Licenciatura em Ciências Biológicas - DCH9
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Ciências Biológicas - DCH9 por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 35
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA AGRICULTURA FAMILIAR EM UMA PERSPECTIVA DE VIABILIDADE ECONÔMICA E SOCIAL(UNEB, 2024-07-12) Laranjeira , Deivd; Oliveira , Fábio; Besnosik , Raquel; Barbosa , AdrianaA agricultura familiar é uma cultura advinda das características dos povos que formaram o Brasil, povos indígenas, africanos e os portugueses, visto isto, este trabalho procurar entender a viabilidade econômica e social desta cultura. Este estudo tem como objetivo investigar o papel da agricultura familiar na economia nacional, abordando um contexto histórico, avaliando desdobramentos sociais e o desenvolvimento sustentável, por meio de uma revisão bibliográfica, analisando trabalhos científicos, livros e revistas para coleta de dados. Sendo assim, por meio deste levantamento, observa-se a importância desta atividade cultural e produtiva para o crescimento econômico por meio de mercados e feiras livres, especialmente da região nordeste, além de assegurar a subsistência utilizando entidades assistenciais, como escolas e creches e disseminando questões socioambientais por meio de projetos governamentais. Contudo, a partir deste estudo se comprova a grande importância desta cultura para o desenvolvimento econômico do país, gerando renda e dignidade financeira, trazendo apoio assistencial à sociedade, proporcionando uma alimentação de qualidade a e saberes ecológicos para a preservação e do meio ambiente.
- ItemAbordagem transversal da doença de chagas na rede pública de educação do município de Cristópolis-Bahia(2021-07-30) Souza, Taise Rodrigues deA Doença de Chagas tem origem no agente etiológico protozoário flagelado Trypanosoma cruzi. Embora seja uma doença cujo tratamento e formas de prevenção já tenham sido propaladas, a reincidência desta enfermidade ainda afeta 1,9 a 4,6 milhões de indivíduos no país. Esta pesquisa objetiva discutir como a Rede Municipal de Educação de Cristópolis/BA assume a problemática desta doença nas diferentes áreas do conhecimento nas escolas da cidade e do campo. Especificamente, objetiva ainda, identificar programas e projetos de Educação Ambiental que combatam pedagogicamente a Doença de Chagas e suas medidas de proteção. Trata-se de uma pesquisa de levantamento de cunho exploratório e abordagem qualitativa que fez uso de questionário fechado e estudo bibliográfico que tem como principais referências Enrique Leff (2015), Assis e Araújo-Jorge (2018), Malafaia e Rodrigues (2010), Mari Elizabete Bernardini Seiffert (2007) e Antônio Carlos Gil (2008). O estudo conferiu na materialidade da escola pública, seja no aspecto pedagógico ou da Política de Saúde Pública, seja nas limitações concretas das famílias (socioambientalmente vulneráveis) atendidas, como as políticas públicas municipais conferem frágil ou nenhuma atenção à problemática da Doença de Chagas que afeta a população do município. Não foram identificadas atividades que divulgassem as formas de transmissão, bem como os diferentes tipos de vetores da doença de Chagas na região.
- ItemAnalise qualitativa das enzimas quitinase, lipase e protease associadas a fungos entomopatogênicos(2020-03-18) Sobrinho, Dávila Caroline GuedesOs fungos têm sido de grande importância no estudo da produção enzimática e obtenção de técnicas bioquímicas em procedimentos laboratoriais. As enzimas produzidas possuem um papel fundamental na degradação da matéria orgânica. Neste sentido, este estudo tem como objetivo principal avaliar qualitativamente a produção das enzimas quitina, lipase e protease (produzidas) em testes laboratoriais por fungos entomopatogênicos. A metodologia utilizada neste trabalho pautou-se no laboratorial de três espécies de fungos entomopatogênicos (Beauveria bassiana, Isaria e Paecilomyces lilacinum) no intervalo de 7 e 10 dias para obtenção dos resultados. Os resultados concluíram que o isolado B. bassiana 2 foi a espécie de fungo que produziu mais eficientemente atividade enzimática, em contrapartida os isolados P. lilacinum 2, 3 e 4 obtiveram os melhores resultados para as enzimas testadas.
