Bacharelado em Engenharia Agronômica - DTCS3
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Bacharelado em Engenharia Agronômica - DTCS3 por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 47
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAgentes etiológicos associados às doenças em helicônias(2021-12-13) QUEIROZ, Emilly Larissa Santos; PAZ, Cristiane Domingos daO gênero Heliconia da família Heliconiaceae é uma planta tropical que vem se expandido no mercado nacional e internacional e tem atraído muitos consumidores de flores pela beleza de suas brácteas, folhagens e inflorescências. Dessa forma, faz-se necessário otimizar a sua produção através da condução da cultura baseada em práticas culturais e fitossanitárias a fim de mitigar a incidência de doenças intensificadas com o manejo inadequado da cultura aliado às condições edafoclimáticas que favorecem o estabelecimento dos fitopatógenos no campo. O objetivo deste trabalho foi ampliar os conhecimentos por meio de uma revisão de literatura que apresenta um panorama dos principais agentes etiológicos associados às doenças em helicônias. A pesquisa foi realizada a partir de levantamentos bibliográficos, utilizando-se base de dados como o Google Acadêmico, Scielo, EMBRAPA e Periódicos CAPES para buscas de estudos já existentes relacionadas às doenças em helicônias cultivadas em várias regiões de clima tropical. Os resultados mostram que os patógenos de maior ocorrência foram os pertencentes aos grupos de fungos, nematóides, bactérias e vírus, nesta ordem, sendo esses os principais agentes etiológicos que acometem as helicônias. As principais doenças fúngicas foram causadas pelos patógenos Colletotrichum gloeosporioides (Penz), Fusarium oxysporum f.sp.cubense W.C. Snyder & H.N. Hansen, Curvularia luneta (Wakker) Boedijn, Mycosphaerella fijiensis Morelet, Pestalotiopsis sp., Alternaria sp.,Cercorspora sp., Puccinia heliconiae (Diet.) Arthur, Bipolaris incurvata (M. B. Ellis) e Rhizoctonia solani Kühn. Os nematóides que provocam doenças com maior predominância foram Helicotylenchus sp., Meloidogyne sp., Pratylenchus sp. E Rotylenchuslus sp., Radopholus sp. As bactérias de maior ocorrência foram Ralstonia solanacearum raça 2 Smith) Yabuuchi et al., Pectobacterium spp., e Pseudomonas sp., e a ocorrência de vírus se deu pela presença de Banana Streak Virus (BSV) e Cucumber Mosaic Virus (CMV). Estudos direcionados ao conhecimento dos principais grupos de fitopatógenos associados às doenças em helicônias são fundamentais no manejo fitossanitário da cultura.
- ItemA agricultura de precisão no manejo de pragas e doenças(2021-12-20) SILVA, Tiago Nunes; AZEVEDO, Tomás Pereira deNo decorrer da história da humanidade a agricultura vem se modernizando cada vez mais, uma vez que há uma constante necessidade de ferramentas que possam melhorar a vida do ser humano, ocorrendo assim com o domínio do fogo e dos metais. E devido as constantes descobertas, justamente com o desenvolvimento do mundo capitalistas, algumas culturas foram ganhando destaque no cenário social e econômico, como o milho, a soja e a cana-de-açúcar. Concomitantemente, o efeito dos danos de pragas e doenças é um grande problema da agricultura moderna gerando uma grande necessidade por sistemas e manejos mais eficientes e que compactuem com a sustentabilidade no sistema agrícola. Logo, com a evolução do Sistema de Posicionamento Global (GPS), das tecnologias voltadas ao Geoprocessamento e da informática, emerge a Agricultura de Precisão (AP), condicionando o aumento da produtividade, reduzindo custos e favorecendo o meio ambiente através do uso racional de insumos agrícolas e preservação dos recursos naturais. Desta maneira a utilização da agricultura de precisão tende a trazer benefícios para as unidades produtivas, auxiliando na minimização dos problemas causados por pragas e doenças, condicionando uma produtividade mais sustentável. Sendo assim o presente trabalho objetiva-se a realização de uma revisão bibliográfica sobre a Agricultura de precisão no manejo de pragas e doenças, haja vista que a AP favorece o manejo de pragas e doenças pois atua de maneira mais específica no controle fitossanitário.
