Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DCH4
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DCH4 por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 339
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemPeriferização sócio-espacial em Salvador: análise do Cabula, uma área representativa(UNEB, 1992) Fernandes, Rosali Braga; Silva, Sylvio Carlos Bandeira de Mello eA dissertação aborda o processo de periferização sócio-espacial urbana, com foco na cidade de Salvador. A periferização é um fenômeno que resulta na expulsão dos pobres, citadinos ou imigrantes, dos centros urbanos para áreas distantes, nas grandes cidades do chamado "mundo subdesenvolvido". Esse processo reflete a concentração da renda e da apropriação do solo urbano nas mãos de uma minoria privilegiada, enquanto a maioria de baixa renda é forçada a buscar soluções habitacionais em regiões periféricas, carentes de infraestrutura e serviços. No caso de Salvador, a expansão horizontal da cidade a partir de 1950 foi impulsionada por melhorias nos meios de transporte e pelo desenvolvimento do centro, entre outros fatores.
- ItemA intensificação no português: o intensificador e sua expressão(UNEB, 1992) Lopes, Carlos Alberto Gonçalves; Martins, Nilce Sant'AnnaA pesquisa teve por objetivo, dentre outros, oferecer uma visão panorâmica, sistemática, coerente e a mais ampla possível sobre os marcadores de intensidade da língua portuguesa, incluindo dentre eles o grau após estabelecer os limites entre a intensificação e a quantificação, sem deixar de apreciar os valores estilísticos de tais marcadores.
- ItemA fragmentação romanesco-existencial em As horas nuas de Lygia Fagundes Telles(UNEB, 1994-12-19) Magalhães, Carlos Augusto; Mello, Ana Maria Lisboa de; Patriota, Margarida de Aguiar; Serra, Tania Rebelo Costa; Lôbo, Danilo PintoEsta dissertação desenvolve algumas reflexões sobre o romance As horas nuas de Lygia Fagundes Telles. Analisam-se as personagens, o foco narrativo, o espaço/tempo, a estrutura textual e a linguagem, elementos básicos para o processo de recriação da realidade, por meio da arte literária. Observa-se que estes elementos romanescos aparecem de forma inusitada, como indício da desestabilização e da fragmentação da vida moderna. O romance expõe, principalmente por intermédio da protagonista, as dificuldades de interação do ser com o espaço, com a sociedade e com a problemática existencial do tempo.
- ItemA cidade do olhar: a expressão viva em A cidade sitiada de Clarice Lispector(UNEB, 1999) García, Paulo César; Joachim, SébastienA cidade é vista como uma rede semiótica especular, pressupondo uma teia de signos, que a enforma através do olhar. Pronta para determinar argumentos e valores instigantes ou quem sabe, matéria viva, expressiva. O ato de espiar é incessante na cidade-texto de Clarice Lispector, pois corresponde à expressão do ver, do sentir, do ouvir, do perceber, do imaginar. As coisas expressam qualidades traduzidas por sensações que emergem através do contato do sujeito com o espaço. Desse modo, a aparência constitui uma provação e o imaginário uma provocação. Ambos são resgatados no deparar do grande com o pequeno. O acaso e os instintos são proporcionados na textura da cidade com o intuito de promover a presença do ser que se destaca, pinta e borda pelas margens do texto. O espaço do espiar se apresenta nos sentidos aparentes que se desdobram nos cantos da casa e da cidade. O signo assume uma forma em que sombra, luz, som, olhar se colocam na fronteira do imaginário e da percepção. Do dentro e do fora. De modo que, por todos os lados, o ser inscreve o olhar e se inscreve com o argumento de sitiar a cidade. O ato de ver constitui uma tentativa, e atingir a cidade passa pelo instante arguto do olhar. da palavra que ecoa no moldar do espaço. Assim, percepção e imaginação imbricam-se no gesto impetuoso de ritmar o real frente ao seu enigma e na feição descritiva/subjetiva em relação ao mundo enunciado.
