Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Graduação por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 574
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemDesenvolvimentismo, atividade petrolífera e degradação ambiental em áreas pesqueiras em São Francisco do Conde, BA(2004-07-27) Santos, Edvaldo Hilário dosEste trabalho analisa o papel da indústria petrolífera em São Francisco do Conde, na Região Metropolitana de Salvador, e seu rebatimento junto à comunidade local de pescadores. Foi para este lugar que a agenda desenvolvimentista brasileira orientou, na década de 1950, a implantação da estrutura de exploração e produção de petróleo. Necessária para o abastecimento do mercado nacional, essa fonte geradora de energia contribuiria também para inserir o país, no cenário internacional. A investigação abrange o período de 1950 aos dias atuais. Numa primeira abordagem, a dissertação esquadrinha, na escala Brasil e Bahia, o papel do desenvolvimentismo na construção de uma imagem das atividades petrolíferas como promotoras de desenvolvimento local. Numa segunda abordagem, trata da temática na escala do Recôncavo e da Região Metropolitana de Salvador e estuda o papel da indústria petrolífera em São Francisco do Conde. Numa terceira aproximação, aborda o rebatimento da atividade petrolífera sobre a sustentabilidade local, na perspectiva de uma comunidade de pescadores. A análise leva à constatação de que a atividade petrolífera em cujo rastro instalou-se uma moderna industrialização, inegavelmente contribuiu para criar mudanças econômico-sociais na região e, ainda, uma imagem de progresso e prosperidade social. No entanto, apesar de uma entrada crescente de recursos advindos de Royalties do petróleo, não tem havido melhorias significativas no desenvolvimento local. Parcela significativa da comunidade permanece distante dos benefícios advindos. Além disso, a exploração petrolífera alterou significativamente o meio ambiente, particularmente em áreas de pesca e coleta pela comunidade local. As grandes transformações decorrentes geraram desequilíbrios e crise na pesca, uma atividade até então sustentável.
- ItemFalando em imagens! O processo de produção de sentido sócio-pedagógico no uso do texto imagético-verbal em atividades de ensino da língua portuguesa(2004-10-10) Gomes, Antenor RitaEste trabalho resulta de uma pesquisa sobre os processos pedagógicos de produção de sentido dos textos imagético-verbais (charges, tiras, quadrinhos, e outros similares) em atividades de ensino da Língua Portuguesa. Inicia-se por enfatizar a linguagem imagética-verbal como sendo híbrida, de natureza distinta da linguagem imagética e da linguagem verbal, separadamente, ou da simples junção delas. Considera a natureza social dos textos imagético-verbais, o gradativo aumento desses textos em práticas e materiais escolares e a perspectiva tecnicista/utilitarista que norteia as poucas produções sobre o tema. Para a realização da pesquisa foi considerada a premissa de que os textos imagético-verbais, em função da sua especificidade lingüística, guardam dobras potencializadoras de sentido que possibilitam os professores teóricos e ideologicamente orientados, transitarem da materialidade lingüística e textual para o significado pedagógico e social do texto, possibilitando a reflexão em torno de temas e interesses da sociedade contemporânea. Assim sendo, o trabalho de pesquisa se desenvolveu por meio da observação participante de um grupo de professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental de escolas públicas da DIREC 16 (Diretoria Regional de Ensino), participantes de um Curso de Extensão Universitária desenvolvido na Universidade do Estado da Bahia – UNEB (Cidade de Jacobina), sobre os sentidos dos textos imagético-verbais e o seu uso em sala de aula. Dessa vivência origina-se o corpus da análise, que se constitui de 37 (trinta e sete) textos imagético-verbais e suas respectivas propostas de atividades didáticas, extraídos de 03 (três) manuais didáticos (coleções de 5ª a 8ª Série) de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental, 04 (quatro) projetos de leitura envolvendo o texto imagético-verbal, elaborados pelos professores participantes do curso, depoimentos e entrevistas. O tratamento dos dados e a escrita do texto se deram numa perspectiva etnográfica de base interpretativa.