- ItemAnálise probabilística da precipitação pluviométrica na região do submédio do vale do São Francisco(2022-07-21) Rocha, Daise Feitoza Da; Oliveira, Gertrudes Macário DeAs condições climáticas e suas mudanças são há muito tempo objeto de pesquisas para entender melhor o que está acontecendo em nosso meio ambiente. As mudanças climáticas no meio ambiente, independentemente de sua origem, causam efeitos diversos, principalmente na agricultura, podem causar sérios danos e colocar em risco as capacidades produtivas. Entre as variáveis meteorológicas, a precipitação pluviométrica, segundo o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), vem sofrendo alterações nos seus mecanismos, como a frequência e intensidade das chuvas, que causam severos danos sociais, econômicos e ambientais. Considerando a importância da precipitação para a reposição de água ao solo, assegurando assim, o desenvolvimento das culturas, principalmente, na agricultura de sequeiro, o presente estudo objetiva realizar uma análise de tendência probabilística da precipitação pluviométrica na região do Submédio do Vale do São Francisco. Para tanto, foram utilizados dados das estações meteorológicas da Embrapa Bebedouro/Petrolina e de Mandacaru/Juazeiro, Uneb/Juazeiro, Univasf Juazeiro e Petrolina e INMET, referente ao período de 2006 a 2021. Para análise estatística da variabilidade climática da precipitação pluviométrica, dentro da série temporal escolhida, foram aplicados teste de Mann-Kendall. Para a estimativa dos valores de precipitação pluviométrica, foram ajustadas as distribuições de probabilidade: Gama, Weibull, Beta, Normal e Exponencial; e calculados os índices de anomalia da chuva (IAC) e índice de concentração da precipitação (ICP). Os resultados quanto a análise de tendência indicou redução da precipitação pluviométrica ao longo do período. Quanto à distribuição de probabilidade, o modelo de Weibull apresentou melhores resultados. A partir do Índice de Anomalia da Chuva (IAC) e índice de concentração da precipitação (ICP) verificou-se a ocorrência de eventos extremos de seca e chuva nas estações verão e primavera, para a região do Submédio do Vale do São Francisco.
- ItemAnálise temporal e espacial da temperatura do ar na região do Submédio do vale do São Francisco(2021-12-16) SANTOS, Gabriela Vieira De Sá; OLIVEIRA, Gertrudes Macário deAs condições climáticas e suas variações têm sido objeto de estudo, visando melhor entendimento das mudanças que têm ocorrido no nosso ambiente. As variações climáticas que ocorrem no ambiente, independende da sua origem, causam diversos impactos; e, especificamente na agricultura, podem trazer sérios prejuízos, colocando em risco, a capacidade de produção. Entre as variáveis meteorológicas, a temperatura do ar, segundo o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), vem sofrendo alterações nos últimos anos, com previsão futura de aumento, em função da ação antrópica. Considerando que a temperatura do ar atua diretamente em diversos organismos e processos essenciais, como o metabolismo das plantas, objetivou-se no presente estudo, fazer uma análise temporal e espacial da temperatura do ar na região do Submédio da Vale do São Francisco. Para tanto, foram utilizados dados das estações meteorológicas de Bebedouro/Petrolina e de Mandacaru/Juazeiro, referente ao período de 1975 a 2014. Para análise estatítica da variabilidade climática da temperatura média, dentro da série temporal escolhida, foram aplicados cálculos de média aritmética, de desvio padrão, coeficiente de variação e da amplitude térmica. Para a análise de tendência, foi aplicado os testes não-paramétricos de Mann-Kendall e Curvatura de Sen. Os resultados indicaram que a variabilidade anual da temperatura mensal e anual é baixa para as cidades de Petrolina e Juazeiro. Quanto às tendências, apenas Juazeiro apresentou tendência negativa e significativa para o período de estudo.
- ItemAtividade inseticida dos óleos essenciais(2021-12-13) COUTINHO, Diego Lima; NOGUEIRA, Carlos Henrique FeitosaOs óleos essenciais tem sido estudados por possuir propriedades biológicas, os mesmos possuem papel importante em diversas aplicabilidades como terapêutica, famarcêutica, medicinal, indústria alimentícia e têxtil, assim como, na agricultura para o controle de pragas. Essa classe é uma alternativa promissora para o controle de insetos pragas devido a sua alta eficácia contra uma ampla gama de insetos, além do seu baixo impacto ambiental. Desta forma, o objetivo do presente trabalho foi fazer uma revisão bibliográfica sobre o tema de modo a expor o seu contexto científico atual. A revisão foi realizada a partir de estudo exploratório consultado em bases de dados virtuais de periódicos científicos. Por meio da revisão analisou-se que os óleos essenciais tanto os inseridos no mercado quanto os óleos essenciais com potencialidade para desenvolvimento de novos produtos comerciais apresenta uma elevada eficiência no controle de insetos-praga, mostrando-se como uma alternativa para uma agricultura mais sustentável.
