Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DCH4
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- ItemFalando em imagens! O processo de produção de sentido sócio-pedagógico no uso do texto imagético-verbal em atividades de ensino da língua portuguesa(2004-10-10) Gomes, Antenor RitaEste trabalho resulta de uma pesquisa sobre os processos pedagógicos de produção de sentido dos textos imagético-verbais (charges, tiras, quadrinhos, e outros similares) em atividades de ensino da Língua Portuguesa. Inicia-se por enfatizar a linguagem imagética-verbal como sendo híbrida, de natureza distinta da linguagem imagética e da linguagem verbal, separadamente, ou da simples junção delas. Considera a natureza social dos textos imagético-verbais, o gradativo aumento desses textos em práticas e materiais escolares e a perspectiva tecnicista/utilitarista que norteia as poucas produções sobre o tema. Para a realização da pesquisa foi considerada a premissa de que os textos imagético-verbais, em função da sua especificidade lingüística, guardam dobras potencializadoras de sentido que possibilitam os professores teóricos e ideologicamente orientados, transitarem da materialidade lingüística e textual para o significado pedagógico e social do texto, possibilitando a reflexão em torno de temas e interesses da sociedade contemporânea. Assim sendo, o trabalho de pesquisa se desenvolveu por meio da observação participante de um grupo de professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental de escolas públicas da DIREC 16 (Diretoria Regional de Ensino), participantes de um Curso de Extensão Universitária desenvolvido na Universidade do Estado da Bahia – UNEB (Cidade de Jacobina), sobre os sentidos dos textos imagético-verbais e o seu uso em sala de aula. Dessa vivência origina-se o corpus da análise, que se constitui de 37 (trinta e sete) textos imagético-verbais e suas respectivas propostas de atividades didáticas, extraídos de 03 (três) manuais didáticos (coleções de 5ª a 8ª Série) de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental, 04 (quatro) projetos de leitura envolvendo o texto imagético-verbal, elaborados pelos professores participantes do curso, depoimentos e entrevistas. O tratamento dos dados e a escrita do texto se deram numa perspectiva etnográfica de base interpretativa.
- ItemAprendência nômade: um estudo dos processos itinerantes da aprendizagem docente(2007) Barbosa, Eliene Maria da SilvaO presente estudo buscou compreender como os professores constróem seus etnométodos nos processos itinerantes de aprendizagem docente. Mediante o argumento de que a aprendizagem é um fenômeno itinerante e nômade, o estudo evidencia os diferentes modos/formas de aprendência docente bem como os espaços multirreferenciais em que ela acontece, os tempos de aprendizagem dos professores e como estes elementos se relacionam com a construção/reconstrução da ação docente. A pesquisa teve como lócus o Programa de Formação de Professores do Estado - PROESP/Licenciatura em Letras do Pólo de Jacobina-BA. A metodologia adotada baseou-se na pesquisa qualitativa do tipo etnográfica ancorada na Antropologia, utilizando os seguintes instrumentos de coleta e análise de dados: entrevistas semi-estruturadas, observação-participante, memoriais e grupo focal. As diferentes e singulares narrativas, emergidas na pesquisa através dos instrumentos de coleta, foram analisadas pelo olhar interpretativo da Análise do Conteúdo. O resultado do trabalho traz as histórias de aprendizagem dos professores, tecidas em tramas individuais e coletivas.
