Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Estudo de Linguagens (PPGEL)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Estudo de Linguagens (PPGEL) por Assunto "Análise de Discurso"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemO discurso sobre os quadrinhos em Calvin e Haroldo: o livro do décimo aniversário(2023-03-21) Nascimento, Tiago SantosOs quadrinhos de Calvin e Haroldo foram criados em 1985 pelo cartunista norte-americano Bill Watterson. A coletânea Calvin e Haroldo: o livro do décimo aniversário compila uma série de tiras da obra originalmente intitulada Calvin and Hobbes. Suas narrativas estiveram presentes em jornais impressos do mundo inteiro até o ano de 1995 e tem como principais personagens um garoto de 6 anos e seu tigre de pelúcia. A investigação aqui realizada tem como objeto de estudo o discurso sobre os quadrinhos em Calvin e Haroldo: o livro do décimo aniversário. Esta dissertação, portanto, tem por objetivo analisar a construção do discurso sobre os quadrinhos na obra comemorativa em que as tiras e a produção de Calvin e Haroldo são comentadas pelo autor. Nesse contexto, o presente trabalho busca responder como é construído o discurso sobre os quadrinhos no livro que possui o corpus em destaque. Para identificar elementos presentes na construção do discurso sobre os quadrinhos nas tiras em análise, foram adotadas as obras Análise de Discurso: princípios e procedimentos de Eni Orlandi, Por uma Análise Automática de Discurso, Semântica e Discurso: uma crítica à afirmação do óbvio de Michel Pêcheux. Nessas, localizaram-se os fundamentos teórico-metodológicos pautados na Análise de Discurso (AD) de linha francesa, que tem como expoente intelectual o filósofo Michel Pêcheux. Os principais conceitos mobilizados no estudo foram: forma-sujeito, interdiscurso, formação discursiva. Para tanto, as Histórias em Quadrinhos (HQ) foram compreendidas como uma forma de linguagem, constituidora de discursos, tomando como base seu caráter histórico, técnico e artístico. Sendo assim, articulou-se a Análise de Discurso e a produção teórica sobre os Quadrinhos. Will Eisner foi o autor responsável por nortear os estudos sobre a linguagem das HQs através das obras Quadrinhos e Arte Sequencial e Narrativas Gráficas. Para a análise do discurso sobre os quadrinhos em Calvin e Haroldo: o livro do décimo aniversário, foram selecionadas sete tiras presentes na obra, a partir da construção de categorias, e interpretadas à luz da Análise de Discurso Pechetiana.
- ItemO “diferente” e o “feminino” em Shrek : uma análise das formações discursivas(Universidade do Estado da Bahia, 2009-04-25) Santos, Miriam Ramos dos; Santana Neto, João Antônio de; Matos, Maria Afonsina Ferreira; Carvalho, Maria do SocorroNa presente dissertação, apresenta-se uma análise discursiva do Filme Shrek (2001) dirigido por Andrew Adamson e Vick Jenson, adaptado ao cinema a partir do conto de fadas Shrek! de W. Steig (2000). O estudo investiga as formações discursivas nesse filme, de modo a considerar as marcas da sociedade pós-moderna, bem como o fato de se tratar de uma narrativa fílmica com características de conto de fadas contemporâneo. Para isso, utiliza-se a Análise de Discurso de linha francesa como aporte teórico, com ênfase em conceitos como discurso, ideologia e formação discursiva. Aborda-se a análise fílmica e teorias da Literatura Infanto-Juvenil para explicar os aspectos estruturais e simbólicos dos contos de fadas (contemporâneos). Em Shrek, busca-se observar posicionamentos nas formações discursivas dos personagens considerados “anormais” e por isso expulsos de DuLoc – com enfoque no casal ogro – e de personagens femininas – com destaque em Fiona. Considera-se o filme como unidade significativa, com junção do verbal e não-verbal, que materializa o discurso. Valores abordados em contos infantis recentes comumente refletem marcas de discursos dominantes, de influência histórica e ideológica. Shrek não é exceção. A propagação de idéias na sociedade “pós-moderna” de aceitação ao outro e da coexistência de múltiplas liberdades a serem exploradas e/ou respeitadas pelo ser, aliadas a fragmentação do indivíduo, propiciam a permuta do sujeito nas formações discursivas. Assim, a partir dos personagens citados, analisa-se como ocorre essa permuta e o porquê de tais ocorrências.
- ItemPrevenção à violência contra mulheres: efeitos de sentidos em campanhas publicitárias da prefeitura de Salvador-BA(2019-03-12) Santos, Nadia de Jesus; Sobral, Gilberto Nazareno Telles; Madureira, André Luiz Gaspari; Alvarez,Palmira Virgínia Bahia HeineDurante muitos anos, a posição ocupada pela mulher na sociedade era apenas de coadjuvante. Era vista como aquela que foi feita para ser mãe, cuidar da casa, do esposo, sempre submissa a um homem (pai ou esposo), tornando-se uma pessoa sem espaço e identidade. Através de muitas lutas, alguns direitos foram conquistados, no entanto, atualmente um dos maiores desafios tem sido vencer a violência contra mulheres, já que na sociedade patriarcal em que vivemos ainda predomina a imagem da mulher para o lar. Com a ascensão do movimento feminista, políticas públicas foram criadas no Brasil para ajudar as mulheres na luta por igualdade e respeito. E, atualmente, parte das estratégias sociais para enfrentamento a violência de gênero é a utilização de campanhas publicitárias por instituições públicas e privadas. Diante disso, a presente pesquisa, filiada à Análise de Discurso Materialista, tem como objetivo analisar como se articulam as formações discursivas que permeiam os discursos materializados em oito peças publicitárias de prevenção à violência contra as mulheres da Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude da cidade de Salvador- Ba publicadas no dia da Mulher, Carnaval e festejos juninos de 2017, identificando as posições -sujeito no discurso. Adotamos alguns conceitos teórico-metodológico da Análise de Discurso Francesa, com prioridade aos estudos teóricos de Michel Pêcheux, em uma abordagem qualitativa. A pesquisa parte do princípio de que a propaganda se constitui como espaço de manifestações ideológicas mediante o poder persuasivo da linguagem publicitária. Assim, verificou-se que os discursos materializados nas peças analisadas estão inseridos em formações discursivas feministas se opondo as ideologias patriarcais. AS FD’s feministas se incumbem de buscar a deslegitimação de discursos construídos no período da colonização brasileira, mas ressignificados nos dias atuais, pois, ainda se vive em uma sociedade marcada pelo sexismo.
- ItemTrambique, patrimônio nacional: análise discursiva da identidade brasileira no samba-enredo da São Clemente de 2020(2023-05-05) Oliveira, Patrícia RebouçasNa nossa sociedade, fatores históricos formaram um aspecto cultural bastante característico e peculiar nomeado de jeitinho brasileiro. Conhecido como uma forma de resolver algo difícil, driblando regras e até mesmo as leis, esse modo de solucionar um conflito almejando uma vantagem pessoal é uma prática frequentemente associada à imagem do brasileiro, visto, muitas vezes, como malandro e corrupto. A presente pesquisa está alinhada à linha 2 – Linguagem, Discurso e Sociedade do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (PPGEL/UNEB), e foi idealizada com o intuito de analisar discursivamente os estereótipos existentes sobre o brasileiro a partir do samba-enredo intitulado O conto do vigário, do Grêmio Recreativo Escola de Samba (GRES) São Clemente, no carnaval do Rio de Janeiro do ano de 2020. Para isso, serão utilizados os pressupostos teóricos da Análise de Discurso (AD) de linha francesa criada na década de 1960, pelo filósofo Michel Pêcheux e as noções de estereótipos formuladas Charaudeau (2017), além das contribuições da estudiosa Amossy (2022). Por meio dos conceitos de estereótipos e interdiscurso, pretende-se compreender como o samba-enredo da São Clemente recupera ditos sobre o jeitinho brasileiro, reforçando e validando a imagem que se propaga do brasileiro como trapaceiro, malandro, corrupto, entre outros. Para isso será feita uma pesquisa de cunho bibliográfico a respeito desse conceito de jeitinho, buscando entender o contexto histórico, antropológico e social e, em seguida, analisar os versos do samba-enredo por meio de Sequências Discursivas (SD) para facilitar o processo de produção das análises de acordo com os conceitos da AD. Assim, analisar essas expressões relacionadas ao jeitinho enquanto elemento caracterizador da identidade brasileira se constituirá um movimento de extrema importância, pois permitirá compreender como esses estereótipos se cristalizaram na sociedade e como são repercutidos pelos indivíduos até os dias atuais, por meio da relação entre linguagem, sociedade e sujeitos.