- ItemAvaliação comportamental de Chrysocyon brachyurus (Illiger 1815) mantido em cativeiro no Parque Vida Cerrado(2019-09) Brito, Luan de Jesus MatosO presente estudo foi realizado no Criadouro Científico para fins de Conservação Parque Vida Cerrado, localizado no município de Barreiras, Bahia. Para realização do mesmo foi utilizado um indivíduo da espécie C. brachyurus, o qual foi submetido a uma avaliação comportamental, para a confecção do etograma. Todos os comportamentos expressados pelo animal foram considerados comuns à espécie, quando comparados ao descrito na literatura para animais de vida livre, não sendo observado nenhum comportamento atípico, estereotipado, constatando o bem-estar animal por parte da instituição
- ItemAvaliação da qualidade da água superficial do Rio Grande no perímetro urbano do município de Barreiras-Bahia(2022-12-22) Santos, Alex Barros dosA água esteve sempre disponível para o homem, sendo capaz de se restaurar e voltar a sua forma natural, porém essa capacidade vem diminuindo devido à degradação dos recursos hídricos ocasionado pelo constante aumento da população. Assim, esse trabalho objetivou analisar a qualidade da água do Rio Grande no perímetro urbano do município de Barreiras, Bahia, demonstrando a influencia dos bairros sobre o rio no período seco e chuvoso, através de parâmetros físico-químicos e microbiológicos. As coletas das amostras foram realizadas em dez pontos distintos ao longo do segmento urbano do Rio Grande, sendo coletado 500ml para as analises físico-químicas e 100ml para analises microbiológicas. Os resultados das análises indicaram que alguns parâmetros estavam em desacordo com os padrões de potabilidade da portaria n°: 888/2021, sendo os parâmetros microbiológicos, oxigênio dissolvido, turbidez e condutividade. Em relação aos íons, foi possível verificar que o período chuvoso apresentou as maiores concentrações de elementos na água, destacando-se o ponto localizado no centro do perímetro urbano, sendo forte indicativo da entrada de esgoto doméstico. É importante destacar a necessidade da análise das amostras de água para outros parâmetros como contaminantes emergentes (pesticidas, fármacos, plastificantes e etc.). Dessa forma esse trabalho em sua integra contribui para a necessidade de ações ambientais de preservação dos rios da região e proporciona dados ainda pouco explorados para ações de controle e qualidade.
- ItemAvaliação das características físico-químicas das cachaças artesanais produzidas no município de Cristópolis-Ba(2022-12-20) Prado, Maurício DamacenoA cachaça é considerada um produto nacional brasileiro, surgiu no século XVI originária de alambique de cobre com teor alcoólico de 38 a 48% de álcool (em volume, a 20ºC) e a cada ano a bebida tem conquistado mais espaço no mercado nacional e internacional. O objetivo deste trabalho foi realizar uma avaliação química de cachaças artesanais produzidas no município de Cristópolis-BA onde foram analisadas amostras de 12 alambiques diferentes. A cachaça representa uma das principais rendas para muitas famílias do município, desde os donos de alambique, até os vendedores às margens da BR-242. As análises aconteceram através de quantificações físico-químicas tendo como manual os métodos do instituto Adolf Lutz. Foram analisados os parâmetros de acidez volátil, grau alcoólico, e teor de cobre. Os resultados apresentaram 8 amostras com acidez volátil acima de 130,0 mg/100mL novo limite permitido para cachaça, portaria 339 de junho de 2021. Com esse novo parâmetro, apenas 4 bebidas se caracterizam como cachaça, A1, A5, A7, A9, e o valor médio entre as amostras que se enquadram para cachaça foi de 117,72 mg/L/100mL. O alto valor na acidez volátil encontrado em 8 amostras interfere diretamente na qualidade da bebida, aroma, sabor, entre outros componentes sensoriais. Para o parâmetro de grau alcoólico as bebidas apresentaram uma média de 45% em ºGL, apenas uma amostra apresentou valor acima do limite exigido para ser caracterizado como cachaça, com 49% de álcool (em volume, a 20ºC), sendo caracterizada como uma aguardente de cana, bebida com graduação alcoólica de 38 a 54% de álcool em volume a temperatura de 20ºC. As cachaças se encontram nos padrões determinados pela legislação para o teor de cobre, o valor máximo permitido é 5mg/L-¹ a média das amostras foi de 3,07 mg/L-¹. A quantidade de cobre por mg/L ¹ nas bebidas tem sido muito cobrado pela legislação nacional, devido à altas concentrações do metal causar inúmeras doenças aos consumidores. Com os resultados, as cachaças artesanais produzidas no Município de Cristópolis-BA encontram-se dentro dos padrões exigidos pela Instrução Normativa Nº13, de 29 de junho de 2005 para dois parâmetros estudados, grau alcoólico e teor de cobre. Os teores de acidez volátil necessitam de uma atenção maior durante a fermentação já que apenas 50% das amostras analisadas estão em conformidade com a instrução normativa que regulamenta a cachaça.
