Bacharelado em Educação Física - DCH4
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Bacharelado em Educação Física - DCH4 por Assunto "Aprendizagem"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemUM OLHAR VIGOTSKIANO SOBRE A CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NAS AULAS DE NATAÇÃO(2022-12-13) DE SENA UZEDA, ADIOLANEUZEDA, Adiolane de Sena. UM OLHAR VIGOTSKIANO SOBRE A CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO PROCESSO DE ENSINOAPRENDIZAGEM NAS AULAS DE NATAÇÃO. Monografia de Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). A presente pesquisa tem por objetivo analisar como ocorre o processo de ensino-aprendizagem das crianças com o Transtorno do Espectro Autista – TEA nas aulas de natação. Para alcançar esse objetivo, buscamos responder à seguinte questão norteadora: como acontece o processo de ensino-aprendizagem das crianças com o Transtorno do Espectro Autista – TEA nas aulas de natação? A Metodologia da pesquisa se baseia em um estudo qualitativo, e o caminho escolhido por nós foi o trabalho de campo, a partir da base epistemológica do Materialismo HistóricoDialético, para nos auxiliar a compreender objetivamente a realidade através das categorias totalidade e qualidade histórica e social do objeto investigado. O referencial teórico da pesquisa é da psicologia histórico-cultural com Vigotski (2001), Luria (2008) e Leontiev (2001), além dos referencias teóricos brasileiros da pedagogia histórico-crítica, com Saviani (2003), Martins (2013), Marsiglia (2013) e Duarte (2003). O lócus investigativo foi um espaço educativo de natação do município de Jacobina-Bahia. Os sujeitos da pesquisa foram duas professoras que ministram as aulas no espaço educacional de natação infantil e três familiares das crianças diagnosticadas com autismo que frequentam as aulas de natação. A técnica de coleta de dados foi através de questionários com perguntas abertas e fechadas encaminhadas por e-mail, e a realização de entrevistas presenciais, com a devida atenção e adequação para os critérios éticos de pesquisa. Concluímos que a criança com TEA é, acima de tudo, uma criança, que aprende e se desenvolve, e ter ou ser um sujeito que vive a sua neurodiversidade não deve ser elemento determinante e limitante das suas potencialidades, e assim foi possível compreender que as aulas de natação para crianças com TEA são fundamentais para seu aprendizado e desenvolvimento. A metodologia aplicada pelas professoras através de atividades lúdicas tem se mostrado eficaz para o aprendizado das crianças com espectro autista, sendo enriquecedor vivenciar essas experiencias no meio aquático, com a mediação dos professores e de outras crianças, contribuindo assim também para interação social da criança com TEA
- ItemO processo de avaliação da aprendizagem na formação inicial: uma análise da formação de professores do curso de educação física na Uneb Campus IV(2016-11-12) Costa, Edileuza Matos da SilvaA presente pesquisa teve por finalidade analisar de que forma a avaliação da aprendizagem vem sendo conduzida na formação de professores de Educação Física da UNEB - Campus IV, bem como investigar quais as contribuições ou entraves no processo de ensino aprendizagem dos discentes. Quanto à metodologia, optou-se por uma pesquisa de abordagem qualitativa de caráter descritivo, além de caracterizar-se também como um estudo de campo e documental. Teve como universo de investigação discentes do curso de Educação Física do Campus IV. A amostragem contemplou oito graduandos de diferentes semestres, que, livremente, aceitaram participar da pesquisa e assinaram o TCLE. Para a coleta de dados, foram utilizadas entrevistas individuais e questionário construído, composto por 25 questões abertas, fechadas e múltipla escolha, contemplado os seguintes eixos: identificação pessoal, formação, avaliação da aprendizagem, condução metodológica, e fundamentação teórica. O trabalho foi construído em três capítulos. No primeiro capítulo, discorremos sobre avaliação da aprendizagem, a prática escolar baseada em exames escolares e ainda as teorias pedagógicas segundo Saviani. No segundo capítulo, tecemos uma avaliação do projeto curricular do curso, do regimento geral da UNEB e também das diretrizes curriculares para o ensino de graduação. No terceiro capítulo, apresentamos a metodologia utilizada, identificação e análise dos principais instrumentos avaliativos utilizados pelos docentes do curso de educação física do campus IV, Jacobina-Ba. Portanto, os resultados obtidos através da análise dos dados sobre a avaliação utilizada pelos docentes do curso de Educação Física do Campus IV apontam à necessidade de um agir diferente, buscando ressignificar a avaliação e empregá-la principalmente a favor de um processo de ensino/aprendizagem que favoreça a construção do conhecimento na Universidade.