Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DCH4
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Navegando Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DCH4 por Assunto "Aprendizagem"
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- ItemA afetividade no relacionamento professor – aluno nas séries iniciais de 1ª a 4ª do ensino fundamental(UNEB, 2001) Bina, Jusemagna; Santos, Maria Aparecida Silva; Azevedo, Miranilva Almeida Alves; Nunes, Tatiana Costa; Matos, Isaú Hormino deA presente pesquisa aborda a afetividade no relacionamento professor-aluno de 1ª a 4ª série nas escolas Estaduais e Municipais do Município de Mundo Novo no Estado da Bahia. De início fez-se a revisão da literatura, em seguida a pesquisa de campo a qual foi realizada com base em 3 (três) entrevistas, sendo uma respondida por 6 (seis) professores, outro respondido por 27 (vinte e sete) alunos e a outra respondida por 5 (cinco) mães de aluno. As primeiras conclusões apontam que houve um equilíbrio entre a importância da relação afetiva entre professor-aluno na visão de alguns teóricos e à visão dos participantes. Constata-se que o relacionamento afetivo é de suma importância, para o desenvolvimento do ensino-aprendizado e para uma convivência saudável e harmoniosa. Ainda nas conclusões retrata-se que há necessidade da afetividade ser trabalhada com mais ênfase no âmbito escolar. Conclui-se que a falta de vínculo afetivo entre professor-aluno nas séries iniciais do Ensino Fundamental tem apresentado resultados negativos na aprendizagem.
- ItemA construção da escrita(UNEB, 2004-08) Silva, Ivanuza Rosa da; Gomes, Antenor RitaNa escola, os professores de língua materna estão sempre empenhados a intervir na aquisição da escrita de seus alunos. Apesar disso, as produções escritas, realizadas em situação escolar, evidenciam grande deficiência de tal habilidade. Assim, buscando uma alternativa de ação, que nos possibilite formar escritores competentes, é que este estudo acerca do processo de construção da escrita pelos alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, partiu de um lugar de observação que buscou detectar através das práticas de sala de aula, os caminhos pelos quais o professor percorre para conduzir o aluno à aquisição da escrita, bem como o desempenho deste durante essa caminhada que se constitui apenas em mais um passo que o conduzirá ao alcance da cidadania.
- ItemA influência da família para a aprendizagem de conteúdo(UNEB, 2008-01) Lima, Cleoneide Oliveira; Almeida, Dirlei Santos de; Silva, Margarida Oliveira da Cunha da; Silva, Valdirene Rodrigues da; Araújo, José Alfredo deEsta pesquisa foi realizada com 24 alunos que cursam o Ensino Fundamental Menor, na Escola municipal Odilon Sena Cerqueira, situada na cidade de Várzea da Roça BA, com intuito de averiguar se fatores externos que influenciam na educação escolar de uma criança e se o meio em que ela convive, principalmente o ambiente familiar, está contribuindo com os maus e com os bons resultados que essas crianças estão alcançando e para isto elegemos como nosso marco teórico alguns autores e, entre eles, Jean Piaget, Paulo Freire, Maria Luiza Munhoz e Vigotsky. A metodologia adotada foi a qualitativa, voltada para coleta e análise dos dados na área das ciências humanas, mais especificamente, na educação.
- ItemAprendizagem da leitura e da escrita: um desafio para jovens e adultos(UNEB, 2001) Dias, Eliete Severo; Dourado, Elma Lúcia Rocha Oliveira; Moraes, Maria Leonor Bagano de; Bagano, Walniete Brito; Martins, Jorge dos Santos; Andrade, BeneditaEste trabalho volta-se para "A aprendizagem da Leitura e da Escrita um desafio para Jovens e Adultos," sendo condizente com o particular interesse das autoras desse estudo, no que se refere à ampliação de conhecimentos sobre o processo de alfabetização de Jovens e Adultos. Na primeira etapa do trabalho serão feitas considerações que viabilizarão uma visão panorâmica de todo o estudo, assim como seus propósitos e procedimentos adotados. Na segunda etapa, nas considerações teóricas, serão tratados os tópicos seguintes, por serem considerados relevantes para o estudo proposto: A educação no contexto histórico-social.
