Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Graduação por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 76
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS: UM ESTUDO DE CASO DAS POLÍTICAS E PRÁTICAS DE GESTÃO DE PESSOAS DA EMPRESA CERÂMICA ALVES EM CANDIBA-BA.(2012-12-19) MOREIRA, JOTEÍLSON FERNANDES; SILVA, SERGINALDO VEIGA DAO presente estudo aborda um tema de grande relevância para a Administração de Recursos Humanos, políticas e práticas de gestão de pessoas. Com o passar do tempo às empresas tem percebido a importância da Gestão de Pessoas no contexto empresarial, onde as metas só podem ser alcançadas quando todos os envolvidos têm pleno conhecimento e interesse em alcançá-las, então uma boa gestão de pessoas se faz necessária, principalmente no ramo industrial onde a utilização destas em atividades desgastantes é constante. Este estudo objetiva conhecer e analisar como as políticas e práticas de gestão de pessoas são utilizadas pela empresa industrial Cerâmica Alves. Para isso realizou-se uma pesquisa de campo, com corte transversal, de cunho qualitativo, sob a modalidade de estudo de caso. Os dados foram obtidos por meio de uma entrevista realizada com o Gestor de Rh e de questionários aplicados aos colaboradores da empresa em estudo. A pesquisa revelou que a gestão de pessoas na empresa é pouco profissionalizada. As políticas e práticas de gestão de pessoas utilizadas atingem em parte aos objetivos da empresa e de seus colaboradores, resultando em insatisfação dos colaboradores e o não pleno atendimento dos objetivos organizacionais sendo necessário que a cerâmica avalie e reveja algumas das políticas e práticas utilizadas para que os objetivos da empresa sejam essencialmente atingidos, como também as necessidades dos colaboradores. Futuras pesquisas poderão ser realizadas para estudar melhor as políticas de gestão de pessoas nas empresas industriais da região.
- ItemADMINISTRAÇÃO RURAL: Um estudo das ferramentas gerenciais no setor da agricultura familiar da Comunidade Quixaba – Guanambi (BA)(2019-09-18) Nogueira, Renata Fialho; Souza, Vanessa Moreira deAs tarefas pertinentes à gestão agrícola não podem ser deixadas para um segundo plano. É necessário que o agricultor passe a observar a produção e as questões de cunho gerencial da propriedade rural. Neste sentido, o objetivo geral da pesquisa buscou identificar o perfil do produtor rural e as ferramentas de gestão administrativa utilizadas no processo de produção das pequenas propriedades rurais que fazem parte do quadro da Agricultura Familiar da Comunidade de Quixaba. O estudo foi de caráter qualitativo e utilizou-se dos seguintes instrumentos de coleta de dados: questionário semiestruturado com diversas alternativas. Os questionários foram aplicados a 10 famílias, sendo escolhidos com base no levantamento dos principais produtores de hortaliças contemplando o número de amostragem. Os dados obtidos na pesquisa, revelam que a maioria dos produtores rurais não tem conhecimento sob o papel das ferramentas administrativas na agricultura. O estudo identificou ainda, um grande número de produtores rurais, que não faz uma utilização mínima de gestão financeira, como os custos de produção, contas a receber, planejamento, mantendo o controle através de suas experiências de trabalho, em que são apenas mentalizadas de modo abstrato. Assim, a realidade da agricultura familiar merece uma atenção maior, e como sugestão, buscarem se aperfeiçoar, conhecer e aplicar técnicas administrativas e tecnológicas através de cursos específicos de gestão rural e procurar orientações por profissionais da área.
