Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Graduação por Assunto "classes C e D. Crédito. Consumo. Moeda."
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemINFLUÊNCIA DO CRÉDITO DIRECIONADO PARA AS CLASSES C E D NAS PREFERENCIAS DE CONSUMO DAS FAMÍLIAS(2013-08-06) MEDEIROS, LEANE CRISTINA; SILVA, SUZIANE XAVIERO presente estudo aborda a problemática do crédito, elemento que nos últimos anos no Brasil, recebeu grande enfoque, sendo utilizado como instrumento de fomento da economia e incentivo ao consumo. Considerando o impacto da ampliação desse fator no Brasil, que é apontado como um dos pontos determinantes para a manutenção da economia no país nos últimos anos, o trabalho dará ênfase no crescimento da oferta de crédito, com foco no o crescimento das classes C e D. O trabalho objetiva também caracterizar as mudanças na oferta de crédito no Brasil, discutindo o perfil de distribuição de renda, impulsionado pela ascensão das classes C e D, buscando ainda fazer um comparativo entre o período de 2010 e 2011 para dessa forma atualizar os agentes econômicos e o público em geral com relação às formas de crédito que atendem as classes sociais pesquisadas. Para se atingir os objetivos foram apresentados importantes conceitos relacionados ao tema, trazendo para o trabalho o pensamento dos principais autores que discutem o assunto fazendo uma revisão bibliográfica. A pesquisa será fundamentada em fontes secundarias, se apoiando principalmente nos relatórios fornecidos pelo Banco Central nos anos de 2010 e 2011 e complementado por uma pesquisa de fonte primária investigando o comportamento de crédito na perspectiva das classes C e D e em pesquisas já realizadas que discutem o assunto. Após revisão bibliográfica, em que se enfatiza o debate recente sobre a importância das medidas macroprudenciais para o incremento da estabilidade financeira global, concluímos que as medidas macroprudenciais foram efetivas no caso brasileiro, e fomento do credito influenciou de forma decisiva o perfil de consumo dos brasileiros nos últimos anos