- ItemAvaliação econômica da produção de cocoverde (cocos nucifera l.) em módulos de Agricultura familiar do perímetro irrigado rodelas–Bahia(2021-12-10) SILVA, Fábio Henrique Dos Santos; ALBUQUERQUE, Gilton Carlos Anísio deA coqueicultura se destaca no âmbito da fruticultura irrigada, de base familiar do Submédio São Francisco, no nordeste brasileiro, demandando análises que evidencie sua importância econômica em contextos específicos, de modo a favorecer análises mais aprofundadas. Este estudo tem como objetivo avaliar economicamente a produção de coco verde em módulos de agricultura familiar no perímetro de irrigação de Rodelas-Bahia, onde foi analisada a produção para consumo in natura, com a cultura em fase de produção estabilizada, no transcorrer do ano de 2021. Foi selecionada uma amostra de cinco produtores, na qual, com auxílio de um questionário, foram levantados e tabulados os respectivos dados, em planilha eletrônica do programa Excel. Foram coletados dados em pomares um hectare de área, com características similares em relação à idade, quantidade média de frutos por pé, espaçamento, manejo de solo, água e planta. Os dados relativos aos preços de venda do coco foram levantados junto a produtores e intermediários da cadeia de comercialização local. Foi realizada a análise dos custos de produção para obtenção da receita bruta, receita liquida, custo operacional efetivo, custo operacional total, custo total, margem de segurança, relação custo/benefício e ponto de nivelamento, com base na metodologia de Matsunaga (1976). Foi analisada ainda a viabilidade para de produção sem a taxa da água e com o acréscimo da taxa da água para irrigação. Como resultados, verificou-se que as receitas auferidas superaram os custos totais e que, em todos os parâmetros analisados a cultura do coco é uma alternativa viável economicamente para os agricultores familiares daquele contexto específico.
- ItemA busca pela autossuficiência na produção de trigo do Brasil(2022-07-22) Malta, David Bahia Simões; Rocha, Ruy de CarvalhoO presente estudo aborda o cultivo do trigo, uma cultura que tem seu uso datado entorno de 12.000 a.C, sendo um dos primeiros vegetais a ser utilizado pelo homem como fonte de alimento, tendo seu consumo incialmente em forma de grão, posteriormente passando a ser processado e ser utilizado para a fabricação de biscoitos. Ao longo dos anos o trigo tornou-se cada vez mais presente na alimentação que outrora era utilizado apenas em forma grão que agora passou a ser processado e utilizado na indústria para a fabricação de: macarrão, pães, biscoitos, bolos e entre outros. Atualmente o trigo é o segundo alimento mais consumido no mundo sendo uma cultura de grande relevância nutricional e econômica. O Brasil tem demonstrado grande potencial para a produção dessa cultura através da utilização de cultivares melhoradas, práticas de manejo e expansão das fronteiras agrícolas. O objetivo da revisão bibliográfica foi investigar o levantamento da cultura do trigo no contexto mundial, nacional e regional, abordando os principais aspectos ligados ao desenvolvimento, produção e mercado. O trabalho foi baseado em: Scielo e Google Acadêmico. Além disso, alguns sites e revistas, como: EMBRAPA, CONAB, ABITRIGO, entre outras, para o levantamento de dados sobre a produção da cultura do trigo. Devido o trigo ser o segundo alimento mais consumido no mundo, um cenário de pandemia e tendo um dos maiores produtores e exportadores do mundo em conflito militar, Rússia e Ucrânia, faz-se necessário a urgência e a busca pela autossuficiência na produção de trigo uma vez que ele é uma das bases da alimentação brasileira.