- ItemEducação carcerária: (des)encantos, (des)crenças e os (des)velamentos de leitura no cárcere, entre ditos, silêncios e subentendidos(2007-12-20) Silva, Ana Lúcia Gomes daEducação carcerária é o tema central desta pesquisa, considerada como ato educativo informal, praticado no cotidiano do cárcere marcado pela intencionalidade em cada habilidade, modos de agir, astúcias e estratégias organizadas, com finalidades próprias e apropriadas, que influenciam e formam outros sujeitos. Objetivamos discutir as práticas educativas que se dão no cotidiano do cárcere e seus efeitos de sentido para os que nele se inserem, além de buscar compreender a tríade presente nas relações de poder: o saber, o discurso e as estratégias do dizer sobre a prisão e seus efeitos. A pesquisa teve como lócus a 16ª Delegacia Circunscricional de Jacobina/BA. O horizonte metodológico adotado foi o etnográfico, tendo como fundantes os estudos da Antropologia, utilizando como instrumentos de construção dos dados entrevistas abertas e/ou aprofundadas, as histórias orais de vida, o memorial, a observação participante, buscando apreender o máximo possível do cotidiano do cárcere e seus efeitos de sentido sobre os sujeitos da pesquisa. Para realizar a análise dos dados, utilizamos a Análise do Discurso (AD). Os resultados apontam a dimensão das (des)crenças, (des)encantos e (des)educação que marcam, de forma contundente, cada ser humano que experiencia o cotidiano do cárcere nos seus movediços caminhos. Por outro lado, os memoriais, relatos e narrativas, vão (des)velando outras nuances e aspectos do ser humano como ser que está em constante formação, em contraponto com os discursos oficiais que nos (des)velam, a partir de outros pontos de vista, o cotidiano do cárcere. As narrativas dos encarcerados desvelaram as práticas reais do cárcere e seu caráter educativo e promotor de (des)crenças, (des)educação, sofisticação das regras de poder, de organização que reproduz a violência, amedronta e os faz mais e mais marginais. Conclusivamente, o trabalho traz a cartografia das práticas educativas no cárcere, seus efeitos sobre os encarcerados e seus familiares, (des)vela (des)crenças, (des)esperanças, sinaliza possibilidades reeducativas e socializadoras dos encarcerados pós-presídio e indica que a educação em espaços de aprendizagem como o cárcere, seria promotora de significativas mudanças, considerando que os seres humanos que vivenciam processos educativos de toda ordem podem (res)significar suas atitudes e transformar suas vidas.
- ItemBaú de leitura: espaço de encantos, encontros e saberes no PETI de Jacobina - Bahia(2011) Silva, Adriana Santos; Santana, Rosânia Rosa deEste trabalho tem como escopo investigar as práticas leitoras existentes no programa PETI e, em especial, o Projeto Baú de Leitura, procurando situar o desempenho escolar referente a leitura dos alunos inseridos nesse Projeto. Nosso trabalho constituiu-se da pesquisa de campo através da abordagem qualitativa. Utilizamos como instrumentos metodológicos observações sistemáticas ou “estruturadas” e entrevistas semi- estruturadas. Desta forma, buscou-se um aparato de teóricos para compreender a funcionalidade das práticas leitoras e a validade dos conhecimentos, habilidades e competências desenvolvidas no espaço socioeducativo. Fez-se, ainda, um estudo sobre a metodologia desenvolvida pelos educadores sociais no intuito de compreender os resultados das ações didáticas aplicadas. Destacam-se assim, as ações e as tentativas dos professores da escola regular em redimensionar e (re) direcionar a leitura que se apresenta de forma impositiva em alguns momentos para o público que participa do Projeto. Neste cenário, apresentam-se as estratégias de leituras adotadas, ou seja, as inovações dos educadores em tornar ativo o processo de leitura de crianças. É importante frisar que os sujeitos desta pesquisa foram: 3 coordenadores, 5 educadores sociais e 5 alunos, que estabelecem relações a respeito das práticas leitoras existentes no Programa, comprovando a eficácia e a importância na vida do ser humano e o poder transformador que as mesmas exercem no sentido social, cultural e político.
- ItemO espaço da oralidade nas escolas rurais(2011) Pereira, Arismar AlvesO trabalho “O espaço da oralidade nas escolas rurais” analisou a produção da cultura oral dos alunos nas escolas rurais, bem como esta é percebida pelos professores através do trabalho pedagógico desenvolvido. Para o desenvolvimento deste estudo, foram utilizados os autores Ong(1998), Zumthor (1987), Bagno (2002), Canclini (2006), Geraldi (2000), Galvão (2002), entre outros. A pesquisa foi realizada a partir de um estudo de base etnográfica em escolas rurais no município de Capim Grosso, interior do estado da Bahia. O estudo destaca a importância da atuação dos professores no intuito de incentivar a preservação da cultura oral dos alunos, analisa o convívio aluno/professor e suas interações através da oralidade. Destaca-se também o preconceito linguístico no qual os alunos do meio rural se deparam em determinadas situações na sala de aula, e a relação entre a oralidade e a escrita. Além disso, acompanhar as atividades orais dos alunos das escolas rurais nos permitiu compreender as condições em que a oralidade é tratada pelos professores.