- ItemCaracterização epidemiológica e sanitária da dengue no município de Barreiras-Ba no período de 2018 a 2020(2022-07-25) Alcântara, Katiusce Sabrine ReisA dengue por ser uma patologia emergente de países tropicais, acometida pela picada do mosquito Aedes aegypti, torna-se uma das doenças mais preocupantes por abarcar uma grande área global, e desencadear principalmente em países subdesenvolvidos altos índices de infestação. Por ser multifacetada no que tange os determinantes para sua proliferação, diagnóstico e possíveis tratamentos seja preventivos ou ativos, torna-se uma ignorada quando se pensa nos fatores factíveis que favorecem as condições de permanência do mosquito. Este trabalho teve como objetivo caracterizar a situação epidemiológica e sanitária do município de Barreiras-BA no período de três anos (2018 a 2020). Para tal foram feitos levantamentos de dados de casos notificados de dengue na plataforma do SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) e levantamento de dados climatológicos no site do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), nos referidos anos, além da aplicação de um questionário fechado, cuja finalidade era identificar a existência de fatores socioeconômicos e culturais em relação à proliferação do mosquito da dengue. Os resultados apontam relação entre fatores climáticos como altas temperaturas, níveis de precipitação com o aumento do número de casos notificados no município além desses as condições de suporte para diminuição dos casos no município, como as visitas dos agentes de saúde bem como os cuidados da população também interferem na permanência do mosquito no município.
- ItemO Cerrado e sua abordagem no cotidiano escolar(2021-07-21) Chaves, Viviane VasconcelosO Cerrado é o segundo maior bioma do Brasil e possui uma rica biodiversidade, daí ser considerado um dos hotspots para a conservação. No entanto, devido a exploração desenfreada de seus recursos, ocasionada principalmente por ações antrópicas, a sua paisagem vem se alterando, levando muitas vezes a ser enxergado como um bioma pobre e sem importância. Como a escola é um ambiente de formação e aprendizagem, o trabalho buscou analisar a forma como o Cerrado é abordado no espaço escolar. O estudo foi realizado em oito escolas públicas municipais, e se deu em quatro etapas: Análise documental da BNCC, PCN´s e PPP´s, Levantamento de dez livros didáticos de Ciências e Geografia do sétimo ano; Aplicação de questionários para professores e por fim a confecção de um material paradidático. Os dados obtidos mostraram que, o Cerrado não possui espaço nos referidos documentos e os livros didáticos abordam de forma muito superficial, além do conteúdo ser muito similar entre os exemplares utilizados na pesquisa. De acordo com as respostas dos professores, foi possível perceber que a maioria se baseia apenas nos conteúdos oferecidos pelos livros didáticos. Desta maneira compreende que a forma como o Cerrado é trabalhado no cotidiano escolar não contribui para o conhecimento da real situação de degradação que o bioma vem passando no decorrer dos anos e que a escola tem um papel importante de oportunizar a partir da adoção de diferentes estratégias e recursos paradidáticos que possam enriquecer as aulas e o trabalho interdisciplinar evidente na BNCC, porém pouco explorado na prática.