- ItemANÁLISE DO COMPORTAMENTO DO CAPITAL DE GIRO DE UMA MPE, DADA À CRISE DE 2008: O ATIVO CIRCULANTE DA EMPRESA ÔMEGA, GUANAMBI/BA.(2013-07-25) BEZERRA, JANEIDE DE ARAÚJO; NASCIMENTO, MARCELO FELIPE CARDOSOEsta pesquisa faz uma discussão sobre a influência causada pela a crise mundial de 2008 no comportamento do capital de giro empresarial de empresas de pequeno porte, dando ênfase no ativo circulante. O estudo faz um paralelo do cenário internacional e nacional com o cenário no âmbito municipal, tendo como objeto de estudo uma empresa do setor de implementos agrícolas que esta situada na cidade de Guanambi – BA. Para a coleta dos dados foi utilizado à análise documental (fonte secundária). O balanço patrimonial foi à fonte de informações, tendo como recorte temporal o período de 2007, 2008 e 2009. O ano de 2007 não foi avaliado, mas serviu como referencial, ou ano base para que fossem avaliados os anos de 2008 e 2009. A partir dos dados coletados na empresa foi possível confrontar com informações extraídas de fontes secundárias de instituições, como SEBRAE, TCU, entre outras. Os resultados foram obtidos através de análise percentual, relativizando as contas do ativo circulante que foi divido em: caixa, bancos contas movimento, aplicações financeiras, duplicatas a receber e outros créditos e despesas de exercícios futuros. Utilizando ferramentas estatísticas, tais como índice numérico foi possível analisar as variáveis que melhor caracterizavam o problema. A verificação da hipótese, que a crise mundial teve reflexos no capital de giro de uma empresa de pequeno porte, no município de Guanambi/Ba foi ratificada, contudo apesar da relevância pontual, sugere-se ampliação do ensaio, uma vez que as empresas de pequeno porte não estão munidas de ferramental analítico conjuntural sobre as externalidades. Elas estão susceptíveis a sofrerem com momentos de instabilidade devido às incertezas da economia devido à inflação.
- ItemANDRAGOGIA COMO FERRAMENTA PARA AUMENTO DAS COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS(2019-09-27) Silva, Marusa Barbosa da; Nobre, Simone de Souza GomesAs atuais transformações sofridas pela sociedade nas áreas sociais, tecnológicas e financeiras trazem impacto direto para dentro das organizações, cabendo a essas, buscarem maneiras de acompanhar às mudanças a fim de se manterem ativas e competitivas. Estudos apontam que para se alcançar os resultados almejados, faz-se necessário que as organizações tenham colaboradores capacitados e motivados para enfrentar desafios do dia a dia. Para isso, além de aplicarem boas técnicas de recrutamento e seleção, as organizações necessitam investir continuamente em seus colaboradores, que são jovens e adultos, através de treinamento, desenvolvimento e educação. A andragogia é a ciência direcionada à educação de adultos, e, evidencia, que educar adultos requer uma técnica com estratégia e planejamento específicos. Logo, este artigo objetiva apresentar ao leitor como os métodos de treinamento, desenvolvimento e educação alinhados à andragogia podem auxiliar as organizações a manterem-se vivas e competitivas. Para a construção deste trabalho optou-se por uma abordagem qualitativa onde foi utilizada a pesquisa de revisão bibliográfica, debruçada sobre obras de autores especialistas nos assuntos abordados como Chiavenato, Malcolm Knowles, Marisa Eboli, dentre outros. Essa nos possibilitou constatar que as organizações que incentivam a gestão do conhecimento são capazes de se adequar mais facilmente às mudanças e transformações constantes e que a andragogia traz benefícios mútuos, compartilhados entre colaboradores e organizações.
- ItemASCENSÃO DAS MULHERES NO MERCADO DE TRABALHO BRASILEIRO: Análise dos dados da PNAD 2012 a 2018(2019-09-18) Silva, Andreia Coutinho; Alves, Leidiane da SilvaEste artigo objetivou investigar a ascensão da mulher no mercado de trabalho brasileiro, tendo por base os dados da PNAD C de 2012 a 2018. As variáveis estudadas foram a participação no mercado de trabalho, nível de instrução, rendimento médio, jornada de trabalho e proporção da ocupação de cargos de direção ou gerência. A pesquisa se trata de um estudo bibliográfico, caracterizado como exploratório e qualitativo. Os resultados mostram que a relação do trabalho é desigual entre os sexos e que apesar de muitas conquistas, o cenário ainda se encontra desfavorável para as mulheres brasileiras. A pesquisa confirma que a presença das mulheres na força de trabalho cresceu, porém ainda existe um longo caminho a ser trilhado em busca da igualdade de gênero, e ainda que apesar das mulheres receberem salários menores, a tendência é de melhoria. Observou-se também que a mulher possuía uma diminuição no rendimento de acordo com a idade. O escopo dessa pesquisa proporciona uma reflexão que torna possível compreender e identificar o processo de ascensão da mulher no mercado de trabalho, assim como o seu cenário atual, para que se promova melhor entendimento, conscientização e valorização do gênero.
