Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DCH4
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- ItemAlice no País das Maravilhas e Branca de Neve: as meninas-mocinhas e os estereótipos femininos nos clássicos contos de fadas(2016) Silva, Adenice dos Santos; Silva, Leicidalva de OliveiraA Literatura é um bem cultural e, acima de tudo, arte e linguagem. Sua contribuição para a formação intelectual, estética, linguística e cognitiva dos sujeitos ocorre, porque é uma experiência que possibilita gozar de uma fantasia, presentificada de forma peculiar nos livros de Literatura, dado aos aspectos do maravilhoso, do fantástico e do realismo que estimulam a criatividade e a imaginação, promovendo também o desenvolvimento da reflexão crítica, ampliação de saberes, compreensão crítica do mundo e da condição humana ou simplesmente despertam diferentes emoções. O hábito de ouvir, ler e de contar histórias está presente na nossa cultura, porém, em alguns ambientes é menos frequente do que em outros. Tratando-se da Literatura Infantil, tema do nosso trabalho monográfico, consideramos ler histórias ou contá-las como uma prática cultural não natural, quer dizer, não é algo aprendido naturalmente, pois as pessoas precisam ser expostas a essa experiência para poderem cultivá-la. À medida que participam da cultura do escrito e são expostas à Literatura, as crianças cultivam esse gosto e aderem a essa prática cultural. No sentido de contribuir com os estudos alusivos às narrativas literárias, especificamente, os contos de fada, este estudo trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa. Quanto aos objetivos classifica-se como uma investigação construída a partir de uma pesquisa bibliográfica e de uma análise das narrativa literárias de “Branca de Neve e os sete anões” na versão dos irmãos Grimm e “Alice no país das maravilhas”, de Lewis Carroll. Elencamos como objetivo geral compreender a figura feminina e seus estereótipos nas narrativas literárias supracitadas. Quanto aos objetivos específicos, optamos por ler, descrever e analisar como são construídas as personagens femininas, as meninas mocinhas, em tais narrativas. Entre os principais autores que dão suporte à construção da moldura teórica desta pesquisa, destacam-se Nelly Novaes Coelho, Zappone, Colomer, Gutner Kress e Van Leuween entre outros. Os estudos nos mostraram que o perfil feminino tanto nos contos de fadas analisados, quando na vida real, apresentam traços que fogem ao fenômeno do maniqueísmo, porque assumimos ora um comportamento de princesa clássica, virtuosa e dócil a exemplo de Branca de Neve; ora contrariamos esse perfil sendo mais ousadas e curiosas e ‘ardemos’ de curiosidade pelo novo e, nos reportamos a Alice. Ora exercitamos também nosso momento bruxa. Consideramos, pois, que perfil feminino é constituído dessa tessitura de sentimentos e comportamentos que são inerentes à nossa complexa condição de humanos.
- ItemAmbiguidade no corpo do texto e das personagens de Tarântula e a Pele Que Habito(2017-12-15) SILVA, Felipe Santos daEste trabalho tem como objetivo analisar duas cenas do romance Tarântula (Mygale, 1984), de Thierry Jonquet e a adaptação fílmica de Pedro Almodóvar intitulada A pele que habito [La piel que habito, Espanha, 2011]. Assim, analisaremos de que modo a relação de amor e ódio pelo corpo refletida por Adorno e Horkheimer (2006) circunscrevem as personagens do romance e, em parte, da adaptação fílmica. Ademais, investigaremos no romance como são construídas as personagens, tendo como foco o antagonismo encenado por elas e buscando elucidar as possíveis interpretações desse antagonismo ser modulado na adaptação fílmica. Por fim, será cotejado os objetos com foco no desfecho destinado às personagens, sobretudo Vera, numa promessa de redenção e salvação para esta, segundo o diretor. Também reinterpretaremos essa nota de agradecimento expressa nos créditos finais, bem como, outras passagens cênicas que tentam chancelar o filme almodoviano, este dotado de refinamento estético, opondo-o ao cinema hollywoodiano. Análogo, Tarântula, tenta se desvencilhar das reminiscências do Romance na sua gênese, mas, assim como A pele que habito, recai em desfecho tênue dos quais ambos se propõem afastar.
