Bacharelado em Educação Física - DCH4
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Bacharelado em Educação Física - DCH4 por Assunto "Ascensão"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemO sucesso e o abandono no esporte de alto rendimento: uma revisão sistemática.(2015-03-22) Santos, Lucas da Silva; Lima, Sidnei Luiz Reis de; Cavalcante Neto, Jorge LopesA psicologia vem ganhando espaço e atuando significativamente dentro do esporte, visto que passou a investigar os fatores psicológicos que afetam diretamente o rendimento e o desempenho dos atletas. O término da carreira passou a ser investigação da psicologia do esporte visto que se refere ao momento de transição na vida dos atletas, acompanhado por mudanças psicológicas e sociais. O objetivo do artigo foi analisar através de revisão sistemática as implicações do término da carreira esportiva, e as estratégias adotadas por clubes e dirigentes esportivos para preparação dos atletas. Foi realizada uma revisão sistemática nas bases de dados do Scielo, Lilacs, PubMed e Periódicos CAPES, com os descritores: Ascensão, Abandono e Esporte de Rendimento. Incluíram-se artigos nacionais publicados de 2004 à 2014, pesquisas de campo envolvendo seres humanos e textos completos e disponíveis gratuitamente. A busca inicial permitiu encontrar 1309 artigos, restando 15 artigos na análise final. O término da carreira esportiva resulta da combinação de fatores individuais e influências sociais, não há uma preparação para esta nova fase da vida, negligência dos clubes, treinadores e membros da família, impactando diretamente nesse momento. As características da transição incluem: duração, mudanças de posição social, grau de estresse e desafios enfrentados. Destarte, a reconstrução da identidade e a reformulação da auto-estima, podem ser conquistados por outras atividades fora do meio esportivo, sendo ferramentas essenciais nesse processo. Muitos desportistas ao abandonarem a carreira esportiva desenvolvem enfermidades, afetando diretamente sua qualidade de vida, a saudade do esporte e do reconhecimento social afligem-nos pós-encerramento. Os Programas de Aposentadoria devem priorizar a formação de uma base sólida educacional, que capacite-os a fazer escolhas profissionais. As estratégias adotadas pelos programas vão desde o coping, suporte social, plano de orientação vocacional e assistência psicológica. O programa australiano Athlete Career and Education (ACE), em funcionamento desde 1995, tem sido considerado um modelo para programas de outros países, já que busca promover o equilíbrio entre as exigências da carreira esportiva e, ao mesmo tempo, desenvolver outras habilidades profissionais. Observou-se que o término da carreira esportiva é um tema pouco conhecido no Brasil além, da falta de estrutura dos clubes e a preparação de técnicos e dirigentes esportivos para lidar com esse aspecto. Devido o número de atletas que enfrentam situações difíceis no momento de transição da carreira esportiva, boa parte dos países criaram programas de aposentadoria como estratégias de suporte aos atletas.