Licenciatura em Ciências Biológicas - DCH9
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Ciências Biológicas - DCH9 por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 35
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA ESTUDANTES COM TDAH: ESTRATÉGIAS, DESAFIOS E PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES(0007-12-23) Santos, Vanessa Dias; Oliveira, Fábio de; Cezar, Valdete Alves; Ribeiro, Carla Cassiana Lima de AlmeidaO Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade TDAH, é uma alteração do neurodesenvolvimento, que apresenta impactos significativos na vida social, pessoal e acadêmica do indivíduo, devido a disfunções no funcionamento das funções executivas que estão associadas ao córtex pré-frontal responsáveis pela regulação de comportamento, emoção, habilidades cognitivas. Conforme apontado pelo Ministério da Saúde a prevalência de crianças com TDAH no Brasil é de entre 6 a 17 anos é de 7,6%, no contexto escolar em relação à disciplina de ciências, que tem uma demanda maior de atenção e concentração para aprender os conceitos científicos e experimental, os prejuízos são significativos no processo de ensino e aprendizagem dos alunos com essa condição. Diante disso, objetivo geral desse estudo foi compreender os desafios enfrentados pelos professores na educação de estudantes com TDAH na disciplina de Ciências. A pesquisa foi realizada por meio de um questionário semiestruturado contendo 16 questões, para coleta de dados, com uma amostra de 8 docentes, todos graduados pela Universidade do Estado da Bahia - Campus IV – Barreiras no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Os resultados apontaram uma lacuna significativa na formação inicial dos professores, e a falta de formação continuada voltada para educação inclusiva, como o TDAH. O estudo também indicou a urgência de que as instituições educacionais se adaptem para oferecer suporte adequado aos professores, como a disponibilização de recursos didáticos especializados e a inclusão de profissionais, como psicopedagogos, na equipe pedagógica, que podem desempenhar um papel vital no apoio tanto aos alunos quanto aos educadores. O estudo destacou a importância de um ensino de Ciências mais inclusivo e bem informado, ressaltando que a educação de qualidade para alunos com TDAH depende de uma compreensão profunda de suas necessidades específicas e de estratégias de ensino adaptadas, que levem em conta as suas particularidades e dificuldades.
- ItemAvaliação comportamental de Chrysocyon brachyurus (Illiger 1815) mantido em cativeiro no Parque Vida Cerrado(2019-09) Brito, Luan de Jesus MatosO presente estudo foi realizado no Criadouro Científico para fins de Conservação Parque Vida Cerrado, localizado no município de Barreiras, Bahia. Para realização do mesmo foi utilizado um indivíduo da espécie C. brachyurus, o qual foi submetido a uma avaliação comportamental, para a confecção do etograma. Todos os comportamentos expressados pelo animal foram considerados comuns à espécie, quando comparados ao descrito na literatura para animais de vida livre, não sendo observado nenhum comportamento atípico, estereotipado, constatando o bem-estar animal por parte da instituição
- ItemEducação sexual na escola: sob o olhar do gestor e professor(2019-12-17) Maia, Ana Paula OliveiraA Educação Sexual (ES) no ambiente escolar deve ser um processo calculado e articulado, que pretenda propiciar aos adolescentes um desenvolvimento que inclua conhecimento, questionamento e reflexão. Nesse sentindo, o presente trabalho tem como objetivo de analisar o nível de envolvimento das escolas na pessoa de gestores e professores no que diz respeito à Educação Sexual, bem como identificar as principais dificuldades enfrentadas por professores do ensino fundamental II e médio com relação à temática. Para isso, foram realizadas entrevistas a gestores e aplicado questionários aos professores das escolas municipais e estaduais da cidade de Barreiras-BA. A análise dos dados permitiu identificar um conhecimento superficial dos pesquisados e pouco envolvimento com a temática, o que reflete num desconhecimento e muitas vezes na dificuldade de lidar com o assunto em função da falta de formação continuada e de um trabalho efetivo entre setor de saúde e educação.
