Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (GESTEC)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (GESTEC) por Assunto "Administração escolar"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemGestão Escolar: O Papel do Diretor das Escolas Públicas da Rede Municipal de Santo Amaro na Perspectiva do Paradigma Multidimensional(2017-08-25) Lemos, Hirlana Freitas deEsta pesquisa apresenta um estudode perspectivalegal e natureza teórico-metodológico sobre o papel desempenhado pelos gestores das escolas da rede pública municipal de Santo Amaro, que atuam em escolas de ensino fundamental do 1º ao 5º ano. A pergunta de pesquisa indaga acerca dasatribuições definidas legalmentee efetivamentedesempenhadas pelo diretor escolar do município de Santo Amaro. Neste estudo foram analisadas as práticas da gestão escolar na perspectiva do paradigma multidimensional da gestão educacional de Benno Sander (2002), a organização do sistema educacional, os campos da gestão educacional e escolar, além da função pedagógica, administrativa e organizacional do gestor escolar. Oestudo buscou analisar as informações construindo um conhecimento a respeito do modelo de gestão escolar desenvolvido, explicitando os fatores que interferem ou condicionam a gestão das escolas pesquisadas para a compreensão do problema. Para isto foram investigadosa normatização municipal do gestor da rede pública e o processo de efetivação das dimensões pedagógica, política, econômica, cultural, além de explorar o papel do diretor na contemporaneidade e as múltiplas funções a serem desenvolvidas pelo profissional. Como resultado,tem-seum relatório técnico (diagnóstico) do cenário das práticas normatizadas, percebidas e efetivadas pelos diretores da rede escolar do município de Santo Amaroe, suas conexões com os pressupostos teóricos apresentados,resultando em uma proposta teórico-metodológica socialmente referenciada paraelaboração de regimentoque futuramente possa nortear as práticas desses gestores escolares. Palavras chave: Papel do diretor. Gestãoescolar. Administração escolar. Escola pública.