- ItemAnálise das ambiguidades lexicais e sintáticas na construção dos sentidos das tirinhas Mafalda(2012) Bezerra, Sara Jane MatosEste trabalho pretende considerar, à luz dos estudos sobre a semântica lexical, as ambiguidades lexicais e sintáticas na construção dos sentidos das tirinhas Mafalda, para compreender como o implícito atende à necessidade do autor do gênero em análise. Também, observa como este fenômeno vem sendo utilizado nos vestibulares, exames nacionais e livros didáticos: se acionam o posicionamento crítico dos estudantes ou se, simplesmente, os limita à assimilação de conteúdos linguísticos. Procura propor uma nova abordagem de ensino da língua materna, uma que vise, no contato com este gênero textual, abordar os diferentes aspectos discursivos presentes no mesmo.
- ItemO apagamento da dental vozeada oral /d/ nas formas em gerúndio na comunidade de fala de Jacobina-BA: análise variacionista(2013) Miranda, Sueli Pereira da SilvaEste trabalho descreve o comportamento das formas de gerúndio no Português falado da cidade de Jacobina. Em tais formas, é possível verificar o fenômeno de apagamento do /d/ do morfema de gerúndio /ndo/, que passa a ser realizado como [no] na língua falada. A descrição do fenômeno, neste trabalho, é embasada nas teorias Sociolinguística Variacionista de Labov (1972,1994). O corpus desta pesquisa é formado por dados de fala espontânea extraídos de informantes da comunidade de fala. Compõem a amostra da pesquisa dez entrevistas de narrativas de experiências de informantes do gênero feminino e masculino, pertencentes às três faixas etárias (17 a 25 anos, 26 a 35 anos, 36 anos ou mais) e a três níveis de escolaridade (Ensino fundamental II, Ensino Médio e Ensino superior). Para a análise variacionista das ocorrências, consideramos, além das três variáveis sociais (faixa etária, escolaridade e gênero), variáveis linguísticas (extensão do vocabulário: dissílabo, trissílabo e polissílabo). Por meio da análise variacionista, verificamos que, do total de 94 ocorrências de gerúndio analisadas, 66 delas apresentaram apagamento do /d, o que evidencia que os falantes produzem mais a forma não-padrão, „fala [no]‟. As variáveis selecionadas como relevantes para a aplicação do apagamento foram: gênero, escolaridade, faixa etária e extensão do vocabulário. A análise variacionista revelou que a frequência da aplicação da regra é alta na variedade estudada, sendo recorrente na fala dos homens e dos mais jovens. Esses resultados assinalam um quadro típico de forma inovadora e estigmatizada.
- ItemO APÓCOPE NO FALAR DE HABITANTES DE JACOBINA – BAHIA(2021) FARIAS, CÁSSIA BARBOSA; SANTOS, JUCICLEIA XAVIER DOSEste trabalho tem como objetivo identificar a maneira que ocorre o fenômeno apócope no falar de habitantes da cidade de Jacobina-Bahia. O apócope é um tipo de fenômeno linguístico o qual suprime o último fonema em um vocábulo. Entende-se que a Língua Portuguesa sofreu e vêm sofrendo alterações e mudanças constantemente, à medida que seus falantes usam. Ao estudar a língua e a maneira que ela é empregada, faz-se necessário desenvolver pesquisas sobre a língua em seu uso social. Os estudos teóricos para construir essa pesquisa foram baseados na Sociolinguística Variacionista. O corpus da referida pesquisa é construído com base em dados extraídos das entrevistas gravadas com autorização dos informantes, utilizando um questionário composto por 20 questões. Tivemos a colaboração de 12 informantes da cidade de Jacobina-Ba, com faixa etária I: 18 a 38 anos, e II: 45 a 65 anos, com níveis de escolaridade diferenciados entre: Ensino fundamental, Ensino médio e Ensino superior, de ambos os sexos, masculino e feminino. Todas as entrevistas foram gravadas por um aparelho celular e, em seguida, analisadas, transcrita grafematicamente e foneticamente. De acordo com os resultados, percebemos que o fenômeno apócope encontra-se no falar de habitantes da cidade de Jacobina-Ba, constatou-se também que o perfil social que apresenta a maior inclinação para uso do fenômeno foi do sexo masculino, da faixa etária jovem e do Ensino fundamental.