- ItemO CADEIRANTE DENTRO DA SOCIEDADE GUANAMBIENSE PERSPECTIVAS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM NOVO OLHAR SOBRE O CORPO(2012-08-23) Pereira, Leonardo Fernandes
- ItemCOMPORTAMENTO ESTRATÉGICO DE EMPRESAS: UM CASO COMPARATIVO DAS EMPRESAS DO MUNICÍPIO DE GUANAMBI - BA(2013-01-13) SOUZA, DOUGLAS SANTOS; GOMES, PRISCILA FERNANDA SANTOSO ambiente empresarial está cada vez mais complexo e dinâmico e somente organizações com profissionais que possuem ferramentas e capacitação adequada conseguem se destacar em meio à concorrência acirrada. Além disso, a utilização de mecanismos do planejamento estratégico eventualmente costuma ser dificultada, por ser um processo abrangente e que exige também, capacitação dos gestores para ter sucesso na empresa. Considerando a dinâmica do mercado local e a sua importância no comércio da nossa microrregião, o presente trabalho buscou, por intermédio de um estudo comparativo entre três empresas de ramos de atividade distintos, conhecer o posicionamento das empresas de Guanambi – BA em termos do comportamento e planejamento estratégico. As pesquisas detalharam que dentre as empresas investigadas existe um conhecimento prévio no que diz respeito ao planejamento estratégico, mesmo que este não seja aplicado de forma adequada em sua maioria. O resultado deste estudo é uma descrição sucinta da realidade do planejamento estratégico e como este gera consequências relevantes quando não é aplicado de forma ideal.
- ItemA CONCEPÇÃO DE CORPO DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM EDUCAÇÃO FÍSICA, INGRESSANTES E CONCLUINTES DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DA UNEB - CAMPUS XII – GUANAMBI.(2012-08-16) Lima, Príscylla Teixeira; Silva, Ana Paula Fernandes Fagundes da; Carvalho, Sebastião Carlos dos Santos
- ItemCONTROLES FINANCEIROS: A IMPORTÂNCIA DAS FERRAMENTAS FINANCEIRAS EM EMPRESAS DISTRIBUIDORAS DE BEBIDAS NA CIDADE DE GUANAMBI(2014-08-08) OLIVEIRA, JAMARA DELINETE DA PALMA; GUEDES, MÁRCIO DA CONCEIÇÃOO presente trabalho foi desenvolvido em três empresas atuantes no segmento de distribuição de bebidas na cidade de Guanambi-Bahia, evidenciar o uso de controles financeiros que auxiliam no processo de tomada de decisão. Para que pudesse ser desenvolvido, utilizou-se como processo metodológico o desenvolvimento de uma pesquisa de campo de caráter exploratório onde os resultados foram obtidos através de questionários direcionados aos gestores e tratados a partir de uma análise comparativa com auxilio do referencial teórico onde tem-se a considerações dos principais autores que dominam a temática em questão bem como as subtemáticas que envolvem o contexto voltado para os aspectos que envolvem os controles financeiros e a tomada de decisão. Os resultados obtidos demonstraram que essas empresas realizam bom uso das ferramentas financeiras dentro da execução dos seus negócios.
- ItemCuidados com o prematuro após alta hospitalar(2022) Prado, Ivanete Fernandes do; Macedo, Darlyane Antunes; Marques, Gabriela Cardoso Moreira; Rodrigues, Larissa Abreu; Santos, Midiã Ferreira dos; Souza, Daiane de Carvalho; Jesus, Mônica Aparecida de; Matos, Mônica da Silveira; Santos, Romíria Brito dosPROJETO DE PESQUISA “Percepções maternas sobre a internação do filho prematuro e anseios relacionados aos cuidados após a alta hospitalar” e do PROJETO DE EXTENSÃO “Atenções extensionistas para mães de prematuros: atividades lúdicas e educativas”. Ambos fazem parte do desmembramento do PROJETO DE EXTENSÃO E PESQUISA: ATIVIDADES LÚDICAS E EDUCATIVAS PARA MÃES DE PREMATUROS.