- ItemComportamento e biologia reprodutiva de fêmea de lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) sob cuidados humanos(2020-12-09) Brito, Luan de Jesus Matos deO estudo do comportamento de animais sob cuidados humanos, trás em sua riqueza, respostas que auxiliam na conservação das espécies e meios naturais. Ao se tratar do comportamento reprodutivo, faz-se capaz de analisar e elaborar os melhores métodos para reprodução, condicionamento e posterior soltura da prole, visando na tentativa de retomada do equilíbrio ambiental. O presente estudo foi realizado no Criadouro Científico para fins de Conservação Parque Vida Cerrado (Parque Fioravante Galvani), localizado na zona rural do município de Barreiras, Bahia. Observou-se uma fêmea de lobo-guará (C. brachyurus) sub-adulta, durante nove meses, entre os meses de agosto de 2019 e março de 2020, englobando o inicio do período fértil, foi utilizado o método de sequence sampling para descrever os comportamentos observados, o qual baseia-se no registro de amostra focal, possibilitando a padronização dos métodos para elaboração de um repertório comportamental, também se fazendo importante para relatar comportamentos fortuitos, raros ou inesperados. Complementar das observações, foram realizadas, com autorização da responsável técnica, sete coletas da citologia vaginal, condizendo com os dados comportamentais os períodos em que a fêmea esteve em cada fase de seu ciclo estral. Foi possível, através da citologia, encontrar em qual fase do ciclo estral a fêmea aceita investida e cópula do macho, pois foi encontrado três espermatozoides nas lâminas. Ao finalizar este trabalho, os comportamentos emitidos em cada ciclo estral se resumem a sociabilidade da fêmea e tolerância da permanência do macho em seu território.
- ItemO compromisso da Escola Pública do Estado da Bahia para com a Educação Ambiental no Município de Barreiras-ba(2020-12-30) Castro, Stefany de AndradeA Educação Ambiental desponta como o instrumento crucial no ensino, que se consubstancia para possibilitar novas atitudes comportamentos estimulando a mudança de valores individuais e coletivos, acima de tudo, a solidariedade, igualdade e respeito á diferença como formas democráticas de atuação baseadas em praticas interativas e dialógicas, e não sendo meramente desenvolvido em projetos passageiros. Sobre esse prisma o presente trabalho objetivou em geral verificar a efetividade da Educação Ambiental nas Escolas da Rede de Educação do Estado no Munícipio de Barreiras-BA, e objetivou especificamente em em identificar as Escolas que realizam EA (Educação ambiental) em Barreiras, caracterizar as práticas de EA destas escolas, verificar quais professores são responsáveis, quais disciplinas os docentes fazem parte, e apontar os conteúdos e atividades de EA efetivadas no ambiente escolar. Tendo como problema em que medida a Educação Ambiental tem sido efetivada na Rede Pública do Estado no Município de Barreiras-BA. Este trabalho trata-se de um estudo qualitativo de cunho exploratório realizado através de estudo bibliográfico, embasado na perspectiva dos principais autores: Denise de Souza Baena Segura (2001) e Carlos Frederico Bernardo Loureiro (2004 e 2012), para melhor interpretar e analisar os dados e resultados do problema. Esta pesquisa foi realizada através do questionário semiaberto, direcionado aos professores das 14 escolas estaduais do município de Barreiras-BA, das quais 10 escolas participaram da pesquisa em razão da pandemia Covid-19. A partir dos estudos levantou-se como hipóteses em resposta do problema levantado de que, a frágil estrutura disponibilizada pelo Estado, a baixa oferta de formação pedagógica continuada para docentes, a ausência de prioridade por parte dos governos, e ainda, a provisoriedade dos projetos pedagógicos na área da Educação Ambiental escolar prejudicam a efetividade da Educação Ambiental. Observou-se que a EA desenvolvida não tem perspectiva crítica como se deveria, a visão fragmentada dos conteúdos das disciplinas, a falta de recursos, projetos a curto prazo em datas comemorativas e a falta de participação de todo corpo escolar e da comunidade ainda é empecilho que prejudica o andamento da EA, deixando-a presa sob raízes conservacionistas, e infelizmente não promovendo a criticidade do aluno.