- ItemAprendência nômade: um estudo dos processos itinerantes da aprendizagem docente(2007) Barbosa, Eliene Maria da SilvaO presente estudo buscou compreender como os professores constróem seus etnométodos nos processos itinerantes de aprendizagem docente. Mediante o argumento de que a aprendizagem é um fenômeno itinerante e nômade, o estudo evidencia os diferentes modos/formas de aprendência docente bem como os espaços multirreferenciais em que ela acontece, os tempos de aprendizagem dos professores e como estes elementos se relacionam com a construção/reconstrução da ação docente. A pesquisa teve como lócus o Programa de Formação de Professores do Estado - PROESP/Licenciatura em Letras do Pólo de Jacobina-BA. A metodologia adotada baseou-se na pesquisa qualitativa do tipo etnográfica ancorada na Antropologia, utilizando os seguintes instrumentos de coleta e análise de dados: entrevistas semi-estruturadas, observação-participante, memoriais e grupo focal. As diferentes e singulares narrativas, emergidas na pesquisa através dos instrumentos de coleta, foram analisadas pelo olhar interpretativo da Análise do Conteúdo. O resultado do trabalho traz as histórias de aprendizagem dos professores, tecidas em tramas individuais e coletivas.
- ItemAtas da Câmara de Vereadores de Jacobina: edição e análise grafemática(2014-12-17) Alves, Jaqueline da Silva; Santos, Renato RodriguesO patrimônio histórico, cultural e linguístico de uma dada sociedade é, sem dúvidas, algo que não deve ficar esquecido no tempo. Através de documentos antigos esse patrimônio é repassado de geração a geração. Uma das ciências que se encarrega de fazer com que grande parte do acervo linguístico-cultural não seja perdido é a Filologia, analisando e preparando, através de edições, dentre elas essas documentações, podemos citar as atas de câmaras de vereadores. Sendo assim, esse trabalho tem como corpus atas da câmara de vereadores da cidade Jacobina-Ba. São 38 fólios editados através do tipo de edição semidiplomática, todos datados dos anos de 1869 e 1870. Tratamos a respeito da sócio-história da cidade de Jacobina e também da câmara municipal, além de fazermos a descrição externa dos documentos e o resumo dos conteúdos destes. Após essa contextualização, fizemos o trabalho de edição, que é crucial, para que assim possamos disponibilizar um material confiável para pesquisadores de áreas afins. Por ser um trabalho que nos propicia observar o desenvolvimento de uma língua, foi realizado também um breve levantamento histórico da ortografia da Língua Portuguesa, já que o corpus dessa pesquisa trata-se de manuscritos de uma época remota. Assim, ao editarmos as atas percebemos que são inúmeras as variações grafemáticas encontradas, sendo necessário realizar um levantamento linguístico do material, observando tais variações e fazendo um quadro analítico com elas, e por fim um levantamento das abreviaturas encontradas no documento.
- ItemAtas oitocentistas do sertão jacobinense: edições e levantamento antroponímico(2015) Jesus, Amanda Costa Rego de; Carvalho, Flaviana de OliveiraA história da humanidade vem sendo desvendada através de vários rastros deixados pelos povos ao decorrer do tempo. A escrita, como um desses rastros, é um registro que, quando conservado, possibilita também a preservação do patrimônio sócio-histórico-linguístico de uma determinada sociedade. Em busca da reconstituição e preservação deste patrimônio, surgiu a Filologia, que vem contribuindo com a análise e disponibilização de materiais para os diversos campos de estudos. Para realização da nossa pesquisa, tivemos como corpus um livro de atas da Câmara de Vereadores da cidade de Jacobina-Bahia, datado de 1869 a 1876. Selecionamos e digitalizamos (edição fac-similar) 14 atas desse livro, num total de 22 fólios, que foram editados através do modelo semidiplomático. Ao longo do trabalho abordamos, de forma detalhada, o conceito de Filologia, suas vertentes, e os critérios que seguimos para a realização das edições. Focamos nosso olhar no livro de atas descrevendo seu estado de conservação e conteúdo. No decorrer das edições, percebemos a riqueza antroponímica e decidimos focar também sobre esse aspecto, realizando um levantamento desse fenômeno linguístico. Por fim, implementamos um levantamento das abreviaturas encontradas no documento. Vale destacar que este trabalho visa facilitar o acesso ao documento e preservá-lo ao mesmo tempo, além de contribuir também para o conhecimento de fatos históricos da nossa cidade que permanecem pouco conhecidos.