- ItemBalanço social da escola E.B. 2,3 de Freixo de espada à Cinta e indicadores de economia e de eficácia(UNEB, 2000) Silva, Jeronimo Jorge Cavalcante; Nunes, PedroA escola como organização que tem por finalidade contribuir para o desenvolvimento e afirmação da personalidade dos seus alunos e, bem assim, estimular e incentivar aprendizagens mais específicas com base nos currículos definidos, não poderá negligenciar a avaliação dos seus processos e resultados. Pretende-se com esse trabalho analisar o balanço social da escola E. B. 2, 3 de Freixo de Espada à Cinta e apresentar alguns indicadores de eficiência e de eficácia.
- ItemUso de agrotóxicos e desmatamento no povoado de Beira do Rio, Morro do Chapéu: subsídios para educação ambiental(UNEB, 2001) Miranda, Eliene Nascimento de; Santana, Girlene Ferreira de; Pereira, Gleiciane Nascimento; Silva , Maria José Pereira da; Fernandes, PauloDesta forma, investigou-se, neste trabalho monográfico, as práticas agrícolas dos moradores do povoado de Beira do Rio, às margens do Rio Jacuípe no município de Morro do Chapéu, especialmente aquelas relacionadas ao uso de agrotóxicos e desmatamento, bem como suas percepções acerca do uso que fazem do solo, de maneira a elaborar um diagnóstico, que servirá como ponto de partida para uma discussão, em sala de aula e no seio da comunidade, das consequências do uso indiscriminado de desmatamento e agrotóxico no cultivo da terra, nesta localidade. Este trabalho torna-se importante pois, na medida em que se discutem e ampliam reflexões dentro desse enfoque, valoriza-se a importância de agir com responsabilidade em relação à saúde coletiva. A partir das constatações deste trabalho, pretende-se desenvolver, na nossa prática diária de professoras e cidadãs, um trabalho de Educação Ambiental em Beira do Rio, pois acredita-se que seja a falta de Educação Ambiental formal e informal, o fator que leva os habitantes da zona rural a utilizar agrotóxicos e desmatamento nas suas práticas agrícolas usuais, levando ao empobrecimento do solo, a potenciais danos à saúde e à degradação do meio ambiente
- ItemTernos de reis: manifestação cultural morrense(UNEB, 2001) Oliveira, Maria da Conceição Coelho Ribeiro; Souza, Norma Lúcia Nascimento de; Seixas, Stella Dourado; Silva, Tereza Maria Bagano Guimarães da; Miranda, Carmélia Aparecida SilvaPretende-se com este trabalho discorrer sobre a manifestação cultural natalina, Terno de Reis, de caráter popular e religioso que tem como tema principal a visitação ao Menino Jesus. Nosso questionamento tem como objetivo estudar a cultura aliada à educação. A metodologia utilizada usará técnicas da tradição oral, a qual, permite o estudo de um fato através de testemunhas ou participantes, capaz de resgatar de forma vivencial e pessoal os eventos históricos pesquisados.
- ItemA importância das atividades lúdicas na séries iniciais e ensino fundamental(UNEB, 2001) Santos, Iêda Matos; Oliveira, Paula Déa Santos; Santos, Valdelice Ferreira dos; Moreira, Vanusa Lima; Paula, Ercília Maria Angeli Teixeira deA presente pesquisa se propôs a analisar a importância da brincadeira para a vida dos seres humanos, tanto crianças, como adolescentes e adultos, dando maior ênfase as brincadeiras do cotidiano, pois, através do brincar, o homem, mais especificamente, a criança, adquire relação de afetividade com o mundo, com os objetos, desperta sua imaginação, favorecendo assim seu desenvolvimento. Nessa perspectiva, foi desenvolvida a construção teórica sobre a atividade lúdica, aspectos sobre sua importância e a relação com o desenvolvimento da criança. Foram realizadas observações com crianças, jovens e adultos sobre as brincadeiras que eles vivenciavam fora da escola. Os dados levantados para a realização da pesquisa foram coletados por meio de observações dos próprios professores, que eram pesquisadores deste estudo e trabalhavam nas séries iniciais durante o ano letivo 2001. As observações foram realizadas com roteiro preestabelecido. Os dados foram reunidos e analisados através de referências teóricas e das práticas realizadas. Os resultados obtidos revelaram que as observações tentavam desenvolver um trabalho eficiente e inovador com relação a utilização das atividades lúdicas, sugerindo assim que outros professores refletissem sobre a utilização mais frequente desses recursos lúdicos em seus cotidianos escolares.