- ItemAprendência nômade: um estudo dos processos itinerantes da aprendizagem docente(2007) Barbosa, Eliene Maria da SilvaO presente estudo buscou compreender como os professores constróem seus etnométodos nos processos itinerantes de aprendizagem docente. Mediante o argumento de que a aprendizagem é um fenômeno itinerante e nômade, o estudo evidencia os diferentes modos/formas de aprendência docente bem como os espaços multirreferenciais em que ela acontece, os tempos de aprendizagem dos professores e como estes elementos se relacionam com a construção/reconstrução da ação docente. A pesquisa teve como lócus o Programa de Formação de Professores do Estado - PROESP/Licenciatura em Letras do Pólo de Jacobina-BA. A metodologia adotada baseou-se na pesquisa qualitativa do tipo etnográfica ancorada na Antropologia, utilizando os seguintes instrumentos de coleta e análise de dados: entrevistas semi-estruturadas, observação-participante, memoriais e grupo focal. As diferentes e singulares narrativas, emergidas na pesquisa através dos instrumentos de coleta, foram analisadas pelo olhar interpretativo da Análise do Conteúdo. O resultado do trabalho traz as histórias de aprendizagem dos professores, tecidas em tramas individuais e coletivas.
- ItemA internet como meio de ensino, aprendizagem e divulgação científica no campo da geografia: estudo de caso sobre a implantação do Museu Virtual de Jacobina - BA(2007-07-30) Amorim, Eliã Siméia Martins dos SantosO presente trabalho procura discutir a validade do Museu Virtual de Jacobina (BA), a partir da sua concepção e implementação como meio de ensino, aprendizagem e divulgação científica, considerando-se a escassez de materiais didáticos dinâmicos, criativos e atuais no campo da Geografia e as múltiplas possibilidades fornecidas pela tecnologia dos computadores, em especial pela internet. Buscou-se no estudo de caso através de um curso de extensão; aos professores licenciados em Geografia e que atuam em classes de ensino fundamental e médio, da rede pública; possibilitar experiências didáticas e Identificar possibilidades pedagógicas de uso do museu virtual como material didático. Os resultados obtidos nos remetem às questões de que o ensino da Geografia pode ser repensado, avaliado, modificado a partir da realidade local, pela percepção do espaço, para o desenvolvimento de postura ética e cidadania e neste sentido, o Museu Virtual tornou-se material didático válido e importante.
- ItemEducação carcerária: (des)encantos, (des)crenças e os (des)velamentos de leitura no cárcere, entre ditos, silêncios e subentendidos(2007-12-20) Silva, Ana Lúcia Gomes daEducação carcerária é o tema central desta pesquisa, considerada como ato educativo informal, praticado no cotidiano do cárcere marcado pela intencionalidade em cada habilidade, modos de agir, astúcias e estratégias organizadas, com finalidades próprias e apropriadas, que influenciam e formam outros sujeitos. Objetivamos discutir as práticas educativas que se dão no cotidiano do cárcere e seus efeitos de sentido para os que nele se inserem, além de buscar compreender a tríade presente nas relações de poder: o saber, o discurso e as estratégias do dizer sobre a prisão e seus efeitos. A pesquisa teve como lócus a 16ª Delegacia Circunscricional de Jacobina/BA. O horizonte metodológico adotado foi o etnográfico, tendo como fundantes os estudos da Antropologia, utilizando como instrumentos de construção dos dados entrevistas abertas e/ou aprofundadas, as histórias orais de vida, o memorial, a observação participante, buscando apreender o máximo possível do cotidiano do cárcere e seus efeitos de sentido sobre os sujeitos da pesquisa. Para realizar a análise dos dados, utilizamos a Análise do Discurso (AD). Os resultados apontam a dimensão das (des)crenças, (des)encantos e (des)educação que marcam, de forma contundente, cada ser humano que experiencia o cotidiano do cárcere nos seus movediços caminhos. Por outro lado, os memoriais, relatos e narrativas, vão (des)velando outras nuances e aspectos do ser humano como ser que está em constante formação, em contraponto com os discursos oficiais que nos (des)velam, a partir de outros pontos de vista, o cotidiano do cárcere. As narrativas dos encarcerados desvelaram as práticas reais do cárcere e seu caráter educativo e promotor de (des)crenças, (des)educação, sofisticação das regras de poder, de organização que reproduz a violência, amedronta e os faz mais e mais marginais. Conclusivamente, o trabalho traz a cartografia das práticas educativas no cárcere, seus efeitos sobre os encarcerados e seus familiares, (des)vela (des)crenças, (des)esperanças, sinaliza possibilidades reeducativas e socializadoras dos encarcerados pós-presídio e indica que a educação em espaços de aprendizagem como o cárcere, seria promotora de significativas mudanças, considerando que os seres humanos que vivenciam processos educativos de toda ordem podem (res)significar suas atitudes e transformar suas vidas.