- ItemContribuições do viveiro da Universidade do Estado da Bahia na produção e multiplicação de mudas de espécies do bioma cerrado e caatinga(2022-12-20) Santos, Elís Nara Nascimento dosO Brasil é o país que apresenta maior biodiversidade de flora em escala mundial. Devido o histórico de degradação dos biomas brasileiros aumenta-se a demanda por mudas de espécies nativas. Para que áreas degradadas sejam devidamente reflorestadas é preciso que a oferta de espécies nativas de seus respectivos biomas seja de fácil acesso. No que diz respeito a região Oeste da Bahia, os solos são amplamente utilizados para o cultivo de monocultura. Diante disso, a pesquisa teve por objetivo geral identificar quais as espécies nativas dos biomas Cerrado e Caatinga estão sendo produzidas no Laboratório de Pesquisa e Produção de Mudas da Universidade do Estado da Bahia, Campus IX. Os dados foram levantados por meio do acesso a registros elaborados pelo viveirista do Laboratório de Pesquisa e Produção de Mudas, durante o ano 2018 até o mês de julho de 2022. A consulta de identificação das espécies foi realizada a partir dos nomes populares. A confirmação e atualizações taxonômica das espécies nativas, assim como seus autores e distribuição geográfica, utilizou-se o repositório Flora do Brasil, e o Sistema de Informação Sobre a Biodiversidade Brasileira. Diante disso, verifica-se que foram identificadas o total de 83 espécies, dentre estas 32 são nativas do Bioma Cerrado e Caatinga, pertencentes a 25 gêneros, distribuídos em 12 famílias. Mais da metade (51,7%) das espécies nativas estão adaptadas as fitofisionomias dos dois biomas. Isso se dá devido algumas similaridades de fatores edáficos e climáticos comuns aos dois biomas. Dentre as espécies identificadas estão a Anacardium occidentale (Cajueiro), Passiflora cincinnata (Maracujá-do-mato) e Myracrodruon urundeuva (Aroeira). Destaca-se a relevância da atualização do inventário das espécies nativas produzidas no Laboratório de Pesquisa e Produção de Mudas da Universidade do Estado da Bahia, Campus IX. Sugerem-se levantamentos anuais, visto que a produção das espécies varia conforme a disponibilidade de sementes. Ressalta-se também a importância de compartilhar as informações com a comunidade acadêmica e sociedade local que usufrui das doações.
- ItemDesafios de professores e alunos com as aulas remotas emergencial: um estudo de caso na rede estadual de Cristópolis – Bahia(2022-07-26) Souza, Fernanda Batista deA pandemia da COVID – 19 causou vários problemas em todo o mundo e uma das áreas mais afetadas foi a educação, em virtude deste problema as aulas passaram a ocorrer de forma remota. Diante de tal problemática o objetivo desta pesquisa foi identificar as dificuldades enfrentadas por estudantes e professores da área de ciências da natureza durante as aulas síncronas e assíncronas no Colégio Estadual de Cristópolis localizado no Oeste da Bahia durante a pandemia da Covid-19. A pesquisa do tipo descritiva e quanti-qualitativa foi realizada na referida escola através de questionários online (Google forms®), tanto para docentes quanto para discentes, com 18 perguntas para os professores e 16 perguntas para os estudantes . Os discentes eram apenas os que tinham algum acesso à internet, em sua maioria foram os que estavam participando das aulas online. Os docentes foram todos os professores que ministravam aulas na área de ciência da natureza e desejaram participar (6 professores). Os dados obtidos foram transcritos em planilhas e apresentados por meio de gráficos através da distribuição de frequência, Algumas vezes foram utilizados os gráficos gerados pelo Google Forms®. As respostas da análise qualitativa foram interpretadas e discutidas. Concluímos com esse estudo e com as bibliografias citadas que o ensino remoto foi desafiador para todos, os problemas de falta de conexão com a internet deixaram uma parcela muito grande de estudantes sem nenhum contato com os professores comprometendo o processo de ensino-aprendizagem. Apesar das dificuldades enfrentadas e da falta de recurso, os professores agiram como heróis criando e se apropriando de diferentes formas de ensinar.