- ItemO sentido da escola: um estudo sobre as representações da escola, na perspectiva de alunos de escolas rurais(UNEB, 2001) Silva, Hélio Pires; Santos, Maria de Jesus dos; Oliveira, Maria Luêde Santos de; Alves, Tania Oliveira; Paula, Ercília Maria Angeli Teixeira deEsta pesquisa teve como objetivo principal realizar um estudo sobre as representações que alunos de escolas rurais da Bahia, possuíam sobre o sentido da escola. A proposta da monografia, não era encontrar respostas para possíveis questionamentos e sim pensar sobre o cotidiano escolar e fatores sócio- econômicos que interferem ou influenciam no desempenho escolar dos alunos e no papel que a escola exerce em suas vidas.
- ItemA prática da literatura infantil nas séries iniciais do ensino fundamental(UNEB, 2001) Lima, Evanilce Barbosa; Souza, Ledna Oliveira de; Araújo, Maria Aparecida Gomes; Lima, Solange Marcelina; Saldanha, Zezilda Marcelina; Freitas, Zilda de OliveiraEste trabalho é resultado de uma pesquisa realizada pelo grupo nas Escolas: Antônio Carlios Magalhães, Antônio Pinto Sobrinho, Dr. Walter Brandão da Silva, Firmino Ferreira Sampaio Neto, Prof Mariinha, Oficina Gleidecelma Santos Lima e Salvador Liberato Moreira, na região, com professores e alunos, cujas entrevistas estão em anexos. Além disso, foram realizadas consultas bibliográficas em diversos livros teóricos, literários e periódicos (revistas, jornais...). As pesquisas realizadas nas escolas comprovam que a realidade da sala de aula precisa ser conhecida, discutida e analisada pelos educadores, para que venha a sustentar um desejo profundo de mudança. Essa mudança deve acontecer a partir do trabalho do professor. Ể O professor que deve ter o prazer de ler, antes de desenvolver o seu trabalho nas séries iniciais do ensino fundamental.
- ItemAvaliação como prática escolar(UNEB, 2001) Guimarães, Moema Pereira; Lima , Rozianeide Paixão; Souza, Vanúzia Lima de; Paula, Ercília Maria Angeli Teixeira deNa presente pesquisa abordou-se o tema Avaliação como prática escolar na qual foram utilizados como fonte de pesquisa: questionários com os professores e análise das provas escritas realizadas pelos mesmos. O referencial teórico abordou as funções da avaliação na escola. Este trabalho foi realizado com a ajuda de professores da rede pública de ensino de 1º a 4º séries do povoado de Umbuzeiro e do distrito de Alto Bonito Bahia. E, através das provas emprestadas pelas professoras concluiu-se que, apesar das mesmas alegarem que utilizam instrumentos variados para avaliar os alunos, seus instrumentos ainda estão centrados em avaliações tradicionais que não possibilitam que eles possam expressar suas emoções, seus sentimentos e seu próprio conhecimento de uma forma criativa em relação aos conteúdos trabalhados.
- ItemCrianças sem chapéu no Morro do Chapéu: estudo sobre crianças na rua em Morro do Chapéu-BA(UNEB, 2001) Barbosa, Maria Madalena Santos; Rocha, Maria Virgínia Guimarães; Guimarães, Nelzita Oliveira; Silva, Zilcélia Souza; Moreira, Vicente DeoclecianoEste trabalho tem o objetivo de mostrar as crianças na rua de Morro do Chapéu - Bahia , a freqüencia, com maior ou menor regularidade na escola. E, apesar de serem provenientes de famílias pobres e viverem sob precárias e desumanas condições de habitação, saneamento básico, moram em lares formados pela mãe (ou madrasta), pai (ou padrasto) e irmãos. O que motiva, incentiva, então, essas crianças e jovens a permanecer no desabrigo da rua, sem "chapéu, no turno oposto ao da escola, a pedir esmolas, engraxar sapatos, fazer pequenos serviços ou simplesmente brincar? São esses questionamentos que o texto discorrerá à medida da leitura.