- ItemO ensino de gramática/análise linguística: do discurso à prática docente(2011-11-10) Santos, Ana Carolina Ferreira dosÉ inviável falar em ensino de gramática sem, a priori, referir-se à natureza da língua/linguagem, pois o modo que se compreende ou concebe tal caráter tem implicações teórico-metodológicas específicas no ensino da primeira língua e, consequentemente, no de gramática. Por isso, é a partir da consideração dessa interferência que procuramos analisar e refletir o ensino de gramática. Para tanto, a pesquisa se volta à análise de inclinações teórico-metodológicas subjacentes ao “saber” linguístico-pedagógico das professoras, sujeitos da pesquisa, com o intuito de verificar em que medida essas inclinações são concretizadas a favor da efetivação da prática de reflexão/análise linguística em contrapartida à influência da tradição do ensino de gramática. Assim, abordamos como referencial teórico estudos de autores como, Travaglia (2002), Mendonça (2006), Costa Val (2002) e Antunes (2007), para fundamentar a análise dos dados, os quais foram obtidos através de entrevistas e observações de aulas. A análise de tais dados é realizada a partir do paradigma interpretativista, de forma que alcançamos resultados reflexivos e de possíveis implicações à fundamentação da prática linguístico-educacional. Entendemos assim, a partir de tais dados que os professores conseguem explicitar em seus discursos algumas questões teóricas voltadas para o ensino de gramática em consonância com as orientações de reflexão sobre a língua, contudo, evidenciando a existência de aspectos que dificultam a efetivação desse “saber” teórico-metodológico.
- ItemAnálise das ambiguidades lexicais e sintáticas na construção dos sentidos das tirinhas Mafalda(2012) Bezerra, Sara Jane MatosEste trabalho pretende considerar, à luz dos estudos sobre a semântica lexical, as ambiguidades lexicais e sintáticas na construção dos sentidos das tirinhas Mafalda, para compreender como o implícito atende à necessidade do autor do gênero em análise. Também, observa como este fenômeno vem sendo utilizado nos vestibulares, exames nacionais e livros didáticos: se acionam o posicionamento crítico dos estudantes ou se, simplesmente, os limita à assimilação de conteúdos linguísticos. Procura propor uma nova abordagem de ensino da língua materna, uma que vise, no contato com este gênero textual, abordar os diferentes aspectos discursivos presentes no mesmo.
- ItemO sentido subjacente às formas do verbo: a semântica das desinências(2012) Santos, Wesley da SilvaO presente trabalho reflete, à luz da morfologia, sobre a carga semântica das desinências verbais e sua relevância para explicar a estrutura e o sentido das formas conjugadas do verbo. Para tanto, traz como objeto de análise o livro didático a fim de averiguar se as explicações consignadas nesse instrumento metodológico, concernentes à índole dessa densa classe de palavras, contemplam devidamente as propriedades semânticas das categorias de modo, tempo, número e pessoa; bem como, a necessidade de proceder com o reconhecimento do sentido das formas flexionadas do verbo por meio das desinências para a inequívoca atribuição de sentido e o uso adequado das formas verbais. Como o radical e das desinências se concatenam, morfológica e semanticamente, esta pesquisa tenciona também investigar se o livro didático, além de reconhecer as desinências como morfemas que detém parte da significação do verbo, fornece subsídios para a identificação das formas com base em tais morfemas.