- ItemEstudo etnobotânico na Fazenda Extrema e na Comunidade Val da Boa Esperança, Barreiras-BA(2020-03-17) Nascimento, Thaynã da SilvaDesde tempos pré-históricos o homem utiliza plantas para seu sustento e com a evolução o homem foi adquirindo conhecimento suficiente para indicar plantas com efeitos medicinais. À essa relação se deu o nome de etnobotânica. Os saberes populares fundamentados em crenças, experiências e superstições puderam então ser estudados mais a fundo para que fossem introduzidos o conhecimento científico, já que o uso dessas plantas são muitas vezes o recurso principal e de baixo custo para tratamento de várias doenças, principalmente de comunidades rurais. Porém, muitos ainda consideram o fato do que vem da natureza não provoca efeitos prejudiciais para a saúde, mas alguns estudos demonstram que as plantas mais utilizadas têm ativos tóxicos e que se a manipulação do composto não for adequada poderá até levar à morte, tanto de seres humanos quanto de animais. Diante disso, este trabalho objetivou realizar o levantamento das plantas medicinais cultivadas e utilizadas pelos moradores da fazenda Extrema e da comunidade Val da Boa Esperança e dentre essas plantas utilizadas, quais poderiam apresentar potencial tóxico segundo informações da literatura. Para isso, foi realizada uma entrevista com alguns moradores e através da abordagem da observação direta obteve-se quais as plantas cultivadas eram para fins medicinais e como eles as manipulavam. Os dados foram analisados e discutidos, o que permitiu chegar a conclusão que, o uso indiscriminado das plantas medicinais podem acarretar problemas na saúde, chegando até mesmo ao óbito. Sendo necessário estudos referentes a utilização das plantas medicinais.Além disso, o repasse desses saberes favorece a troca de experiências culturais e mantém vivas as tradições entre os indivíduos de diferentes idades em uma comunidade. Ademais, tais estudos favorecem a preservação das espécies.
- ItemUm estudo sobre o trabalho de professores de Ciências com alunos com transtorno do espectro autista(2020-03-18) Santos, Cauana Michele Araújo dosO chamado Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) significa um conjunto de Transtornos neurodesenvolvimentais de causas orgânicas, no âmbito educacional, é importante salientar o trabalho de professores e auxiliares que requer uma atenção muito grande às pessoas que o possuem, na condução de técnicas de intervenção que devem ser elaboradas com paciência, concentração e valorização do tempo de aprendizagem da criança. Diante dos fatores apresentados, o objetivo geral deste estudo é analisar o trabalho de professores de ciências do 1º e 9º ano em relação a alunos com TEA, seguindo dos objetivos específicos: identificar a concepção dos professores de ciências sobre a Educação Especial e o Autismo; observar as estratégias utilizadas com alunos autistas no ensino de ciências; e investigar como a relação do professor com o auxiliar em sala de aula interfere em seu trabalho com o aluno autista. Para obtenção dos dados, foi elaborado questionário com sete perguntas e três blocos avaliativos em dez escolas pré-selecionadas pela secretaria de educação da Cidade de Barreiras com a participação de dez professores de Ciências de turmas 1º a 9º ano dos Ensinos fundamentais 1 e 2. Quanto aos resultados, foi possível perceber que a maioria dos professores entende o que significa inclusão e autismo, utilizam estratégias que contemplem as crianças e adolescentes com TEA, mantém uma boa relação com os auxiliares em sua maioria e trabalham com as salas de AEE como componentes da educação. Verifica-se que a inclusão efetiva dos alunos com TEA depende das condições que a escola e os professores dispõem para oferecer e isso passa pela construção de políticas públicas mais eficientes para atender os indivíduos com necessidades educacionais específicas.