- ItemDe volta às raízes um resgate a cultura das plantas medicinais no povoado de Campo de São João, Várzea da Roça-Bahia(UNEB, 2001) Almeida, Carlinda Oliveira; Oliveira, Cleidenalva Lima de; Santana, Elenilza Almeida; Oliveira, Maria Cleide Lima deDiscute o resgate do uso de plantas medicinais, especialmente em comunidades rurais, destacando a importância de valorizar o etnoconhecimento. Cita o Dr. Osmar C. Cavalcante, que afirma que o homem sempre utilizou plantas para alimentação e tratamento de doenças antes do advento da medicina moderna. Atualmente, há um retorno ao uso das plantas medicinais devido aos benefícios naturais e menores desconfortos em comparação aos medicamentos alopáticos. O texto enfatiza a necessidade de preservar e transmitir esse conhecimento popular, especialmente em comunidades como Campo de São João, para evitar que ele seja esquecido. Também destaca a importância de integrar o conhecimento popular sobre plantas medicinais com o conhecimento científico nas escolas, para uma compreensão mais completa e prática da realidade.
- ItemOrientação sexual na escola: necessidade e desafio(UNEB, 2001) Lima, Eliete Alves; Mendes, Maria Lucélia Andrade de Fontes; Oliveira, Maria Rios de; Araújo, Maria Quitéria Maia da Cruz; Matos, Isaú Hormonio deEste estudo é uma discussão sobre a Orientação Sexual nas escolas de Várzea de Roça, um pequeno município do interior da Bahia, a partir da instituição familiar, a fim de se verificar o tratamento que está sendo dado ao tema da pesquisa por estas duas instituições. Ressalta-se a necessidade das crianças e adolescentes serem orientadas sobre a sexualidade, e para esta tarefa é fundamental a cooperação entre a escola e família as fontes utilizadas para realização desta pesquisa foram entrevistas. questionários e observação direta em sala de aula. Pode-se constatar pelos resultados desse estudo, que mesmo estando em pleno século XXI tratar de Orientação Sexual, tanto na escola quanto na família ainda é um grande desafio, pelo fato da sociedade se encontrar despreparada para falar de sua própria gênese. Buscou-se, explicar as possíveis contribuições dessa abordagem na construção de indivíduos bens integrados ao seu meio social.
- ItemA importância da formação do professor alfabetizador(UNEB, 2001) Vasconcelos, Célia Regina Oliveira; Oliveira, Daianny Ferreira; Brito, Maria Das Graças Amorim; Santos, Maria Marta Soares dos; Oliveira, Lucinete Chaves deÉ fundamental na formação continuada do professor alfabetizador que ele reflita a relação entre sua teoria e prática, orientando melhor a ação pedagógica. Nesse sentido, é imprescindível que ele compreenda a importância da sua formação para a aquisição do conhecimento da criança, ou seja, qual o caminho que o educador deverá percorrer, qual o seu papel para a construção desse conhecimento .este trabalho de pesquisa estrutura-se através do desenvolvimento de reflexões sobre a importância da formação continuada do professor alfabetizador, em especial, aquele que atua na sede do município de Morro do Chapéu.
- ItemFatores que dificultam a alfabetização nas séries iniciais(UNEB, 2001) Sampaio, Edvaldo Antônio Silva; Silva, Elizabete Ferreira da; Lima, Marileuza Ferreira de; Silva, Rosângela Gomes da; Oliveira, Lucinete Chaves deA partir dos estudos de Emilia Ferreiro, hoje se sabe que a alfabetização decorre de um processo de aquisição a ser construído por aquele que aprende. É o resultado da combinação de hipóteses que o aprendiz tem a respeito da escrita, influenciadas pelas concepções daquele que ensina, com o objetivo de desenvolver um sistema de representação da linguagem.
- ItemAprendizagem da leitura e da escrita: um desafio para jovens e adultos(UNEB, 2001) Dias, Eliete Severo; Dourado, Elma Lúcia Rocha Oliveira; Moraes, Maria Leonor Bagano de; Bagano, Walniete Brito; Martins, Jorge dos Santos; Andrade, BeneditaEste trabalho volta-se para "A aprendizagem da Leitura e da Escrita um desafio para Jovens e Adultos," sendo condizente com o particular interesse das autoras desse estudo, no que se refere à ampliação de conhecimentos sobre o processo de alfabetização de Jovens e Adultos. Na primeira etapa do trabalho serão feitas considerações que viabilizarão uma visão panorâmica de todo o estudo, assim como seus propósitos e procedimentos adotados. Na segunda etapa, nas considerações teóricas, serão tratados os tópicos seguintes, por serem considerados relevantes para o estudo proposto: A educação no contexto histórico-social.