- ItemOs aspectos sócio-ambientais da produção de tijolos nas olarias de São José do Jacuípe-BA(2008-05-10) Cruz, Reinilda Aparecida Mascarenhas daO presente trabalho monográfico tem como objetivo os aspectos sócioambientais da produção de tijolos nas olarias da cidade de São José do Jacuípe, desde os anos de 1940 até os dias atuais. Trata-se de uma pesquisa exploratória, com abordagem Etnográfica, por ter levado em conta que o problema estudado é de cunho específico. Utilizou-se amostragem probalística do tipo aleatória simples tendo como instrumento, o questionário para coleta de dados que evidenciaram vantagens e desvantagens deste tipo de atividade para a comunidade local. Identificaram-se os conflitos que permeiam a questão homem-natureza tendo como conseqüência a degradação ambiental pouca lucratividade e interferências na saúde dos envolvidos. Diante disso, propõe-se uma reflexão da comunidade e do poder público, no sentido de conciliar produção, preservação e conservação do meio ambiente no intuito de minimizar os efeitos negativos resultantes da ação antrópica.
- ItemDiagnóstico das práticas de gerenciamento ambiental utilizadas por indústrias de beneficiamento de mármore na sede do município de Jacobina-BA(2008-06-10) Fraga, Arthur de OliveiraEste trabalho consiste em um diagnóstico do gerenciamento ambiental das indústrias de beneficiamento de mármore na sede do município de Jacobina - Ba. A proposta metodológica empregada para a realização deste inseriu-se no contexto de uma abordagem critico dialética, visto que a pesquisa propõe trabalhar o fenômeno local e as relações existentes entre os elementos que ali estão situados. Como unidade de estudo optou-se pelas Serrarias e Marmorarias e pelas Marmorarias apenas, devido à grande quantidade em empresas existentes na cidade. Decorrente da atuação destas verificou-se se há ou não uma prática ecoeficiente nessas empresas, a partir do qual pode-se avaliar a forma de produção, práticas empregatícias, treinamento dos funcionários e a relação com a sociedade órgãos governamentais e práticas metodológicas.
- ItemO sistema cárstico da caverna Lapa Doce: caracterização física e da atividade turística no município de Iraquara-BA(2008-06-10) Santos, Rodrigo AlvesO presente trabalho tem como objetivo demonstrar a intrínseca relação existente entre as feições físicas da paisagem cárstica e suas potencialidades para a atividade espeleoturística em Iraquara, abrangendo sua estrutura de produção sob o ideário do ecoturismo sustentável. As bases teóricas para a construção da pesquisa se iniciaram a partir da caracterização física da área estudada, demonstrando os principais aspectos do relevo cárstico do município, com destaque para o Sistema Lapa Doce. Em seguida, foram discutidos alguns conceitos acerca da atividade espeleoturística nacional, regional e local, destacando o espeleoturismo na Caverna Lapa Doce I e suas especificidades para o município de Iraquara. Foram também apontados alguns impactos ambientais negativos encontrados no Sistema Lapa Doce, tais como a mudança de coloração dos espeleotemas, devido à infiltração de argila, a grande concentração de sedimentos nas paredes e formações da caverna, dentre outros, bem como sua relação com o espeleoturismo. Tais considerações foram feitas através de pesquisas de campo e levantamento bibliográfico de forma a permitir uma análise ambiental do Sistema Lapa Doce e uma visão crítica da atividade turística praticada em Iraquara. O trabalho de campo possibilitou ainda identificar as relações existentes entre a filosofia ecoturística, o turismo sustentável e o espeleoturismo no município. Como resultados, apresentam-se algumas propostas a fim de que contribuam com as discussões acerca da conservação ambiental, desenvolvimento econômico e turismo sustentável.