- ItemUso de Geotecnologia na Avaliação Macroscópica de Impactos Ambientais em Nascentes do rio de Ondas Barreiras - BA(2020-03-18) Carvalho, Carla Gisele dos SantosAs nascentes são sistemas ambientais singulares que desempenham papel fundamental na conservação e manutenção dos recursos hídricos, em especial na região Oeste da Bahia, onde inúmeras nascentes abastecem rios de importância ambiental e social na região. Desse modo, o presente trabalho busca identificar e avaliar impactos ambientais macroscópicos em nascentes do rio de Ondas, Barreiras – Ba, utilizando técnicas de geoprocessamento e visitas in loco. A partir da aplicação do Índice de Impacto Ambiental em Nascentes, foi possível identificar e classificar o grau de preservação das nascentes e discriminar os impactos ambientais recorrentes de ações antrópicas. A avaliação dos impactos ambientais também baseou-se na análise espacial das Áreas de Preservação Permanente ao entorno das nascentes, as imagens foram obtidas no Google Earth Pro, Google Satélite 2019 CNES/Airbus e submetidas à interpretação através das ferramenta QGIS 2.8.1. A análise dos parâmetros revelou que vegetação degradada, queimadas, proximidades à residências e estradas rurais foram os impactos mais frequentes e relevantes nas áreas estudadas. Considera-se que a degradação das Áreas de Preservação Permanente ao entorno das nascentes impacta diretamente na preservação das mesmas. Dessa forma, se faz necessário a aplicação de medidas mitigadoras tais como o isolamento da APP com cercas, a retirada de animais de criação das nascentes e o plantio de mudas nativas do Cerrado, uma vez que estas atuam na minimização dos impactos ambientais e recuperação de áreas degradadas.
- ItemAnalise qualitativa das enzimas quitinase, lipase e protease associadas a fungos entomopatogênicos(2020-03-18) Sobrinho, Dávila Caroline GuedesOs fungos têm sido de grande importância no estudo da produção enzimática e obtenção de técnicas bioquímicas em procedimentos laboratoriais. As enzimas produzidas possuem um papel fundamental na degradação da matéria orgânica. Neste sentido, este estudo tem como objetivo principal avaliar qualitativamente a produção das enzimas quitina, lipase e protease (produzidas) em testes laboratoriais por fungos entomopatogênicos. A metodologia utilizada neste trabalho pautou-se no laboratorial de três espécies de fungos entomopatogênicos (Beauveria bassiana, Isaria e Paecilomyces lilacinum) no intervalo de 7 e 10 dias para obtenção dos resultados. Os resultados concluíram que o isolado B. bassiana 2 foi a espécie de fungo que produziu mais eficientemente atividade enzimática, em contrapartida os isolados P. lilacinum 2, 3 e 4 obtiveram os melhores resultados para as enzimas testadas.
- ItemA inserção do ensino de ciências na aldeia Tuxá: uma análise no colégio estadual indígena Marechal Rondon em Ibotirama-Bahia(2020-03-18) Santos, Adriana Maria dosAo longo da história da Educação Escolar Indígena no Brasil, povos de diferentes etnias, travaram grandes lutas para que seus direitos sejam reconhecidos e assegurados por Lei. Sendo alavancada, a partir da Constituição de 1988, momento em que os saberes particulares dos povos indígenas foram valorizados, bem como seus métodos tradicionais de transmissão de conhecimento. O presente estudo objetivou analisar se há consonância entre o ensino de Ciências e os saberes da cultura indígena Tuxá no Colégio Estadual Indígena Marechal Rondon, localizado no Assentamento da Aldeia Tuxá, Fazenda Morrinhos, no Município de Ibotirama-BA. Os dados foram obtidos através da aplicação de um questionário semi-estruturado como o instrumento principal para o levantamento de dados por amostragem, cuja população alvo foram os professores e o diretor do colégio supracitado, no período de novembro a dezembro de 2019, contendo perguntas abertas. Irrefutavelmente constatou-se que toda equipe escolar é composta por índios; a escola comporta em seu quadro, 30 alunos residentes de uma comunidade quilombola vizinha; os livros didáticos não se diferenciavam dos livros utilizados na educação formal do município de Ibotirama, os professores junto com a comunidade inserem no contexto escolar projetos e materiais didáticos construídos para resgate de sua cultura local. Diante das respostas do questionário, foi notório que a escola ainda necessita de recursos para atender devidamente aos alunos. Ainda com as dificuldades, a escola busca recursos próprios como materiais didáticos e atividades práticas culturais para suprir as necessidades de sua realidade.