- ItemAtividades lúdicas desenvolvidas no processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa(UNEB, 2009-04) Côrte, Maria da Graça Vilas Bôas Araújo; Gomes, Antenor Rita; García, Paulo César SouzaNo presente estudo, fazemos uma reflexão teórica a respeito das Atividades Lúdicas desenvolvidas no processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa do Ensino Médio e Fundamental, e de como se dá na prática estas atividades em sala de aula. Delimitamos a problemática para tentar entender de que maneira os professores da Lingua Portuguesa do Ensino Médio e Fundamental trabalham as Atividades Lúdicas em sala de sula, por ser stualmente nosso campo de atuação. O foco central é mostrar os vários aspectos do jogo como fonte impulsionadora do processo e desenvolvimento e da aprendizagem dos nosos alunos. Neste sentido, pela característica da pesquisa etnográfica exploratória, buscamos trazer à tona as idéias fundamentais dos diferentes papeis que tanto a brincadeira quanto o jogo exercem sobre os alunos e professores. Esta monografia foi direcionada numa perspectiva de compreender como são aplicadas na prática o lúdico como facilitador da aprendizagem nas atividades de Lingua Portuguesa do Ensino Médio e Fundamental embora existam vários métodos que são oficialmente recomendados. Mesmo assim, qualquer método deixa de ser eficiente quando obedece a padrões preestabelecidos e é aplicado com rigidez em qualquer situação. Sob a luz de vários teóricos que afirmam que a ludicidade é uma ferramenta pedagógica que exerce uma função fundamental para o desenvolvimento da criatividade, iniciativa e autonomia, como também para a apropriação dos diversos saberes produzidos historicamente pela humanidade, nos embasamos para que pudessemos concluir este trabalho com a maior veracidade que nos foi permitida.
- ItemDificuldades do ensino-aprendizagem na alfabetização: um olhar sobre a formação do professor alfabetizador(UNEB, 2009) Pereira, Elizabete Silva dos Santos; Ferreira, Margarete Meneses Oliveira; Silva, Rísia Ferreira da; Amorim, Eliã Siméia M. dos Santos; AmorimO presente trabalho objetivou compreender como a formação do professor interfere no processo de alfabetização, mediante pesquisa quantitativa, com método Fenomenológico, cujos instrumentos de coleta de dados foram pesquisa de campo, com questionário e entrevistas, com professoras, que atuam em sala de aula de alfabetização, da Rede Municipal de Jacobina. Percebeu-se que as maiores dificuldades para o processo de ensino aprendizagem estão relacionadas ao descaso existente por parte do Estado para o investimento na formação continuada e qualificada dos alfabetizadores. Os dados revelados nesta pesquisa mostraram que 100% das professoras entrevistadas não possuem graduação para alfabetização, uma vez que, não existe na legislação vigente tal formação, ficando assim a necessidade de serem oferecidos por parte dos órgãos competentes cursos de pós graduação para formar especialistas em alfabetização, que venha a contnbuir para uma pratica pedagógica consistente capaz de desenvolver um trabalho de qualidade no campo da educação, uma vez que este é o processo introdutório para o desenvolvimento cognitivo da criança em fase inicial para a formação do cidadão
- ItemDificuldades na aquisição da escrita na 1ª e 2ª séries do Ensino Fundamental no município de Piritiba(Uneb, 2001) Miranda, Alzenir Ermínia; Lima, Ana Cláudia Ferreira de; Lima, Margarida Paula; Almeida , Maria Creuza Mendes; Correia , Miraci Pereira; Freitas, Zilda de OliveiraPesquisar como ocorre a aquisição da escrita nas séries iniciais do ensino fundamental e como nossos colegas professores, atuam em suas salas de aula. Para tanto optamos como suporte teórico os textos de Sukiennik, Emilia Ferreiro, José Juvêncio Barbosa e outros; todos devidamente listados na bibliografia. Consideramos importante também entrevistar professores e alunos, para nos informar sobre a prática em sua cotidianidade. A presente monografia é resultado de muitas leituras (voltadas para o tema abordado), pesquisas, observações e entrevistas. Objetiva apresentar reflexões, com vista à melhoria da prática pedagógica em classes de 1 a e 2a séries.
