Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DCH4
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DCH4 por Assunto "Aprendizagem"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA literatura infanto-juvenil como mecanismo de inclusão social(2016-07) SANTOS, Jailma Pereira Dos; NASCIMENTO, Raquel santosA presente pesquisa exploratória aborda sobre a literatura infanto-juvenil, contextualizando sua história, e a importância dessa literatura no processo de ensino e aprendizagem da pessoa com deficiência. A literatura infanto-juvenil consegue despertar o imaginário da pessoa com deficiência e proporcionar momentos prazerosos, em que elas podem imaginar, fantasiar e expor suas emoções e sentimentos através das histórias que lhes foram apresentadas. Através das pesquisas bibliográficas, entrevista e estudo de caso, foi possível expormos uma reflexão sobre inclusão social dentro e fora da sala de aula. Nesta perspectiva compreendemos inclusão como um processo de inseri a pessoa com deficiência na sociedade onde eles possam ter direitos e deveres como qualquer outra pessoa. Também abordamos o desenvolvimento do processo de inclusão social no Brasil e na cidade de Jacobina-BA, ressaltando como a literatura infanto-juvenil pode contribuir no processo de inclusão social da pessoa com deficiência, pois a mesma ao movimentar o imaginário e a construção da identidade dessas pessoas elas desenvolvem o intelectual e o cognitivo tornando-as mais ativas, além de trabalhar as heranças culturais para o desenvolvimento do ser humano, assim como também é importante o compromisso do professor e do adulto mediador em se preparar ao levar essa literatura ao seu público.
- ItemA literatura infanto-juvenil como mecanismo de inclusão social(2016) Santos, Jailma Pereira dos; Nascimento, Raquel SantosA presente pesquisa exploratória aborda sobre a literatura infanto-juvenil, contextualizando sua história, e a importância dessa literatura no processo de ensino e aprendizagem da pessoa com deficiência. A literatura infanto-juvenil consegue despertar o imaginário da pessoa com deficiência e proporcionar momentos prazerosos, em que elas podem imaginar, fantasiar e expor suas emoções e sentimentos através das histórias que lhes foram apresentadas. Através das pesquisas bibliográficas, entrevista e estudo de caso, foi possível expormos uma reflexão sobre inclusão social dentro e fora da sala de aula. Nesta perspectiva compreendemos inclusão como um processo de inseri a pessoa com deficiência na sociedade onde eles possam ter direitos e deveres como qualquer outra pessoa. Também abordamos o desenvolvimento do processo de inclusão social no Brasil e na cidade de Jacobina-BA, ressaltando como a literatura infanto-juvenil pode contribuir no processo de inclusão social da pessoa com deficiência, pois a mesma ao movimentar o imaginário e a construção da identidade dessas pessoas elas desenvolvem o intelectual e o cognitivo tornando-as mais ativas, além de trabalhar as heranças culturais para o desenvolvimento do ser humano, assim como também é importante o compromisso do professor e do adulto mediador em se preparar ao levar essa literatura ao seu público.
- ItemNeurociência: contribuições para a aprendizagem da leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental I(2018-06-15) ROCHA, Gabriella RequiãoO trabalho intitulado Neurociência: contribuições para a aprendizagem da leitura no Ensino Fundamental I toma como objeto de estudo a aprendizagem da leitura e objetiva compreender quais são as contribuições da neurociência para assegurar a fluência leitora dos estudantes do ensino fundamental I. Para subsidiar esta pesquisa, dialogamos com os autores Lima (2010), Solé (1987), Kleiman (1989), Dehaene (2012), a fim de Identificar quais são as intervenções de leitura que a neurociência possibilita para a formação leitora. Para a concretização dos objetivos estabelecidos, fez-se necessário partir de uma metodologia que subsidiasse a pesquisa ao longo da sua trajetória. Para tanto, na primeira etapa o estudo foi ancorado na pesquisa bibliográfica em busca de referências e subsídios que dialogassem com o tema pesquisado. Na segunda etapa, o trabalho fundamentou-se na pesquisa ação-colaborativa realizada em uma turma do ensino fundamental I, especificamente o 2º ano do Ensino Fundamental, por apresentar dados de não aprendizagem significativa no campo da leitura. Como dispositivo de pesquisa utilizou-se o caso de ensino, na perspectiva dos seguintes autores: Lima (2010), Dehaene (2012) e Silva (2012). Os resultados obtidos revelaram a pertinência da prática docente baseada nos estudos da neurociência, ao apresentar os avanços na leitura dos alunos envolvidos no caso de ensino. Deste modo, salienta-se a relevância de componentes que discutam a temática da neurociência na academia, considerando a formação docente inicial de modo a conhecer a neurociência e seus fundamentos como uma das ferramentas para o planejamento e intervenção na prática pedagógica docente.