- ItemComportamento e biologia reprodutiva de fêmea de lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) sob cuidados humanos(2020-12-09) Brito, Luan de Jesus Matos deO estudo do comportamento de animais sob cuidados humanos, trás em sua riqueza, respostas que auxiliam na conservação das espécies e meios naturais. Ao se tratar do comportamento reprodutivo, faz-se capaz de analisar e elaborar os melhores métodos para reprodução, condicionamento e posterior soltura da prole, visando na tentativa de retomada do equilíbrio ambiental. O presente estudo foi realizado no Criadouro Científico para fins de Conservação Parque Vida Cerrado (Parque Fioravante Galvani), localizado na zona rural do município de Barreiras, Bahia. Observou-se uma fêmea de lobo-guará (C. brachyurus) sub-adulta, durante nove meses, entre os meses de agosto de 2019 e março de 2020, englobando o inicio do período fértil, foi utilizado o método de sequence sampling para descrever os comportamentos observados, o qual baseia-se no registro de amostra focal, possibilitando a padronização dos métodos para elaboração de um repertório comportamental, também se fazendo importante para relatar comportamentos fortuitos, raros ou inesperados. Complementar das observações, foram realizadas, com autorização da responsável técnica, sete coletas da citologia vaginal, condizendo com os dados comportamentais os períodos em que a fêmea esteve em cada fase de seu ciclo estral. Foi possível, através da citologia, encontrar em qual fase do ciclo estral a fêmea aceita investida e cópula do macho, pois foi encontrado três espermatozoides nas lâminas. Ao finalizar este trabalho, os comportamentos emitidos em cada ciclo estral se resumem a sociabilidade da fêmea e tolerância da permanência do macho em seu território.
- ItemO compromisso da Escola Pública do Estado da Bahia para com a Educação Ambiental no Município de Barreiras-ba(2020-12-30) Castro, Stefany de AndradeA Educação Ambiental desponta como o instrumento crucial no ensino, que se consubstancia para possibilitar novas atitudes comportamentos estimulando a mudança de valores individuais e coletivos, acima de tudo, a solidariedade, igualdade e respeito á diferença como formas democráticas de atuação baseadas em praticas interativas e dialógicas, e não sendo meramente desenvolvido em projetos passageiros. Sobre esse prisma o presente trabalho objetivou em geral verificar a efetividade da Educação Ambiental nas Escolas da Rede de Educação do Estado no Munícipio de Barreiras-BA, e objetivou especificamente em em identificar as Escolas que realizam EA (Educação ambiental) em Barreiras, caracterizar as práticas de EA destas escolas, verificar quais professores são responsáveis, quais disciplinas os docentes fazem parte, e apontar os conteúdos e atividades de EA efetivadas no ambiente escolar. Tendo como problema em que medida a Educação Ambiental tem sido efetivada na Rede Pública do Estado no Município de Barreiras-BA. Este trabalho trata-se de um estudo qualitativo de cunho exploratório realizado através de estudo bibliográfico, embasado na perspectiva dos principais autores: Denise de Souza Baena Segura (2001) e Carlos Frederico Bernardo Loureiro (2004 e 2012), para melhor interpretar e analisar os dados e resultados do problema. Esta pesquisa foi realizada através do questionário semiaberto, direcionado aos professores das 14 escolas estaduais do município de Barreiras-BA, das quais 10 escolas participaram da pesquisa em razão da pandemia Covid-19. A partir dos estudos levantou-se como hipóteses em resposta do problema levantado de que, a frágil estrutura disponibilizada pelo Estado, a baixa oferta de formação pedagógica continuada para docentes, a ausência de prioridade por parte dos governos, e ainda, a provisoriedade dos projetos pedagógicos na área da Educação Ambiental escolar prejudicam a efetividade da Educação Ambiental. Observou-se que a EA desenvolvida não tem perspectiva crítica como se deveria, a visão fragmentada dos conteúdos das disciplinas, a falta de recursos, projetos a curto prazo em datas comemorativas e a falta de participação de todo corpo escolar e da comunidade ainda é empecilho que prejudica o andamento da EA, deixando-a presa sob raízes conservacionistas, e infelizmente não promovendo a criticidade do aluno.