- ItemJogo e Educação: uma perspectiva de Formação integral da criança(UNEB, 2007-12-13) Santos, Betânia Bispo dos; Santos, Érica Soares da Silva; Rios, Sônia Maria de Jesus Matos; Souza, Valdirene Jesus Santos de; Soares, Ilma Maria Fernandes; Araújo, José Alfredo de; Jesus, Joselito Manoel deEste trabalho de pesquisa teve como princípio norteador conhecer a importância da apropriação do jogo enquanto objeto de construção do conhecimento e compreender sua relevância na formação cognitiva, social e psicológica da criança. No brincar faz-se uso da linguagem e dos códigos sociais em que estamos inseridos, poder brincar é permitir-se melhor entender nossos processos internos, é favorecer o conhecimento de si mesmo e sua relação com o mundo, é o espaço da produção e ressignificação da vida. É nessa perspectiva de inteirar-se do conhecimento acerca dos jogos que se percebem tais atividades como instigantes e aliadas no processo de construção do ser humano enquanto totalidade.. Durante esta pesquisa foi realizado um questionário com alguns professores de 1a a 4a séries do ensino fundamental nas escolas públicas deste município, sendo possível observar que alguns destes utilizam o jogo como recurso didático para complementar o conteúdo pedagógico em sala de aula. O embasamento teórico foi predominante em autores como Antunes (apud Santos 2003) Brougère (2000) Kishimoto (1997, 1993,2003), Piaget (apud Miranda 2003) Marcelino (2003), e Vigotsky (apud Penha 2001) dentre outros. Neste contexto, podemos concluir que o jogo desenvolve o raciocínio lógico, aumenta a auto-estima, proporciona a sociabilidade, amplia o conhecimento cognitivo e intelectual do individuo, com possibilidade de assegurar capacidade de pensar e recriar seus espaços de convivência social a partir da experiência significativa mediante sua existência no mundo com o meio em que ele está inserido.
- ItemLeitura: um desafio constante(UNEB, 2007-12-17) Fernandes, Edileusa Souza; Reis Filha , Eloina Oliveira dos; Alves, Normeide Rios; Alves, Núbia Souza Rios; Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco; Gomes, Antenor RitaA pesquisa apresenta uma análise das dificuldades de aprendizagem na leitura dos alunos das 2ª série do ensino fundamental. O estudo se pautou na abordagem qualitativa através da utilização de observação e entrevista com professores e alunos do Grupo Escolar Getúlio Vargas, objetivando compreender o processo de aprendizagem da leitura. Durante a pesquisa constatamos que as principais dificuldades que os alunos apresentam para ler são decorrentes de vários fatores, porém enfatizamos os mais importantes como: falta de acompanhamento individual tanto da família como da escola, recursos didáticos inadequados, com textos longos, palavras de difícil compreensão e assuntos relacionados a contexto social diferente da realidade do aluno; são livros enviados pelo governo federal, utilizados pelo docente e discente para serem trabalhados com os alunos nas tarefas escolares. Visto que, com estas dificuldades apresentadas percebemos que o profissional deve está sempre comprometido com o processo educacional, adaptando esses recursos ao contexto sócio-cultural do educando com o qual ele vivencia e promovendo interesse por parte dos alunos. Sendo assim, consideramos que o presente estudo trouxe-nos reflexões para nossa prática pedagógica, ampliando os nossos horizontes, abrindo um leque de possibilidades no trabalho com a leitura. Deste modo estamos estimuladas a avançar nossos estudos, contribuindo assim, não só para nossa prática pedagógica, mas também para os interessados na temática.
- ItemLiteratura infantil e letramento(UNEB, 2008) Santos, Joanice da Silva; Silva, Márcia Maria Santos da; Santos, Valdeni Soares Rios; Cerqueira, Zenilda Souza; Gomes, Antenor RitaA pesquisa na qual este trabalho foi construído, apresenta uma análise de como a literatura infantil contribui no processo de letramento das crianças desde a alfabetização à 4a série do Ensino Fundamental. Este estudo foi realizado tendo como parâmetro a pesquisa qualitativa, pois utilizamos o método de observação e de entrevista com os alunos e professores das escolas Heraldo Rocha, Raio do Sol e Colégio Estadual Governador António Carlos Magalhães, objetivando compreender e relatar como a literatura infantil interfere no processo ensino-aprendizagem, para melhorar o desenvolvimento na alfabetização e tornar-se letrado. Durante a pesquisa constatamos que o trabalho com a literatura infantil pode ajudar num método de alfabetização e de letramento mais significativo e diferenciado frente às novas perspectivas da educação, que exigem uma mudança na forma de ensinar, onde o processo de alfabetização fosse além das atividades descontextualizadas da vida dos alunos, porque ela vem de encontro a essa nova prática pedagógica, pois a literatura constitui um fator de impulso à aprendizagem, apresentando como uma ferramenta indispensável ao desenvolvimento dos educandos, por possibilitar o imaginário, a fantasia, o encontro de subsídio para responder dúvidas, encontrar novas idéias para solucionar problemas e também, vem fazer com que os alunos tornem-se mais críticos frente à realidade em que vive.