- ItemDiagnóstico e análise sócio-ambiental da microbacia do Vale do Coxo Jacobina/BA: desafios e perspectivas para o equilíbrio ambiental(2008-06-10) Muniz, Cássia Miranda de; Reis, Sidvan dosEsta pesquisa teve como finalidade fazer uma análise integrada entre as atividades humanas e o meio físico natural, tendo como unidade espacial a Microbacia Hidrográfica, situada no Vale do Coxo em Jacobina – Bahia. Este trabalho visa o estudo de uma área que deve ser preservada por possuir potencialidades ecológicas importantes para a atual geração, quanto para futuras. Tem como principal objetivo realizar a análise sócio-ambiental da microbacia, bem como diagnosticar possíveis impactos causados pela ocupação desordenada das vertentes, conhecendo os potenciais ecológicos do local, a partir de uma visão conservacionista dos recursos naturais, levando em conta os complexos ecossistêmicos. Os dados obtidos sobre a realidade local foram ordenados de forma que ocorra uma interação entre o diagnostico físico-biotico, as relações sociais e o ambiente natural. Estes dados foram conseguidos tanto da forma secundária como primária, ou seja, foram aproveitados dados já existentes e foram gerados dados a partir da pesquisa, da observação e da coleta de amostras.
- ItemA produção e comercialização da pinha em Presidente Dutra: uma alternativa de desenvolvimento sustentável?(2008-11-10) Souza, Indira NeivaEsse trabalho tem como tema o Desenvolvimento Local Sustentável no município de Presidente Dutra – Ba, a partir da produção e comercialização de pinha. O problema central dessa pesquisa consiste na existência ou não de desenvolvimento local sustentável no município de Presidente Dutra gerado pela produção e comercialização da pinha, e se esse desenvolvimento é sustentável a longo prazo. O objetivo geral desse trabalho é desvendar tal problema, e investigar as razões pelas quais tal produto gera tantas divisas para o município, porém não consegue promover esse desenvolvimento, e quais as possibilidades da construção deste no município. Para tanto, a metodologia segue a linha dos pressupostos do Materialismo Dialético, visto que se propõe a analisar todo o processo de formação da economia do município, desde a sua criação, a introdução da pinha até os dias atuais. A abordagem feita foi a quantitativa, quanto à análise dos dados da economia municipal, e qualitativa, analisando assim a qualidade de vida da sociedade local. Os resultados obtidos com a pesquisa mostraram a atual inexistência de um desenvolvimento local sustentável no município, uma vez que o sistema ao qual está organizada a produção de pinha, assim como a economia do município, é baseado no sistema capitalista de desenvolvimento econômico, pautado no uso indiscriminado dos recursos naturais, sem a preocupação com a conservação destes para as futuras gerações. No entanto, observou-se a potencialidade local a ser explorada no município, tendo como base a dinamização da produção de pinha, a otimização no uso dos recursos naturais, e a preocupação com as futuras gerações.