- ItemO Papel Socioambiental do Fundo para o Desenvolvimento Integrado e Sustentável da Bahia (FUNDESIS)(2020-12-30) Oliveira, Vanessa de MatosEste é um estudo pioneiro que tem como objetivo geral discutir o papel socioambiental que o Fundo de Desenvolvimento Integrado e Sustentável da Bahia (FUNDESIS) exerce na Região Oeste da Bahia. Além de identificar as instituições que estão associadas ao FUNDESIS, verificar os critérios adotados para a aprovação de projetos de natureza social e ambiental, bem como, observar a tríade da sustentabilidade (social, ambiental e econômico), defendida pelo respectivo Fundo. Por tanto, esta pesquisa é do tipo exploratória com abordagem qualitativa e foi utilizada como metodologia estudo bibliográfico cujo referencial é Santos (2008) e estudos de documentos institucionais. Fez-se uso de questionário semiestruturado como instrumento de coleta de dados e uso da técnica de entrevista aberta à Associação de agricultores e Irrigantes da Bahia/AIBA. Infere-se a importância que o agronegócio exerce na Região Oeste da Bahia e a necessidade da consolidação do FUNDO para o suporte socioambiental das instituições que atuam sobretudo no atendimento às crianças e jovens em condição de vulnerabilidade e risco social. Foi possível constatar que a grande produção de riqueza realizada pelos associados da AIBA contrasta socialmente com organizações sociais, não governamentais de baixo poder aquisitivo e populações locais em condição de pobreza e extrema pobreza. Assim, o que animou este estudo foi descobrir que a inserção do FUNDESIS tem fortalecido as instituições sociais e progredido em investimento uma vez que o produtor doa somente 1% de seus ganhos num cenário em que tem produtividade de grãos tem sido crescente na região. Espera-se que este estudo contribua para estimular o fortalecimento e o compromisso social do agronegócio com a Região Oeste.
- ItemEfeito da urbanização sobre a fauna de abelhas (hymenoptera: ANTHOPHILA) no município de Barreiras, Bahia, Brasil(2021-06-11) Bulhões, Felina Kelly MarquesO objetivo precípuo deste trabalho é conhecer a biodiversidade de abelhas de dois fragmentos florestais com diferentes níveis de urbanização, na Serra do Mimo e Parque Engenheiro Geraldo Rocha, em Barreiras, Bahia, avaliando o efeito da urbanização sobre a diversidade, abundância, riqueza e permeabilidade de espécies no local, para tanto este trabalho contribui para o estudo da ecologia urbana de abelhas, sendo essa pesquisa pioneira para a área de estudo. As abelhas foram coletadas quinzenalmente de novembro de 2019 a abril de 2021, utilizando dois métodos de amostragem: ARCAS e rede entomológica nos dois fragmentos estudados. Para análise de dados foi utilizado os programas PAST e R. A comunidade de abelhas foi representada por 45 espécies, 29 gêneros, 18 tribos e 04 famílias, com um total de 749 indivíduos coletados. Os resultados demonstraram que o fragmento com menor nível de urbanização apresentou índices diversidade, abundância e riqueza superiores em relação ao fragmento mais urbanizado, porém compartilham um número razoável de espécies. E, por fim, a área com maior nível de urbanização foram encontradas espécies bioindicadoras que revelam impactos ambientais e essas espécies se beneficiam dessa urbanização.