- ItemA Aula Universitária Figurações das Coreografias de Ensino(2012-12-15) BARBOZA, Maria das Graças Auxiliadora FidelisEste estudo foi delineado a partir de três dimensões relacionáveis que estruturam o campo da educação e são estruturadas por ele: a pedagogia universitária, a docência universitária e a aula universitária. A aula foi assumida como interesse investigativo, metaforizada como coreografia de ensino. O objetivo geral foi compreender a aula/coreografia de ensino, os modos como é produzida e interpretada pelos docentes universitários e o contexto/circunstâncias em que ela se desenvolve. A metodologia foi construída na perspectiva qualitativa com observação direta de situações de aula e entrevistas semidiretivas. Participaram oito docentes de uma Universidade privada brasileira. Os resultados demonstraram que a dinâmica da aula coreografada envolve: sequências didáticas, ritmos e temporalidades, corporeidade, gestos, modos de ação e interações pedagógicas que variam conforme as relações interativas, a intencionalidade e o contexto; os modos de ensinar, de ser e estar na sala de aula e a performance de aprendizagem do estudante. O estudo é também uma via para a compreensão da docência como construção que congrega as estruturas visíveis e a dimensão não visível (ressignificação da sala de aula e da docência). Conclui-se que a aula universitária é um acontecimento e, como tal, não pode ser pensada num enquadramento previsível e padronizado, aplicável em contextos diversos, devendo ser entendida no seu sentido plural, de “aulas”. A docência universitária é feita de rupturas, continuidades e contradição entre discurso e prática, e, embora o docente deseje uma coreografia centrada na aprendizagem do estudante, na prática predomina a coreografia centrada no ensino. Apesar das controvérsias existentes no campo pedagógico, atravessado por diferentes crenças e valores, a docência lida com desafios que a estão reconfigurando ou ressignificando. Consideramos a aula e a docência como um fenômeno que tem natureza coletiva e de alta complexidade, sendo vivido socialmente, não podendo, portanto, ser simplificado.
- ItemUm auto de defloramento através do olhar filológico: edição semidiplomática e análise de abreviaturas(2013-11-11) Oliveira, Elizelma Gomes de; Silva, Mônica Simões daA cultura escrita, ao longo do processo evolutivo do homem, marca na história vestígios de momentos importantes para a formação linguística e cultural que vemos hoje. Através dos aparatos metodológicos da Filologia podemos dar atenção ao texto, principal objeto dessa cultura escrita. O gênero escolhido a ser trabalhado, nesta pesquisa, trata-se de um documento jurídico, um Auto de Defloramento que se encontra disponível e faz parte do acervo do Arquivo Público da cidade Jacobina-BA, datado de 1902. Com a intenção de preservar um texto já muito antigo, faz-se necessário um trabalho de edição, pois, através dele, podemos, divulgar seu conteúdo, além de contribuir para sua preservação. Destarte o material estará sob cuidados e, conseguintemente, a memória linguística, cultural e social da comunidade da cidade. Este trabalho tem como objetivo apresentar a edição, de acordo com parâmetros semidiplomáticos, vistos em Cambraia (2005) e Queiroz (2005), de 61 fólios do auto de defloramento. Também apresentaremos uma lista e gráficos de abreviaturas encontradas no documento, realizando suas análises e classificações, a partir dos estudos e critérios de Flexor (2008) e Costa (2006). Assim, a partir da leitura e edição cuidadas do manuscrito, podemos preparar um material confiável para diversos pesquisadores e interessados. Vale destacar que, ao realizarmos um trabalho de desdobramento, análise e classificação das abreviaturas, estamos auxiliando no processo de leitura do texto e contribuindo com um banco de dados referente a esse tipo de registro escrito.