- ItemA representação social dos discentes e docentes acerca do espaço geográfico nas práticas educativas das 5ª séries do ensino fundamental(2008-11-10) Melo, Angela da Silva; Cruz, Iridiana Martins Souza daArticulando a categoria de análise da geografia - espaço com as práticas educativas, este trabalho teve como objetivo identificar e refletir acerca das representações sociais de espaço geográfico de professores e alunos da 5ª série do ensino fundamental da rede público nos colégios municipal e estadual: Colégio Municipal Gilberto Dias de Miranda e Escola Estadual Edvaldo Valois Coutinho da cidade de Jacobina – BA. Pesquisa explicativa, utilizando os procedimentos de investigação no campo e levantamento bibliográfico, pautado na Teoria das Representações Sociais, na abordagem processual de Moscovici. Dela participaram alunos e professores das instituições escolares supracitadas Os dados obtidos possibilitaram identificar como está sendo trabalhado o conceito de espaço. Os resultados demonstraram a necessidade de (re)significar as estratégias adotadas no ensino da categoria espaço geográfico; e, a demanda por formações continuadas que forneçam subsídios à formação de professores de geografia, destaque especial na área de prática educativa, que traga diferentes formas de trabalhar os conteúdos geográficos, valorizando o conhecimento prévio do aluno e fazendo com que o mesmo seja reflexivo e participativo no espaço que os cercam.
- ItemFatores que impedem a inclusão de alunos surdos no sistema regular de ensino nas escolas municipais no município de Jacobina, Bahia. Desafio para uma educação inclusiva.(2008-11-10) Oliveira, Itanna Ribeiro de; Nunes, Viviane SantosA presente pesquisa buscou analisar os fatores que impedem a inclusão de alunos surdos no ensino regular no município de Jacobina, Bahia, através de uma abordagem Trânsito-Dialético, uma vez que para as Ciências Geográficas os questionamentos apresentados em forma de hipóteses podem ser referendadas mediante a relação dos sujeitos participantes da mesma. Os resultados apresentados se reportam às questões das dificuldades dos professores em desenvolver um trabalho eficiente com alunos surdos pelo desconhecimento da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, gerando a falta de comunicação entre os atores do processo ensino-aprendizagem; tal situação se dá em função da não capacitação no exercício de formação continuada, principalmente por não haverem Políticas Públicas no municipio de Jacobina, apesar da Lei 9.394/96 explicitar tal necessidade.
- ItemLan Houses: uma análise sobre as influências sócio-culturais desses pontos na cidade de Jacobina-BA enquanto locais de produção de uma cibercultura(2008-11-10) Vital, Adriano Fraga RodriguesAs transformações promovidas pelos avanços tecnológicos nas redes comunicacionais deixaram marcas que se manifestam nos mais variados modos, como é o caso do crescimento potencial das Lan Houses. Nesse novo espaço de entretenimento e sociabilidade, que representam uma enorme proliferação de pontos em todo o país e, consequentemente, dentro da cidade jacobinense, o lugar se redefine pelo estabelecimento e/ou aprofundamento de suas relações no ciberespaço. Nessa complexidade de relações se fez necessário interpretar: Como as Lan Houses têm contribuído para as transformações sócio-culturais na cidade de Jacobina-BA decorrentes do processo de informatização da sociedade global sob o ponto de vista da Cibercultura. A Análise das influências das Lan Houses na cidade de Jacobina-Ba, enquanto locais de produção de uma Cibercultura, foi efetuado sobre 10 pontos em funcionamento situados neste território. Foi escolhido como método realizado na confecção dessa pesquisa o materialismo histórico, se fundamentando na lógica interna deste processo tendo como instrumentos de coleta de dados a observação não-estruturada, a entrevista semi-estruturada e o questionário fechado padronizado nos usuários. Ao término da pesquisa percebemos que estamos vivendo a abertura de um espaço de comunicação diferenciado, uma teia de relações que se tece continuamente, que é dinâmica e possibilita configurações de vários tipos. Esses novos elementos sócio-espaciais tornaram-se referência para agrupar pessoas tanto de forma real como virtual e esta produção maciça da cultura virtual é apropriada pela população das mais diversas faixas etárias e classes sociais, havendo como um dos principais meios de concretização dessa sociabilidade virtual: as comunidades virtuais. Portanto, a proposta dessa pesquisa é para que possamos pensar acerca das modificações que sofrem a sociedade jacobinense, sob a perspectiva do lugar e, assim sendo, entendermos à proliferação destes pontos na cidade.