- ItemEducação ambiental como ferramenta para desmentificar os mitos que envolvem os anfíbios (classe anura)(2022-12-19) Leal, Rafael Cardoso dos SantosA classe Amphibia está dividida em três Ordens: Anura (desprovido de cauda), que inclui os sapos, rãs e pererecas; Caudata (provido de cauda), que compreende os tritões e salamandras, pouco conhecidos no Brasil; Apoda (ausência de membros locomotores), onde encontramos as cecílias e cobras-cegas. Esses animais são de grande importância ecológica, pois de um lado são controladores naturais de populações de várias espécies, principalmente invertebrados e, de outro lado, fonte de nutriente para diversos carnívoros. Porém a falta de conhecimento sobre esse grupo acarreta ameaças, fazendo com que estes vertebrados sejam mal-vistos, despertando repúdio e aversão a eles. Tendo em vista a intenção de colaborar na difusão de conhecimentos científicos atualizados e que podem contribuir na conservação dos animais em foco, esse trabalho surgiu da necessidade de desmistificar os anfíbios que são ainda considerados animais “nojentos” pela maioria da população, que ainda os vê como seres maléficos, relacionados a bruxarias. Dessa maneira a presente pesquisa teve por objetivo realizar trabalho educativo com crianças na escola municipal Doutor Abílio Farias na comunidade do Mucambo, Barreiras – BA. A pesquisa foi do tipo qualitativo exploratório-bibliográfico, com aplicação de um questionário semiestruturado em dois momentos diferentes, antes e depois da palestra dialogada, para alunos de duas turmas do ensino fundamental II 8º e 9º ano. Os resultados demonstram que os alunos quando tem contato como conhecimento científico de forma compreensiva, ele é capaz de fazer rupturas de conceitos errôneos e de promover mudanças ou adicionamentos aos seus saberes prévios, e assim passa a respeitar e entender importância dos animais para o meio ambiente.
- ItemEducação básica e IDEB: um desafio para professores da escola pública municipal em Angical/Bahia(2021-11-29) Santos, Valdete Silva dosDiante dos desafios por uma educação básica de qualidade, em que aprendizado é ponto central para docentes, se faz necessário conhecer os resultados acerca das avaliações como o IDEB, para poder questionar e refletir as melhores estratégias para se alcançar as metas almejadas. Este trabalho objetivou analisar a partir do professor a relação entre os resultados do IDEB e os mecanismos de interferência disponibilizados pelo Poder Público para melhoria da qualidade da Educação Básica no município de Angical, no Oeste da Bahia. Para isso, foram aplicados questionários aos professores do Colégio Municipal Prefeito Florisvaldo Ferreira da cidade de Angical Bahia, única escola da sede do município que contempla o Ensino Fundamenta II. Esta pesquisa de campo é de cunho qualitativa, exploratória e segue o viés do Materialismo Histórico Dialético. A análise permitiu identificar que há fragilidades quanto aos recursos didáticos disponibilizados aos professores, elevando a precarização da estrutura escolar, mesmo o município investindo em formação continuada. Portanto, para melhorar a qualidade da Educação Básica é preciso elaborar políticas públicas com investimentos suficientes e que agregue, valorize e auxilie os professores.
- ItemEducação sexual na escola: sob o olhar do gestor e professor(2019-12-17) Maia, Ana Paula OliveiraA Educação Sexual (ES) no ambiente escolar deve ser um processo calculado e articulado, que pretenda propiciar aos adolescentes um desenvolvimento que inclua conhecimento, questionamento e reflexão. Nesse sentindo, o presente trabalho tem como objetivo de analisar o nível de envolvimento das escolas na pessoa de gestores e professores no que diz respeito à Educação Sexual, bem como identificar as principais dificuldades enfrentadas por professores do ensino fundamental II e médio com relação à temática. Para isso, foram realizadas entrevistas a gestores e aplicado questionários aos professores das escolas municipais e estaduais da cidade de Barreiras-BA. A análise dos dados permitiu identificar um conhecimento superficial dos pesquisados e pouco envolvimento com a temática, o que reflete num desconhecimento e muitas vezes na dificuldade de lidar com o assunto em função da falta de formação continuada e de um trabalho efetivo entre setor de saúde e educação.