- ItemCaracterização Físico-Quimica de frutos de banana CV. prata rio sob cultivo orgânico e irrigado no submédio vale do São Francisco(2022-12-12) SANTANA, Adriana Lima Alves; ARAÚJO, Jairton FragaA banana é considerada como frutas tropicais e subtropicais e possuem um elevado potencial. No Brasil, Segundo o IBGE 2021 o país produziu mais de 6 milhões de toneladas da fruta, o estado de Pernambuco encontra-se com uma produtividade de cerca de 483,1 mil toneladas, conforme o IBGE a produção estimada de banana para a safra 2022, atualizada no mês de agosto/22 para a região do submédio vale do são Francisco é cerca de 7,08 mil toneladas. O cultivo da cultura sob condição irrigada no submédio vale do São Francisco tem crescido com a procura pela fruta. O objetivo desse estudo foi caracterizar as variáveis físico-químicas da banana cv. prata rio sob cultivo orgânico e irrigado, instalou-se uma área no CAERDES com 148 plantas utilizando sistema de touceira, produção orgânica e microaspersão. Avaliaram-se dez plantas, os parâmetros físicos foram, peso do cacho (PC), peso da penca (PP), peso do fruto (PF), peso do engaço (PE), comprimento do engaço (CE), comprimento do fruto (CF), diâmetro do engaço (DE), diâmetro do fruto (DF), número de pencas por cachos (NPC), número de frutos por penca (NFP). Para as análises químicas foram utilizado às recomendações do instituto Adolfo Lutz onde ocorreram determinações dos: sólidos solúveis totais (SST), pH, % umidade e matéria seca e % acidez titulável (AT). Os resultados obtidos dos frutos se adequaram aos padrões de comercialização do CEASA, CEAGESP e legislação, para o consumo in natura e para aproveitamento industrial.
- ItemComportamento de coentro submetida a biofertilizantes de extrato de algas (ascophyllum nodosum)(2021-07-16) LIMA, Perivaldo Da Cruz Genovez De; CARVALHO, Rubens SilvaA agricultura sustentável tem como pilares a conservação do ambiente e o aumento da produtividade através da sustentabilidade. A utilização de adubação alternativa em hortaliças, torna se uma estratégia que possibilita a redução do aporte de insumos agrícolas. Com isso a utilização de tecnologia de menor custo e que não ocasione impacto ao ambiente, pode contornar a poluição da natureza e baixar os custos de produção. Uma ferramenta natural, barata e sem prejuízo ambiental, a utilização de algas do gênero Ascophyllum nodosum, surge como uma opção importante. As algas marinhas sintetizam hormônios vegetais e por isso são utilizadas comercialmente como bioestimulantes para aumentar a produção agrícola. Além de realizar outros benefícios para promover o crescimento das plantas, bem como ajudarem na absorção de água e nutrientes do solo. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho de Coentro quando submetidas a diferentes doses de Phylgreen Lyra® (Ascophyllum nodosum) via foliar, no Submédio do Vale do São Francisco. O trabalho foi realizado em área de campo da UNEB, Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS), Campus III, localizado no município de Juazeiro, Estado da Bahia, em um Neossolo Flúvico. O delineamento utilizado foi em blocos casualizados (DBC), sendo uma forma de aplicação (foliar) e cinco concentrações de Phylgreen Lyra® (0 ml h-1, 100 ml h-1, 250 ml h-1, 500 ml h-1 e 1000 ml h-1) com quatro repetições. As variáveis analisadas foram: Altura de plantas; Massa Fresca (g planta-1); Massa Seca (g planta-1); Número de hastes por plantas (NHP); Massa de folhas, Massa de hastes; Relação Folhas: Hastes (RFH); Número de molhos. m-2 (NM). Os dados obtidos foram trabalhados por meio de análise de variância (P<0,05) e quando significativo vai ser aplicado a análise de regressão polinomial através do programa WinStat. Os tratamentos com extrato de algas apresentaram maior incremento na cultura do coentro submetido as dose de Phylgreen Lyra®.
