Ciências Sociais Aplicadas
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Ciências Sociais Aplicadas por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 21
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemO Estado Novo - as múltiplas faces de uma experiência autoritária(2009) Silva, Paulo Santos; Sena Júnior, Carlos Zacarias F. deA publicação da presente obra atende, dentre outros tantos propósitos, à necessidade de socializar resultados de pesquisas desenvolvidas em diversos espaços acadêmicos. O Estado Novo foi tomado como pretexto para a materialização desse projeto. Trata-se, na verdade, na propositura de reflexões acerca de um contexto político que se inscreveu de modo muito marcante na trajetória da frágil experiência democrática brasileira. Conscientes de que tudo aquilo que se vivenciou no período denominado como Estado Novo repercutiu ainda por muitos anos na vida política nacional, tanto pelos feitos dos seus protagonistas quanto pela continuação das instituições criadas naquela época, os organizadores buscaram reunir múltiplos olhares sobre o mesmo fenômeno. Na obra, investigadores da área de literatura e história se reúnem e proporcionam abordagens em torno da sociedade e da cultura brasileira na primeira metade do século XX.
- ItemColeção Nordestina - Portugueses na Bahia na segunda metade do séc. XIX: Emigração e comércio(2010) Gandon, Tania Risério d'AlmeidaQual o espaço ocupado pelos portugueses na vida econômica da Bahia após a quebra do pacto colonial? Teriam eles continuado a controlar a praça comercial da capital baiana numa fase de transição entre o sistema escravista e um novo modo de produção? Apesar da concurrência externa e interna, que fatores permitiram que eles conservassem o prestígio que lhes é atribuído pela historiografia tradicional? Baseado em vasta documentação de arquivos brasileiros e portugueses este estudo procura responder a questões como estas, esboçando ao mesmo tempo algumas características da comunidade portuguesa em Salvador na segunda metade do século XIX. Imigração e comércio são temas relacionados entre si na história deste grupo organizado corporativamente e ao mesmo tempo flexível nas suas estratégias de integração à sociedade brasileira.
- ItemColeção Nordestina - Portugueses na Bahia na segunda metade do séc. XI, emigração e comércio(2010) Gandon, Tania Risério d'AlmeidaQual o espaço ocupado pelos portugueses na vida econômica da Bahia após a quebra do pacto colonial? Teriam eles continuado a controlar a praça comercial da capital baiana numa fase de transição entre o sistema escravista e um novo modo de produção? Apesar da concurrência externa e interna, que fatores permitiram que eles conservassem o prestígio que lhes é atribuído pela historiografia tradicional? Baseado em vasta documentação de arquivos brasileiros e portugueses este estudo procura responder a questões como estas, esboçando ao mesmo tempo algumas características da comunidade portuguesa em Salvador na segunda metade do século XIX. Imigração e comércio são temas relacionados entre si na história deste grupo organizado corporativamente e ao mesmo tempo flexível nas suas estratégias de integração à sociedade brasileira.
- ItemMatas do sertão de baixo(EDUNEB, 2010-02) Alves, IsaiasIsaías Alves, grande educador — dos maiores deste País — em MATAS DO SERTÃO DE BAIXO estuda o trecho da terra baiana em que nasceu. Estuda-a em todas as dimensões que para o sábio e para o filho tem “o torrão natal: na superfície e na tradição”; histórica e sentimentalmente; com a sua vida social e os seus momentos memoráveis; através de famílias, que subsistem, de homens que de muito se foram. Pedagogo (mestre de mestres), fundador da Faculdade de Filosofia — que tanto realce deu à Universidade da Bahia — o ilustre polígrafo quis coligir no livro, um pouco da história da sua região, além de representar as reminiscências e as impressões da infância e da mocidade vividas.