- ItemA dimensão ambiental nos livros didáticos de geografia de 5ª série do ensino fundamental(2008-11-10) Menezes, Emille Mena Lima; Martins, Jacqueline de Vasconcelos DantasDurante muito tempo, os livros didáticos deixaram de ser objeto de estudo de pesquisadores devido ao duvidoso papel que desempenhavam na configuração das instituições de ensino, sobretudo nas escolas da rede pública de ensino. Antes conhecido apenas como instrumento de memorização, o livro didático avançou, e hoje, além de transmitir conhecimento, transformou-se em um instrumento pedagógico importante para o desenvolvimento intelectual dos indivíduos e para a formação política e social dos mesmos. Também serve como objeto de atualização de professores e deve promover a formação de cidadãos responsáveis, principalmente com a questão ambiental que tanto preocupa, atualmente, a sociedade e é uma questão expressamente discutida nos diversos meios, sejam eles acadêmicos, sociais, a mídia, dentre outros. O PNLD – Programa Nacional do Livro Didático, que avalia e seleciona os livros didáticos para o uso em sala de aula, foi o grande responsável pelo notável avanço no campo conceitual desse material didático. Neste trabalho, busca-se avaliar a dimensão conceitual de Meio Ambiente nos livros didáticos de 5ª série do Ensino Fundamental. Sendo assim, foram analisados para compreender como os autores desses livros trabalham o conceito de Meio Ambiente e as implicações provenientes do tipo de abordagem desenvolvida por cada um deles. Objetivando analisar e refletir acerca do modo como esses autores empregam este conceito nos livros didáticos, aplicou-se a A.C. – Análise de Conteúdo. A classificação do conceito de Meio Ambiente, trazido por cada autor dos livros didáticos estudados, foi caracterizada com base nas concepções paradigmáticas de Sauvé, bem como as categorias sobre as concepções de Meio Ambiente apresentadas por Barzano.
- ItemA lagoa do braço mindinho, Miguel Calmon: percepções acerca da sua gestão(2008-11-10) Carmo, Emanuela Rios do; Dias, Maria Augusta TeixeiraO objetivo principal desse trabalho de pesquisa é analisar as percepções dos moradores do entorno da Lagoa do Braço Mindinho e de membros selecionados da comunidade local, quanto à sua gestão ambiental . O local de estudo foi a Lagoa do Braço Mindinho localizada nos Bairros do Braço Mindinho, São Vicente e Alto da Colina, no Município de Miguel Calmon, que recebe a maior parte do esgoto sanitário doméstico da cidade, encontrando-se em alto grau de eutrofização e de colmatação pelo crescimento exagerado de vegetação aquática, o que poderá causar problemas de inundações no futuro, pelo extravasamento de água da chuva. As margens da lagoa são degradadas também pela disposição de lixo, feita pelos moradores do entorno. A pesquisa tem como enfoque a relação de causa e conseqüência, devido o lançamento de resíduos sólidos e líquidos na Lagoa decorrente da pouca eficácia das práticas existentes de gestão, o que ocasiona a degradação da mesma. Para tanto, foram realizadas entrevistas com os moradores, representantes do poder executivo municipal, incluindo um representante da Secretaria de Administração e da Secretaria de Educação municipal, ambientalistas e com um representante religioso, os quais expressaram como percebem as estratégias de gestão da Lagoa, qual a sua importância como recurso natural e seu processo de degradação. Para compreender a percepção dos entrevistados foram utilizadas bases referenciais de percepção ambiental. A partir desse estudo, foram identificadas algumas estratégias de gestão da Lagoa, como o projeto de esgotamento sanitário, que envolve a retirada da canalização que vai para a Lagoa e a construção de uma estação de tratamento de esgoto, além de algumas práticas de Educação Ambiental. Estas estratégias foram analisadas e percebe-se que pouco contribuíram para a mudança de postura da comunidade do entorno em relação à conservação da Lagoa.