- ItemEfeito da urbanização sobre a fauna de abelhas (hymenoptera: ANTHOPHILA) no município de Barreiras, Bahia, Brasil(2021-06-11) Bulhões, Felina Kelly MarquesO objetivo precípuo deste trabalho é conhecer a biodiversidade de abelhas de dois fragmentos florestais com diferentes níveis de urbanização, na Serra do Mimo e Parque Engenheiro Geraldo Rocha, em Barreiras, Bahia, avaliando o efeito da urbanização sobre a diversidade, abundância, riqueza e permeabilidade de espécies no local, para tanto este trabalho contribui para o estudo da ecologia urbana de abelhas, sendo essa pesquisa pioneira para a área de estudo. As abelhas foram coletadas quinzenalmente de novembro de 2019 a abril de 2021, utilizando dois métodos de amostragem: ARCAS e rede entomológica nos dois fragmentos estudados. Para análise de dados foi utilizado os programas PAST e R. A comunidade de abelhas foi representada por 45 espécies, 29 gêneros, 18 tribos e 04 famílias, com um total de 749 indivíduos coletados. Os resultados demonstraram que o fragmento com menor nível de urbanização apresentou índices diversidade, abundância e riqueza superiores em relação ao fragmento mais urbanizado, porém compartilham um número razoável de espécies. E, por fim, a área com maior nível de urbanização foram encontradas espécies bioindicadoras que revelam impactos ambientais e essas espécies se beneficiam dessa urbanização.
- ItemEntomofauna de um fragmento de Cerrado no município de Barreiras região Oeste da Bahia(2021-08-31) Noronha, Weslane SilvaO bioma Cerrado vem sendo objeto de estudo de diversos pesquisadores de todos os ramos da ciência, por ser detentor de um patrimônio natural consideravelmente rico e sendo conhecido como um dos 25 hotspots mundiais. Assim, o objetivo desta pesquisa, foi conhecer a entomofauna de um fragmento de Cerrado, com gradientes de perturbações antrópicas, em uma propriedade rural, no município de Barreiras - oeste da Bahia. Uma área de 150 ha foi demarcada na Fazenda Mãe Preta e, posteriormente, dividida em três subáreas de 50 ha cada. As subáreas correspondem a área antropizada (com presença de atividade agropastoril); área parcialmente antropizada (efeito de borda) e; área sob vegetação nativa (Cerrado preservado). As coletas foram realizadas mensalmente no período diurno, de setembro de 2018 a setembro de 2019, por meio de armadilhas do tipo Pitfall e Malaise. Para a análise dos dados utilizou-se a curva de acumulação, os índices de diversidade de Shannon-Wiener e de Simpson. Para verificar se houve diferença significativa entre as áreas, quanto aos índices de diversidade, foi realizado o teste t de Student. Durante a pesquisa foram coletados 35.646 indivíduos, pertencentes a 157 famílias, agrupadas em 15 ordens. Daquele total, 6.889 ocorreram em área de Cerrado Preservado (CP), 11.035 em Cerrado Parcialmente Preservado (CPP) e 17.722 na área Com Influência Antrópica (CIA). Os valores de diversidade obtidos estão dentro do intervalo comumente encontrado na literatura. Além disso, não houve diferença significativa destes dados entre as três áreas amostradas. Tendo em vista os aspectos observados aqui, se faz necessário mais estudos sobre a entomofauna do Cerrado, por exemplo, estudos que abordem fatores abióticos, além de estudos a nível de espécie para obter melhores dados de riqueza, abundância e diversidade neste bioma.
- ItemEstudo etnobotânico na Fazenda Extrema e na Comunidade Val da Boa Esperança, Barreiras-BA(2020-03-17) Nascimento, Thaynã da SilvaDesde tempos pré-históricos o homem utiliza plantas para seu sustento e com a evolução o homem foi adquirindo conhecimento suficiente para indicar plantas com efeitos medicinais. À essa relação se deu o nome de etnobotânica. Os saberes populares fundamentados em crenças, experiências e superstições puderam então ser estudados mais a fundo para que fossem introduzidos o conhecimento científico, já que o uso dessas plantas são muitas vezes o recurso principal e de baixo custo para tratamento de várias doenças, principalmente de comunidades rurais. Porém, muitos ainda consideram o fato do que vem da natureza não provoca efeitos prejudiciais para a saúde, mas alguns estudos demonstram que as plantas mais utilizadas têm ativos tóxicos e que se a manipulação do composto não for adequada poderá até levar à morte, tanto de seres humanos quanto de animais. Diante disso, este trabalho objetivou realizar o levantamento das plantas medicinais cultivadas e utilizadas pelos moradores da fazenda Extrema e da comunidade Val da Boa Esperança e dentre essas plantas utilizadas, quais poderiam apresentar potencial tóxico segundo informações da literatura. Para isso, foi realizada uma entrevista com alguns moradores e através da abordagem da observação direta obteve-se quais as plantas cultivadas eram para fins medicinais e como eles as manipulavam. Os dados foram analisados e discutidos, o que permitiu chegar a conclusão que, o uso indiscriminado das plantas medicinais podem acarretar problemas na saúde, chegando até mesmo ao óbito. Sendo necessário estudos referentes a utilização das plantas medicinais.Além disso, o repasse desses saberes favorece a troca de experiências culturais e mantém vivas as tradições entre os indivíduos de diferentes idades em uma comunidade. Ademais, tais estudos favorecem a preservação das espécies.