- Item(Auto)Cartografia da minha professoralidade docente: pesquisa e vida entrelaçadas(2020-07-28) Silva, Ana Lúcia Gomes da
- ItemBaú de leitura: espaço de encantos, encontros e saberes no PETI de Jacobina - Bahia(2011) Silva, Adriana Santos; Santana, Rosânia Rosa deEste trabalho tem como escopo investigar as práticas leitoras existentes no programa PETI e, em especial, o Projeto Baú de Leitura, procurando situar o desempenho escolar referente a leitura dos alunos inseridos nesse Projeto. Nosso trabalho constituiu-se da pesquisa de campo através da abordagem qualitativa. Utilizamos como instrumentos metodológicos observações sistemáticas ou “estruturadas” e entrevistas semi- estruturadas. Desta forma, buscou-se um aparato de teóricos para compreender a funcionalidade das práticas leitoras e a validade dos conhecimentos, habilidades e competências desenvolvidas no espaço socioeducativo. Fez-se, ainda, um estudo sobre a metodologia desenvolvida pelos educadores sociais no intuito de compreender os resultados das ações didáticas aplicadas. Destacam-se assim, as ações e as tentativas dos professores da escola regular em redimensionar e (re) direcionar a leitura que se apresenta de forma impositiva em alguns momentos para o público que participa do Projeto. Neste cenário, apresentam-se as estratégias de leituras adotadas, ou seja, as inovações dos educadores em tornar ativo o processo de leitura de crianças. É importante frisar que os sujeitos desta pesquisa foram: 3 coordenadores, 5 educadores sociais e 5 alunos, que estabelecem relações a respeito das práticas leitoras existentes no Programa, comprovando a eficácia e a importância na vida do ser humano e o poder transformador que as mesmas exercem no sentido social, cultural e político.
- ItemBiblioteca e Formação: a função da biblioteca Municipal Padre Alfredo Haasler na formação do leitor Quixabeirense(2018-06-15) SOUZA, Bárbara Nathália de Araújo; NOVAES, Eduarda Gomes dos ReisO presente estudo tem por objetivo mapear e analisar de que maneira a Biblioteca Pública MunicipalPadre Alfredo Haasler fomenta as práticas de leiturano município de Quixabeira-Bahia. Como objetivos específicos pretendemos averiguar o papel da biblioteca na formação do leitor, mapear o perfil dos leitores da biblioteca pública de Quixabeirae observar quais políticas públicas e de incentivo à leitura estão sendo realizadas na mesma. Os dados foram analisados a partir de autores que discutem sobre práticas leitoras, entre eles, Battles (2003),Yunes (1995), Miranda (1978), Milanesi (1989). A abordagem metodológica utilizada se baseou na pesquisa de campo, através de um estudo qualitativo, no qual os dados foram coletados por meio de um questionário misto e teve como sujeitos da pesquisa usuários da Biblioteca Pública de Quixabeira.
- ItemBranca de Neve: dos contos de fada às telas de cinema(2014-11-12) Pinho, Juliana Bezerra de; Vilas Boas, Rosana Sampaio de Araújo NovaesEste trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de nossa pesquisa sobre a relação entre o conto de fadas A Pequena Branca de Neve (1857) dos irmãos Jacob Grimm e Wilhelm Grimm e a adaptação cinematográfica Branca de Neve e o Caçador (2012) do diretor Rupert Sanders. Pretende-se realizar uma análise comparativa entre as linguagens que constituem cada uma dessas obras, ou seja, a linguagem literária e a cinematográfica, destacando o dialogismo intertextual presente nas duas narrativas. O ponto de partida da investigação foi um estudo acerca dos contos de fadas, e mais especificamente, a história da Branca de Neve e suas versões literárias e adaptações fílmicas. A análise mostrou que é possível elaborar diversas “leituras” para um texto, e que o dialogismo intertextual auxilia a transpor a narrativa literária para a narrativa cinematográfica sem que haja discordância em ser ou não fiel à obra de origem, em ter maior ou menor valor do que a outra, mas antes traduzir para uma linguagem diferente, destacando que ambas são dotadas de qualidades próprias com suportes diferenciados para difundir clássicos da literatura.
- ItemCabeça feita: corpo e cabelo como símbolo de identidade negra, em Cristiane Sobral(2017) Pinto, Marcelo AlvesEste trabalho investiga como a escritora afro-brasileira Cristiane Sobral utiliza o cabelo para compor uma identidade negra no seu livro Só por hoje vou deixar o meu cabelo em paz (2012), levando-se em consideração que, no Brasil, a identidade brasileira, ao se estabelecer como mestiça, tentou apagar elementos da etnicidade negra. A literatura afro-brasileira produzida por Sobral, descontrói e ressignifica o que é ser negro para a cultura brasileira, que sempre teve seus traços fenótipos depreciados. Assim, o uso dos cabelos crespos aprece não somente como elementos estético mas, também, como ferramenta política, para a construção da identidade negra para os afro-brasileiros, o cabelo como ícone simbólico representa a nossa uma luta por inserção de fora igualitária, nos diversos setores sociais, nos quais ainda predomina pouca participação dos afrobrasileiros.