- ItemÁrea de amortecimento do Parque Estadual das Sete Passagens: as percepções dos moradores como subsídio à educação ambiental(2008-11-11) Marques, Diogo da Silva; Coutinho, Janete BelitardoA população dos povoados de Bananeira e Água Branca, no município de Miguel Calmon, ambos inclusos na área de amortecimento do Parque Estadual das Sete Passagens, sobrevive graças às atividades agropecuárias de subsistência ou para a pequena comercialização, que resultam na degradação de uma área delimitada como Unidade de Conservação, o que nos levou a investigar o nível de consciência ambiental dessas populações. Foram então analisadas as atitudes e percepções dos mesmos quanto à sua relação com o ambiente do qual fazem parte. Constatou-se que suas atividades diárias, tais como retirada de madeira para cercas e para uso como lenha, bem como as queimadas para a preparação de pastos, além da caça clandestina, evidenciada pela apreensão eventual de armas, embora não admitida por nenhum dos entrevistados, comprometem a integridade do meio ambiente local, sendo um empecilho para a formação de uma sociedade que almeje o desenvolvimento sustentável. Foi constatado também que os moradores de Água Branca participam com mais freqüência do que os moradores de Bananeira de atividades propostas pelas ONGs ambientalistas e pela administração do Parque, incluindo programas de reciclagem de resíduos sólidos e reuniões de avaliação e planejamento de atividades conservacionistas no Parque. Segundo os dados levantados, é possível que isso seja um reflexo da escolaridade mais elevada dos moradores de Água Branca. Entretanto, em ambos os povoados os problemas de práticas ambientalmente não sustentáveis se repetem. A pesquisa revelou, por outro lado, que os moradores dos dois povoados têm prazer em contemplar e conviver com a natureza e que destacam a importância da criação do parque, a partir da qual houve aumento na disponibilidade de água, além de aumento da freqüência de animais silvestres. Essas contradições entre sentimentos e práticas despertam a necessidade da implementação de atividades de Educação Ambiental nestas comunidades, dando oportunidades para que os mesmos adquiram as informações e habilidades necessárias para adotar medidas que minimizem os impactos ambientais resultantes de suas atividades. O sentimento de valorização da natureza demonstrado pelos integrantes dessas comunidades deve urgentemente ser acompanhado de ações que inibam a devastadora ação antrópica na área de entorno do Parque Estadual das Sete Passagens para que se efetivem os objetivos idealizados por uma Unidade de Conservação. Essas ações devem ser direcionadas não só para a Educação Ambiental, mas também no sentido de propor e introduzir nas comunidades alternativas de atividades econômica e ambientalmente sustentáveis, capacitando os moradores para desenvolvê-las.
- ItemSegregação urbana na cidade de Morro do Chapéu, BA: as desigualdades sócio-espaciais no bairro da Caixa D'água(2008-11-11) Oliveira, Ádila Barreto; Oliveira, Jadsonn Ferreira; Santos, Valdimaria GomesO estudo sobre segregação sócio-espacial é uma temática que proporcionou pensar as cidades como uma unidade espaço-temporal, onde procurou-se desvendar se existe a ocorrência da aplicação da Lei Orgânica Municipal no Bairro da Caixa D’água localizado no município de Morro do Chapéu, e como a sua ausência, afeta a qualidade de vida dos habitantes. Identificando também os fatores que contribuem para a desigualdade sócio espacial e econômica dos moradores, verificando a distância entre a Lei Orgânica e a aplicabilidade por parte das autoridades através de consultas ao PDU e a Lei Orgânica Municipal. O método aplicado foi qualitativo, tendo uma abordagem hipotética dedutiva, com uma amostragem não probabilística acidental e coleta de dados com entrevista e questionários.