- ItemComposição do banco de sementes no solo em áreas de mata ciliar: Juazeiro/Petrolina(2022-12-16) RODRIGUES, Joyce Brito; MENEZES, Anna Chistina PassosO banco de sementes no solo é uma reserva de sementes viáveis que ficam presentes na camada de subsuperfície do solo, sendo utilizado como indicador de áreas degradadas e restaurador. O objetivo deste trabalho foi identificar a composição do banco de sementes no solo e avaliar seu potencial em áreas de mata ciliar, em condições de preservação permanente e de semi-preservação, avaliando e classificando a vegetação presente. O estudo foi realizado no viveiro de plantas nativas da caatinga, localizado na Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais - DTCS, Campus III. O estudo teve início em Agosto de 2022, sendo realizado a amostragem do banco de sementes que era composta por 50 unidades amostrais, que foram coletadas nas duas áreas (25 em cada uma). As unidades amostrais estavam em 5 linhas, com 10 pontos cada, com o comprimento total de 200m e 5m de distância entre cada linha, os pontos apresentaram distância entre si de 20m. Após a coleta, as amostras foram identificadas com etiquetas e levadas para viveiro. Posteriormente foi transferido o volume de 1,5L homogeneizado de solo para bandejas plásticas com dimensões de 30,3 x 22,1 x 7,5 cm. Para verificar possível contaminação por sementes externas, foram colocadas 4 bandejas, contendo areia esterilizada pelo método de esterilização de calor úmido (Autoclave), sendo 2 bandejas por área. Essas amostras foram irrigadas duas vezes ao dia, visando manter a capacidade de campo do solo, durante dois meses. O banco de sementes do solo das duas áreas avaliadas apresentou apenas espécies invasoras sem a germinação de espécies nativas, tendo como um total de sementes viáveis germinadas nas duas áreas de 601 indivíduos. As espécies mais importantes do banco referente às duas áreas foram a Solanum americanum Mill, Richardia brasiliensis, Cyperus longus L e a Setaria viridis. A densidade de ambas as áreas foi considerada baixa e possuem similaridade entre as espécies com o valor de 42,86% e o índice de Shannon apresentou alta diversidade tanto na AR1 como na AR2.
- ItemCONFECÇÃO DE HORTO MEDICINAL(2021-07-01) SILVA, Esmeraldo Dias da; OLIVEIRA, Flávio José Vieira deAs plantas medicinais foram identificadas e usadas ao longo da história da humanidade, pois têm a capacidade de sintetizar uma grande variedade de compostos químicos, sendo assim uma alternativa na prevenção, alívio ou cura de doenças. O uso das plantas medicinais são variados, desde chás caseiros até preparações farmacêuticas mais elaboradas, como pomadas e cremes, e são produzidas em escala comercial para atender ao mercado de fitoterápicos.
- ItemCRISPR-CAS9: uma nova era no melhoramento de plantas?(2022-07-12) Rios, Lucas SilvaA edição genômica está se tornando uma importante ferramenta para o melhoramento de plantas. O surgimento e disseminação da técnica CRISPR, e principalmente, a CRISPR-Cas9, tem proporcionado uma nova revolução nos trabalhos de melhoramento genético, garantindo o progresso da pesquisa biotecnológica. As grandes vantagens desta tecnologia são a capacidade para a alteração de regiões específicas do DNA e o baixo custo dos insumos necessários, quando comparada com outros métodos de edição genicas. Por outro lado, discussões sobre esse tipo de manipulação devem ser realizadas para garantir o progresso consciente de toda a sociedade. Assim, o presente trabalho de revisão busca reunir informações sobre o uso de CRISPR na agricultura utilizando buscas em plataformas acadêmicas como: Google Acadêmico, Elsevier, Scielo e Portal de periódicos da Capes (CAFe) com palavras-chave direcionadas ao tema: CRISPR, CRISPR-Cas9, conjunto de repetições palindrômicas curtas regularmente espaçadas e edição de genomas, que posteriormente foram selecionados conforme a qualidade e relevância com o tema proposto, estabelecendo-se critérios de inclusão e exclusão para delimitar apenas os artigos que possam nortear a resposta da seguinte pergunta “CRISPR-Cas9: uma nova era no melhoramento de plantas?”. Como demonstrado nessa revisão bibliográfica, o melhoramento genético de plantas vai evoluindo. Porém, a humanidade necessita de uma manipulação genica responsável, respeitadora e protetora da vida, e não de uma ciência manipuladora, interessada unicamente nos interesses econômicos.