- ItemA influência de Os pastores da noite na construção/invenção da baianidade(2012) Santos, Edivonha Leite dos; Araújo, Patrícia Teixeira deO presente trabalho tem por objetivo analisar a criação/invenção do discurso de baianidade através da obra Os Pastores da Noite de Jorge Amado na 32ª ed. de 1979, dialogando principalmente com teóricos como Cláudia Vasconcelos, João Edson Rufino, Gilberto Freyre, Albuquerque Junior, Milton Moura, Lilia Moritz Schwarcz e Ilana Seltzer Goldstein, a fim de discutir as ideias de cultura baiana apregoadas como verdadeiras pela mídia e fortalecidas pelo romance. Dessa forma, procuramos verificar e entender de que maneira este influenciou no que convencionalmente fica entendido como ideal de modos de vida baiano. Para tanto, este estudo buscou de modo exploratório abordar discursivamente essa idealização cultural e identitária em contraponto com a identidade interiorana das autoras em questão.
- ItemAs imagens produzidas pelas mídias e o dia internacional da mulher(2012) Santos, Andréa Eduarda dos; Santos, Josenilda SouzaEsta pesquisa investigou como a mídia está utilizando a imagem da mulher referente ao dia 08 de março. O estudo tem por objetivo analisar dois tipos de mídias (internet e as revistas) focando os sentidos da linguagem imagética em relação à mulher e o dia dedicado a ela. A pesquisa analisa ainda a produção de sentidos relacionados aos discursos em torno do papel da mulher, as concepções de gênero, as lutas feministas, e como esses elementos atuam numa unidade responsável pela identificação de um público. Por meio deste estudo, foi possível determinar em que medida a mídia envolve a imagem da mulher e cumpre sua função social, instigando a sociedade a uma reflexão crítica para sua melhoria ou se apenas reforça tendências, estereótipos ou normas de comportamentos já instituídos na sociedade brasileira. Por fim, este texto traz elementos para reflexão a respeito da questão do dia internacional da mulher e o poder da influência da imagem midiática sobre esse dia e sobre o público feminino, tendo em vista o entendimento das condições que envolvem os sujeitos na sociedade atual.
- ItemProficiência leitora ao final do ensino médio(2012) Rios, Rozeli do AmaralEste trabalho foi realizado com o objetivo de analisar os elementos contribuintes para o alcance de uma leitura proficiente pelos estudantes de Ensino Médio. A leitura sendo uma atividade necessária à vida das pessoas, e um elemento de grande importância para a compreensão do mundo em que se vive, tem deixado a desejar em alguns aspectos. O trabalho com a leitura nas escolas acontece de maneira que não consegue garantir a proficiência necessária para ler o mundo e compreendê-lo com facilidade. Diante desta situação, esta pesquisa foi realizada no Colégio Estadual Nossa Senhora da Conceição, localizado na cidade de Miguel Calmon e a proficiência leitora dos estudantes concluintes do Ensino Médio, porque tem sido perceptível que grande parte destes, tem finalizado sua carreira estudantil sem ler autonomamente. Para tanto, foi feito o uso de contribuições de alguns autores, como Ezequiel Theodoro, Jean Foucambert, Ângela Kleiman, entre outros, os quais proporcionaram melhores condições de embasamento para a análise por meio de seus estudos. A pesquisa fez uso de uma abordagem qualitativa. Os procedimentos utilizados para coleta de dados consistiram em entrevistas e questionários aplicados com aos estudantes. A análise de conteúdo auxiliou na interpretação e representação dos dados obtidos. Os resultados demonstraram que a leitura ainda não alcançou o ápice em seu processo de ensino e aprendizagem. Mudanças ainda são necessárias para o alcance de um aprendizado eficiente da leitura, a fim de alcançar uma condição autônoma e crítica diante das situações.