- ItemA literatura infanto-juvenil como mecanismo de inclusão social(2016) Santos, Jailma Pereira dos; Nascimento, Raquel Santos; Oliveira, José Benedito Andrade de; Barreto, Maria Iraides da Silva; Miranda, Helga PortoA presente pesquisa exploratória aborda sobre a literatura infanto-juvenil, contextualizando sua história, e a importância dessa literatura no processo de ensino e aprendizagem da pessoa com deficiência. A literatura infanto-juvenil consegue despertar o imaginário da pessoa com deficiência e proporcionar momentos prazerosos, em que elas podem imaginar, fantasiar e expor suas emoções e sentimentos através das histórias que lhes foram apresentadas. Através das pesquisas bibliográficas, entrevista e estudo de caso, foi possível expormos uma reflexão sobre inclusão social dentro e fora da sala de aula. Nesta perspectiva compreendemos inclusão como um processo de inseri a pessoa com deficiência na sociedade onde eles possam ter direitos e deveres como qualquer outra pessoa. Também abordamos o desenvolvimento do processo de inclusão social no Brasil e na cidade de Jacobina-BA, ressaltando como a literatura infanto-juvenil pode contribuir no processo de inclusão social da pessoa com deficiência, pois a mesma ao movimentar o imaginário e a construção da identidade dessas pessoas elas desenvolvem o intelectual e o cognitivo tornando-as mais ativas, além de trabalhar as heranças culturais para o desenvolvimento do ser humano, assim como também é importante o compromisso do professor e do adulto mediador em se preparar ao levar essa literatura ao seu público.
- ItemA literatura infanto-juvenil como mecanismo de inclusão social(2016-07) Santos, Jailma Pereira Dos; Nascimento, Raquel santos; Oliveira, José Benedito Andrade de; Barreto, Maria Iraides da Silva; Miranda, Helga PortoA presente pesquisa exploratória aborda sobre a literatura infanto-juvenil, contextualizando sua história, e a importância dessa literatura no processo de ensino e aprendizagem da pessoa com deficiência. A literatura infanto-juvenil consegue despertar o imaginário da pessoa com deficiência e proporcionar momentos prazerosos, em que elas podem imaginar, fantasiar e expor suas emoções e sentimentos através das histórias que lhes foram apresentadas. Através das pesquisas bibliográficas, entrevista e estudo de caso, foi possível expormos uma reflexão sobre inclusão social dentro e fora da sala de aula. Nesta perspectiva compreendemos inclusão como um processo de inseri a pessoa com deficiência na sociedade onde eles possam ter direitos e deveres como qualquer outra pessoa. Também abordamos o desenvolvimento do processo de inclusão social no Brasil e na cidade de Jacobina-BA, ressaltando como a literatura infanto-juvenil pode contribuir no processo de inclusão social da pessoa com deficiência, pois a mesma ao movimentar o imaginário e a construção da identidade dessas pessoas elas desenvolvem o intelectual e o cognitivo tornando-as mais ativas, além de trabalhar as heranças culturais para o desenvolvimento do ser humano, assim como também é importante o compromisso do professor e do adulto mediador em se preparar ao levar essa literatura ao seu público.
- ItemMetodologia de ensino e as inteligências múltiplas: motivação e desmotivação em sala de aula(UNEB, 2008-01-18) Silva, Eliêne dos Santos; Araújo, Eva Maria Oliveira de Araújo e; Reis, Gerusa Santos; Souza, Lucineide Rios de; Gomes, Antenor Rita; Araújo, José AlfredoO presente trabalho tem como objetivo esclarecer, dentro do contexto educacional quais as razões que levam a motivação e a desmotivação em sala de aula. Sabe-se que a motivação deve estar presente em todos os momentos para que o indivíduo possa ser estimulado. Para isso o professor assume um papel muito importante porque é de responsabilidade dele oferecer oportunidades para a construção da aprendizagem, influenciando o aluno no desenvolvimento da motivação, a qual é um fator determinante na análise dos motivos que levam o sujeito a agir, podendo perceber o porquê escolhem determinadas atividades. Para que o docente possa tirar proveito das particularidades existentes numa turma é interessante considerar as inteligências múltiplas como uma forma de conhecer o aluno e conseqüentemente ampliar o universo do conhecimento que ele já tem.
- ItemNeurociência: contribuições para a aprendizagem da leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental I(2018-06-15) Rocha, Gabriella Requião; Silva, Ana Lúcia Gomes da; Liberato, Aline Araújo e Silva; Freire, Crizeide SantosO trabalho intitulado Neurociência: contribuições para a aprendizagem da leitura no Ensino Fundamental I toma como objeto de estudo a aprendizagem da leitura e objetiva compreender quais são as contribuições da neurociência para assegurar a fluência leitora dos estudantes do ensino fundamental I. Para subsidiar esta pesquisa, dialogamos com os autores Lima (2010), Solé (1987), Kleiman (1989), Dehaene (2012), a fim de Identificar quais são as intervenções de leitura que a neurociência possibilita para a formação leitora. Para a concretização dos objetivos estabelecidos, fezse necessário partir de uma metodologia que subsidiasse a pesquisa ao longo da sua trajetória. Para tanto, na primeira etapa o estudo foi ancorado na pesquisa bibliográfica em busca de referências e subsídios que dialogassem com o tema pesquisado. Na segunda etapa, o trabalho fundamentou-se na pesquisa ação-colaborativa realizada em uma turma do ensino fundamental I, especificamente o 2º ano do Ensino Fundamental, por apresentar dados de não aprendizagem significativa no campo da leitura. Como dispositivo de pesquisa utilizou-se o caso de ensino, na perspectiva dos seguintes autores: Lima (2010), Dehaene (2012) e Silva (2012). Os resultados obtidos revelaram a pertinência da prática docente baseada nos estudos da neurociência, ao apresentar os avanços na leitura dos alunos envolvidos no caso de ensino. Deste modo, salienta-se a relevância de componentes que discutam a temática da neurociência na academia, considerando a formação docente inicial de modo a conhecer a neurociência e seus fundamentos como uma das ferramentas para o planejamento e intervenção na prática pedagógica docente.
- ItemRelações interpessoais professor-aluno na Escola Estadual Frei José da Encarnação(UNEB, 2007-05-02) Batista, Agnailde de Sousa; Mendes, Alzeny; Oliveira, Maria Gonçalves de; Barros, Simão Patrício dos Santos; Fontes, IsauraO presente trabalho de conclusão de curso trata de identificar e fazer reflexões a respeito das possíveis relações entre professor e aluno a fim de contribuir de forma positiva no processo ensino-aprendizagem. Para melhor entendimento dessas relações nos atentamos em buscar subsidios que nos ajudassem a responder todas ou pelo menos quase todas as nossas dúvidas a respeito das mesmas. Vivenciamos durante as nossas entrevistas com os segmentos envolvidos a existência de alguns casos isolados de maus relacionamentos entre professores e alunos caracterizando empecilhos numa relação que se transforma a cada dia num dos grandes problemas para o desenrolar do processo de construção do conhecimento a partir do ensino. aprendizagem. A nossa temática versa exatamente sobre as "Relações interpessoais professor-aluno na escola estadual Frei José da Encarnação" no Ambito escolar, como acontecem, e que fatores contribuem positivamente ou negativamente, dificultando ou facilitando o processo educativo. Afinal, educar é conscientizar o aluno de que ele pode ser mais, reconhecendo também que é chamado a ser um eu-no-mundo-com-o-outro, num relacionamento comum e solidário e dessa forma, ensinar para a liberdade num mundo onde o aluno exista com o outro tendo em mente que a verdadeiro papel do professor, portanto, é estar sempre atento a todos os elementos precisos no bom desempenho e desenvolvimento das potencialidades de seu aluno.