- ItemCultura do milho: desafios, aspectos de produção, mercado e exportação(2022-06-08) Silva, Kecio Emanuel Dos Santos; Rocha, Ruy de CarvalhoO estudo descreve o processo de desenvolvimento da cultura do Milho, produto fundamental para a agricultura brasileira, cultivado em todas as regiões do País, em mais de dois milhões de estabelecimentos agropecuários. Devido à grande capacidade de adaptação às diferentes condições ambientais e ao valor nutricional, sendo destina-se tanto para a alimentação humana quanto animal e também pela geração de renda, principalmente pela produção de grãos. O objetivo da revisão bibliográfica foi investigar o levantamento da cultura do milho no contexto mundial, nacional e regional, abordando os principais aspectos ligados ao desenvolvimento, produção, mercado e exportação. As buscas dos trabalhos foram feitas no portal periódico CAPES/MEC, Scielo e Google Acadêmico. Além disso, alguns sites foram visitados, como: EMBRAPA, CONAB, USDA para o levantamento de dados sobre a produção da cultura do Milho. Atualmente o milho é um dos três cereais mais cultivados no mundo, do qual o Brasil é o terceiro maior produtor e exportador, sendo a produção concentrada nas Regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste. Os cinco principais Estados produtores, são, por ordem de grandeza, Paraná, Mato Grosso, Minas Gerais, Bahia e Pará. O aumento da demanda nacional pelo grão e a disponibilidade de terras mais baratas, propiciaram o deslocamento da produção da região Sul para o norte do Brasil, com destaque para a região Centro-Oeste. O milho está entre as principais culturas em todo o mundo e sua cadeia produtiva é rica em vertentes, que apresentam boa capacidade de produção com o auxílio das tecnologias, associadas a qualidade dos grãos e maiores resistência a pragas e doenças. O crescente desenvolvimento da cultura faz com que ocorra uma constante busca por novos conhecimentos que visem aprimorar ainda mais o sistema produtivo.
- ItemDesempenho do meloeiro amarelo utilizando produtos biológicos em amostra de solo do submédio do Vale do São Francisco(2022-12-16) SOUZA, Daniele Sá; MARTINS, Lindete Miria VieiraA demanda por alimentos de alta qualidade nutricional tem exigido dos produtores a busca por técnicas de manejo cada vez mais eficientes no cultivo de melão (Cucumis Melo L.) no Vale do Submédio do São Francisco. Este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito de produtos biológicos no desenvolvimento do melão, como alternativa aos insumos sintéticos. O desenvolvimento do mesmo decorreu no período de setembro a novembro de 2022 em casa de vegetação telada com 50% de luminosidade do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais da Universidade do Estado da Bahia (DTCS/UNEB), município de Juazeiro-BA. Foram utilizadas sementes de melão da variedade Tantalo, F1, pré-germinadas em bandeja com substrato. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado com 12 tratamentos e 4 repetições: T1 – Testemunha; T2 – Adubação química indicada para a cultura do melão; T3 – Mix dos produtos Micomix e Trichomix (1,0kg/ha); T4 – Mix dos produtos Micomix e Trichomix (2,0kg/ha); T5 – Produto Micomix (250g/ha); T6 – Produto Micomix (500g/ha); T7 – Produto Micomix (750g/ha); T8 – Produto Micomix (1kg/ha); T9 – Produto Trichomix (250g/ha); T10 – Produto Trichomix (500g/ha); T11 – Produto Trichomix (750g/ha) e T12 – Produto Trichomix (1kg/ha). A irrigação dos vasos ocorreu por microaspersão em função das necessidades hídricas da cultura, baseando-se no peso dos vasos quando saturados. Avaliou-se altura de plantas, diâmetro de caule, massa fresca e seca de raízes, e massa fresca e seca da parte aérea. As análises estatísticas ocorreram por meio do programa AgroEstat. Os dados coletados tiveram suas médias comparadas pelo método de Scott&Knott. As variáveis massa fresca de parte aérea, massa fresca da raiz e comprimento das plantas, não mostraram diferenças estatísticas, embora o tratamento 12 com utilização do Trichomix se mostrou superior à adubação convencional na massa seca de raiz, sendo estatisticamente superior aos demais tratamentos. Os tratamentos 9 e 2 diferiram dos demais para o diâmetro de caule. Conclui-se que os tratamentos utilizados como produtos biológicos na cultura do melão mostraram serem capazes de indicação a serem utilizados em áreas agrícolas do Vale do Submédio São Francisco, principalmente por apresentarem, em algumas das variáveis avaliadas, igualdade ao tratamento utilizando a adubação convencional.