- ItemA APAEB e sua relação com o desenvolvimento local em Valente-BA(2008-11-11) Santos, Isis Cássia Silva dosEste trabalho objetiva estabelecer uma análise no município de Valente – BA, buscando compreender se tem havido um processo de Desenvolvimento Local e qual o papel desempenhado principalmente pelas ações da APAEB (Associação de Desenvolvimento Sustentável e Solidário da Região Sisaleira) no referido município. Nesse estudo foi adotado como parâmetro metodológico o modelo de análise com base em Fonseca (2006). Conforme tal modelo, a implantação de uma estratégia de desenvolvimento, depende de três aspectos consensuais: o contexto, os recursos e as ações, juntos correspondem aos novos conteúdos do território, principalmente no que se refere às dinâmicas de desenvolvimento territorial nos dias atuais. Para nossa análise o território hoje deve ser entendido segundo aponta Silva (2003) como uma síntese de quatro características, dentre as quais destacamos que o território tende a apresentar laços de coesão e solidariedade, estimulados e dinamizados pelo crescimento das competitivas relações entre diferentes unidades territoriais no contexto da globalização; em termos dinâmicos os territórios valorizam suas vantagens e possibilidades comparativas através de formas organizacionais sociais, institucionalmente territorializadas capazes de promover uma inserção competitiva e bem sucedida nas novas e dinâmicas relações socioeconômicas, culturais e políticas de nossos tempos, em uma escala global.
- ItemImpactos sócio culturais, políticos e econômicos da Associação de Pequenos Produtores de Jaboticaba (APPJ) para o município de Quixabeira - BA(2008-11-12) Souza, Adenilza Oliveira de; Lima, Suzane AraújoEste trabalho tem como principal objetivo verificar e analisar os impactos sócio culturais, políticos e econômicos dos projetos desenvolvidos pela Associação de Pequenos Produtores de Jaboticaba (APPJ) dentro do município de Quixabeira-BA, fazendo uma abordagem sobre esses respectivos projetos. Nesse contexto, tendo em vista o meio onde está inserida – o semi-árido nordestino, com suas especificidades – os projetos desenvolvidos pela APPJ chamam a atenção por valorizar a importância do trabalho realizado pelos trabalhadores e trabalhadoras rurais do município.
- ItemAplicabilidade da interdisciplinaridade na educação ambiental do ensino fundamental em Jacobina(2008-11-12) Macêdo, Glériston Gonzaga; Santos, Simone O. do NascimentoDiante das necessidades emergenciais em que caminha a humanidade quanto à preservação e conservação da nossa biodiversidade, constata-se que uma ênfase maior tem que ser dada a aplicação das leis e da interdisciplinaridade nas escolas, sejam elas Estaduais, Municipais ou Particulares. O pressuposto é que a Educação Ambiental é um dos instrumentos capazes de mudar a realidade que vivenciamos, tornando os cidadãos mais aptos a prática da preservação e conservação do seu meio. O presente trabalho, tem a finalidade de apresentar a importância da aplicabilidade da interdisciplinaridade na Educação Ambiental, bem como dos princípios da participação da comunidade e a contextualização que permeia a legislação vigente sobre o referido assunto. O capítulo I traz um relato sobre levantamento histórico das legislações existentes, encontros, conferências que legitimaram a educação ambiental, fazendo uma reflexão sobre o que hoje é abordado nas escolas ou colégios. No capítulo II aborda de maneira mais didática as formas metodológicas da aplicação da interdisciplinaridade, como também cita outros modelos que poderão ser seguidos como é o caso da transdisciplinaridade, que poderá ser um objeto futuro de estudo. Finalizamos com os dados gráficos que demonstram como é feita a discussão e aplicação da interdisciplinaridade e dos prévios conhecimentos sobre a legislação que os educadores possuem dos Colégios pesquisados (Colégio Municipal Gilberto Dias de Miranda e Colégio Yolanda Dias Rocha – Particular).