- ItemCADÊNCIAS DO CORPO, POÉTICAS DA VOZ: A POESIA ORAL DO SAMBA DE RODA DO GRUPO PINOTE(2020) XAVIER, LUCIANO SANTOSO presente trabalho tem como objetivo compreender como é configurada a poesia oral do samba de roda do Grupo Pinote, de Serrolândia/BA, considerando a relação dos sambadores com essa manifestação cultural, bem como os aspectos formais, temáticos e performáticos dessa poética. Para tanto, delineamos os objetivos específicos, a saber: i) traçar um perfil do Grupo Pinote, com o intuito de compreender a relação dos sambadores com o samba de roda, destacando as suas características, assim como sua relevância artística e cultural em Serrolândia/BA; ii) descrever a performance do samba de roda do Grupo Pinote, analisando-a sob a ótica dos sambadores, tendo em vista a diversidade dessa expressão artística e cultural no Estado da Bahia; e iii) coletar algumas das cantigas de batuque do Grupo Pinote, tendo como critério de seleção as mais popularizadas pelo grupo, de modo a analisá-las a partir dos conceitos e abordagens pautadas na poesia oral. A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa, guiada sob à luz da Etnometodologia (HAGUETTE, 2010; WATSON e GESTALDO, 2015), tendo em vista as suas acepções basilares que nos permitem compreender as produções sociais de sentido de um determinado grupo social; em nosso caso, as produções de sentido do Grupo Pinote sobre a sua expressão poética e performática do samba de roda. Utilizamos ainda a Análise de Conteúdo, na perspectiva de Franco (2008). As principais teorias e discussões que sustentam a pesquisa permeiam o campo da poesia oral, com as contribuições de Zumthor (1993, 2010, 2014), Silva (2014) e Fernandes (2007); sobre a poesia oral do samba de roda e a ancestralidade na poesia oral, contamos com Araújo (2015) e Santana (2014); sobre o samba de roda, com vistas à sua expressão, origem e diáspora, utilizamos o Dossiê do samba de roda do Recôncavo Baiano (BRASIL, 2006) e Döring (2016); e, acerca do samba de roda no Sertão Baiano, Exdell (2017), tendo em vista a chula, batuque e reisado. Quanto às discussões que adentram o campo da cultura e cultura popular, nos amparamos nos estudos de Burke (1989), Costa (2016), Hall (2003) e Santos (1994). Sobre os Estudos Culturais e, respectivamente, suas inscrições na literatura, utilizamos Mattelart e Neveu (2004) e Culler (1999). No que diz respeito às impressões acerca dos procedimentos de análise na poesia oral, discutimos sob a ótica de Santos (2018). Os resultados (em tempo) reverberam a dinâmica e a instantaneidade da poesia oral do samba de roda do Grupo Pinote, no Sertão Baiano, permeada pela multirracialidade e pela diversidade performática da expressão do samba. O samba de roda do referido grupo atravessa a expressão dual da chula e batuque – sendo que ainda manifestam ocasionalmente o reisado –, ambos movidos pela ontologia de vozes e corpos que performam a expressão e a existência dos sambadores. A análise das cantigas de batuque aponta para a movência da poesia oral, marcada por formas e temas que confluem em trânsitos poéticos e identitários.