- ItemDiagnóstico da arborização urbana do município de Juazeiro, Bahia(2021-12-16) SANTOS, Rogério Pereira Dos; SOUSA, Joselita Cardoso deA arborização é fator determinante da salubridade ambiental, por ter influência direta sobre o bem estar do homem, em virtude dos múltiplos benefícios que proporciona ao meio ambiente. Neste contexto, buscou-se diagnosticar a arborização urbana do centro da cidade de Juazeiro (BA), quanto à riqueza e abundância de espécies, registro das condições de copas dos indivíduos, e verificação da existência de conflitos das raízes e copas das árvores com o meio urbano. O município está localizado na mesorregião do Vale do São Francisco no norte da Bahia. A coleta de dados foi realizada de Setembro a Novembro de 2021 e incluiu todas as árvores presentes nas 47 ruas, 08 avenidas e 12 praças do centro urbano da cidade. O diagnóstico resultou num total de 544 indivíduos arbóreos, distribuído em 34 espécies e 15 famílias. As famílias Leguminosae, Arecaceae e Bignoniaceae foram as mais ricas em espécies. Das espécies, Azadirachta indica foi a que apresentou maior quantitativo de indivíduos. Em relação ao estado da copa, apenas 1,29% dos indivíduos tiveram suas copas ausentes, 79,96% foram classificadas como boa, e 18,75% como copas ruins. Quanto ao sistema radicular, 81,25% das árvores presentes na arborização urbana do centro de Juazeiro possuem sistema radicular adequado não causando danos às calçadas. Com os resultados deste estudo, conclui-se que os dados apresentados podem contribuir para o planejamento da arborização deste município.
- ItemDiagnóstico da comercialização de flores e plantas ornamentais em Juazeiro-BA e Petrolina-PE(2021-12-16) Alcântara, Ryziele Silva deA produção e consumo nacional de flores e plantas ornamentais movimentam bilhões anualmente, com prospecção de crescimento para os próximos anos. Com isso, o objetivo dessa pesquisa foi realizar um diagnóstico sobre a comercialização de flores e plantas ornamentais em Juazeiro-BA e Petrolina-PE, com o intuito de identificar quais as flores e plantas ornamentais mais comercializadas nas duas cidades, avaliar as características socioeconômicas dos consumidores e discutir sobre a geração de emprego e renda proveniente da comercialização do setor. Para isso foram aplicados dois modelos de questionários semiestruturados (um para o público consumidor e potencial consumidor e outro para as lojas físicas e virtuais) com auxílio da plataforma Google Forms visando simplificar o processo de organização das perguntas e respostas. As entrevistas foram realizadas durante o intervalo de tempo correspondente entre o dia nove de novembro a seis de dezembro de 2021. Observou-se que a região da pesquisa apresenta potencial para comercialização e produção de flores e plantas ornamentais, mas algumas técnicas ainda devem ser avaliadas e adotadas pelos empreendedores. Por conseguinte, os dados coletados demonstraram que ocorre geração de renda no dipolo quando os consumidores compram os produtos do setor. Sendo o principal grupo consumidor as mulheres jovens, solteiras e graduadas que gastam anualmente, em média, R$50,00 a R$100,00. E uma das principais flores comercializadas na região é a rosa.
- ItemDiferentes substratos na produção de mudas de mini tomates(2021-12-20) CARMO, Jessica Naiara Santana do; ROCHA, Ruy de CarvalhoA cultura do tomate é de grande importância econômica no Brasil. O grupo dos mini tomates engloba diferentes tipos de frutos, sendo as variedades do tipo Sweetgrapee e cereja as mais cultivadas. Mesmo pertencendo à mesma família, Solanumlycopersicum, apresentam diferentes características e uma grande versatilidade culinária, sendo indicado para diferentes finalidades e usos. A formação da muda do tomateiro é uma fase importante para a condução da cultura, que vem se destacando nos últimos anos, sendo o substrato um fator essencial na qualidade das mudas, devendo-se a este à responsabilidade de proporcionar suporte físico, além de atender as suas demandas químicas e biológicas. Dessa forma, esse trabalho objetivou estudar o comportamento de três substratos, cama de galinha, composto orgânico e substrato comercial, visando agregar informações sobre a produção de mudas de mini tomates, Sweetgrape e cereja, como forma de contribuir com a melhoria dos sistemas de produção deste tipo de tomate. A pesquisa para elaboração da revisão de literatura, foi realizada com base em informações através de artigos científicos, dissertações e teses referentes à produção de mudas de mini tomates. As principais ferramentas de busca de pesquisa foram Google Acadêmico, periódicos CAPES e a plataforma SCIELO. Mesmo existindo substratos comerciais mais indicados para a produção de mudas de determinadas espécies, tem-se buscado inserir novas tecnologias sustentáveis de produção que complementem a necessidade e ao mesmo tempo sejam disponíveis as condições econômicas dos produtores (FERREIRA et al., 2018). O uso de substratos derivados de resíduos alternativos de base ecológica poderá constituir-se como alternativa para a produção de mudas de mini tomates, reduzindo os custos de produção e melhorando a rentabilidade dos produtores deste tipo de tomate.
