012-08-22) Silva, Chamenna D’Luca Ladeia da; Santos, Mariângela Ribeiro dos
- ItemESTILO DE VIDA EM ADOLESCENTES PRATICANTES DE CAPOEIRA EM UMA CIDADE NO INTERIOR DA BAHIA(2012-08-22) Evangelista, Joelma Neves; Souza, Luiz Humberto Rodrigues; Almeida, Claudio Bispo de
- ItemO PAPEL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA MUSCULAÇÃO: Uma perspectiva dos professores e dos alunos.(2012-08-23) Souza, Ariana Lima de Jesus; Santos, Márcia Gabrielle França; Santos, Mauro Cesar Ribeiro dos; Badaró, Ricardo Ribeiro
- ItemO CADEIRANTE DENTRO DA SOCIEDADE GUANAMBIENSE PERSPECTIVAS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM NOVO OLHAR SOBRE O CORPO(2012-08-23) Pereira, Leonardo Fernandes
- ItemPERSPECTIVA DO ESPORTE NA ESCOLA(2012-08-23) Neto, Antônio Venâncio dos Santos; Silva, Leomário Martins da; Santos, Mariângela Ribeiro dos
- ItemPERFIL DO ESTILO DE VIDA E O NÍVEL DA ATIVIDADE FÍSICA DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DA CIDADE DE MALHADA DE PEDRAS – BA(2012-08-30) Pires, Patricia Silva; Batista, Valmir Neves; Cardoso, Berta Leni Costa
- ItemINFLUÊNCIA DA MINERAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL: UM ESTUDO A PARTIR DA INB S/A E BAMIN S/A DA CIDADE DE CAETITÉ-BA(2012-12-19) AMORIM, ANNA PAULA DOS SANTOS; MALHEIROS, REGIANE JUNQUEIRA MIRANDAO presente estudo teve como objetivo identificar e discutir a influência das empresas de Mineração INB e BAMIN para o desenvolvimento da cidade de Caetité-BA. Para tanto, buscou-se descrever a atuação de tais empresas no município, verificar os indicadores socioeconômicos municipais após a implantação desses empreendimentos e verificar a percepção da população diante dos efeitos socioeconômicos advindos da atividade de mineração. Para atender aos objetivos desse estudo foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório e descritivo, sendo utilizados como instrumentos de coleta de dados a pesquisa documental e o questionário semiestruturado. As constatações da pesquisa evidenciaram que houve uma progressão significativa no PIB municipal entre os anos de 1999 a 2009 destacando-se o setor industrial ao apresentar a maior média de crescimento nesse período. A oferta de empregos no mercado de trabalho caetiteense durante o período de 2000 a 2010 também apresentou crescimento, diminuindo a taxa de desemprego em mais de 41%. Nesse sentido, destaca-se o setor de extrativa mineral que entre os anos de 2005 a 2008 apresentou um expressivo crescimento no número de pessoas ocupadas nesse setor. Contudo os indicadores de desenvolvimento econômico e social do município, o IDE e o IDS, apontaram que entre os anos de 1998 a 2006 a cidade de Caetité-BA pouco se desenvolveu. Quanto à percepção da população, verificou-se que as opiniões dos moradores da cidade convergem com os resultados apresentados pelos indicadores de crescimento e desenvolvimento econômico e social. Apesar de grande parte dos entrevistados acreditarem que esses empreendimentos geram emprego e renda para a cidade e que eles são importantes para o crescimento do município, ficou evidente que a população ainda não consegue perceber mudanças importantes e necessárias para uma melhor qualidade de vida, uma vez que a educação, a saúde e a infraestrutura do município não apresentaram durante esses anos grandes progressos.
- ItemESTUDO COMPARATIVO DA POUPANÇA BRASILEIRA POR MEIO DOS RELATÓRIOS DO BANCO CENTRAL NO PERÍODO 1995 AO 1º SEMESTRE DE 2012(2012-12-19) FERNANDES, ROBSON DILINGER ALMEIDA; PEREIRA, SANDRA MARIA DE BRITONa presente monografia, apresenta-se um estudo comparativo dos governos entre o período de 1995 a 2012 que culminaram com a adoção de novas regras para a caderneta de poupança brasileira, alterada principalmente pela redução da taxa SELIC no ano de 2012. Para a elaboração da mesma, foi realizada uma pesquisa exploratória e posteriormente descritiva no intuito de conhecer as principais razões que levaram a modificação do cálculo da poupança, perfil de investidores do mercado financeiro e poupador bem como as possíveis consequências das mudanças prudenciais ocorridas, tanto para os investidores, como para a economia brasileira como um todo. Os dados foram obtidos de fonte secundária através de análise documental e pesquisa bibliográfica. Primeiro foram estudados diversos fundos de investimento, focando em caderneta de poupança e mercado de ações. Além dos fundos, também foi explanado sobre consumo e realizado um comparativo entre poupança e mercado de ações. Posteriormente foi elaborada uma análise frisando nos resultados obtidos nos últimos três anos da poupança e um paralelo entre os dois fundos, mercado de ações e caderneta de poupança observando a tendência de migração de investidores entre esses os mesmo, abordando os impactos provenientes dessas migrações para a economia e equilíbrio das contas do governo. Por fim após a análise dos documentos pode-se chegar as considerações finais com as conclusões tomadas com base na leitura e no estudo realizado.
- ItemO PLANO DE MARKETING COMO INSTRUMENTO DE MELHORIA ORGANIZACIONAL: O CASO DE UMA EMPRESA DO RAMO DO AGRONEGÓCIO EM GUANAMBI - BA(2012-12-19) NASCIMENTO, EDIANE NEVES FERNANDES; SILVA, GEÓRGIA VILAS BOAS DAInseridas num cenário extremamente dinâmico e competitivo, algumas empresas do ramo de agronegócio buscam cada vez mais estratégias que as diferenciem da concorrência para manter-se e sobressair-se no mercado. Nesse cenário, o Plano de Marketing apresenta-se como uma importante ferramenta de eficácia organizacional. Em função disso, este estudo teve como objetivo geral identificar e conhecer os impactos e benefícios do Plano de Marketing na orientação de mercado da empresa Alpha que atua no ramo do Agronegócio localizada na cidade de Guanambi - BA, com profissionais que atuam nas regiões produtoras de Hortifrúti da Bahia e Norte de Minas Gerais. A metodologia é caraterizada quanto aos fins como exploratória e descritiva e quanto aos meios como qualitativa a partir de um estudo de caso, tendo como problemática responder quais as influências da implantação do Plano de Marketing na orientação de mercado da empresa em estudo assim como os benefícios que este provocou aos clientes internos e externos da organização. Para responder aos objetivos e indagações inicialmente realizou-se uma revisão bibliográfica subsidiada pelos autores Philip Kotler; Las Casas; Marcos Cobra; Megido e Xavier e outros, para oferecer sustentação a pesquisa, como instrumento de coleta de dados foi utilizado entrevistas semiestruturadas com os clientes internos e externos da organização com o intuito de compreender os fenômenos referentes ao elemento de estudo. Após a revisão bibliográfica, pesquisa documental e trato das entrevistas, os dados permitiram concluir que a elaboração e implantação do Plano de Marketing refletiram numa vantagem competitiva para empresa Alpha e trouxe inúmeros benefícios para os colaboradores e clientes.
- ItemADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS: UM ESTUDO DE CASO DAS POLÍTICAS E PRÁTICAS DE GESTÃO DE PESSOAS DA EMPRESA CERÂMICA ALVES EM CANDIBA-BA.(2012-12-19) MOREIRA, JOTEÍLSON FERNANDES; SILVA, SERGINALDO VEIGA DAO presente estudo aborda um tema de grande relevância para a Administração de Recursos Humanos, políticas e práticas de gestão de pessoas. Com o passar do tempo às empresas tem percebido a importância da Gestão de Pessoas no contexto empresarial, onde as metas só podem ser alcançadas quando todos os envolvidos têm pleno conhecimento e interesse em alcançá-las, então uma boa gestão de pessoas se faz necessária, principalmente no ramo industrial onde a utilização destas em atividades desgastantes é constante. Este estudo objetiva conhecer e analisar como as políticas e práticas de gestão de pessoas são utilizadas pela empresa industrial Cerâmica Alves. Para isso realizou-se uma pesquisa de campo, com corte transversal, de cunho qualitativo, sob a modalidade de estudo de caso. Os dados foram obtidos por meio de uma entrevista realizada com o Gestor de Rh e de questionários aplicados aos colaboradores da empresa em estudo. A pesquisa revelou que a gestão de pessoas na empresa é pouco profissionalizada. As políticas e práticas de gestão de pessoas utilizadas atingem em parte aos objetivos da empresa e de seus colaboradores, resultando em insatisfação dos colaboradores e o não pleno atendimento dos objetivos organizacionais sendo necessário que a cerâmica avalie e reveja algumas das políticas e práticas utilizadas para que os objetivos da empresa sejam essencialmente atingidos, como também as necessidades dos colaboradores. Futuras pesquisas poderão ser realizadas para estudar melhor as políticas de gestão de pessoas nas empresas industriais da região.
- ItemMARKETING DE RELACIONAMENTO E CRM: UM ESTUDO DE CASO NO BANCO DO BRASIL DE GUANAMBI-BA.(2012-12-20) SOUZA, DEIBBE DADIANE MENDES; LADEIA, ROBERTA ALVES REISEste estudo tem por objetivo verificar a aplicação do software CRM – Customer Relationship Management no Banco da Brasil agência de Guanambi-BA, analisando os benefícios que este proporciona no ambiente organizacional financeiro , afim de reter e satisfazer os clientes. Neste mesmo âmbito, também foi desenvolvido um estudo da visão dos funcionários em relação ao uso e adaptação do novo sistema no seu ambiente de trabalho. O CRM é visto com um dos métodos mais sofisticados e eficientes, que transformam a maneira como as empresas podem aumentar a rentabilidade dos clientes atuais, além de ajudar na conquista de novos. A pesquisa foi aplicada com fins exploratórios e descritivos, mediante estratégia de um estudo de caso. Utilizou-se de técnicas de pesquisas documentais e entrevista. Foram aplicados dois questionários. O primeiro deles foi realizado com os clientes, indo de questões que visam informar o perfil dos consultados a questões que buscam diagnosticar a sua satisfação frente ao atendimento oferecido pela agência. O segundo realizou-se com os funcionários, também caracterizando o perfil dos entrevistados e diagnosticando os benefícios do software frente ao uso da tecnologia no dia a dia de trabalho. A entrevista foi feita com o gerente geral da agência a fim de conhecer qual foi a proposta do CRM para a instituição estudada. Os resultados elucidam que a implantação do CRM trouxe pontos positivos quanto ao feedback no atendimento ao cliente, tornando este mais satisfeito, além de promover o desenvolvimento do trabalho dos seus colaboradores. Revelou-se também que a implantação do novo software esta em fase de transição obtendo melhoria contínua quanto aos objetivos proposto pelo sistema.
- ItemSISTEMAS DE INFORMAÇÃO NA GESTÃO DE EMPRESAS DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO EM GUANAMBI-BA(2012-12-20) PARDINHO, EDILSON PEREIRA; SOUZA, GIOVANI HEBERT SILVAOs Sistemas de Informação são recursos fundamentais para as empresas que têm em seus objetivos se adaptarem e ampliarem os seus negócios de forma que consigam obter vantagens frente aos obstáculos impostos pelo mercado. Recursos esses que podem ser caracterizados por pessoas, tecnologias de informação – computadores, impressoras, bancos de dados, redes – internet, extranet, entre outros. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo analisar a importância do uso de sistemas de informação e de tecnologias da informação para a gestão das empresas de materiais de construção em Guanambi, município localizado no estado da Bahia. Ao mesmo tempo, apresenta os principais tipos de sistemas de informação existentes, que podem ser aplicados nos processos operacionais da organização para as tomadas de decisões e apoio gerencial, como forma de melhorar todas as atividades de rotina, maximizando o seu potencial diante do competitivo mercado de trabalho. As características e a estrutura dos sistemas foram pontos relevantes a serem demonstrados, para que se pudesse conhecê-las melhor e saber se estas empresas estão realmente aptas a inserirem-se no mercado e se estas vêm acompanhando as tendências propostas por esse segmento, visto que a cidade de Guanambi se tornou polo do comércio regional, atendendo as demais cidades circunvizinhas, mostrando assim o seu potencial na região. Assim sendo, o desenvolvimento desse estudo se mostra como um suporte para o mercado de Guanambi, pois o mesmo trará benefícios para a economia local e regional como um todo.
- ItemGESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE O PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA NA CIDADE DE GUANAMBI - BA.(2012-12-20) XAVIER, JUSCELIA SANTOS; PRADO, LUCIANA MOREIRAEste trabalho monográfico traz como tema Gestão de Políticas Públicas: um estudo exploratório sobre o Programa Bolsa Família na cidade de Guanambi - BA dentro de uma perspectiva metodológica de caráter exploratório que buscou com uma análise qualitativa dos dados investigar os impactos do Programa Bolsa Família sobre a mudança de vida junto às famílias beneficiadas no município de Guanambi, tentando identificar de que forma os recursos do Programa estão sendo utilizados pelos beneficiários e verificando as percepções dos mesmos sobre a melhoria das condições de vida depois da adesão ao programa. O Programa Bolsa Família (PBF) é uma política pública que visa melhorar a qualidade de vida da população pertencente à parcela classificada como extremamente pobre, em troca da assistência prestada, os beneficiários precisam de uma contrapartida – ações que irão proporcionar às famílias beneficiadas, uma melhora significativa na sua qualidade de vida reduzindo os efeitos e o índice de pobreza. A pesquisa foi realizada através da aplicação do questionário a 50 beneficiários, tendo como objetivo analisar se as famílias que recebem o subsídio federal apresentaram melhoras na qualidade de vida após o início do programa. Como resultado, foi possível identificar que o Programa Bolsa Família vem surtindo efeito para a população pobre, melhorando a qualidade de vida e diminuindo o índice de pobreza das famílias pesquisadas desde a implantação do programa.
- ItemRESPONSABILIDADE SOCIAL DECIFRA-ME OU TE CONSUMO: UM ESTUDO SOBRE AS FAMILIAS DE ANTAS E PALMITO.(2012-12-20) SILVA, JOSÉ BENIEZIO EDUARDO DE CARVALHO DAO presente trabalho tem como objetivo principal avaliar a práxis dos projetos sociais propostos e/ou em execução pela empresa Bahia Mineração (Bamin) junto as comunidade de Antas e Palmito. Para materialização deste estudo realizamos aproximações com o método dialético com o objetivo de refletir, explicar e interpretar a realidade. Desenvolvendo neste sentido o estudo, interpretação e descrição das ações de responsabilidade social realizada pela Bamin, assim como as condicionantes colocadas pelo Instituto de Meio Ambiente (IMA) para a mesma, com vista a proporcionar reparações às famílias atingidas diretamente; bem como a aplicação de entrevistas semi estruturada as famílias das comunidades com o objetivo de identificar a existência e situação das ações identificadas pela empresa como práticas de responsabilidade social. Tendo como instrumento para análise dos documentos pesquisados a análise de conteúdo, e a análise de discurso das entrevistas realizadas com as famílias. Pode constatar que a empresa desde o primeiro contato com as famílias não apresentou nenhuma atitude correspondente ao que deveria ser responsabilidade social, no sentido de agir com ética junto aos grupos sociais, com os quais as empresa relacionam. Destaca ainda, a insatisfação das famílias com os cursos propostos pela BAMIN os quais caracterizam apenas por ações de capacitação, mas sem uma perspectiva de envolvimento comunitário, assim como ausente de propostas de transformação e melhoria das condições de vida nas comunidades impactadas pelo empreendimento. Neste contexto, ficou evidente que a responsabilidade social pregada pela empresa, trata-se de uma estratégia empresarial, visando à melhoria da imagem pública da empresa; as ações responsabilidade social tem características de movimentações fragmentadas que não proporcionam superação e modificação das atuais condições de fragilidade social enfrentadas pelas famílias.