- ItemDE OLHOS ABERTOS LHE DIREI: AS CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO DE SEMENTES CRIOULAS DESENVOLVIDO PELO MOVIMENTO DE MULHERES CAMPONESAS NO MUNICIPIO DE PINDAÍ - BAHIA(2013-02-22) SILVA, JARBAS VIEIRA DATem-se como problema a ser investigado no presente estudo, as contribuições do projeto de sementes crioulas, realizado pelo Movimento de Mulheres Camponesas (MMC) na comunidade Pedra Grande no município de Pindaí, Bahia. Tendo como objetivo central identificar e compreender a problemática. Assim, iremos identificar a centralidade do trabalho para o desenvolvimento do campo e da cidade e, por conseguinte a sociedade em sua totalidade, e a oposição existente entre rural e urbano. Outro ponto a ser investigado são os dois projetos de desenvolvimento agrícola que estão em disputa na sociedade brasileira – Gestão do Agronegócio e Agroecologia. Identificar o surgimento dos movimentos sociais no Brasil (prioritariamente no campo) e a necessidade do Movimento de Mulheres Camponesas (MMC). Inferir sobre as contribuições econômicas e sociais do projeto de sementes crioulas realizado pelo Movimento de Mulheres Camponesas, na comunidade de Pedra Grande municípios de Pindaí, Bahia. Dessa forma, o estudo pauta-se na dialética enquanto método científico, sendo a pesquisa de caráter exploratório e explicativa, apoiando-se em uma revisão bibliográfica. Assim, os dados foram coletados a partir de observação simples e entrevista semi-estruturada com alguns moradores da comunidade Pedra Grande. Utilizamos a análise de discurso para poder compreender e interpretar o discurso dos entrevistados sobre as contribuições existentes do projeto de sementes crioulas na comunidade que contribui para uma visão mais ampla e complexa, que se caracteriza com o aspecto dialético. Assim, afirmamos a necessidade de um desenvolvimento para o campo brasileiro que não seja pautado no agronegócio, tendo em vista que o mesmo não contribuiu para o desenvolvimento do conjunto dos camponeses e por conseqüência a população brasileira, e assim contribuirá com o modelo agrícola antagônico ao que está posto no país.
- Item(DES)VANTAGENS DO TRABALHO INTERMITENTE(2019-09-24) Trindade, Diva Domingues da SilvaO presente artigo busca em seu conteúdo discorrer sobre o trabalho e as relações de trabalho Mostrar suas vantagens e desvantagens, como também fazer um comparativo, com alguns países europeus, desse novo regime de contratação. Para isso é necessário compreender princípios do direito trabalhista como também as mudanças que ocorreram, nesse âmbito, a partir da Lei n° 13.467, de julho de 2017. Para realização do trabalho foi utilizada pesquisa bibliográfica, por se evidenciar a metodologia mais adequada. O trabalho intermitente no Brasil ocorre de maneira que o trabalhador não possui garantia de serviço, automaticamente não possui garantia de recebimento. Essa nova maneira de contratação poderá diminuir o índice de desemprego, no entanto, não preserva a qualidade de vida dos trabalhadores. A perspectiva dessa nova lei apresenta vantagens e desvantagens, sendo necessário avaliar a viabilidade da empresa manter funcionários, bem como o empregado refletir sobre o bônus e ônus dessa forma de contrato.