- ItemEtnobotânica na escola: despertando o interesse e a apreciação dos estudantes pelas aulas de botânica(2021-06-18) Schneider, Mércia Rufino da SilvaConforme os estudos sobre o ensino de Botânica nas escolas, serem vistos como uma disciplina complexa, possuindo um extenso repertório de termos científicos, ocasionando assim a falta de interesse dos alunos sobre o tema, a Etnobotanica surge como uma alternativa para despertar o interesse dos alunos pela disciplina ao valorizar os saberes populares. O presente trabalho objetivou conhecer os saberes etnobotânicos dos alunos de uma turma do 7º ano do ensino fundamental de uma escola pública da zona rural do município de Barreiras-BA, com a finalidade de agregá-los ao ensino de ciências e facilitar o ensino-aprendizagem. Para identificar e registrar esses saberes foram realizados debates, aplicação da técnica de lista livre, desenhos como forma de expressão visual do conhecimento, questionário, além da ministração de aulas expositivas e de aula prática realizadas de forma remota devido à pandemia da Covid 19. Os resultados mostraram uma riqueza de conhecimento sobre plantas, foram 43 espécies listadas e 24 desenhos, as mais citadas foram a Mangifera indica L. (manga), Psidium guajava L. (goiaba) e Passiflora edulis Sims. (maracujá). Ao aliar a abordagem etnobotânica e a linguagem dos desenhos ao ensino de ciências foi possível atestar que quando a bagagem de conhecimento que o aluno leva para a escola é valorizada ele tem mais interesse em aprender e isso facilita o ensino-aprendizagem de botânica, colaborando também para a manutenção e perpetuação do conhecimento biológico tradicional e, consequentemente, a preservação ambiental.
- ItemO Cerrado e sua abordagem no cotidiano escolar(2021-07-21) Chaves, Viviane VasconcelosO Cerrado é o segundo maior bioma do Brasil e possui uma rica biodiversidade, daí ser considerado um dos hotspots para a conservação. No entanto, devido a exploração desenfreada de seus recursos, ocasionada principalmente por ações antrópicas, a sua paisagem vem se alterando, levando muitas vezes a ser enxergado como um bioma pobre e sem importância. Como a escola é um ambiente de formação e aprendizagem, o trabalho buscou analisar a forma como o Cerrado é abordado no espaço escolar. O estudo foi realizado em oito escolas públicas municipais, e se deu em quatro etapas: Análise documental da BNCC, PCN´s e PPP´s, Levantamento de dez livros didáticos de Ciências e Geografia do sétimo ano; Aplicação de questionários para professores e por fim a confecção de um material paradidático. Os dados obtidos mostraram que, o Cerrado não possui espaço nos referidos documentos e os livros didáticos abordam de forma muito superficial, além do conteúdo ser muito similar entre os exemplares utilizados na pesquisa. De acordo com as respostas dos professores, foi possível perceber que a maioria se baseia apenas nos conteúdos oferecidos pelos livros didáticos. Desta maneira compreende que a forma como o Cerrado é trabalhado no cotidiano escolar não contribui para o conhecimento da real situação de degradação que o bioma vem passando no decorrer dos anos e que a escola tem um papel importante de oportunizar a partir da adoção de diferentes estratégias e recursos paradidáticos que possam enriquecer as aulas e o trabalho interdisciplinar evidente na BNCC, porém pouco explorado na prática.
- ItemAbordagem transversal da doença de chagas na rede pública de educação do município de Cristópolis-Bahia(2021-07-30) Souza, Taise Rodrigues deA Doença de Chagas tem origem no agente etiológico protozoário flagelado Trypanosoma cruzi. Embora seja uma doença cujo tratamento e formas de prevenção já tenham sido propaladas, a reincidência desta enfermidade ainda afeta 1,9 a 4,6 milhões de indivíduos no país. Esta pesquisa objetiva discutir como a Rede Municipal de Educação de Cristópolis/BA assume a problemática desta doença nas diferentes áreas do conhecimento nas escolas da cidade e do campo. Especificamente, objetiva ainda, identificar programas e projetos de Educação Ambiental que combatam pedagogicamente a Doença de Chagas e suas medidas de proteção. Trata-se de uma pesquisa de levantamento de cunho exploratório e abordagem qualitativa que fez uso de questionário fechado e estudo bibliográfico que tem como principais referências Enrique Leff (2015), Assis e Araújo-Jorge (2018), Malafaia e Rodrigues (2010), Mari Elizabete Bernardini Seiffert (2007) e Antônio Carlos Gil (2008). O estudo conferiu na materialidade da escola pública, seja no aspecto pedagógico ou da Política de Saúde Pública, seja nas limitações concretas das famílias (socioambientalmente vulneráveis) atendidas, como as políticas públicas municipais conferem frágil ou nenhuma atenção à problemática da Doença de Chagas que afeta a população do município. Não foram identificadas atividades que divulgassem as formas de transmissão, bem como os diferentes tipos de vetores da doença de Chagas na região.
- ItemEntomofauna de um fragmento de Cerrado no município de Barreiras região Oeste da Bahia(2021-08-31) Noronha, Weslane SilvaO bioma Cerrado vem sendo objeto de estudo de diversos pesquisadores de todos os ramos da ciência, por ser detentor de um patrimônio natural consideravelmente rico e sendo conhecido como um dos 25 hotspots mundiais. Assim, o objetivo desta pesquisa, foi conhecer a entomofauna de um fragmento de Cerrado, com gradientes de perturbações antrópicas, em uma propriedade rural, no município de Barreiras - oeste da Bahia. Uma área de 150 ha foi demarcada na Fazenda Mãe Preta e, posteriormente, dividida em três subáreas de 50 ha cada. As subáreas correspondem a área antropizada (com presença de atividade agropastoril); área parcialmente antropizada (efeito de borda) e; área sob vegetação nativa (Cerrado preservado). As coletas foram realizadas mensalmente no período diurno, de setembro de 2018 a setembro de 2019, por meio de armadilhas do tipo Pitfall e Malaise. Para a análise dos dados utilizou-se a curva de acumulação, os índices de diversidade de Shannon-Wiener e de Simpson. Para verificar se houve diferença significativa entre as áreas, quanto aos índices de diversidade, foi realizado o teste t de Student. Durante a pesquisa foram coletados 35.646 indivíduos, pertencentes a 157 famílias, agrupadas em 15 ordens. Daquele total, 6.889 ocorreram em área de Cerrado Preservado (CP), 11.035 em Cerrado Parcialmente Preservado (CPP) e 17.722 na área Com Influência Antrópica (CIA). Os valores de diversidade obtidos estão dentro do intervalo comumente encontrado na literatura. Além disso, não houve diferença significativa destes dados entre as três áreas amostradas. Tendo em vista os aspectos observados aqui, se faz necessário mais estudos sobre a entomofauna do Cerrado, por exemplo, estudos que abordem fatores abióticos, além de estudos a nível de espécie para obter melhores dados de riqueza, abundância e diversidade neste bioma.
- ItemEducação básica e IDEB: um desafio para professores da escola pública municipal em Angical/Bahia(2021-11-29) Santos, Valdete Silva dosDiante dos desafios por uma educação básica de qualidade, em que aprendizado é ponto central para docentes, se faz necessário conhecer os resultados acerca das avaliações como o IDEB, para poder questionar e refletir as melhores estratégias para se alcançar as metas almejadas. Este trabalho objetivou analisar a partir do professor a relação entre os resultados do IDEB e os mecanismos de interferência disponibilizados pelo Poder Público para melhoria da qualidade da Educação Básica no município de Angical, no Oeste da Bahia. Para isso, foram aplicados questionários aos professores do Colégio Municipal Prefeito Florisvaldo Ferreira da cidade de Angical Bahia, única escola da sede do município que contempla o Ensino Fundamenta II. Esta pesquisa de campo é de cunho qualitativa, exploratória e segue o viés do Materialismo Histórico Dialético. A análise permitiu identificar que há fragilidades quanto aos recursos didáticos disponibilizados aos professores, elevando a precarização da estrutura escolar, mesmo o município investindo em formação continuada. Portanto, para melhorar a qualidade da Educação Básica é preciso elaborar políticas públicas com investimentos suficientes e que agregue, valorize e auxilie os professores.