- ItemLiteratura infantil: a arte de contar histórias(UNEB, 2001) Carvalho , Maria Alice Queiroz de; Carvalho , Sílvia de Souza de; Rios , Rejane Lima; Freitas, Zilda de OliveiraTendo em vista nosso trabalho como educadores e a nossa prática em sala de aula, procuraremos incentivar os nossos alunos a sentirem prazer pela leitura e a escrita, acreditando no poder que as histórias infantis tem de despertar no ouvinte, o fascínio pela leitura e principalmente pela escrita. Afinal, histórias é o elo entre o leitor e o livro, pois é através da mesma que podemos possibilitar as crianças e até mesmo os adultos o desejo de querer ler e descobrir um mundo diferente, imaginário. Para realizarmos este trabalho, obras dos seguintes autores: Fanny Abramovich, Betty Coelho, Jonas Ribeiro e Bruno Bettelheim, os quais nos possibilitarão fazer reflexões sobre a importância da literatura em sala de aula, o de como melhorar a nossa prática pedagógica e a de nossos colegas em sala de aula, e o aprendizado das crianças a fim de torná-las leitoras e futuras escritoras competentes.
- ItemLeitura e produção de textos na alfabetização: "idéias que norteiam a prática pedagógica nas séries iniciais"(UNEB, 2001) Santos, Maricélia Moura dos; Santos, Tânia Batista dos; Florêncio, Vanda da Silva; Freitas, Zilda de OliveiraNeste trabalho propomos uma análise das dificuldades que os alunos na alfabetização das escolas públicas de Jequitibá demonstram em aprender a ler e produzir textos, tendo como objetivos básicos: analisar as condições de leitura dos alunos na alfabetização das escolas de Jequitibá, identificar e descrever as dificuldades de leitura e escrita por parte dos alunos. O objetivo maior é propor sugestões que possam melhorar o processo de leitura e escrita nas escolas. Utilizamos como procedimentos metodológicos: entrevista, pesquisa de campo e pesquisação. Muitas crianças têm dificuldades em aprender a ler e produzir textos porque não têm acompanhamento da família ou não têm contato com o mundo letrado. Para que esses alunos progridam é necessário que o professor dedique um tempo extra, provocando situações, conversando, pesquisando junto com eles, dando oportunidade a terem contato com recursos variados, reforçando os conteúdos vistos em sala de aula para o seu desenvolvimento aprendizagem.
- ItemIndisciplina no cotidiano escolar(UNEB, 2001) Nascimento, Ana Maria Jesus; Santos, Genelice de Jesus; Oliveira, Jailma Silva de; Oliveira, Zenilde Cruz de; Matos, Isaú Hormino deEsse estudo discute a concepção da indisciplina, visando entender o comportamento indisciplinado de alunos da 2ª série do Ensino Fundamental das escolas Centro Educacional Pe. João Farias e D. João VI; comportamentos que têm sido observados pelos docentes pesquisadores e professores com os quais se tem compartilhado desse assunto. Levando em conta ser a indisciplina um dos problemas que mais afeta as escolas atuais, analisa discurso e práticas que refletem a mentalidade em relação à criança a partir da análise de instituições como a família e principalmente a escola, na tentativa de descobrir os fatores que fazem com que os alunos se comportem de modo indisciplinado. Por se tratar de um tema bastante recorrente na prática dos professes, é curioso que ele seja pouco encontrado na literatura especializada, talvez pelo fato mesmo de ser um tema transversal, aqueles usualmente visitados pelos teóricos da área educacional. É possível constatar, pois, que a indisciplina como problema teórico e prático, em geral é tratado de maneira imediatista sem o circunstancionamento conceitual necessário. Visando diminuir essa fragrante lacuna o presente trabalho foi planejado e organizado principalmente na entativa de contribuir para o aprofundamento do debate acerca da temática. As fontes utilizadas se constituem centralmente de questionário e entrevistas com pessoas que vivenciaram experiências, com pais, alunos, professores e diretores no período estudado, buscou-se subsídios nas concepções de vários autores da Literatura Brasileira