- ItemDIAGNÓSTICO SOCIOECONÔMICO A PARTIR DA INSERÇÃO DA INDÚSTRIA DE MINÉRIO DE FERRO NO MUNICÍPIO DE CAETITÉ: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE EMPREENDIMENTO BAHIA MINERAÇÃO LTDA.(2014-08-04) SILVA, GUILHERME GOTARDO LIMA E; SOUZA, MARIA NICE NUNES DEO presente estudo teve como objetivo identificar e discutir os aspectos socioeconômicos advindos da inserção da empresa de minério de ferro, Bahia Mineração-BAMIN, no município de Caetité-Ba. Nessa perspectiva, buscou-se descrever a atuação da empresa no município, investigar os indicadores socioeconômicos após a inserção do empreendimento e identificar a percepção da população quanto aos efeitos socioeconômicos derivados da empresa nessa cidade. Os resultados da pesquisa evidenciam que houve uma progressão significativa no Produto Interno Bruto do município durante o período de estudo (2009 – 2011) destacando os setores da indústria e serviços com as maiores médias de crescimento nesse período. O Índice De Desenvolvimento Humano caetiteense durante o período de 2000 a 2010 também aumentou de forma expressiva, demonstrando evolução do crescimento econômico local. A taxa de desocupação da população economicamente ativa diminuiu a um percentual de mais de 41% no período de 2000 a 2010, o que evidenciou maior oferta de emprego no mercado de trabalho caetiteense. Contudo, os Indicadores de Performance Econômica E Social do município, IPE e IPS, demonstram que entre os anos de 2006 e 2010, o município de Caetité-Ba pouco se desenvolveu. Quanto à percepção da população, verificou-se que em sua opinião os Índices de Performance Econômica cresceram bastante enquanto os Índices De Performance Social apresentaram pouco crescimento. Apesar da maioria dos participantes acreditarem que a BAMIN gerou emprego e renda para a cidade e que essa empresa é importante para o crescimento, ficou claro que boa parte da população tem conhecimento de que ainda fazem necessárias mudanças para uma melhor qualidade de vida, destacando-se as áreas da saúde, educação e infraestrutura que apresentaram pouco progresso.
- ItemEFEITO DO MERCHANDISING NA DECISÃO DE COMPRA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO EM SUPERMERCADOS DE GRANDE PORTE DE GUANAMBI-BA.(2013-12-20) BEZERRA, LARISSA GONÇALVES; CAIRO, RICARDO PEREIRAO presente trabalho se dá pela necessidade das estratégias de comunicação e técnicas de merchandising a ser utilizadas ou não pelos supermercados no processo de atração, conquista e fidelização de clientes impulsionando o consumo e conseqüentemente consolidando a empresa no cenário econômico. A metodologia utilizada compõe-se de pesquisa exploratória, através de referencial bibliográfico e pesquisa de campo, com a aplicação de questionários junto aos gestores de cada supermercado e consumidores. O estudo abordou marketing, comunicação e merchandising, bem como as formulações estratégicas voltadas para o varejo em geral, supermercados em particular, até aportar no fenômeno do merchandising no autosserviço. Os resultados serviram para o balizamento das conclusões com a identificação do composto estratégico e os efeitos percebidos pelos consumidores. As conclusões que se tirou deste estudo respondem, de modo satisfatório, aos objetivos da pesquisa. No contexto, o estudo pauta-se enquanto ao método de pesquisa científica, sendo a pesquisa de caráter exploratório, explicativa, apoiando-se numa revisão bibliográfica. Contudo, os dados foram coletados a partir das intervenções feitas pelos pesquisadores, como também através de entrevistas semiestruturadas com os gestores de três grandes supermercados de Guanambi. A mensuração e análise partiram do entendimento de figuras e tabelas para melhor compreensão da problemática do trabalho, onde se viu a necessidade de mudanças dos proprietários dos estabelecimentos no ambiente de maior conhecimento e aplicação do merchandising, a fim de melhorar ainda mais as vendas as técnicas para criar vantagens competitivas, persuasão, e a estrutura física do ambiente, a fim de fidelizar cada vez mais clientes.
- ItemEMPREENDEDOR INDIVIDUAL: UM ESTUDO DO PERFIL ECONÔMICO DE PALMAS DE MONTE ALTO-BA(2012-12-21) RODRIGUES, ANA MARIA CARDOSO; ARAUJO, ARONILSON DOS SANTOSEste trabalho tem como principal razão o estudo do Empreendedor Individual, instituído pela Lei Complementar nº 128/2008, que surge com o advento de um beneficio e esperada alteração nos meios legais que regem as relações econômicas de produção e distribuição de bens e serviços no Brasil. O presente estudo objetivou identificar e comparar o perfil econômico dos empreendedores individuais formais da cidade de Palmas de Monte Alto-Ba, bem como evidenciar a percepção dos mesmos quanto sua formalização e comparar tais informações com dados de pesquisa a nível nacional. Pretendeu-se, ainda, analisar o conceito do empreendedorismo, o perfil do empreendedor, e suas características. Para consolidação deste trabalho foi desenvolvida uma pesquisa exploratória descritiva atrelada a um levantamento bibliográfico. Como resultado da pesquisa observou-se que o perfil dos empreendedores individuais montealtenses quando comparado aos empreendedores individuais a nível estadual e nacional, os mesmos possuem características similares, visto que sua maioria se formalizou objetivando obter um registro formal acoplado aos benefícios oriundos desta. Com este estudo foi possível mostrar a importância do empreendedor individual no cenário econômico local e nacional, bem como entender o comportamento dos mesmos para a viabilidade de futuras políticas públicas de fomento e desenvolvimento.
- ItemEMPREENDEDORISMO: O EMPREENDEDOR E AS (DES) VANTAGENS DO PROGRAMA MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL NO MUNICÍPIO DE GUANAMBI-BAHIA(2011-10-07) GONÇALVES, ELIZ REGINA DE CARVALHO CASTRO; DONATO, LECIRENE DE SOUZA LIMA; SILVA, SUELY DIAS DAO propósito dessa pesquisa é de fazer um estudo sobre o ambiente empreendedor no município de Guanambi, dando ênfase ao Microempreendedor Individual e a formalização através do programa do governo Federal Microempreendedor Individual - MEI. O estudo em questão parte do viés da informalidade para formalidade, através de uma discussão conceitual, entre dois empreendedores, formal e informal. Nessa linha proposta pela pesquisa, questiona se os benefícios e a redução da burocracia estipulada pela Lei 128/2008, são satisfatórios para a saída da informalidade, entre as vantagens e desvantagens da formalização. A pesquisa é exploratória, segue uma abordagem de natureza qualitativa, caracterizada pela tipologia descritiva, sobretudo bibliográfica e combinada com a pesquisa de campo. No estudo de campo (entrevista, via questionário) foram levantadas observações de duas situações distintas, na visão do empreendedor formal e informal, fortalecendo o estudo comparativo. A falta de dados e disponibilidades dos inqueridos foi um limitante do universo da pesquisa. Todavia foi estratégico adotar o método dedutivo para coleta de dados, por meio de questionário fechado, semi-estruturado, obtendo informações valiosas na perspectiva do programa MEI-Guanambi. No sentido econômico, os benefícios são marginais, como ausência dos custos adicionais para cobertura previdênciaria, segurança jurídica, entre outros. A redução da burocracia é um passo importante, mas não suficiente para saída da informalidade, tendo em vistas outros desdobramentos para sustentabilidade do empreendimento formalizado. Questionam-se os limites de crédito, a assistência técnica, entre outros pormenores que facilitem a inserção do empreendedor no mercado formal, contudo algumas das vantagens estipuladas na lei, como a redução carga tributária, são uma razoável conquista do empreendedorismo brasileiro.
- ItemESTILO DE VIDA EM ADOLESCENTES PRATICANTES DE CAPOEIRA EM UMA CIDADE NO INTERIOR DA BAHIA(2012-08-22) Evangelista, Joelma Neves; Souza, Luiz Humberto Rodrigues; Almeida, Claudio Bispo de
- ItemESTILOS DE LIDERANÇA - Um Estudo de Caso na Assembleia de Deus de Guanambi-BA(2013-12-20) LIMA, EDIMAR DA ROCHA; MARTINS, NATANAEL MIRANDAEste trabalho constitui-se em um estudo de caso que tem como objetivo principal, Conhecer e analisar o Estilo de Liderança predominante na Assembleia de Deus Missão em Guanambi/BA. Para concretização deste objetivo, buscou-se junto a Assembleia de Deus Guanambi/BA, Identificar sua estrutura de administração Eclesiástica, conhecer a percepção do seu gestor e dos liderados sobre o estilo de liderança predominante na mesma, além de buscar-se mostrar a relevância e o papel do líder no âmbito organizacional. Nesta perspectiva, realizou-se uma discussão teórica sobre a temática em análise culminando com a aplicação de questionários com o líder e liderados da organização pesquisada. A pesquisa foi sistematizada para explicar a administração eclesiástica e liderança baseando em diversas teorias administrativas e de liderança. O trabalho está divido em quatro partes, na primeira parte apresenta conceitos gerais e teológicos relacionados á administração eclesiástica, a administração como um todo. A segunda parte apresenta conceitos de lideranças - os métodos de liderança eclesiástica, a qualidade e o papel da liderança. A terceira apresenta uma análise metodológica, com caracterização da pesquisa, população e amostra os instrumentos de coletas de dados, bem como as estratégias de analise de dados. A quarta parte analisa se os dados apresentando a atuação Assembleia de Deus em Guanambi, a Instituição Assembleia de Deus perfil dos membros da Igreja Assembleia de Deus em Guanambi, que irá beneficiar a liderança e a administração eclesiástica na cidade de Guanambi, representados, por meio de tabelas e gráficos. Espera-se assim atingir os objetivos supracitados.