- ItemFernão Cabral de Ataíde e a Santidade de Jaguaripe(2011) Calasans, JoséA reedição de “Fernão Cabral de Ataíde e a Santidade do Jaguaripe”, obra cuja primeira publicação data do ano de 1952, vai permitir que este livro do historiador José Calasans Brandão da Silva, notável pelos seus estudos sobre folclore e, sobretudo, sobre o episódio histórico de Canudos, passe da condição de raridade almejada por alfarrabistas, bibliófilos e colecionadores, para se tornar útil instrumento para quantos desejem estudar a complexidade e as sutilezas da religiosidade popular, através dos acontecimentos ocorridos no recôncavo baiano no século XVII. Iniciativa oportuna e feliz da Editora da UNEB – EDUNEB, por sugestão do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia – IGHB, porquanto este relançamento acontece na passagem do décimo aniversário de morte do autor, esta reedição acrescida das ilustrações do artista plástico Trípoli Gaudenzi e do prefácio especializado da doutora Luitgarde Barros, fica marcada não só pelo seu forte simbolismo, como também, pela inegável qualidade da publicação, que honra o homenageado e os seus realizadores. Cumprem assim, a Universidade e a Casa da Bahia, seus compromissos com a preservação da nossa memória histórica e a sempre necessária difusão do conhecimento.
- ItemEfeitos do programa de aceleração do crescimento (PAC) na economia baiana (2007-2010)(Eduneb, 2016-03) Pereira, Aliger dos SantosO Programa de Aceleração do Crescimento (PAC} é uma iniciativa do governo federal que contribui modestamente para o crescimento da economia baiana. Este livro aborda a contribuição do PAC para o crescimento econômico da Bahia entre 2007 e 2010 (PAC-1}, examinando os projetos de infraestrutura (logística, energética e social e urbana} que foram planejados e executados. Conclui-se que em média 76,93% das obras não foram realizadas, em virtude da interferência de alguns fatores que atrasaram (ou mesmo impediram} seu andamento, tais como desatenção às questões ambientais, a desistência de participação na licitação pelos entes privados, intervenção do TCU, greves do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit} e da construção civil, burocracia e lentidão dos processos, corrupção e desvios de verbas, falta de recursos, falta de qualificação e de perícia dos gestores envolvidos e interferência política no planejamento e na execução de obras de infraestrutura. O PAC não teve um real planejamento territorial, uma vez que os empreendimentos previstos são, em sua maioria, continuações de obras de governos passados, mirando apenas interesses econômicos e políticos e desprezando o cuidado com a preservação do ambiente.
- ItemSob a Luz de Lampião Maria Bonita e o Movimento da Subjetividade de Mulheres Sertanejas(2016-11) Moreira, Jailma dos Santos PedreiraSe com o estruturalismo tínhamos a possibilidade de nos apoiar em um modelo pré-estabelecido para realizarmos as nossas pesquisas, ou ao menos em certos elementos já fixados, como narrador, tempo, espaço, para depreendermos daí um tipo de estrutura e fecharmos o trabalho de pesquisa com uma sensação de completude e totalidade, hoje a sensação do pesquisador é outra. Com o abalo das certezas, com a quebra de todos os modelos, com as marteladas desconstrutoras de uma crítica pós-estruturalista, o pesquisador bem que poderia pensar ser tudo mais fácil, já que nesse clima de “pós-tudo” a sensação seria de uma espécie de liberdade, mas de uma liberdade, é bom frisar, em que não se sabe bem como voar, ou nem mesmo se sabe, em determinado momento começa-se a perceber, se este voo é mesmo livre. O que apontaria, então, para uma possível relativização irresponsável, passa a exigir do pesquisador uma outra responsabilidade teórica e científica, agora, com outros cuidados, outros movimentos mais sutis, outras solicitações mais inquietantes.
- ItemO que fazer com o cabelo de Marly? estudos sobre relações raciais e música negra(2017-01) Lima, AriOs trabalhos aqui reunidos se referem à atenção que o autor dos mesmos tem dedicado à produção musical de negros, particularmente, na cidade de Salvador. Portanto, a pergunta “O que fazer com o cabelo de Marly?” enfatiza, por um lado, um diferencial de gênero nas relações raciais, mas, por outro lado, considerando a força simbólica do cabelo crespo do negro, sustenta uma pergunta monumental que o povo negro se fez e se faz após a abolição da escravatura e advento de uma potencial sociedade moderna, autodefinida como igualitária e sem restrições étnicas e raciais: o que fazer com o cabelo, mas também o que fazer com o corpo, a consciência, a história e a condição social negra em um país que convoca ao mesmo tempo em que interdita a cidadania e condição de sujeito negro.
- ItemLiteratura e psicanálise: ensaios(2017-09) Motta, Véra Dantas de SouzaA aproximação entre Literatura e Psicanálise enseja a oportunidade de um fecundo diálogo em que, por um lado, um conceito psicanalítico encontra sua explicitação em algum aspecto da criação literária e, por outro, personagens e situações ficcionais têm sua representação ilustrada por uma noção extraída do campo de saber psicanalítico. Pretende-se aqui não apenas que o material literário ilumine as chamadas formações do inconsciente, como também que a análise e interpretação dessas formações possam revelar outras faces do texto literário, mantendo-se as especificidades de um e outro saberes. Agrupam-se os textos do conjunto em três unidades, consoante o modo de inscrição nos diferentes sintagmas: Escrita do Inconsciente; Fantasia e Poética; O Inconsciente em Cena.
- ItemPopulações Litorâneas e Ribeirinhas na América Latina Estudos Interdisciplinares, Volume 2(2017-09) Castellucci Junior, Wellington; Blume, Luiz Henrique dos SantosO segundo volume da obra As Populações Litorâneas e Ribeirinhas no Brasil e na América Latina: estudos interdisciplinares chega agora às mãos dos leitores e consolida o projeto e o sonho de todos os pesquisadores que contribuíram para a construção dessa importante publicação envolvendo investigadores de diferentes países e regiões da América Latina.
- ItemDireitos dos Povos de Terreiro(2018) Heim, Bruno Barbosa; Araújo, Maurício Azevedo de; Hoshino, Thiago de Azevedo Pinheiro Roberto HenriqueA obra reúne trabalhos que, a partir de diferentes perspectivas críticas, abordam a relação entre o(s) direito(s) e os povos de terreiro, com vistas ao reconhecimento das comunidades tradicionais de matriz africana em sua diversidade sociocultural. O diálogo entre o universo das religiões afro-brasileiras e a gramática das instituições estatais, marcado por históricos silenciamentos, injustiças e mal-entendidos, precisa ser restabelecido em termos não de autoridade, mas de alteridade, num contexto pluralista. Para além de salvaguarda dos direitos à identidade, à igualdade na diferença, ao território, ao patrimônio cultural e ambiental, à liberdade e à vida, todos temas que atravessam as discussões deste livro, estão em jogo, hoje, acima de tudo, o sentido e o futuro de nossa democracia.
- ItemO sampauleiro, romance de costumes sertanejos(Eduneb / Edufba, 2018) Gumes, João Antônio dos SantosO Sampauleiro é um romance singular da nossa literatura. Uma leitura atenta dessa obra abre uma possibilidade de abordagem de temas por diversas áreas do conhecimento. Essa seria, por si, uma condição para sua republicação, justamente no aniversário de 96 anos da sua primeira edição. Explorar esse potencial nos dará uma ideia geral de vários aspectos que desafiavam e tensionavam a sociedade brasileira de inícios do século XX. Não faltam referências a migrações, racismos, relações de trabalho, dependência, solidariedades verticais e horizontais... A liberdade de criação do autor, aliada à sua atitude engajada, que o faz expressar suas opiniões políticas por meio de seus personagens, é também um ponto adicional à análise da sua obra.Como romancista, a história que nos conta revela muito de si. É uma fala “de dentro”, de um “homem do sertão”, que conhece bem de perto toda a região e pela qual mantém grande afeto. Acompanhamos, a cada linha, uma narrativa que envolve indivíduos, paisagens e modos de detalhes que passariam despercebidos a um viajante comum.
- ItemSertões contemporâneos: rupturas e continuidades no semiárido(2018-10) Moreira, GisleneNeta de agricultores sem-terra e analfabetos, nasceu em Mundo Novo, no estado da Bahia, sonhando com um sertão renovado em justiça e igualdade. Há mais de 20 anos atua em movimentos sociais em pautas relacionadas à comunicação, à juventude e à participação popular no semiárido e na América Latina. Essas experiências alimentaram sua tese de doutorado Las Hormigas de Macondo, que em 2011 foi premiada como um dos dez melhores trabalhos do ano pela Alas/Clacso. É doutora em Ciências Sociais e Política pela Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (Flacso/México), mestre em Cultura e Sociedade e especialista em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Na Universidade do Estado da Bahia (Uneb), atua como professora adjunta no Campus XXIII de Seabra e no Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos em Juazeiro da Bahia. Atualmente vive na Chapada Diamantina, onde se dedica a aprender sobre as interfaces entre cultura e crise ambiental.
- ItemClusters de Veículo em Salvador: Geoprocessamento e Gestão de Negócio para Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs)(2019) Pereira, Aliger dos SantosAs cidades brasileiras vivem atualmente grandes desafios em sua organização espacial. Entre os elementos estruturantes que desenham as cidades, encontram-se redes de comércio que se organizam oficial ou espontaneamente ao longo de suas vias. Essa organização gera proximidade e estruturação em rede de determinados tipos de comércio e/ou serviços. Podemos chamar essas redes de clusters.
- ItemRetratos do sistema penal: política de drogas e discurso jurídico(2020-11) Prado, Alessandra Rapacci Mascarenhas; Oliveira Filho, Oliveira Filho, Ney Menezes de; Fernandes, Fernandes, Daniel FonsecaEsta é uma coletânea de seis artigos construídos a partir de análises críticas sobre o sistema penal. Os trabalhos se orientam por eixos comuns, a saber: crítica à política se criminal de drogas; análise dos processos de criminalização das mulheres; e atuação do racismo como fator estrutural do sistema punitivo. Na base dos textos, está a noção de interseccionalidade, abordando especialmente questões de classe, raça e gênero como elementos necessários para entender a atuação das agências do sistema penal. Diferentes metodologias e objetos de pesquisa foram mobilizados, desde ensaios teóricos à pesquisa empírica e documental, bem como análise de decisões judiciais e observação direta de audiências. Todos os textos buscam ressaltar os entraves estruturais e os processos de exclusão reforçados pelo sistema penal, ao mesmo tempo que buscam indicar possíveis caminhos para reduzir o poder punitivo.
- ItemDireitos humanos em mosaico: panoramas e reflexões(2020-11) Oliveira, Matos Oliveira; Andrade, Diogo de Calasans Melo; Queiroz, Delcele MascarenhasO livro Direitos humanos em mosaico: panoramas e reflexões parte da compreensão de que os direitos humanos são resultado de processos de lutas por dignidade e afirma que, apesar de as leis terem importante papel na materialização desses direitos, elas não bastam para dar conta da complexidade das inúmeras necessidades postas cotidianamente no debate público, especialmente quando se trata de compreender os contornos do que vem a ser a tão proclamada universalidade dos direitos humanos – totalizante, homogeneizante e negadora da alteridade e da diversidade desse mosaico que é o mundo – e entender qual o lugar dos países, das produções teóricas e das experiências dos subalternizados – mulheres negras, latino-americanos, povos e comunidades tradicionais, jovens, movimentos sociais, dentre outros – nesse debate. Assim, a obra apresenta um panorama crítico dos direitos humanos, pois sugere pensá-lo além do que existe, e propõe uma reflexão sobre e para o nosso espaço-tempo – do Brasil e do Sul do mundo – que dê conta de analisar temas que são nossos e pensados pelos nossos.
- ItemRetratos do sistema penal: política de drogas e discurso jurídico(2020-11) Prado, Alessandra Rapacci Mascarenhas; Oliveira Filho, Ney Menezes de; Fernandes, Daniel FonsecaEsta é uma coletânea de seis artigos construídos a partir de análises críticas sobre o sistema penal. Os trabalhos se orientam por eixos comuns, a saber: crítica à política se criminal de drogas; análise dos processos de criminalização das mulheres; e atuação do racismo como fator estrutural do sistema punitivo. Na base dos textos, está a noção de interseccionalidade, abordando especialmente questões de classe, raça e gênero como elementos necessários para entender a atuação das agências do sistema penal. Diferentes metodologias e objetos de pesquisa foram mobilizados, desde ensaios teóricos à pesquisa empírica e documental, bem como análise de decisões judiciais e observação direta de audiências. Todos os textos buscam ressaltar os entraves estruturais e os processos de exclusão reforçados pelo sistema penal, ao mesmo tempo que buscam indicar possíveis caminhos para reduzir o poder punitivo.
- ItemSertanejas defloradas e Don Juans julgados : relações sexoafetivas de mulheres pobres no sertão da Bahia (1942-1959).(2020-12) Vasconcelos, Tânia Mara PereiraApartir de uma impressionante e sensível pesquisa, Tânia Vasconcelos nos revela um sertão da Bahia marcado pelos impasses provocados pela modernidade, pelas dificuldades de aplicação da Justiça, pelas reconstruções das hierarquias sociais, raciais e de gênero em um período de profundas transformações na região nas décadas de 1940 e 1950. Entre juízes, promotores, jornalistas, mães, pais, patrões, trabalhadoras, acusados e ofendidas, passamos a conhecer as concepções e vivências amorosas, afetivas e sexuais de mulheres pobres, suas famílias e suas redes de sociabilidade. Ao longo deste livro, mesmo que enredadas nas teias dos valores dominantes da virgindade e limitadas a suas difíceis condições de vida, são reveladas pela autora mulheres corajosas e audaciosas, que lutam por suas paixões e desafiam as imagens de passividade e da perdição moral, costumeiramente associadas a mulheres simplesmente por serem pobres, negras ou sertanejas. Ao final, ficamos inteiramente convencidos do protagonismo dessas mulheres na construção de suas histórias de paixão, desejo e rebeldia. Convido o(a) leitor(a) a seguir em frente. Em tempos tão difíceis e conflituosos em relação a uma pretensa crise moral, diretamente articulada à discussão dos papéis sexuais e de gênero, nada melhor do que acompanhar um livro em que é possível perceber o movimento da história. As mudanças e as lutas, muitas delas vitoriosas, pela defesa da diversidade sexual, amorosa, racial e de gênero não podem ser esquecidas.
- ItemAUDIOVISUAL INDEPENDENTE - política de fomento e organização das produtoras no Brasil(2020-12) Morais, KátiaEste livro trata da organização do setor de produção de produção audiovisual independente no Brasil nos anos 2000 como repercussão da política audiovisual gerida pela Ancine, articulada ao circuito exibidor de televisão, o que alterou o campo produtivo do audiovisual nacional e sua participação no mercado global de mídia. Baseada em documentos oficiais e em informações e depoimentos de 119 empresas produtoras de todo o país, a obra atualiza os estudos sobre o tema, tradicionalmente analisado na perspectiva do cinema, e mostra o lugar que a televisão assumiu como janela de exibição estratégica para o conteúdo nacional. O livro se destina a profissionais, pesquisadores e estudantes de comunicação, cinema e audiovisual, além de interessados em temáticas em torno das relações entre política audiovisual, indústrias de mídia e produção independente.
- ItemCIRIEC World Conference in Latin America (1. 2021 : Salvador, BA) Anais do CIRIEC 1st World Conference in Latin America: economia social e solidária como modelo de desenvolvimento inclusivo, sustentável e resiliente em um mundo pós covid-19/(2022-09) Menezes, Daniel Nagao; Santos, Dayvid Souza; Marmori, Adriana; Luedy, Sahada; Mota, Tilson Nunes; Santos, Adinoraide Oliveira