- ItemUm estudo sobre o trabalho de professores de Ciências com alunos com transtorno do espectro autista(2020-03-18) Santos, Cauana Michele Araújo dosO chamado Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) significa um conjunto de Transtornos neurodesenvolvimentais de causas orgânicas, no âmbito educacional, é importante salientar o trabalho de professores e auxiliares que requer uma atenção muito grande às pessoas que o possuem, na condução de técnicas de intervenção que devem ser elaboradas com paciência, concentração e valorização do tempo de aprendizagem da criança. Diante dos fatores apresentados, o objetivo geral deste estudo é analisar o trabalho de professores de ciências do 1º e 9º ano em relação a alunos com TEA, seguindo dos objetivos específicos: identificar a concepção dos professores de ciências sobre a Educação Especial e o Autismo; observar as estratégias utilizadas com alunos autistas no ensino de ciências; e investigar como a relação do professor com o auxiliar em sala de aula interfere em seu trabalho com o aluno autista. Para obtenção dos dados, foi elaborado questionário com sete perguntas e três blocos avaliativos em dez escolas pré-selecionadas pela secretaria de educação da Cidade de Barreiras com a participação de dez professores de Ciências de turmas 1º a 9º ano dos Ensinos fundamentais 1 e 2. Quanto aos resultados, foi possível perceber que a maioria dos professores entende o que significa inclusão e autismo, utilizam estratégias que contemplem as crianças e adolescentes com TEA, mantém uma boa relação com os auxiliares em sua maioria e trabalham com as salas de AEE como componentes da educação. Verifica-se que a inclusão efetiva dos alunos com TEA depende das condições que a escola e os professores dispõem para oferecer e isso passa pela construção de políticas públicas mais eficientes para atender os indivíduos com necessidades educacionais específicas.
- ItemEtnobotânica na escola: despertando o interesse e a apreciação dos estudantes pelas aulas de botânica(2021-06-18) Schneider, Mércia Rufino da SilvaConforme os estudos sobre o ensino de Botânica nas escolas, serem vistos como uma disciplina complexa, possuindo um extenso repertório de termos científicos, ocasionando assim a falta de interesse dos alunos sobre o tema, a Etnobotanica surge como uma alternativa para despertar o interesse dos alunos pela disciplina ao valorizar os saberes populares. O presente trabalho objetivou conhecer os saberes etnobotânicos dos alunos de uma turma do 7º ano do ensino fundamental de uma escola pública da zona rural do município de Barreiras-BA, com a finalidade de agregá-los ao ensino de ciências e facilitar o ensino-aprendizagem. Para identificar e registrar esses saberes foram realizados debates, aplicação da técnica de lista livre, desenhos como forma de expressão visual do conhecimento, questionário, além da ministração de aulas expositivas e de aula prática realizadas de forma remota devido à pandemia da Covid 19. Os resultados mostraram uma riqueza de conhecimento sobre plantas, foram 43 espécies listadas e 24 desenhos, as mais citadas foram a Mangifera indica L. (manga), Psidium guajava L. (goiaba) e Passiflora edulis Sims. (maracujá). Ao aliar a abordagem etnobotânica e a linguagem dos desenhos ao ensino de ciências foi possível atestar que quando a bagagem de conhecimento que o aluno leva para a escola é valorizada ele tem mais interesse em aprender e isso facilita o ensino-aprendizagem de botânica, colaborando também para a manutenção e perpetuação do conhecimento biológico tradicional e, consequentemente, a preservação ambiental.