- ItemEfeito da aplicação de cálcio em hortaliçasfruto visando diminuição da incidência de podridão apical(2021-12-06) JÚNIOR, Paulo Roberto Barbosa de Jesus; ARAGÃO, Carlos AlbertoA produção hortícola é de grande importância a nível mundial e também nacional, e nesse cenário os frutos gerados por essas hortaliças ganham posição de destaque, os cultivos de tomate (Solanum lycopersicum L.), pimentão (Capsicum annuum L.), e melancia (Citrullus lanatus [Thumb.] Matsum & Nakai), geram emprego e renda para diversos produtores, fazendo com que qualquer tipo de mecanismo que possa prejudicar bons números de produção e comercialização dessas culturas deva ser estudado e formas de prevenção adotadas. Nesse contexto problemas fitopatológicos, como a podridão apical, também conhecida como podridão estilar ou fundo preto, ocasionam danos econômicos uma vez que tornam os produtos comercialmente inviáveis, sabendo-se que este é um distúrbio abiótico causado pela deficiência do macronutriente cálcio, realizar sua adubação através de aplicações via foliar, ou através da fertirrigação, podem ser avaliadas como alternativas para solucionar a questão. Assim, o objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão bibliográfica, baseada em trabalhados nacionais e internacionais publicados e disponíveis em alguns dos principais bancos de dados, como; Google acadêmico, Scielo, portal de periódicos da CAPES, ResearchGate e ScienceDirect, afim de reunir informações de diferentes autores acerca da eficiência da aplicação de cálcio via foliar e do fornecimento desse macronutriente através da fertirrigação, com o objetivo de diminuir o aparecimento de podridão apical em frutos de hortaliças, bem como, entender os mecanismos que podem levar as plantas a não conseguirem assimilar o cálcio de forma devida.
- ItemEfeito da temperatura sobre cultivares de alface(2021-07-09) ALMEIDA, Messias Genelício De; ARAGÃO, Carlos AlbertoA alface é a hortaliça folhosa mais encontrada na mesa dos brasileiros com perspectiva de aumento no consumo dada a mudança de hábitos alimentares sofridas ao longo dos anos. Sendo consumida e produzida na maior parte do território nacional, algumas regiões enfrentam dificuldades na sua produção dada as mudanças de temperatura ao longo das regiões, o que em excesso pode influenciar de maneira direta nos processos fisiológicos da cultura, como é o caso do pendoamento. Por tal motivo, este trabalho objetivou entender e avaliar a influência desses fatores abióticos e buscar formas de amenizar esses processos com base em revisão de literatura utilizando como ferramenta de estudo artigos relacionados em plataformas de pesquisa científica SciELO Network Meeting, Google Acadêmico, Researchgate e periódico CAPES. As palavras-chave utilizadas foram “Lactuca sativa L.”, “Pendoamento”, “Temperatura” e “Luminosidade”. Como critério de aceitação, foram adotados apenas artigos publicados com referência ao estudo em questão.
- ItemEficiência de inseticidas alternativos no controle do tripes frankliniella schultzei (trybom, 1910) (thysanoptera:thripidae)(2022-07-18) Santos, Lidyonete Victórya De Oliveira; Nogueira, Carlos Henrique FeitosaO tripes Frankliniellaa schultzeii (Trybom) (Thysanoptera:Thripidae) é considerado uma praga de importância econômica para inúmeras culturas em vários países, devido ao seu habito alimentar, ciclo de vida reduzido e a grande capacidade de ser vetor de doenças. O tripes é considerado uma praga chave para a cultura da mangueira no submédio do Vale do São Francisco, devido as suas características de irrigação e abundante incidência de luz solar é caracterizado como um grande polo de produção e exportação, além apresentar extrema importância para o crescimento econômico da região. Em busca de alternativas para uma agricultura mais sustentável, saudável e segura a fim de reduzir os problemas ocasionados pela utilização de produtos químicos tem-se a possibilidade do controle alternativo. Deste modo o presente trabalho teve como objetivo avaliar a ação dos inseticidas naturais no controle do tripes Franliniella schultzei na mangueira. Por meio deste trabalho pode-se constatar que o killga apesentou excelente ação na aplicação direta na bandeja, já o sw8 apresentou resultado superior no teste realizado em campo, com aplicação direta na planta.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »