Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (GESTEC)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (GESTEC) por Assunto "Acessibilidade"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAmbientes virtuais para estudantes com deficiência visual do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia – campus Porto Seguro(2016) Perim, Fábio Luis CoelhoO objetivo deste trabalho é propor um modelo de interface que viabilize um melhor aproveitamento dos recursos de informática em uma aprendizagem significativa para o aluno com deficiência visual. Nesta propositiva tecnológica, dados e informações foram coletados para analisar as dificuldades de ensino e aprendizagem com\para alunos com deficiência visual. Com a participação de alunos com deficiência visual é feita a modelagem e a implementação de um Ambiente Virtual de Aprendizagem através da teoria da pesquisa participante, materializada com a utilização do método Práxis nas fases de construção do software e produção de documentos. O ambiente facilita a leitura do conteúdo, possibilita a resolução de exercícios e o procura facilitar o manuseio do computador pelos alunos com deficiência visual. Também funciona em dispositivo portátil e pode ser utilizado em computadores sem adaptação para pessoas com deficiência. Conclui com a apresentação das soluções possíveis alcançadas na construção do ambiente virtual de aprendizagem.
- ItemMúltiplos Olhares dos Docentes Cego e Baixa Visão na Educação Superior: Uma Proposta Universitária(2018-01-28) Reis, Cristina de Araujo RamosEste estudo teve como objetivo analisar a relação entre as vivências de docentes cegos e baixa visão da educação superior, numa universidade pública, em busca de contribuições para elaborar uma proposta de curso online, voltado à comunidade acadêmica, visando à garantia de direito do trabalho pleno destes docentes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cuja base teórica contemplou Nóvoa (1992; 1995), Huberman (1992), Santos (2009; 2014), Diniz (2007), e Souza (2015), dentre outros. A investigação teve como abordagem metodológica as narrativas (auto)biográficas de dois docentes da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. O trabalho possui uma motivação pessoal e profissional, uma vez que a autora, uma docente com baixa visão, pode se colocar no lugar dos colaboradores pesquisados, refletindo-se em suas vivências e revendo a próprio percurso sem, contudo, prejudicar a imparcialidade requerida pelo objeto de estudo. A ideia de elaborar o curso visa apresentar tais vivências, estimulando a conscientização da comunidade acadêmica, a fim de que atendam as especificidades deste profissional e possam ver as potencialidades e possibilidades para além dos estigmas e preconceitos construídos ao longo dos séculos sobre esses sujeitos. Relatar as vivências de docentes cego e baixa visão também pode lhes dar mais visibilidade. Conclui-se que há barreiras no exercício docente, destacando as ausências de acessibilidade arquitetônica/urbanística, digital e atitudinal. Esta última gerando medo e levando a pessoa a se resguardar mais do que a se expor. Palavras-chave: Docência universitária. Cego e baixa visão. Pesquisa (auto)biografia. Acessibilidade. Inclusão.