- ItemSubjetivações sobre a mulher nas canções do forró estilizado e seus reflexos na constituição de novos perfis identitários.(2012-11-10) Nunes, Inaiara Lima de SouzaO presente trabalho propõe uma investigação acerca das subjetivações sobre a mulher nas canções do forró estilizado e seus reflexos na constituição de novos perfis identitários. À luz de aspectos da Análise Crítica do Discurso, este ensaio monográfico discute os seguintes tópicos: forró estilizado, constituição de novas identidades femininas e as relações existentes entre discurso, mídia e poder. Coerente com esse referencial, optamos por uma pesquisa com abordagem qualitativa por considerarmos mais adequada para investigação de fenômenos sociais. Nosso corpus de investigação constitui-se por letras de canções do forró estilizado e pela voz de mulheres pertencentes a diferentes esferas sociais da sociedade do município de Jacobina, Bahia, durante uma entrevista. O presente estudo revelou que as letras das canções analisadas demonstram uma ruptura do perfil feminino em relação aos valores apregoados sociohistoricamente diante do fenômeno de submissões de diferentes ordens.
- ItemQuarto de despejo: a singularidade de uma escrita marginal(2012-11-10) Miranda, Ileide Pereira; Caetano, Núbia BatistaEste trabalho tem por finalidade examinar a escrita intima de Carolina Maria de Jesus no livro Quarto de Despejo: diário de uma favelada e apresentar a maneira como esta escritora concebia e desenvolvia a escrita, tendo em vista que era uma mulher, negra e semianalfabeta residindo em uma favela. Ao mesmo tempo propõe uma discussão a respeito da repercussão que o livro mencionado causou ao alcançar um grande sucesso de vendas chegando a 100 mil exemplares vendidos em um curto período de tempo. Além de ter sido traduzido para 13 idiomas e publicado em vários países. Contradizendo esse sucesso de vendas, a autora desse livro cai em um esquecimento profundo de modo que na mesma rapidez em que adentrou no campo literário e conseguiu notoriedade tanto no Brasil como em outros países, pouco tempo depois deixa o universo literário e volta a sua condição de favelada e catadora de papel. Para a realização da análise foram feitas pesquisas bibliográficas e uma leitura sistemática do livro Quarto de Despejo: diário de uma favelada de Carolina Maria de Jesus. O método utilizado foi a pesquisa descritiva visto que se buscava examinar a escrita íntima do diário, ao mesmo tempo em que se investigava a presença do discurso da exclusão, a maneira como a voz de uma mulher negra e marginalizada emerge em uma literatura brasileira marcada por um cânone branco, masculino e elitista e como a negritude era vivenciada pela escritora.
- ItemA representação da notícia veiculada pelo Jornal Nacional para a sociedade jacobinense(2012-11-11) Sampaio, Jailma J.Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de uma análise sobre a representação da notícia veiculada pelo Jornal Nacional para a sociedade jacobinense, focando também no poder que a mídia assume diante desses novos processos de interação com os sujeitos. Restringindo o foco de investigação, foram analisadas as representações que os indivíduos da cidade de Jacobina deram ao referido noticiário por meio de entrevistas orais (que foram gravadas). Vale ressaltar, que se trata de uma pesquisa qualitativa por considerar, prioritariamente, as concepções dadas pelos telespectadores dos diferentes bairros da cidade, embora em alguns itens foi necessário apontar certos percentuais. As entrevistas escolhidas para análise foram das pessoas que tiveram uma maior relação com o referido Jornal. Sendo assim, como resultado dessa pesquisa, ficou identificado que o Jornal Nacional exerce uma significativa influência na vida dos distintos sujeitos que compõem o seu público na Cidade de Jacobina e, dentre outros aspectos, consegue nortear e auxiliar em várias decisões dessas pessoas que, de certa forma, dão credibilidade e audiência a esse veículo de informação em troca de direcionamentos às suas ações e atitudes no meio social.