- ItemCartas dos ouvintes do programa Mix Matinal, da rádio serrote FM: resgate e valorização cultural(2018-03-01) LIMA, Eliane Dos Santos OliveiraÉ no envolvimento do discurso com outros elementos das práticas sociais, ou seja, nos textos em circulação que se evidenciam aspectos ideológicos, levando-se em conta os efeitos promovidos por estes, ou seja, usos que as pessoas fazem da linguagem e dos textos para reproduzir relações de dominação e da hegemonia vigente. Analisar os efeitos e as relações existentes entre discursos, representações sociais na construção de identidades, a partir do ângulo dos modos como se operacionaliza a ideologia como principal objeto desta análise, tomando-se como base as cartas enviadas pelos ouvintes do programa Mix Matinal da rádio Serrote-FM, que vai ao ar de segunda à sexta feira) das 08:00 às 12:00 horas do período de 2009 à 2017. Neste contexto, insere-se a análise aqui proposta que segue, principalmente, a ótica da análise do discurso, dentro da visão dos teóricos Pêcheux (1997) e Foucault (2005). A metodologia aplicada é qualitativa segundo Paes (2009) e (GIL, 2002). Os resultados da anális apontam que nos enfoques discursivos, as falas são constituídas de ideologia, e que ao lado de outras constitui representações para a construção de um discurso. Para tanto, esta pesquisa traz alguns conceitos que podem mensurar o seu alcance. Os dados compõem-se das cartas dos ouvintes da radiodifusão Serrote FM, no período que marcam o início das transmissões e vão até a atualidade. Palavras chaves: Radiodifusão, cartas, ouvintes, discurso e análise.
- ItemChapeuzinho Vermelho: releituras brasileiras do clássico infantil(2015-12-15) CERQUEIRA, Priscila Silva; MIRANDA, Viviane Alves deA presente pesquisa tem a finalidade de investigar a trajetória da Literatura Infantil, desde suas primeiras incursões, objetivando entender os aspectos que estruturam os clássicos que ganharam diversas versões/adaptações, assim como as mudanças que foram ocorrendo ao longo dos séculos. Sob essa perspectiva, será analisado o conto clássico matriz de Chapeuzinho Vermelho, de Charles Perrault, buscando entender porque esta história tornou-se matéria-prima de adaptações para inúmeros autores, em especial os escritores brasileiros, que se propuseram reescrevê-lo, remodelando sua linguagem e estrutura de acordo com o contexto social de cada época. Ressaltando a importância dos estudos teóricos de Júlia Kristeva (1979) e Bakhtin (1999) sobre o fenômeno da intertextualidade que nos serviu de base para análise comparativa das seguintes histórias infantis: Chapeuzinho Vermelho, de Charles Perrault (1697) e nas obras infantis Chapeuzinho Vermelha de Raiva, de Mário Prata (1970), Chapeuzinho Amarelo, de Chico Buarque de Holanda (2011), Fita Verde no Cabelo, de Guimarães Rosa (1992) e Chapeuzinho Vermelho para os dias atuais de Rubem Alves (2004).
- ItemCircuitos Alternativos da Literatura Negra: dos Cadernos Negros ao Blog Ogum‟S Toques Negros(2015-12-15) SOUZA, Abigail Nascimento deO presente trabalho analisa a série Os Cadernos Negros (1978-2015) e o blog coletivo Ogum´s Toques Negros (2012) como circuitos editoriais alternativos de circulação e de publicação da literatura negra. Esta pesquisa procurou entender como esses veículos se tornaram uma alternativa aos meios tradicionais e hegemônicos de publicação, além de examinar a contribuição destes quanto à visibilidade de obras e de escritores negros. Dessa forma, buscou-se investigar como se deu a difusão da literatura negra em nossa sociedade, e assim, compreender como essa literatura se manteve às margens canônicas do sistema literário brasileiro.
- ItemCirculação da Literatura Afro Brasileira dos Cadernos Negros ao Projeto Enegrescência(2018-06-15) ALVES, Vanessa da SilvaO objetivo deste trabalho é analisar os modos de publicação, circulação e divulgação de textos literários de escritores (as) negros (as) a partir da série Cadernos Negros (1978- 2017) e do projeto coletivo Enegrescência (2014). Pretende-se examinar de que maneira as limitações impostas pelo mercado editorial tradicional fizeram com que escritores (as), que por muito tempo vêm sendo silenciados pelo cânone literário brasileiro, criassem estratégias para superar esses obstáculos por meio dos circuitos alternativos de publicação, como a internet e as redes sociais, que permitem a exposição das vozes afro-brasileiras e a disponibilização de seus textos. A pesquisa buscou compreender como esses circuitos proporcionaram, por um lado, o alcance de obras da literatura afro-brasileira que sempre estiveram à margem dos circuitos oficiais a um público leitor, e por outro, investindo em uma formação leitora sem estereótipos e preconceitos.