- ItemESTILOS DE LIDERANÇA: ESTUDO NO 17º BATALHÃO DA POLÍCIA MILITAR DE GUANAMBI (BA(2019-09-27) Pereira, Carlos dos Santos; Silva, Werlley Ramon dos SantosEste estudo sobre os estilos de liderança é resultado de uma pesquisa realizada no 17º batalhão da policia militar de Guanambi (BA), e tem como objetivo geral analisar o perfil de liderança dos oficiais comandantes de companhias do 17º batalhão desta cidade. No organograma do batalhão existem seis companhias, o universo da pesquisa é formado por 211 policiais militares, sendo seis oficiais comandantes e 205 praças, a amostra para a realização deste estudo foi formada por seis oficiais comandantes de companhias deste batalhão e 134 praças pertencentes a estas companhias. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, sendo feito levantamentos da estrutura organizacional da polícia militar bem como do batalhão de Guanambi. Buscou-se fundamentação teórica em autores sobre o tema perfil de liderança. Foram utilizados como instrumentos de pesquisa dois tipos de questionários online, utilizando o aplicativo google forms, um direcionado aos oficiais comandantes de companhias e o outro as praças que são integrantes dessas companhias. As interpretações e análises dos dados foram feitas a partir das informações colhidas através das respostas destes questionários. Com isso, foi possível concluir que dentro do 17º batalhão de Guanambi as relações de trabalho ocorrem de maneira participativa, onde os comandantes e comandados trocam informações e interagem para o bom desempenho do serviço policial. Foi perceptível que os oficiais apresentam um perfil democrático, onde prezam pela coletividade do grupo, buscando dar espaço para a exposição das ideias.
- ItemUMA ESTRATÉGIA DE COMPETITIVIDADE E SOBREVIVÊNCIA PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS DO MUNICÍPIO DE(2013-07-25) SANTOS, MICHELLE MOREIRAO presente estudo tem o propósito de levantar as ações estratégicas da rede de cooperação de 10 empresas do município de Guanambi-Ba, dando ênfase na competitividade e sobrevivência. O estudo em questão parte do viés da estruturação formal das empresas após serem inseridas em rede de cooperação. Através dessas alianças as empresas atuam de forma associada na busca de novos aliados e na difusão de seus serviços ou produtos. Justifica-se este trabalho na abordagem dos fatores importantes que além de gerar desenvolvimento econômico e social proporcionam benefícios e ganhos competitivos de forma conjunta. O compartilhamento de ideias, a troca e ajuda mútua concretizam o crescimento das pequenas e médias empresas “PME’s”. A pesquisa é exploratória, segue uma abordagem de natureza qualitativa, caracterizada pela tipologia descritiva. No estudo de campo (entrevista, via questionário) foram levantadas observações de duas situações distintas, na visão do empreendedor formal e informal, fortalecendo o estudo comparativo. Todavia foi estratégico adotar o método dedutivo para coleta de dados, por meio de questionário fechado, semi estruturado, obtendo informações satisfatórias para analise dos dados levantados. Na análise foi perceptível identificar que as empresas se organizaram para, superarem dificuldades impostas pelo mercado, o que resultou em aumento do conhecimento dos empreendedores sobre gestão empresarial, planejamento estratégico, comercialização e mercado. Reforçando o conceito de colaboração mútua a fim de que as empresas possam sobreviver e se manterem no mercado competitivo. Os resultados encontrados apontam que as empresas possuem o ambiente organizacional estruturado, desenvolvem planejamento estratégico, houve aumento nos ganhos competitivos após associar-se e participam efetivamente no processo de ações estratégicas da associação.