- ItemEnsaio sobre a cegueira: diálogos entre a linguagem literária e a cinematográfica(2012-11-11) Oliveira, Margarida de Jesus Souza; Silva, Maria Jaceni Soares daO propósito deste trabalho é realizar um estudo comparativo entre a linguagem literária e a linguagem cinematográfica, tendo como objeto de estudo o romance Ensaio sobre a cegueira do escritor português José Saramago e a adaptação homônima para o cinema, do diretor brasileiro Fernando Meirelles. Investigando o processo de adaptação da narrativa literária para a linguagem cinematográfica estabeleceu-se uma relação entre literatura e cinema; os possíveis diálogos existentes entre essas distintas artes bem como suas especificidades. A análise revela que a adaptação cinematográfica transporta a trama para um espaço e uma época diversa, trazendo necessárias mudanças de conflitos e de temas, mas a essência mantém-se praticamente a mesma do romance saramaguiano. Demonstrando assim que apesar das diferenças, a literatura e o cinema também se aproximam, ampliando as possibilidades de leituras significativas.
- ItemDois caminhos que se encontram: produção textual e gramática, a busca por uma convivência na linguagem(2012-12-11) Silva, Daniela Vieira da; Gomes, Geisemar S. GomesEste trabalho de conclusão de curso tem como objetivo investigar a possível relação entre gramática normativa e produção textual, tendo como corpus alunos dos últimos semestres dos cursos oferecidos pelo DCH Campus IV da Universidade do Estado da Bahia. A presente pesquisa surgiu a partir da inquietação sobre o ensino de Língua Portuguesa e sua relevância para as produções textuais acadêmicas focando os aspectos da gramática e produção textual, com intuito de perceber a relação existente entre ambas , ou seja, a maneira como os alunos se manifestam a respeito da gramática e suas normas no momento de escrever.
- ItemA Aula Universitária Figurações das Coreografias de Ensino(2012-12-15) BARBOZA, Maria das Graças Auxiliadora FidelisEste estudo foi delineado a partir de três dimensões relacionáveis que estruturam o campo da educação e são estruturadas por ele: a pedagogia universitária, a docência universitária e a aula universitária. A aula foi assumida como interesse investigativo, metaforizada como coreografia de ensino. O objetivo geral foi compreender a aula/coreografia de ensino, os modos como é produzida e interpretada pelos docentes universitários e o contexto/circunstâncias em que ela se desenvolve. A metodologia foi construída na perspectiva qualitativa com observação direta de situações de aula e entrevistas semidiretivas. Participaram oito docentes de uma Universidade privada brasileira. Os resultados demonstraram que a dinâmica da aula coreografada envolve: sequências didáticas, ritmos e temporalidades, corporeidade, gestos, modos de ação e interações pedagógicas que variam conforme as relações interativas, a intencionalidade e o contexto; os modos de ensinar, de ser e estar na sala de aula e a performance de aprendizagem do estudante. O estudo é também uma via para a compreensão da docência como construção que congrega as estruturas visíveis e a dimensão não visível (ressignificação da sala de aula e da docência). Conclui-se que a aula universitária é um acontecimento e, como tal, não pode ser pensada num enquadramento previsível e padronizado, aplicável em contextos diversos, devendo ser entendida no seu sentido plural, de “aulas”. A docência universitária é feita de rupturas, continuidades e contradição entre discurso e prática, e, embora o docente deseje uma coreografia centrada na aprendizagem do estudante, na prática predomina a coreografia centrada no ensino. Apesar das controvérsias existentes no campo pedagógico, atravessado por diferentes crenças e valores, a docência lida com desafios que a estão reconfigurando ou ressignificando. Consideramos a aula e a docência como um fenômeno que tem natureza coletiva e de alta complexidade, sendo vivido socialmente, não podendo, portanto, ser simplificado.
- ItemA formação de leitores: as implicações das atividades de leitura realizadas no ambiente escolar.(2012-12-15) MATOS, Maria Inêz Lages; SANTOS, Rubenalva Souza dosEssa pesquisa trata da atividade de leitura enquanto ferramenta de socialização e tem como principal objetivo analisar o desenvolvimento das atividades de leitura realizadas no 9º ano da Escola Municipal Armando Xavier de Oliveira no sentido de oferecer subsídios teóricos, que possibilite o fortalecimento da práxis pedagógica que atenda às expectativas de alunos e educadores. Numa visão dialógica da leitura vislumbramos as atividades como exercício para a cidadania, através da inserção social do sujeito aprendente, em constante comunicação com o mundo. Trata-se de um estudo bibliográfico, de natureza aplicada, aliada à pesquisa de campo, centrada nas concepções de letramento, cognitivista e discursiva, tendo como principais autores: Mary Kato(1993), Kleiman (2005), Isabel Solé (1998), bem como da importante contribuição dos conceitos apresentados nos PCNs.