- ItemA inserção da temática cerrado nas escolas estaduais do município de Barreiras-Ba(2021-11-30) Pereira, Graziele SantosO meio ambiente vem sofrendo danos em decorrência das ações humanas. Vivemos em um mundo em que para produzir, tudo se retira da natureza, porém sem considerar os impactos ao ambiente. Nesta perspectiva, encontra-se o Bioma Cerrado, considerado um dos mais ricos Biomas do país estando em meio às adversidades ambientais. Diante deste panorama este trabalho possuiu o objetivo de discutir a Educação Ambiental inserida na Rede de Educação do Estado a partir da apropriação do conteúdo Bioma Cerrado. Assim, busca-se identificar as ações de EA desenvolvidas pelos professores da Rede, bem como apontar quais conteúdos e metodologias estão sendo utilizadas com foco no Cerrado. Utilizou-se os autores Carlos Frederico Bernardo Loureiro (2004) e Róger Walteman Gomes (2014) como referências. A problemática visa discutir em que medida a EA desenvolvida em escolas públicas tem o Cerrado como conteúdo. Dessa forma, realizou-se uma pesquisa do tipo exploratória com abordagem qualitativa dos dados em escolas estaduais com uso de questionário estruturado direcionado a todos os professores. Os resultados obtidos permitiram inferir que a EA tem sido incluída de modo superficial, com pouca relação com o Cerrado, sendo constatada a falta de formação continuada que provoque os professores à prática da EA diante das questões que envolvem o Cerrado como bioma local.
- ItemLevantamento bibliografico consequencias da utilizaçao de agrotoxicos para saude humana(2021-12) Paiva, Katleen SantanaNo período da Revolução verde, que se iniciou nos anos de 1960, o homem passou a utilizar agrotóxicos, como forma de aumentar a produtividade, através do controle de patógenos, visando uma maior qualidade dos produtos. Nesse período não existia pesquisas sobre as possíveis consequências que estes agroquímicos, poderiam ocasionar na saúde do homem, dos animais e sua influência no meio ambiente. Com o aumento da utilização dos agrotóxicos, ocorreu a necessidade de realizar pesquisas, para averiguar possíveis relações entre o surgimento de doenças, associada a exposição prolongada aos agrotóxicos. Este trabalho é um levantamento bibliográfico, sobre as consequências da exposição prolongada aos agroquímicos, relacionado a saúde do homem.
- ItemLevantamento de formigas em duas áreas de um fragmento na Serra do mimo, Barreiras-Ba(2021-12-08) Santana, Mayana ValentinO Cerrado é um dos mais importantes biomas brasileiros. Apesar da sua relevância, a savana brasileira tem sofrido com a fragmentação e a perda de habitat. Dessa forma esta pesquisa buscou realizar um levantamento de formigas em duas áreas de um fragmento na Serra do Mimo, Barreiras-BA. A área de pesquisa foi dividida em dois ambientes distintos, denominados de área A e área B, sendo que em cada área foram definidos dois transectos de tamanhos diferentes, devido às condições do relevo que dificultavam a instalação das armadilhas. Em cada transecto foram demarcadas 20 árvores > 3 m, e instaladas um conjunto de quatro armadilhas de queda no solo ao redor de cada árvore, em grade de 2,5m x 2,5m e quatro armadilhas atrativas nos galhos. Para análise dos dados utilizou-se os testes de normalidade, Mann-Whintney (U) e os índices ecológicos de Simpson (D) e Shannon (H’). Foram amostradas 14.273 espécimes de formigas distribuídas em 21 gêneros. Os gêneros que mais se destacaram foram Pheidole, Camponotus, Crematogaster e Solenopsis. Os valores obtidos não demonstraram diferenças significativas entre as áreas. Diante o exposto, este estudo apresenta o primeiro levantamento de formigas de um fragmento da Serra do Mimo em Barreiras-BA, abrindo caminhos para outras pesquisas.