- ItemA representação social da mulher em A hora da estrela de Clarice Lispector: um olhar sobre Macabéa(2012-12-20) Silva, Sirlane SantosEste trabalho investiga a representação social da mulher no romance A Hora da Estrela, analisando o desenraizamento da protagonista em meio à metrópole. A personagem apresentada é uma pobre alagoana órfã, que mal se lembrava de seus pais, pois perdera quando tinha dois anos de idade. Em virtude desta situação, foi criada por uma tia beata que tinha gosto por maltratar a garota. Com a morte da tia, a jovem sertaneja deixa o sertão nordestino em direção ao Rio de Janeiro em busca de uma melhor condição de vida, porém, ao chegar à cidade grande, se depara com uma metrópole construída contra ela, onde passa a viver à margem da sociedade carioca. Para alcançar o objetivo deste trabalho foi necessário construir um panorama sobre os vários enfoques que a autora elabora dentro do romance, dentre eles, a exclusão, a alienação e o insulamento da personagem Macabéa. Nesse percurso, nota-se, no entanto, que a autora conduz o leitor a debruçar-se numa narrativa repleta de questionamentos, críticas e ironias, tornando-a assim complexa, em função de tratar do lado introspectivo do ser humano. Macabéa sem tomar consciência de sua própria existência é o retrato de vários migrantes brasileiros que sonham com um futuro melhor, mas que infelizmente, deparam com uma sociedade que não valoriza as suas raízes, tradições, crenças e identidade.
- ItemO lugar da multimodalidade em livros didáticos de língua portuguesa: articulação entre o verbal e o visual(2013) Andrade, Janete Maria deAtualmente estamos vivenciando um grande crescimento da tecnologia, em especial, da internet, e com isso, novas formas de interação têm sido impostas ao homem moderno, inclusive no espaço escolar. Apesar dos diversos recursos tecnológicos de que a escola dispõe nos dias atuais, como televisão, computador, DVD, datashow entre outros, o livro didático (LD) ainda ocupa um lugar de destaque no ambiente escolar, devido a sua importante função na construção dos conhecimentos. Por isso, procuramos analisar o trabalho desenvolvido com os gêneros que congregam as linguagens verbal e visual, presentes nos livros didáticos de Língua Portuguesa. Nosso objetivo foi o de investigar quais textos visuais são mais recorrentes na seção de atividades e verificar com quais funções são utilizados nos exercícios e como se articulam essas duas linguagens. Elegemos para compor o corpus da nossa pesquisa, dois livros didáticos de 6ª série do Ensino Fundamental II de Língua Portuguesa. Para tal, recorremos aos pressupostos teóricos sobre gêneros textuais, ensino de língua, texto e multimodalidade e a importância do livro didático como apoio prioritário ao professor e ao aluno em sala de aula para construção do conhecimento. Com intenção de selecionarmos as categorias de análise utilizadas para compreensão das funções dos gêneros visuais/multimodais encontrados nas seções de atividades e da articulação entre as linguagens verbais e visuais. Trata-se de uma pesquisa de análise documental de abordagem qualitativa. A partir da análise dos dados verificamos que os textos visuais compõem a seção de atividades dos dois LDs analisados. Essa informação revela que os LDs têm introduzido cada vez mais os textos visuais, comprovando assim, que estes estão em conformidade com outros recursos usados pela escola para auxiliar o processo de construção do conhecimento. No que diz respeito à utilização dos textos visuais na seção de atividade dos LDs analisados, verificamos que os gêneros tira, anúncio, fotografia e charge foram os gêneros mais recorrentes. Além desses gêneros, verificamos também que outros textos visuais foram encontrados nos dois livros analisados, servindo como apoio para resolução dos exercícios.